GP Miami F1: Carlos Sainz penalizado, perde 4.º lugar

Por a 6 Maio 2024 08:40

Carlos Sainz foi penalizado após a corrida do Grande Prémio de Miami por colisão com Oscar Piastri, perdendo o quarto posto que tinha alcançado em pista. 

O piloto da Ferrari recebeu uma penalização de cinco segundos e um ponto de penalização na sua superlicença na sequência da colisão com Oscar Piastri durante a corrida de ontem à noite. 

Durante a prova de Miami, Sainz fez uma manobra de ultrapassagem a Piastri, mas perdeu um pouco o controlo do SF24, o que resultou num toque entre ambos. 

Como resultado do incidente, Piastri sofreu danos na asa dianteira, obrigando-o a ir para as boxes e a perder várias posições na classificação, enquanto o espanhol demorou ainda algumas voltas para perceber, com ajuda da sua equipa, se estava tudo bem com o seu monolugar. Após a análise do incidente, os comissários da FIA penalizaram Sainz, fazendo-o cair do quarto para o quinto lugar na classificação final, beneficiando Sergio Pérez, que passou para o quarto lugar.

Desta forma, o Colégio de Comissários Desportivos considerou “que o carro 55 [Carlos Sainz] ultrapassava o carro 81 [Oscar Piastri] na curva 17 quando perdeu ligeiramente a traseira e colidiu com o carro 81. A colisão resultou em danos na asa dianteira do carro 81”. Tendo ficado “claro” para os elementos da FIA que Sainz “foi o culpado pela colisão. Na tentativa de ultrapassagem, o carro 55 travou tarde, falhou o vértice e, no processo, perdeu [o controlo] a traseira, com a colisão resultante. Embora o carro 81 estivesse a tentar virar para contrariar a tentativa de ultrapassagem, deu espaço suficiente ao carro 55”. 

Ainda em comunicado, os comissários sublinham que tiveram em conta “fatores atenuantes, como o facto de, se não fosse a ligeira perda de controlo da traseira pelo carro 55, a colisão provavelmente não teria ocorrido e teria sido uma disputa dura, mas legal”. Por isso, e tendo em conta que a penalização normal para uma colisão é de 10 segundos com 2 pontos de penalização, tendo em conta as tais “circunstâncias atenuantes”, Sainz foi penalizado com 5 segundos e “1 ponto de penalização”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
7 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Cágado1
6 meses atrás

Foi uma autêntica dive bomb, como o próprio Sainz admitiu na entrevista às TVs. Os comissários foram simpáticos.
Já agora, depois da penalizações bem merecidas de sábado, parece-me exagerada a penalização ao Magnussen pelo acidente com o Sargeant, pareceu-me mais um acidente de corrida, em que ambos não quiseram ceder 1mm.

Last edited 6 meses atrás by Cágado1
Phil1971
Phil1971
Reply to  Cágado1
6 meses atrás

Tenho exatamente a mesma opinião existem penalizações que não se entendem. Então a do Magnussen é caso para dizer o que os comissários querem é que não se possa disputar lugares ou pelo menos alguns pilotos já outros tem mais liberdade. Eu sei que muitos não vão gostar do que vou dizer mas percebo as declarações do Alonso e gostemos ou não do piloto eu tenho que lhe dar razão.

Charutus GT
Charutus GT
6 meses atrás

Ridiculo!!! estão ver se dão razão ao Alonso? será mesmo uma questão de Nacionalidade? parece!

F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
Reply to  Charutus GT
6 meses atrás

E não é? Se fores Britânico perdoam-te tudo ou penaliza-se exemplarmente quem te incomoda. Até já se fala em mudar as regras depois o Lorde Hamilton ter sido bloqueado pelo Magnussen.

Last edited 6 meses atrás by F1 FOR FUN
Scirocco
Scirocco
Reply to  F1 FOR FUN
6 meses atrás

Não percebo qual a questão da nacionalidade neste contexto. Prejudica-se um espanhol para beneficiar um mexicano? É essa agora a politica da FIA? Talvez se olharmos para a travagem do Sainz que nunca poderia salvaguardar a trajectória do Ferrari, fizesse mais sentido.

kiotto_9
kiotto_9
Reply to  Charutus GT
6 meses atrás

Ridiculo é a penalização que recebeu, estraga a corrida de um gajo, que podia ficar no top-5 e recebe uma penalização de 5 segundos.
A FIA é um autentico circo

GTONE
GTONE
6 meses atrás

Isto é cada vez mais uma F1 da treta…só para o espetáculo, e para provocar discussão com todas estas decisões polémicas para manter o suspense, de desporto cada vez tem menos.

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado