GP México F1: Novo triunfo de Lewis Hamilton, polémica entre Verstappen e Vettel
Lewis Hamilton vence pela segunda vez consecutiva e reduz em mais sete pontos a diferença no campeonato para Nico Rosberg, que voltou a ser segundo classificado no México. Com este triunfo, Lewis Hamilton reduziu a margem para Nico Rosberg, colocando-a em 19 pontos, isto quando faltam apenas duas corridas, Brasil e Abu Dhabi, para o fim do campeonato.
De qualquer forma, hoje só se irá falar da forte polémica relativa ao sucedido entre Sebastian Vettel e Max Verstappen. tudo começou quando Vettel apanhou Verstappen nas voltas finais e com a longa reta e o DRS, o alemão da Ferrari pressionou fortemente o piloto da Red Bull que para não ser passado teve que adiar a travagem e foi pela relva após a primeira curva – tal como Hamilton após o arranque – e regressou à pista na frente de Vettel. Da sua boxe disseram-lhe pouco depois que teria que dar a posição a Vettel, mas Verstappen fez ouvidos moucos e não o fez. Pelo contrário, diminuiu o andamento e permitiu que Daniel Ricciardo se chegasse a Vettel, que passou a ser pressionado, tendo mesmo quase saído de pista, pois numa tentativa de ultrapassagem, ambos os pilotos iam lá ficando.
A corrida terminou com Verstappen sem acatar o que lhe foi dito, e Vettel totalmente irado, proferindo impropérios via rádio. Os três primeiros subiram ao pré-pódio, e foi já aí que Max Verstappen ficou a saber o inevitável. Foi penalizado e caiu para quinto, atrás de Daniel Ricciardo. Contudo, o pódio do Vettel também está em dúvida, já que o piloto da Ferrari está sob investigação por alterar a trajetória do seu carro em travagem, quando se defendia de Daniel Ricciardo. Irónico, no mínimo.
Classificação
1. Lewis Hamilton GBR Mercedes-Mercedes 71 voltas
2. Nico Rosberg GER Mercedes-Mercedes +8.3s
3. Sebastian Vettel GER Ferrari-Ferrari +17.3
4. Daniel Ricciardo AUS Red Bull-TAG Heuer +20.8s
5. Max Verstappen NED Red Bull-TAG Heuer +21.3s*
6. Kimi Raikkonen FIN Ferrari-Ferrari +49.3s
7. Nico Hulkenberg GER Force India-Mercedes +58.8s
8. Valtteri Bottas FIN Williams-Mercedes +65.6s
9. Felipe Massa BRZ Williams-Mercedes +76.2
10. Sergio Perez MEX Force India-Mercedes +76.7s
11. Marcus Ericsson SWE Sauber-Ferrari +1 volta
12. Jenson Button GBR McLaren-Honda +1 volta
13. Fernando Alonso ESP McLaren-Honda +1 volta
14. Jolyon Palmer GBR Renault-Renault +1 volta
15. Felipe Nasr BRZ Sauber-Ferrari +1 volta
16. Carlos Sainz Jr ESP Toro Rosso-Ferrari +1 volta
17. Kevin Magnussen DEN Renault-Renault +1 volta
18. Daniil Kvyat RUS Toro Rosso-Ferrari +1 volta
19. Esteban Gutierrez MEX Haas-Ferrari +1 volta
20. Romain Grosjean FRA Haas-Ferrari +1 volta
21. Esteban Ocon FRA MRT-Mercedes +2 voltas
NT Pascal Wehrlein GER MRT-Mercedes Acidente
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Concordo com a penalização do Max embora considere que o Hamilton também devia ter sido penalizado pois fez exactamente a mesma coisa na partida.
Excelente corrida do Vettel. Ao seu melhor nivel num Ferrari que nem devia conseguir chegar ao pódio.
Já agora, também o Rosberg, esse mudou radicalmente de trajectória em cima da relva, para não perder posições.
No entanto, acho que a situação da primeira e segunda curva tem pouco a ver com a do fim da corrida.
No final da corrida o Verstappen corta a 1a curva para não perder posição. No inicio da corrida o Hamilton corta a 1a curva para não perder posições. Não consigo ver a diferença… Já o Rosberg foi à relva pq o não tinha outro sitio para onde ir a não ser para cima do Verstappen, o que não duvido teria agradado a muita gente….
Hamilton não foi penalizado por ter perdido toda a vantagem com a entrada do safety car. E se pede uma penalização para Hamilton por não ter perdido posições, então também deveria pedir para Rosberg, porque cortou e muito aquela curva e tinha para onde ir – para dentro – mas aí perderia muitas posições. Pessoalmente acho que nenhum dos dois merece uma penalização, porque não retiraram grande vantagem dessas manobras (acho até que quem acabou beneficiado foi Rosberg, porque se fosse forçado a vir por dentro ou fazer uma trajectória menos “cortante” da curva, então acabaria em 4º ou 5º.… Ler mais »
E agora Dr. Marko? Excelente publicidade à Red Bull: Verstappen asneirou, desobedeceu à ordem para ceder posição e ainda achou estranho ter que sair da sala do podium…
Depois do puxão de orelhas por ser malcriado, vai arrancar-lhe as orelhas, ou Sainz vai ser promovido?
Se a coerência permanecer, têm que fazer o mesmo que fez ao Kvyat.
Provavelmente não vai acontecer porque estamos no fim da época, se fosse no inicio vinha o Sainz quase de certeza.
Bem… Ponto 1 – se penalizam Verstappen porque não Hamilton na 1ª curva. Ponto 2 – Juro que já ouvi pessoas dizerem que quando se está a frente a regra do sair da pista e ganhar vantagem não se aplica Ponto 3 – Se a Redbull vu que tinha de dar o lugar e disse ao verstappen para sair da frente, alguém tem de levar com uma penalização ( além dos 5 segundos ) por anti-jogo no próximo grande prémio para não falar em cenas mais radicais. Ponto 4 – Vi na sky e queriam que o rosberg ( mis… Ler mais »
Ainda pior Verstappen… a dizer que o Vettel devia ser penalizado e ainda pior a dizer que rosberg devia ser penalizado por cortar na 1ª curva depois de lhe ter cortado. Isto é Hilariante!!!!!!
ponto 6 – O Hamilton penalizado porque? Não se encontrava em luta por posição, logo não tem que ser penalizado!
Ponto 7 – Ainda não é desta que o “seu protegido ” é campeão” não falta muito está quase lá, mas as suas contas saíram furadas!
Não…. Pensava que todos os pilotos estavam a lutar pela travagem naquele ponto. Não é meu protegido… Repara o que eu digo é, e como muita gente diz, como é que se penaliza o verstappen e não o Hamilton… Não fiz contas nenhumas disse apenas que o Rosberg se ganhasse saia campeão. A toda a gente parece impossivel que ele ganhe uma corrida, e eu não acho. Esta semana, não teve ritmo para o Hamilton. O hamilton e a mercedes disseram que arriscaram tudo porque ao hamilton não interessava outra posição que não o 1º lugar. O hamilton preocupado com… Ler mais »
Em relação ao Hamilton, esta conta como sorte?
Que tal mérito, não?
Por essa ordem de ideias, devia haver, pelo menos, unas 15 penalizações por corrida. A maioria dos pilotos tem saídas de pista. Um piloto que está na frente, não está a ser atacado por ninguém, erra sozinho, , por que carga de água havia de ser penalizado? Ganhou vantagem, será? Cortou caminho, mas sujou os pneus, se calhar, não teve vantagem nenhuma.
Pity, repara, o que eu acho é o seguinte, por muito idiota que te pareça: As run off em asfalto, a ausência de zonas de areia foi para os pilotos terem mais segurança. A perversidade disso foi que eles começaram a usar isso como margem de segurança, ou seja se correr mal vou para ali e siga. O que penso é que se os intervenientes desvirtuam as corridas há que legislar para que elas sejam justas. O que acredito que acontecia: os pilotos arriscavam menos e haviam menos destas situações. Ou seja todos este pilotos andam mais rápido ( ou… Ler mais »
Percebo a sua ideia, mas neste caso, havia relva, não asfalto. Mas, caramba, não se pode penalizar tudo. Hamilton não estava a ser atacado, como estava Verstappen e isso faz toda a diferença, aliás Hamilton já deu uma explicação para a “excursão”
Porque um ganha real vantagem em luta directa (Verstappen) enquanto que Hamilton não ganhou nada, porque entrou o safety car em pista. E mesmo falhando aquela travagem, Hamilton iria para a curva seguinte por dentro, logo não teria perdido nenhuma posição. Se não tivesse entrado o safety car, aí sim, acredito que Hamilton teria levado uma penalização. Mas mesmo assim, vendo o ritmo que Hamilton teve nesta corrida, mesmo com 5 segundos de penalização, teria ganho na mesma. Rosberg não teve hipóteses.
Ora bem, vamos por partes, primeiro a corrida: Excelentes os pilotos da Mercedes, fizeram o que tinham a fazer. Muito bem a Ferrari, que finalmente teve uma estratégia decente com Vettel. Muito bem ainda Ricciardo, com uma estratégia ousada, Max bem até à volta 68.Intensa a luta entre Force India e Williams. Massa a ser um osso muito duro de roer, perdão, de ultrapassar. Analisemos agora as partes polémicas: 1- Hamilton na primeira curva, ninguém o estava a tentar ultrapassar, ele não se estava a defender de ninguém, apenas estava rápido demais e foi em frente, pela escapatória, não há… Ler mais »
só espero que algum piloto lhe parta os cornos… e que na próxima corrida o atire contra a parede… não passa de um puto cheio de acne armado em bom…. aí se ainda houvessem pilotos á antiga … palhaço !!!
Boa corrida por parte dos pilotos da Mercedes com ambos pilotos muito cientes do que tem que fazer, sendo que o Rosberg tem no Brasil oportunidade de arrecadar o seu 1º titulo e provar que este ano é mesmo o ano dele. Quanto aos momentos quentes da corrida, a minha opinião é simples, a demora dos comissários em decidirem o óbvio acabou por criar grandes problemas para todos e isto dos 5s de penalização é uma treta. O puto mimado bloqueia as rodas 1 metro vê que não consegue fazer a curva sem meter os pneus quadrados vai em frente,… Ler mais »
Diferença entre Hamilton e Rosberg em 2016… ? GP Malásia!!!
Como fã da F1, é triste ver a Euronews numa de SportTv (após umas primeiras corridas free) e a RTP alheou-se completamente de um conteúdo que foi dos mais queridos na televisão publica: fossem as corridas na RTP – RTP1, RTP2 ou RTP qualquer-e/ou programa no dia do GP como um semanal sobre a rubrica. Infelizmente ainda não percebi o porquê dos outros canais privados ainda não terem aproveitado & recuperado este filão. Muitas pessoas desistiram de ver F1 porque, comentario é igual a todos, (i) não se ultrapassava (ii) pagar para ver. Solucionado o espectaculo, com KERS e DRS… Ler mais »
Ora bem, isto conta é a luta pela vitória na corrida, e principalmente, pelo campeonato. Neste aspecto ambos os pilotos da Mercedes estiveram bem. Hamilton faz o que tem a fazer: ganhar. Rosberg também faz o que tem a fazer: acabar atrás de Hamilton. Venha o Brasil! Já só faltam duas… Cumprimentos
Então e o Vettel no pódio. Não foi uma imagem bonita? 😀 Curioso não comentares sobre isso, quando nas outras notícias sobre o rapaz estás lá todo o dia a comentar. 🙂
Acho que foi uma imagem lindíssima! Principalmente num pódio que não contou pra nada… Isso é o que dá festejar antes de tempo 🙂 🙂 🙂 Cumprimentos
Sim, mas dão deixa de ser o piloto do dia que fez uma grande corrida com o seu monolugar inferior. Outros nem pontos conseguem. 😀
E a verdade é que continuo a comemorar, porque imagino o teu MELÃO quando viste o Vettel lá em cima. priceless. 😀 😀 😀
Mas que giro, agora já vens comentar sobre o Vettel, já te vi todo contente noutra notícia, porque será? 🙂
Isso do piloto do dia, por mim, pode ganhar sempre…conta ZERO! (igual ao seu numero de vitórias este ano) Priceless, priceless foi ver-te a ti a festejar um pódio que afinal não passou de um 5º lugar. Isso sim memorável! Cumprimentos
Já agora acrescentar ao meu comentário, tendo sido bem lembrado pelo caro forista afundo, o excelente e merecido pódio alcançado pelo Ricciardo! Cumprimentos
O Ricciardo merece todos os pódios que conseguir. É um excelente piloto e gosto muito dele como pessoa, é um dos meus pilotos favoritos actualmente. Mas o Vettel não deixa de ter ido ao pódio e tu não deixas de ter ficado com um valente melão ao ver aquela imagem. Basta ver o teu único comentário após a corrida. Noutras andavas todo contente a comentar em tudo que era notícia, nesta estavas muito caladinho. 🙂 (ah e temos que ver que o Vettel fez esta excelente corrida com um monolugar inferior, que é somente o terceiro melhor da grelha… Grande… Ler mais »
Eu na classificação oficial do Gp México vejo: 1º Hamilton, 2º Rosberg, 3º Ricciardo, 4º Verstappen, 5º Vettel… Calculo que para ti um 5º lugar do alemão com um Ferrari seja um grande feito. Não está nada mau! Eh,eh,eh… Cumprimentos
Grande corrida do Hamilton, todo o fim de semana não deu hipótese. Rosberg a cumprir o mínimo para ser campeão, sem arriscar. Verstappen podia ter sido o herói da corrida, ao ultrapassar Rosberg, mas depois de cagar na quase ultrapassagem, não mais se viu e pior, cortou uma chicane e lá foi a corrida por àgua abaixo. Vettel sem dúvida o piloto do dia, merecido pódio e com um monolugar inferior! Acho é que as declarações via rádio, especialmente a mandar o charlie pró… Deviam ser punidas de alguma maneira. Noutros tempos lembro-me um outro piloto ligeiramente mais bronzeado ser… Ler mais »