GP Japão F1: Tsunoda pontua em ‘casa’ 12 anos depois de Kobayashi
Yuki Tsunoda foi um dos heróis do fim de semana de Suzuka e se havia local para brilhar, era mesmo ali.
Foi muito aplaudido pelos fãs locais, cometeu um erro que lhe podia ter arruinado a corrida, pois arrancou muito mal, e com um Aston Martin atrás era bem possível que mais cedo ou mais tarde o apanhasse e ficassem as cinco melhores equipas com os seus pilotos todos no top 10, mas Stroll teve uma mau fim de semana, e por isso a RB conseguiu pontuar. A Sauber não teve, como de costume, paragens nas boxes perfeitas, Nico Hulkenberg teve uma segunda partida desastrada e tudo isso contribuiu para Tsunoda pontuar.
Marcou um ponto em casa no Japão pela primeira vez e agora com dois top-10 consecutivos, o piloto da RB está claramente numa boa fase: “[Estou] aliviado. Eu diria que depois de perder algumas posições na primeira largada, sim, senti um pouco de deceção, mas ao mesmo tempo tive um ótimo recomeço depois disso e acho que um dos grandes destaques foi o pit stop. A nossa equipa fez um trabalho fantástico, os mecânicos foram muito rápidos e ultrapassamos dois carros, insano! Então – sem eles, sem isso – provavelmente teria sido muito mais difícil marcar um ponto hoje, então grande crédito para a equipa e, obviamente, capaz de marcar na frente dos fãs japoneses finalmente, estou muito feliz”.
O pit stop de Tsunoda pode ter sido o destaque, mas o piloto da RB ainda teve que se esforçar em algumas ocasiões. A equipa optou por uma configuração de maior downforce com uma asa traseira mais arrastada, que o faria perder tempo nas retas, mas se aproximar nas curvas, onde as principais oportunidades de ultrapassagem estavam, dado que há apenas uma zona de DRS em Suzuka: “Eu sabia que nossa velocidade em reta não era tão competitiva em comparação com outros carros, mas ao mesmo tempo, sabemos que tínhamos muito downforce e a única chance que tínhamos era nos Esses, que normalmente usamos – que são afetados pelo downforce, então dei o meu melhor, algumas ultrapassagens e sim, definitivamente aproveitei isso”, disse.
O primeiro ponto de Tsunoda numa pista que ele conhece muito bem desde seus dias de fórmula júnior ajuda a cimentar a posição da RB em sexto na classificação, com a equipa agora três pontos à frente da Haas. A forma de Tsunoda tem sido impressionantemente consistente até agora nesta temporada, com três aparições no Q3 de quatro corridas e agora duas vezes nos pontos. Foi a primeira vez que um piloto japonês pontuou em Suzuka desde Kamui Kobayashi em 2012.