GP Japão F1: Siga a corrida AQUI

Por a 7 Abril 2024 05:40

Vitória confortável de Max Verstappen em novo 1-2 da Red Bull

Classificação:

Volta 53 – Vitória de Max Verstappen!

Oscar Piastri perdeu a posição para George Russell, com o incidente entre ambos a ser investigado pelos comissários.

Volta 52 – Max Verstappen obteve a volta mais rápida com 1:33.706s, retirando o ponto extra de Sainz.

Volta 50 – Russell mergulhou por dentro de Piastri na chicane e o australiano cortou a curva, alegando ter sido empurrado pelo adversário. Depois, ambos tinham DRS e estiveram muito perto do contacto na curva 1.

Volta 49 – Oscar Piastri está sob pressão de George Russell, não conseguindo ultrapassar Fernando Alonso até agora.

Volta 45 – Ferrari avisa que a verdadeira luta de Leclerc é Norris, o que pode querer dizer que o monegasco não deverá ser um desafio grande para Sainz.

Volta 44 – Ultrapassagem de Sainz a Norris na reta da meta e com ajuda de DRS, depois de um erro na travagem para o gancho do britânico. Segue-se o seu companheiro de equipa Charles Leclerc.

Volta 42 – Saída de pista de Logan Sargeant na segunda Degner que levou à bandeira amarela naquela zona. Depois do norte-americano ter conseguido sair da caixa de gravilha, teve de parar para trocar de pneus.

Volta 41 – A luta mais intensa no top 10 acontece entre Fernando Alonso e Oscar Piastri, com o espanhol a fazer um bom trabalho para travar as intenções do australiano e mantendo o sexto posto.

Mais à frente, Charles Leclerc é terceiro mas Carlos Sainz questionou a equipa se pode batalhar com o companheiro de equipa, tendo ainda Lando Norris entre ambos.

Volta 36 – Volta mais rápida para Sergio Pérez até esta altura da corrida, na mesma altura em que ultrapassou Charles Leclerc.

Volta 35 – Depois de parar Pérez, a Red Bull chama Max Verstappen para a última troca de pneus.

Volta 34 – Nova boa ultrapassagem de Tsunoda! Novamente na zona dos esses, o nipónico deixou Nico Hülkenberg para trás, assumindo o décimo posto e regressou às posições pontuáveis.

Volta 32 – Leclerc pode estar na luta pelo pódio com a estratégia de uma paragem da Ferrari. Tem vindo a encurtar a margem para Pérez, que é segundo. Agora, cabe à Red Bull responder.

Volta 28 – Norris deixou para trás Russell, tendo agora Leclerc à sua frente.

Volta 26 – Pérez perseguia Leclerc, sem ter ainda parado, quando o monegasco perdeu a aderência nas curvas Degner e foi à gravilha.

O piloto da Ferrari parou no final dessa volta, seguindo Norris o mesmo caminho com a decisão da McLaren em parar o seu piloto num ‘stint’ mais curto. Supostamente seria para defender a posição de Russell, mas o piloto não ultrapassou Leclerc e ainda perdeu o posto na saída do pitlane para o britânico da Mercedes.

Classificação na volta 25:

Volta 23 – Param os quatro pilotos que lutam pelos pontos. Sargeant, Tsunoda, Stroll, Bottas e Magnussen foram às boxes na mesma volta, com vantagem para o piloto nipónico na saída do pitlane.

Volta 23 – Ultrapassagem de Pérez a Norris.

Paragem para Russell.

Volta 22 – Leclerc ainda não parou assim como os Mercedes, tendo Hamilton pedido para a equipa alterar a estratégia. Os dois pilotos britânicos estão muito mais lentos do que os adversários diretos.

Volta 21 – Regresso de Max Verstappen ao primeiro lugar, ultrapassando Charles Leclerc que ainda não parou.

Volta 19 – Boa manobra de Sainz a Hamilton, apesar dos pneus com menos voltas do espanhol. Saiu melhor do gancho e a partir daí foi sempre lado a lado com o adversário britânico, conseguindo ter sucesso na manobra na travagem na curva seguinte.

Volta 18 – Norris deixou para trás Russell, enquanto Leclerc é o líder ainda sem parar.

Uma luta interessante está mais atrás no pelotão, na batalha pela possibilidade de pontos. Bottas é 11º, depois de ultrapassar Sargeant e persegue agora Magnussen que ocupa a 10º posição, ainda sem parar.

Volta 17 – Para o líder, com luta entre Norris e Hamilton. O piloto da McLaren tem pneus novos e aproveitou para deixar para trás Hamilton na travagem para a curva 1.

Volta 16 – Red Bull chamou Pérez na mesma altura em que a Ferrari parou Sainz.

Volta 15 – Alonso já parou e baixou para o oitavo posto, mantendo-se entre os pilotos da McLaren.

Volta 14 – Desistência de Zhou, possivelmente por problemas de caixa de velocidade.

Na Mercedes houve troca planeada de posições entre os dois pilotos.

Volta 13 – Piastri vai para as boxes, regressando com pneus duros e em 12º.

Volta 12 – Zhou parou e ficou muito tempo parado, mas não parecia ser um problema com alguma porca, questão que tem sido recorrente na Sauber.

Volta 11 – A McLaren chama Norris para a primeira paragem. Os McLaren estão a penar com a degradação dos médios. O britânico regressa à pista com pneus duros no 10º lugar.

Volta 11 – Logan Sargeant ultrapassa Pierre Gasly, depois de algumas curvas com o norte-americano a pressionar o francês.

Volta 9 – Os dois Ferrari parecem ter uma pequena vantagem com os pneus médios sobre os McLaren, levando Leclerc a estar muito perto da traseira do MCL38 de Piastri.

Volta 8 – Param agora Tsunoda e Zhou. Na frente tudo igual.

Volta 7 – Bottas e Hülkenberg já pararam e deixaram os pneus macios pelos duros.

Volta 6 – Depois de um bom recomeço, Ocon começa a perder posições. Já baixou para 13º.

Ocorreu um toque entre os dois pilotos da Alpine na segunda largada, ao que parece sem qualquer danos de maior.

Volta 5 – Russell tinha perdido o posto para Tsunoda, mas o britânico recuperou o posto e segue em 9º atrás de Hamilton.

Volta 3 – Um arranque menos bem conseguido de Max Verstappen, mas o neerlandês mantém o primeiro lugar. Mexidas na classificação só mais atrás, com Hülkenberg a perder rapidamente o 10º posto e a cair para 15º. Hamilton perdeu o 7º lugar para Leclerc.

Ocon subiu muitas posições e é 11º.

Volta 2 – Pneus macios para Valtteri Bottas. Hamilton passou dos médios para os duros neste recomeço. assim como Russell, Ocon, Gasly, Ocon e Sargeant. Zhou também tem novos pneus macios.

Volta 2 – Recomeço da corrida marcado para as 6:32h.

Confirmado que o acidente da primeira volta será investigado pelo CCD.

Volta 2 – Quem ganhou mais com esta nova ordem de partida foi Hülkenberg, que vai começar de décimo no arranque parado decretado pela FIA.

O incidente entre Albon e Ricciardo foi anotado pela direção de corrida e poderá ser investigado pelo Colégio de Comissários Desportivos.

Volta 2 – Ordem de partida já conhecida para o recomeço da corrida do GP do Japão:

  1. Max Verstappen
  2. Sergio Pérez
  3. Lando Norris
  4. Carlos Sainz
  5. Fernando Alonso
  6. Oscar Piastri
  7. Lewis Hamilton
  8. Charles Leclerc
  9. George Russell
  10. Nico Hülkenberg
  11. Valtteri Bottas
  12. Yuki Tsunoda,
  13. Esteban Ocon
  14. Pierre Gasly
  15. Lance Stroll
  16. Kevin Magnussen
  17. Logan Sargeant
  18. Zhou Guanyu

Volta 1 – Bandeira vermelha! Acidente entre Alexander Albon e Daniel Ricciardo

Um acidente ainda na primeira volta entre Alexander Albon e Daniel Ricciardo levou à neutralização da corrida.

Foram poucos os metros percorridos, até que um pequeno toque do VCARB01 de Ricciardo no FW46 de Albon levou ambos contra a proteção de pneus do traçado de Suzuka. Ambos os pilotos saíram dos carros pelos próprios meios, apesar de terem ficado com bastantes pneus por cima deles.

O arranque foi particularmente penalizador para os dois pilotos da RB, uma vez que também Yuki Tsunoda tinha perdido duas posições após o semáforo se apagar.

5:55h: Escolha de pneus – No top 10 apenas Fernando Alonso começa com pneus macios, todos os outros com pneus médios. De resto, Nico Hülkenberg, Valtteri Bottas, Alexander Albon, Esteban Ocon, Lance Stroll, Pierre Gasly e Logan Sargeant com pneus macios, todos os outros estão com pneus médios montados nos seus monolugares.

5:50h: Temperaturas:

Temperatura da pista: 40ºC

Temperatura do ar: 23ºC

Humidade: 41%

Probabilidade de chuva para esta corrida: 0%

QUAL A MELHOR ESTRATÉGIA EM SUZUKA?

1º GP 1987

Voltas 53

Circuito 5.807 km

Corrida 307.471 km

Recorde 1m30.983s (Lewis Hamilton, 2019)

5:40h – Grelha de partida para o GP

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado