GP Malásia F1: Verstappen vence, Vettel minimiza perdas
Parabéns a você, Max Verstappen, no fim de semana em que cumpre o seu 20º aniversário, um bela prenda com a segunda vitória da sua carreira na F1.
O holandês triunfou depois de uma corrida segura, sendo que depois de passar Lewis Hamilton na fase inicial, este nunca fez muito para vencer, preferindo olhar para trás e ver onde parava Vettel, pensando claramente no campeonato. Com Vettel a terminar na quarta posição, Hamilton dá mais um bom passo rumo ao título, já que falta menos uma corrida e aumentou em seis pontos a vantagem face ao alemão da Ferrari. com este resultado, Vettel dista agora 34 pontos de Hamilton, quando ainda faltam cinco corridas.
Vettel, que arrancou da 20ª posição, fez uma bela corrida e terminou em quarto depois duma bela recuperação que terminou atrás de Ricciardo, após recuperar 16 posições. O piloto da Ferrari ainda fez uma tentativa a dez voltas do fim, mas com pneus super macios já bem ‘velhinhos’, ficou sem pneus à frente, tendo sido obrigado desistir de tentar passar o australiano.
Valtteri Bottas foi quinto, não conseguido sequer resistir a Vettel, embora tenha perdido a posição nas boxes, com Sergio Pe´rez em sexto na frente de um excelente Stoffel Vandoorne, que termina a corrida exatamente na mesma posição em que a iniciou, o que para um McLaren-Honda deste ano é um feito, sendo no top 10. Boa corrida também de Lance Stroll, oitavo depois de recuperar oito posições Felipe Massa foi nono, e a fechar o top 10 terminou Esteban Ocon, apesar de um pião devido a um ligueiro toque de Carlos Sainz. Pelo menos foi o que disse o francês…
Já não lhe acontecia desde os Grandes Prémios dos EUA e México de 2015, mas depois do sucedido em Singapura, Kimi Raikkonen voltou a não realizar sequer uma volta de corrida, já que o seu Ferrari foi retirado pela equipa ainda na pré-grelha. Um problema com o turbo levou a que os dois Ferrari a terem problemas e a perderem uma boa oportunidade de vencer…
Fernando Alonso fez uma boa corrida, mas ficou à porta do top 10, num Grande Prémio em que a McLaren voltou a fazer um bom resultado de conjunto só suplantado pelo da Hungria em que os dois pilotos foram sexto e décimo. Desta feita foram sétimo e 11º. Será que é agora que a Honda está a melhorar? quando já é tarde? É que na Hungria percebe-se, a potência não é tudo e o chassis destacou-se, mas na Malásia e ‘tudo’ acerca do motor…
Os dois Haas ficaram logo a seguir com Kevin Magnussen na frente de Romain Grosjean, com Pierre Gasly a estrear-se na F1 com um 14º lugar. Sem deslumbrar, cumpriu e fez o que tinha a fazer. Para os lados da Renault é que as coisas não correram muito bem, com Jolyon Palmer a terminar em 15º, imediatamente na frente de Nico Hulkenberg.
Classificação
1 | Max Verstappen | RED BULL RACING TAG HEUER | 56 | 1:30:01.290 |
2 | Lewis Hamilton | MERCEDES | 56 | a 12.770s |
3 | Daniel Ricciardo | RED BULL RACING TAG HEUER | 56 | a 22.519s |
4 | Sebastian Vettel | FERRARI | 56 | a 37.362s |
5 | Valtteri Bottas | MERCEDES | 56 | a 56.021s |
6 | Sergio Perez | FORCE INDIA MERCEDES | 56 | a 78.630s |
7 | Stoffel Vandoorne | MCLAREN HONDA | 55 | a 1 volta |
8 | Lance Stroll | WILLIAMS MERCEDES | 55 | a 1 volta |
9 | Felipe Massa | WILLIAMS MERCEDES | 55 | a 1 volta |
10 | Esteban Ocon | FORCE INDIA MERCEDES | 55 | a 1 volta |
11 | Fernando Alonso | MCLAREN HONDA | 55 | a 1 volta |
12 | Kevin Magnussen | HAAS FERRARI | 55 | a 1 volta |
13 | Romain Grosjean | HAAS FERRARI | 55 | a 1 volta |
14 | Pierre Gasly | TORO ROSSO | 55 | a 1 volta |
15 | Jolyon Palmer | RENAULT | 55 | a 1 volta |
16 | Nico Hulkenberg | RENAULT | 55 | a 1 volta |
17 | Pascal Wehrlein | SAUBER FERRARI | 55 | a 1 volta |
18 | Marcus Ericsson | SAUBER FERRARI | 54 | a 2 voltas |
NC | Carlos Sainz | TORO ROSSO | 29 | DNF |
NC | Kimi Räikkönen | FERRARI | 0 | DNF |
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Quando o Max tiver um carro vencedor, a F1, no que diz respeito às vitórias, vai ser bastante monótona. Hoje viu-se que, quando o Hamilton não tem armas para tal batalha, nem luta, apesar de controlar o ritmo para o Ricciardo. Por outro lado, o Vettel mostrou que quando diziam que a Mercedes era claramente favorita em Spa e agora em Sepang, a Ferrari teve sempre um truque na manga (em relação ao ritmo/andamento), menos sorte. O próximo grande prémio, na teoria, deverá ser bastante equilibrado, em que a eficiência aerodinâmica e a potência deverão ajudar os Mercedes. Mas é… Ler mais »
Se isto continuar assim em termos de ritmos de corridas podem não ser favas contadas para o hamilton pois já se viu que os ferraris estão muito fortes e os red bull vêm em crescendo o que quer dizer que um azar do hamilton até final pode ditar reviravolta
Grande Verstappen a aproveitar a superioridade dos RB nesta corrida. Hamilton a minimizar perdas após o início da corrida ter problemas com o sistema eléctrico (aparentemente não estava a usar toda a potência da bateria e assim perdia 100 cv nas rectas). Ricciardo podia ter feito mais, visto que os Rb estiveram muito fortes. Vettel também com uma grande recuperação, apenas “tapado” por Ricciardo, ao não conseguir ultrapassar naquele momento, perdeu o 3º lugar, porque já estava a ficar com o monolugar sobre-aquecido em muitos campos. Bottas…? Corrida muito fraquinha. É verdade que nesta pista a Mercedes demonstrou ser o… Ler mais »