GP Japão F1: tudo em aberto, até a meteorologia, corrida é às 6h00 da manhã…

Max Verstappen assegurou uma pole que não conseguia há muito, mas tendo em conta o que os McLaren têm vindo a fazer, o neerlandês tem pela frente – ou melhor por trás – muito trabalho para suster os seus adversários.
Max Verstappen assegurou mais uma pole position com uma volta de qualificação soberba, superando os dois McLaren de Lando Norris e Oscar Piastri por margens mínimas — apenas 0,012s separaram o neerlandês de Norris, e 0,044s de Piastri. Apesar das expectativas que colocavam a McLaren como favorita, foi Verstappen quem brilhou no momento decisivo. Ainda assim, a equipa de Woking parte numa posição estratégica forte, com os seus dois carros logo atrás do Red Bull, o que poderá permitir táticas divididas para pressionar Verstappen logo desde o arranque.
Imagine-se o cenário: basta rodarem ambos atrás do homem da Red Bull, esperar que este tenha que ir às boxes primeiro, e com pista livre tentarem abrir uma margem que lhes permita regressar na sua frente. Com, outros, ou os dois…
Em teoria, parece bem, mas a prática é que interessa…
Na luta pelos lugares cimeiros, George Russell parte da quinta posição com ambições claras de conquistar o seu terceiro pódio consecutivo. À sua frente está Charles Leclerc, e a batalha entre os dois promete ser também intensa, especialmente se surgir a oportunidade de desafiar Verstappen. A Mercedes tem mostrado consistência e bom ritmo nas últimas corridas, e este duelo poderá ser decisivo para aproveitar qualquer falha dos líderes.
Outro destaque da grelha é Isack Hadjar, que se qualificou em sétimo e está bem posicionado para conquistar os seus primeiros pontos na Fórmula 1. Depois de uma corrida anterior sem resultados entre os dez primeiros, a Racing Bulls tem agora motivos para acreditar, embora Hadjar tenha ao seu lado um adversário experiente como Lewis Hamilton, o que certamente aumentará imenso o grau de dificuldade.
Mais atrás, Yuki Tsunoda e Liam Lawson enfrentam desafios adicionais. Ambos estão a adaptar-se a novas equipas e, apesar de sinais positivos nos treinos, não conseguiram um resultado forte na qualificação — Tsunoda ficou-se pelo 15.º lugar. A missão de alcançar a zona de pontos será difícil, mas não impossível, sobretudo numa corrida que promete ser imprevisível.
E é precisamente a meteorologia que poderá baralhar as contas. A previsão aponta para possibilidade de chuva, o que pode alterar estratégias, afetar desempenhos e transformar completamente o rumo da prova. As equipas estarão de olho no céu, prontas para reagir a qualquer mudança, num cenário que poderá trazer surpresas e oferecer oportunidades inesperadas.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI