GP México F1: Vitória de Verstappen, tetra para Hamilton

Por a 29 Outubro 2017 20:53

Não foi exatamente como Lewis Hamilton queria, mas a verdade é que o piloto inglês assegurou no México o seu quarto título Mundial de Fórmula 1. Max Verstappen vence uma corrida que dominou de fio a pavio.

Com a concretização do seu quarto título Mundial, Lewis Hamilton faz história na Fórmula 1 e iguala Alain Prost e Sebastian Vettel. à sua frente só estão agora os ‘monstros’ Juan Manuel Fangio e Michael Schumacher.

O azar de Sebastian Vettel na partida acabou por condicionar uma corrida que se esperava muito interessante. Logo na segunda curva e depois de ter sido suplantado por Max Verstappen no arranque, Vettel deu um chega para lá a Hamilton e ambos tiveram que rumar às boxes, Vettel para mudar o nariz, Hamilton com um furo numa das rodas. Um anti-clímax de uma corrida em que Max Verstappen não ‘passou cartucho’ a ninguém e venceu com, grande, grande à vontade, sem que Valtteri Bottas, no segundo Mercedes conseguisse sequer dar um sinal de reação.

Ironicamente, o novo tetra campeão do Mundo alcança o feito numa corrida que… até bandeira azul viu, quando foi dobrado por Max Verstappen.

Com a ida de ambos às boxes logo no início da corrida, cedo se percebeu que o título estava garantido, pois mesmo que Hamilton não pontuasse, Vettel precisava de chegar a segundo o que era virtualmente impossível. Ainda assim, o alemão ainda terminou a corrida no quarto lugar, salvando a hora do convento,  e mostrando que sem o azar inicial a corrida poderia ser interessante, o que esteve muito longe de ser.

Valtteri Bottas nunca mostrou a mínima capacidade de incomodar Verstappen, nesta corrida os Mercedes não tinham a habitual vantagem do motor que têm noutros traçados. Bottas terminou a quase vinte segundos do vencedor e mostrou que tem ainda que pedalar muito para poder manter o seu lugar na Mercedes para lá de 2018. Kimi Raikkonen não esteve muito melhor, e já nos habituámos a não esperar muito mais do finlandês. Um pódio muito insosso.

Max Verstappen foi o ‘culpado’ duma corrida demasiado desinteressante, pois esteve em altíssimo nível, fazendo o que tinha a fazer ao tirar partido da confusão entre Vettel e Hamilton.

E a seguir a Vettel ficou um excelente Esteban Ocon, que igualou o seu melhor resultado de sempre até aqui, com o seu grande amigo Lance Stroll a terminar logo a seguir, e logo no dia em que completou 19 anos. Sergio Pérez esteve mais apagado e foi apenas sétimo, na frente de Kevin Magnussen e Lewis Hamilton, que ainda recuperou até nono. A fechar o top 10 ficou Fernando Alonso.

Daniel Ricciardo recuperou do 16º lugar, chegou a estar em sétimo, mas a sua corrida só durou cinco voltas, pois voltou a ter problemas com o motor Renault.

Marcus Ericsson esteve a maior parte da corrida nos pontos, mas teve que desistir devido à falha dos sistema brake-by-wire. Na Renault tudo correu muito mal, pois tanto Carlos Sainz como Nico Hulkenberg ficaram pelo caminho. O Mundial de F1 prossegue dentro de duas semanas no Brasil.

Sem-Título-1

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
69 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
can-am
can-am
7 anos atrás

Parabéns ao Hamilton,mereceu amplamente o título.
Parabéns ao Vestappen fez uma prova sem erros.
Vergonha( mais uma) para um piloto que anda lá e quem devia ter vergonha das atitudes que toma
( mais uma hoje para compor a “obra feita” esta época) !

RogerM
RogerM
Reply to  can-am
7 anos atrás

Mas qual “vergonha das atitudes que toma”? Se tirar as palas e rever as câmaras onboard, verá que o Max levou parte da asa do Vettel, e ao perder a trajectória, acertou no pneu traseiro do Hamilton. Aliás o que dizer do episódio com o Massa, que guinou o volante em direcção ao Vettel, para corrigir a trajectória, levando a que o mesmo tenha saído de pista?

no-team
Reply to  RogerM
7 anos atrás

Culpar o Max pelos incidentes que sucederam é do mais ridiculo que já vi. O Vettel arruinou a corrida do Hamilton, e o Max teve sorte em escapar ileso após também ter sido tocado pelo Vettel. Não há duvida que o Vettel é um piloto soberbo, ainda ontem o demonstrou na qualificação, mas é verdade que se envolve com demasiada frequência em incidentes que só ele pode ser culpabilizado. Dito isto, tem razão relativamente ao que diz em relação ao Massa, com a atenuante deste ter perdido a traseira do carro a meio da curva, não foi propositado, o Massa… Ler mais »

kkk
kkk
Reply to  no-team
7 anos atrás

Mas foi fraquinho para o Hamilton: Vettel este ano o azar bateu-lhe á porta, sem dúvida desde SPA!

kkk
kkk
Reply to  RogerM
7 anos atrás

Mas “isso ninguém viu!” é da praxe!: continuo a dizer: Mais uma vez (claro) “max” estraga tudo provocando mais um acidente, já “previsto” á partida; e tb mais uma vez dp de tudo o que aconteceu desde SPA, en situações NORMAIS, Vettel papava isto na boa, este ano!… Pró ano aturem-no novamente, para a vitória.

kiotto_9
kiotto_9
Reply to  kkk
7 anos atrás

Vettel papa tudo e tu devias papar a medicação que bem falta te anda a fazer, irra

*RPMS*™
Reply to  can-am
7 anos atrás

Muitíssimo bem escrito forista can-am.
Cumprimentos

kkk
kkk
Reply to  *RPMS*™
7 anos atrás

can-am?… REPITO: Mais uma vez (claro) “max” estraga tudo provocando mais um acidente, já “previsto” á partida; e tb mais uma vez dp de tudo o que aconteceu desde SPA, en situações NORMAIS, Vettel papava isto na boa, este ano!… Pró ano aturem-no novamente, para a vitória.

kkk
kkk
Reply to  can-am
7 anos atrás

Mais uma vez (claro) “max” estraga tudo provocando mais um acidente, já “previsto” á partida; e tb mais uma vez dp de tudo o que aconteceu desde SPA, en situações NORMAIS, Vettel papava isto na boa, este ano!… Pró ano aturem-no novamente, para a vitória.

maldonado
maldonado
Reply to  kkk
7 anos atrás

¿Por qué no te callas?

RogerM
RogerM
7 anos atrás

Uma corrida renhida até ao final, com o Max a deixar a concorrência para trás a mais de 20 segundos, temos Piloto! Destaque da corrida para a volta inicial, mais uma vez com o Max como protagonista, ultrapassando o Vettel, que ao tocar-lhe com a asa no pneu traseiro, perdeu o controlo e acertou no pneu do Hamilton levando a estragos para ambos. Se o Hamilton foi prejudicado pelo alargar de trajectória do Vettel, o mesmo teve-lhe quase a acontecer o mesmo com o Massa, que ao fazer uma correcção na curva, quase abalroava o Vettel. A falta de fiabilidade… Ler mais »

chicanalysis
Reply to  RogerM
7 anos atrás

Repartiria a culpa entre o max e o vet!!!!!???
Quem é que empurrou quem para fora da pista?

kkk
kkk
Reply to  chicanalysis
7 anos atrás

“foi o bandeirinha” – REPITO: Mais uma vez (claro) “max” estraga tudo provocando mais um acidente, já “previsto” á partida; e tb mais uma vez dp de tudo o que aconteceu desde SPA, en situações NORMAIS, Vettel papava isto na boa, este ano!… Pró ano aturem-no novamente, para a vitória.

kiotto_9
kiotto_9
Reply to  kkk
7 anos atrás

Mais uma vez repito, ÉS UM ANORMAL

Miguelgaspar
Miguelgaspar
Reply to  RogerM
7 anos atrás

Repartir a culpa com o Max? Passaram mais de 5 segundos entre a ultrapassagem do Max ao Vettel e o toque em Hamilton. O Vettel foi o único culpado nos dois toques… primeiro nao deu espaço a Max quando este ja estava em vantagem e depois fez o mesmo com Hamilton.

kkk
kkk
Reply to  Miguelgaspar
7 anos atrás

Ao entrar na 1ª curva, Vettel estava bem á frente, mas eu REPITO: Mais uma vez (claro) “max” estraga tudo provocando mais um acidente, já “previsto” á partida; e tb mais uma vez dp de tudo o que aconteceu desde SPA, en situações NORMAIS, Vettel papava isto na boa, este ano!… Pró ano aturem-no novamente, para a vitória.

asfalto
asfalto
Reply to  kkk
7 anos atrás

Ó ro19071725, fazes-me lembrar aquele condutor que circulava na auto estrada, e a certa altura houve uma noticia na rádio, atenção que na A1 um condutor circula em sentido contrario, e diz ele, um? eu vejo muitos.

kiotto_9
kiotto_9
Reply to  asfalto
7 anos atrás

Excelente comentário xD

maldonado
maldonado
Reply to  kkk
7 anos atrás

O ro19071725
Já dizia o rei Juan Carlos
¿Por qué no te callas?

Miguelgaspar
Miguelgaspar
Reply to  kkk
7 anos atrás

Mas por acaso houve alguma coisa na curva 1? Na minha TV nao deu nada… deu foi o Vettel a mandar o carro para cima do Max, quando este já tinha ganho vantagem, antes da curva 2 e a mandar o carro para cima do Hamilton na curva 3, também depois deste ter ganho vantagem.

Miguelgaspar
Miguelgaspar
Reply to  kkk
7 anos atrás
kkk
kkk
Reply to  RogerM
7 anos atrás

“max” paciente?… é coisa que nunca terá!

*RPMS*™
Reply to  RogerM
7 anos atrás

Repartir as culpas entre o Max e o piloto alemão da Ferrari seria anedótico se você fosse um forista imparcial.
Agora, como toda a gente já reparou que você é um simples faccioso, o seu comentário é apenas mais um comentário normal vindo de quem vem.

Cumprimentos

no-team
7 anos atrás

Título mais do que justo para o Lewis Hamilton, foi o mais regular e o melhor! O futuro é do Max Verstappen, que corrida do puto!

kkk
kkk
Reply to  no-team
7 anos atrás

A causar acidentes assim… vais ter muitas chatices e VOLTO A REPETIR: Mais uma vez (claro) “max” estraga tudo provocando mais um acidente, já “previsto” á partida; e tb mais uma vez dp de tudo o que aconteceu desde SPA, en situações NORMAIS, Vettel papava isto na boa, este ano!… Pró ano aturem-no novamente, para a vitória.

no-team
Reply to  kkk
7 anos atrás

Devo dizer que a sua azia dá-me muito prazer!

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  kkk
7 anos atrás

Espero que em breve este fórum inclua serviço de psiquiatria, não para o ro19071725, mas para nós que temos que o aturar. Obrigado.

kiotto_9
kiotto_9
Reply to  sr-dr-hhister
7 anos atrás

Não anda a tomar a medicação

*RPMS*™
7 anos atrás

Lindo! Em termos de campeonato, no final, venceu o melhor. Excelente vitória também para Verstappen. Adorei a sua abordagem nas primeiras curvas em que assumiu a liderança. Bottas a fazer um bom trabalho. Hoje era importante aquele segundo lugar. Uma palavra também para Alonso, a ser o único McLaren a chegar aos pontos e com isto a bater, como é normal, o seu companheiro de equipa que também é um excelente piloto e que já completou a sua “curva de aprendizagem”. Hoje como é um dia especial ainda terei que voltar a comentar o desfecho deste campeonato, por agora, fica… Ler mais »

kkk
kkk
Reply to  *RPMS*™
7 anos atrás

No mínimo seria disputado até ao fim, não assim! Vettel não merecia o que lhe aconteceu em 4 provas 75 pontos deitados fora e estender a passdeira a quem não esperava que acontecesse tão rápido e assim sem o merecer!

kiotto_9
kiotto_9
Reply to  kkk
7 anos atrás

Se soubesse pilotar não tinha estragado a corrida de hoje e a da Singapura

chicanalysis
7 anos atrás

Nice race. E não o digo (só) por o Max ter ganho. Os sauber devem ter tomado uma boa dose de esteróides para o hamilton ter tido dificuldades, tanto que deu overdose. A renault (motores) a tornar-se preocupante. Se as peças de 2018 forem todas como as que estão a ensaiar…ai ai. Safou-se o vers e o gasly porque já tinham sofrido o suficiente no passado…justiça divina? O Hamilton não precisava de fazer uma primeira metade tão confrangedora, não fica bem a campeão.Felizmente lá acordou. Parabéns. O que também teria sido confrangedor era se o kimi tivesse dado o lugar… Ler mais »

no-team
Reply to  chicanalysis
7 anos atrás

O Hamilton debateu-se com problemas no carro ao longo de toda a corrida, consequência do toque com o Vettel. O difusor do seu Mercedes ficou parcialmente destruído, por isso não foi tão rápido como gostaria.

chicanalysis
Reply to  no-team
7 anos atrás

Também pensei que estivesse com algum problema, mas não explica como depois melhorou tanto o ritmo.

no-team
Reply to  chicanalysis
7 anos atrás

Provavelmente não foi uma das suas melhores corridas, mas ter o carro limitado certamente que não ajudou.

kkk
kkk
Reply to  chicanalysis
7 anos atrás

Outra vez os Vettel? – REPITO: Mais uma vez (claro) “max” estraga tudo provocando mais um acidente, já “previsto” á partida; e tb mais uma vez dp de tudo o que aconteceu desde SPA, en situações NORMAIS, Vettel papava isto na boa, este ano!… Pró ano aturem-no novamente, para a vitória.

*RPMS*™
Reply to  chicanalysis
7 anos atrás

Nice race sim senhor!
O duelo alo/ham foi um duelo de Pilotos (P grande)de Formula 1. Pena não terem carros minimamente equivalentes.
As más ações que você viu e que toda a gente que não tenha palas também viu, já começam a ser imagem de marca do piloto (p pequenino) que as fez.

Cumprimentos

asfalto
asfalto
7 anos atrás

Hoje o Max fez uma corrida que nos lembra o Ayrton Senna, só foi pena o Vettel é o Hamilton ficar para trás porque iria valorizar mais esta vitória.

kkk
kkk
Reply to  asfalto
7 anos atrás

Fez lembrar o Shumacher nos seus grandiosos momentos vestido de ENCARNADO… eheheheheh… mas o puto não lhe chega aos calcanhos, calma lá!

rodríguezbrm
rodríguezbrm
7 anos atrás

Estão de parabéns a Mercedes e Hamilton, alguns pontos negativos este ano, de alguma forma tiveram a vida facilitada mas venceram e isso é que conta. Também de parabéns o Max, desde o 1º dia, ou melhor, desde os 1ºs testes em jerez se viu do que seria capaz. O resto, nada de especial hoje, ninguém superou as expectativas.

don-draper
don-draper
Reply to  rodríguezbrm
7 anos atrás

Ninguém superou as expectativas? Mas até haveria candidatos. Para mim. Marcus Ericsson, Lance Stroll e Esteban Ocon. E por essa ordem.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
7 anos atrás

A F1 está bem e recomenda-se. Bem melhor que nos anos 2000. Seja na disputa de campeonatos, seja na qualidade dos pilotos. Para o ano com um Redbull e um McLaren competitivos vai ser a loucura. A Renault tem é que oferecer algo mais que um barbecue ambulante. A corrida de hoje foi atípica devido à fantástica transformação do Vettel em Kvyat. Afinal aqueles filmes em que as pessoas trocam de espírito são baseados em factos reais. Grande Max. O verdadeiro imperador dos céus de borracha e mago das pastilhas de travão a humilhar Hamilton, cumprindo a promessa que Senna… Ler mais »

so23101706
so23101706
7 anos atrás

Parabéns ao Hamilton. Foi o mais forte ao longo da temporada e teve consigo uma equipa que recuperou muito bem da desvantagem inicial. Mas este GP é sobretudo a confirmação do que comentei ontem: Não se pode falar nos melhores da F1 actual sem incluir o Max Verstappen. E atenção ao Esteban Ocon, que está a progredir de corrida para corrida. Daqui a três ou quatro anos – ou talvez mais cedo – espero assistir a lutas titânicas entre estes dois.

nuz18t
nuz18t
7 anos atrás

“grazie raggazi, bello giro” dizia ele ontem… constantemente esquece que nao se ganhao corridas nas primeiras curvas e mais uma vez mostrou que joga sujo ao tentar acabar com a corrida do Hamilton. Belo leitao e já nao é de agora…

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado