GP Japão F1, Sainz penalizado três lugares na grelha por ter impedido Hamilton na Q2

Carlos Sainz recebeu uma penalização de três lugares na grelha por ter impedido Lewis Hamilton durante a Q2 da qualificação de sábado para o Grande Prémio do Japão, o que significa que o espanhol descerá de P12 para P15. Hamilton estava a realizar uma volta lançada na sessão quando encontrou Sainz lento na Curva 1, que por sua vez estava a realizar a sua volta de entrada, levando o sete vezes Campeão do Mundo a expressar o seu desagrado através do rádio, após ter de sair ligeiramente da pista para evitar o Williams.
O incidente foi enviado para os comissários de pista para investigação após a qualificação e, após uma audiência, foi confirmado que Sainz desceria três posições na grelha de partida para a corrida de amanhã no Circuito de Suzuka. Um documento divulgado após a audiência – na qual os comissários ouviram Sainz e os representantes da equipa, bem como analisaram os dados, o vídeo e as comunicações de rádio – afirma: “O piloto do carro 55 declarou que não recebeu qualquer aviso da equipa sobre a aproximação do carro 44 durante uma volta de ataque. Afirmou ainda que foi apanhado completamente de surpresa e que, devido à velocidade de aproximação do carro 44 e ao ângulo do seu carro, não conseguiu ver o carro 44 nos seus espelhos retrovisores.
No entanto, apesar do que foi apresentado, a equipa foi amplamente avisada de que o carro 44 estava a realizar uma volta de saída enquanto o carro 55 estava na sua volta de aproximação. Além disso, decorreram mais de 8 segundos entre o momento em que era evidente que o carro 44 não se dirigia para as boxes e, portanto, ia iniciar uma volta de ataque, e o momento em que o carro 55 poderia ter tomado as medidas adequadas se o piloto tivesse sido avisado pela equipa.
“É importante notar que a penalização padrão para esta infração durante a qualificação, independentemente de ser culpa do piloto ou da equipa, é uma penalização de 3 posições na grelha, pelo que os Comissários Desportivos consideram que a penalização padrão deve ser aplicada.”
Com Sainz a ter terminado inicialmente a Q2 em 12.º lugar, ele agora descerá para 15.º, o que promoverá Fernando Alonso, Liam Lawson e Yuki Tsunoda para P12, P13 e P14, respetivamente. Este incidente junta-se ao que tem sido um início difícil para Sainz na Williams, à medida que continua a habituar-se ao FW47 após a sua mudança da Ferrari.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Eu não penalizaria já que, apesar do impedimento, Hamilton passou à Q3, mas aceita-se.
A regra geral é que a penalização é dada em função da acção, não do seu resultado.
Por isso eu escrevi “aceita-se” mas, na minha opinião, o resultado deveria contar, nem que fosse dar só um ou dois lugares de penalização.