GP Miami F1: Carlos Sainz penalizado, perde 4.º lugar
Carlos Sainz foi penalizado após a corrida do Grande Prémio de Miami por colisão com Oscar Piastri, perdendo o quarto posto que tinha alcançado em pista.
O piloto da Ferrari recebeu uma penalização de cinco segundos e um ponto de penalização na sua superlicença na sequência da colisão com Oscar Piastri durante a corrida de ontem à noite.
Durante a prova de Miami, Sainz fez uma manobra de ultrapassagem a Piastri, mas perdeu um pouco o controlo do SF24, o que resultou num toque entre ambos.
Como resultado do incidente, Piastri sofreu danos na asa dianteira, obrigando-o a ir para as boxes e a perder várias posições na classificação, enquanto o espanhol demorou ainda algumas voltas para perceber, com ajuda da sua equipa, se estava tudo bem com o seu monolugar. Após a análise do incidente, os comissários da FIA penalizaram Sainz, fazendo-o cair do quarto para o quinto lugar na classificação final, beneficiando Sergio Pérez, que passou para o quarto lugar.
Desta forma, o Colégio de Comissários Desportivos considerou “que o carro 55 [Carlos Sainz] ultrapassava o carro 81 [Oscar Piastri] na curva 17 quando perdeu ligeiramente a traseira e colidiu com o carro 81. A colisão resultou em danos na asa dianteira do carro 81”. Tendo ficado “claro” para os elementos da FIA que Sainz “foi o culpado pela colisão. Na tentativa de ultrapassagem, o carro 55 travou tarde, falhou o vértice e, no processo, perdeu [o controlo] a traseira, com a colisão resultante. Embora o carro 81 estivesse a tentar virar para contrariar a tentativa de ultrapassagem, deu espaço suficiente ao carro 55”.
Ainda em comunicado, os comissários sublinham que tiveram em conta “fatores atenuantes, como o facto de, se não fosse a ligeira perda de controlo da traseira pelo carro 55, a colisão provavelmente não teria ocorrido e teria sido uma disputa dura, mas legal”. Por isso, e tendo em conta que a penalização normal para uma colisão é de 10 segundos com 2 pontos de penalização, tendo em conta as tais “circunstâncias atenuantes”, Sainz foi penalizado com 5 segundos e “1 ponto de penalização”.
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Foi uma autêntica dive bomb, como o próprio Sainz admitiu na entrevista às TVs. Os comissários foram simpáticos.
Já agora, depois da penalizações bem merecidas de sábado, parece-me exagerada a penalização ao Magnussen pelo acidente com o Sargeant, pareceu-me mais um acidente de corrida, em que ambos não quiseram ceder 1mm.
Tenho exatamente a mesma opinião existem penalizações que não se entendem. Então a do Magnussen é caso para dizer o que os comissários querem é que não se possa disputar lugares ou pelo menos alguns pilotos já outros tem mais liberdade. Eu sei que muitos não vão gostar do que vou dizer mas percebo as declarações do Alonso e gostemos ou não do piloto eu tenho que lhe dar razão.
Ridiculo!!! estão ver se dão razão ao Alonso? será mesmo uma questão de Nacionalidade? parece!
E não é? Se fores Britânico perdoam-te tudo ou penaliza-se exemplarmente quem te incomoda. Até já se fala em mudar as regras depois o Lorde Hamilton ter sido bloqueado pelo Magnussen.
Não percebo qual a questão da nacionalidade neste contexto. Prejudica-se um espanhol para beneficiar um mexicano? É essa agora a politica da FIA? Talvez se olharmos para a travagem do Sainz que nunca poderia salvaguardar a trajectória do Ferrari, fizesse mais sentido.
Ridiculo é a penalização que recebeu, estraga a corrida de um gajo, que podia ficar no top-5 e recebe uma penalização de 5 segundos.
A FIA é um autentico circo
Isto é cada vez mais uma F1 da treta…só para o espetáculo, e para provocar discussão com todas estas decisões polémicas para manter o suspense, de desporto cada vez tem menos.