GP Japão F1: Siga a corrida AQUI
Vitória confortável de Max Verstappen em novo 1-2 da Red Bull
Classificação:
Volta 53 – Vitória de Max Verstappen!
Oscar Piastri perdeu a posição para George Russell, com o incidente entre ambos a ser investigado pelos comissários.
Volta 52 – Max Verstappen obteve a volta mais rápida com 1:33.706s, retirando o ponto extra de Sainz.
Volta 50 – Russell mergulhou por dentro de Piastri na chicane e o australiano cortou a curva, alegando ter sido empurrado pelo adversário. Depois, ambos tinham DRS e estiveram muito perto do contacto na curva 1.
Volta 49 – Oscar Piastri está sob pressão de George Russell, não conseguindo ultrapassar Fernando Alonso até agora.
Volta 45 – Ferrari avisa que a verdadeira luta de Leclerc é Norris, o que pode querer dizer que o monegasco não deverá ser um desafio grande para Sainz.
Volta 44 – Ultrapassagem de Sainz a Norris na reta da meta e com ajuda de DRS, depois de um erro na travagem para o gancho do britânico. Segue-se o seu companheiro de equipa Charles Leclerc.
Volta 42 – Saída de pista de Logan Sargeant na segunda Degner que levou à bandeira amarela naquela zona. Depois do norte-americano ter conseguido sair da caixa de gravilha, teve de parar para trocar de pneus.
Volta 41 – A luta mais intensa no top 10 acontece entre Fernando Alonso e Oscar Piastri, com o espanhol a fazer um bom trabalho para travar as intenções do australiano e mantendo o sexto posto.
Mais à frente, Charles Leclerc é terceiro mas Carlos Sainz questionou a equipa se pode batalhar com o companheiro de equipa, tendo ainda Lando Norris entre ambos.
Volta 36 – Volta mais rápida para Sergio Pérez até esta altura da corrida, na mesma altura em que ultrapassou Charles Leclerc.
Volta 35 – Depois de parar Pérez, a Red Bull chama Max Verstappen para a última troca de pneus.
Volta 34 – Nova boa ultrapassagem de Tsunoda! Novamente na zona dos esses, o nipónico deixou Nico Hülkenberg para trás, assumindo o décimo posto e regressou às posições pontuáveis.
Volta 32 – Leclerc pode estar na luta pelo pódio com a estratégia de uma paragem da Ferrari. Tem vindo a encurtar a margem para Pérez, que é segundo. Agora, cabe à Red Bull responder.
Volta 28 – Norris deixou para trás Russell, tendo agora Leclerc à sua frente.
Volta 26 – Pérez perseguia Leclerc, sem ter ainda parado, quando o monegasco perdeu a aderência nas curvas Degner e foi à gravilha.
O piloto da Ferrari parou no final dessa volta, seguindo Norris o mesmo caminho com a decisão da McLaren em parar o seu piloto num ‘stint’ mais curto. Supostamente seria para defender a posição de Russell, mas o piloto não ultrapassou Leclerc e ainda perdeu o posto na saída do pitlane para o britânico da Mercedes.
Classificação na volta 25:
Volta 23 – Param os quatro pilotos que lutam pelos pontos. Sargeant, Tsunoda, Stroll, Bottas e Magnussen foram às boxes na mesma volta, com vantagem para o piloto nipónico na saída do pitlane.
Volta 23 – Ultrapassagem de Pérez a Norris.
Paragem para Russell.
Volta 22 – Leclerc ainda não parou assim como os Mercedes, tendo Hamilton pedido para a equipa alterar a estratégia. Os dois pilotos britânicos estão muito mais lentos do que os adversários diretos.
Volta 21 – Regresso de Max Verstappen ao primeiro lugar, ultrapassando Charles Leclerc que ainda não parou.
Volta 19 – Boa manobra de Sainz a Hamilton, apesar dos pneus com menos voltas do espanhol. Saiu melhor do gancho e a partir daí foi sempre lado a lado com o adversário britânico, conseguindo ter sucesso na manobra na travagem na curva seguinte.
Volta 18 – Norris deixou para trás Russell, enquanto Leclerc é o líder ainda sem parar.
Uma luta interessante está mais atrás no pelotão, na batalha pela possibilidade de pontos. Bottas é 11º, depois de ultrapassar Sargeant e persegue agora Magnussen que ocupa a 10º posição, ainda sem parar.
Volta 17 – Para o líder, com luta entre Norris e Hamilton. O piloto da McLaren tem pneus novos e aproveitou para deixar para trás Hamilton na travagem para a curva 1.
Volta 16 – Red Bull chamou Pérez na mesma altura em que a Ferrari parou Sainz.
Volta 15 – Alonso já parou e baixou para o oitavo posto, mantendo-se entre os pilotos da McLaren.
Volta 14 – Desistência de Zhou, possivelmente por problemas de caixa de velocidade.
Na Mercedes houve troca planeada de posições entre os dois pilotos.
Volta 13 – Piastri vai para as boxes, regressando com pneus duros e em 12º.
Volta 12 – Zhou parou e ficou muito tempo parado, mas não parecia ser um problema com alguma porca, questão que tem sido recorrente na Sauber.
Volta 11 – A McLaren chama Norris para a primeira paragem. Os McLaren estão a penar com a degradação dos médios. O britânico regressa à pista com pneus duros no 10º lugar.
Volta 11 – Logan Sargeant ultrapassa Pierre Gasly, depois de algumas curvas com o norte-americano a pressionar o francês.
Volta 9 – Os dois Ferrari parecem ter uma pequena vantagem com os pneus médios sobre os McLaren, levando Leclerc a estar muito perto da traseira do MCL38 de Piastri.
Volta 8 – Param agora Tsunoda e Zhou. Na frente tudo igual.
Volta 7 – Bottas e Hülkenberg já pararam e deixaram os pneus macios pelos duros.
Volta 6 – Depois de um bom recomeço, Ocon começa a perder posições. Já baixou para 13º.
Ocorreu um toque entre os dois pilotos da Alpine na segunda largada, ao que parece sem qualquer danos de maior.
Volta 5 – Russell tinha perdido o posto para Tsunoda, mas o britânico recuperou o posto e segue em 9º atrás de Hamilton.
Volta 3 – Um arranque menos bem conseguido de Max Verstappen, mas o neerlandês mantém o primeiro lugar. Mexidas na classificação só mais atrás, com Hülkenberg a perder rapidamente o 10º posto e a cair para 15º. Hamilton perdeu o 7º lugar para Leclerc.
Ocon subiu muitas posições e é 11º.
Volta 2 – Pneus macios para Valtteri Bottas. Hamilton passou dos médios para os duros neste recomeço. assim como Russell, Ocon, Gasly, Ocon e Sargeant. Zhou também tem novos pneus macios.
Volta 2 – Recomeço da corrida marcado para as 6:32h.
Confirmado que o acidente da primeira volta será investigado pelo CCD.
Volta 2 – Quem ganhou mais com esta nova ordem de partida foi Hülkenberg, que vai começar de décimo no arranque parado decretado pela FIA.
O incidente entre Albon e Ricciardo foi anotado pela direção de corrida e poderá ser investigado pelo Colégio de Comissários Desportivos.
Volta 2 – Ordem de partida já conhecida para o recomeço da corrida do GP do Japão:
- Max Verstappen
- Sergio Pérez
- Lando Norris
- Carlos Sainz
- Fernando Alonso
- Oscar Piastri
- Lewis Hamilton
- Charles Leclerc
- George Russell
- Nico Hülkenberg
- Valtteri Bottas
- Yuki Tsunoda,
- Esteban Ocon
- Pierre Gasly
- Lance Stroll
- Kevin Magnussen
- Logan Sargeant
- Zhou Guanyu
Volta 1 – Bandeira vermelha! Acidente entre Alexander Albon e Daniel Ricciardo
Um acidente ainda na primeira volta entre Alexander Albon e Daniel Ricciardo levou à neutralização da corrida.
Foram poucos os metros percorridos, até que um pequeno toque do VCARB01 de Ricciardo no FW46 de Albon levou ambos contra a proteção de pneus do traçado de Suzuka. Ambos os pilotos saíram dos carros pelos próprios meios, apesar de terem ficado com bastantes pneus por cima deles.
O arranque foi particularmente penalizador para os dois pilotos da RB, uma vez que também Yuki Tsunoda tinha perdido duas posições após o semáforo se apagar.
5:55h: Escolha de pneus – No top 10 apenas Fernando Alonso começa com pneus macios, todos os outros com pneus médios. De resto, Nico Hülkenberg, Valtteri Bottas, Alexander Albon, Esteban Ocon, Lance Stroll, Pierre Gasly e Logan Sargeant com pneus macios, todos os outros estão com pneus médios montados nos seus monolugares.
5:50h: Temperaturas:
Temperatura da pista: 40ºC
Temperatura do ar: 23ºC
Humidade: 41%
Probabilidade de chuva para esta corrida: 0%
QUAL A MELHOR ESTRATÉGIA EM SUZUKA?
1º GP 1987
Voltas 53
Circuito 5.807 km
Corrida 307.471 km
Recorde 1m30.983s (Lewis Hamilton, 2019)
5:40h – Grelha de partida para o GP
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI