GP Japão F1: regresso de Max Verstappen e da Red Bull às pole-positions

Por a 5 Abril 2025 08:38

Uma grande volta de Max Verstappen (Red Bull Racing Honda RBPT) colocou-o na pole position do GP do Japão de Fórmula 1 por apenas 0.012s, naquela que é a sua quarta pole em Suzuka e a 41ª da sua carreira, a primeira desde o GP da Áustria de 2024.

O piloto da Red Bull bateu Lando Norris (McLaren Mercedes) que depois de ter sido apenas quinto na primeira série de voltas, ‘saltou’ para 1º baixando significativamente o seu registo, mas não chegou para a volta fantástica do piloto da Red Bull.

Oscar Piastri (McLaren Mercedes), que estava na pole provisória após as primeiras tentativas, caiu para terceiro, não conseguindo melhorar na sua segunda tentativa.

Depois de duas poles da McLaren na Austrália e China, pole no Japão para a Red Bull e Max Verstappen, sendo esta claramente uma pole de um piloto que extraiu tudo…e mais alguma coisa do seu carro. Apesar disso, não vai ser nada fácil para manter os McLaren atrás de si, mas com a chegada prevista da chuva, as coisas podem baralhar-se bastante.

Charles Leclerc (Ferrari) foi quarto, a sua melhor posição do ano depois de um sétimo e sexto posto na grelha nas duas primeiras corridas, na frente de George Russell (Mercedes) que fez percurso inverso: foi agora quinto, depois de ter sido anteriormente quarto e segundo.

Kimi Antonelli (Mercedes) tem vindo sempre a melhorar as suas posições na grelha e depois de o 16º posto na Austrália e o oitavo lugar na China, passa de novo à Q3 e sobe mais dois degraus com o sexto posto.

Grande qualificação também para Isack Hadjar (Racing Bulls Honda RBPT), que melhorou o seu registo na última volta e repetiu o sétimo lugar na grelha já obtido na China. Um piloto muito rápido que está a dar muito boa conta de si em qualificação.

Já Lewis Hamilton (Ferrari) está mais intermitente, e repetiu o oitavo lugar da Austrália, isto depois de ter sido quinto na China. Alexander Albon (Williams Mercedes) colocou o seu monolugar pela terceira vez na Q3, ao contrário de Carlos Sainz, que falhou o objetivo nas duas últimas qualificações, com o anglo tailandês a ser nono no Japão depois de ter sido 10º na China.

Outro grande pulo na qualificação de hoje foi Oliver Bearman (Haas Ferrari) que foi 10º, bem diferente do 20º e 17º que obteve nas duas primeiras qualificações.

A qualificação foi intensa, na primeira série de voltas na Q3, Oscar Piastri (McLaren Mercedes) ficou 0.226s na frente de Max Verstappen (Red Bull Racing Honda RBPT) seguindo-se Charles Leclerc (Ferrari) a 0.247s, George Russell (Mercedes) a 0.266s, Lando Norris (McLaren Mercedes) não conseguiu melhor que o quinto posto a 0.467s ficando na frente de Lewis Hamilton (Ferrari) a 0.616s, Isack Hadjar (Racing Bulls Honda RBPT) a 0.819s, Oliver Bearman (Haas Ferrari) a 1.038s, Alexander Albon (Williams Mercedes) a 1.054s e Kimi Antonelli (Mercedes) a 1.170.

De resto, curiosamente, Liam Lawson fez no Japão a sua melhor qualificação do ano, 14º depois de ter sido 18º e 20º com o Red Bull. Yuki Tsunoda, que ficou atrás de Lawson nesta sessão, tinha anteriormente sido quinto e nono com o Racing Bulls, desta feita foi…15º com o Red Bull.

Em nenhuma das três qualifiocações qualquer dos Aston Martin passou à Q3, oque só acontece mais também com a Kick Sauber. Todas as restantes equipas foram pelo menos uma vez à Q3.

Não há nenhum piloto, nem equipa, que tenha ficado sempre na Q1.

Q1: Lance Stroll e Esteban Ocon eliminados

Com pista seca e bancas repletas, as equipas preparavam-se para a sessão de qualificação para o GP do Japão. Depois da McLaren ter liderado todas as sessões de treinos, era tempo para o primeiro momento de grande tensão do fim de semana. Com 34 °C de temperatura de pista, 14,7 °C de temperatura do ar e 58% de humidade, os pilotos enfrentavam as 18 curvas do traçado de Suzuka em condições ideais.

Os primeiros tempos começaram a ser colocados no segundo 29, com Oliver Bearman a passar pela liderança na tabela de tempos, destronado por Gabriel Bortoleto. Mas as verdadeiras referências surgiram pouco depois com Charles Leclerc a entrar no segundo 28 e Lando Norris a tirar 0,3 segundos ao tempo do monegasco. Max Verstappen saltou para a segunda posição, enquanto o novo colega, Yuki Tsunoda, tinha feito o quarto tempo. Oscar Piastri roubou o lugar do colega de equipa e George Russell tratou de se instalar no segundo posto.

A meio da sessão, estavam na zona de eliminação Lewis Hamilton, Isack Hadjar, Lance Stroll, Oliver Bearman e Esteban Ocon. Norris regressou ao topo da tabela de tempos (primeiro a entrar no segundo 27), com Leclerc em segundo e Piastri em terceiro. Hamilton saltou para o sexto, atrás de Bearman que também conseguiu reentrar no top 5.

A cinco minutos do fim, Liam Lawson, Fernando Alonso, Kimi Antonelli, Isack Hadjar e Lance Stroll.

Chegava o tempo das derradeiras voltas, que iam definir quem ficava de fora na Q1. Hadjar queixava-se de um problema no cockpit, que o afetava muito, de forma a não conseguir extrair tudo do seu monolugar.

Piastri regressou ao primeiro lugar, com seguido de Russell, Norris, Leclerc e Hamilton. No extremo oposto da tabela, ficavam eliminados na Q3 Nico Hulkenberg, Bortoleto, Esteban Ocon, Jack Doohan e Lance Stroll. Piastri ficava com o melhor tempo (1:27.687) seguido de Russell, Norris, Leclerc e Hamilton.

Q2: Carlos Sainz e Yuki Tsunoda eliminados

A segunda sessão da qualificação do GP do Japão começou com Max Verstappen a todo o gás, que entrou logo no segundo 27. Lewis Hamilton e Charles Leclerc não conseguiram bater o tempo de Verstappen, mas Lando Norris tratou de retirar o #1 do primeiro posto, tirando 0.3 segundos ao registo do piloto da Red Bull. Oscar Piastri fez apenas o terceiro posto e George Russell instalava-se no segundo posto.

Hamilton, Leclerc, Bearman e Tsunoda fizeram as suas voltas com pneus macios usados, o que se refletia na sua performance.

A oito minutos do fim da Q2, mais um foco de incêndio na relva do circuito de Suzuka, com as bandeiras vermelhas a serem mostradas, numa altura não muito comprometedora da sessão.

A ordem era Norris (1:27.146), Russell, Verstappen, Piastri e Albon. Na zona de eliminação tínhamos, Sainz, Alonso, Bearman, Tsunoda e Lawson.

A sessão recomeçou com os Ferrari a tentarem melhorar os seus registos, mas sem se destacarem, com Leclerc a ficar em quarto e Hamilton em quinto. O segundo esforço de Yuki Tsunoda não foi bem-sucedido e o japonês não conseguiu sair da zona de eliminação. Pierre Gasly também não conseguia sair da do fundo da tabela, tal como Carlos Sainz.

No fim da sessão, confirmava-se a eliminação de Gasly, Sainz, Alonso, Lawson e Tsunoda. Lando Norris ficou com o melhor tempo, seguido Russell, Verstappen, Piastri e Leclerc. Hamilton, Antonelli, Bearman, Hadjar e Albon completavam o top 10.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
33 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
autovia622025_gmail_com
autovia622025_gmail_com
23 dias atrás

Que volta fenomenal, enorme surpresa a conseguir bater o foguetão do mclaren nesta pista tão exigente e completa e o mercedes que são os 2 carros mais competitivos e rapidos do pelotão nas curvas lentas e nas curvas rapidas é impressionante o milagre e coelho da cartola que o max conseguiu fazer em suzuka hoje a provar porque é tetra campeão mundial e o favorito ao penta campeonato este ano, para mim uma das melhores voltas e poles da historia da f1 com o 4º carro mais rapido impressionante, novamente os pilotos da mclaren e o russell a fazerem grandes… Ler mais »

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  autovia622025_gmail_com
23 dias atrás

vírgulas e pontos finais por favor!!

Thor
Thor
Reply to  Lagaffe
23 dias atrás

Dá muito trabalho ao Gui. Não o incomode sff.

jo22101626
jo22101626
23 dias atrás

Acredito que estamos neste momento a presenciar história a ser escrita perante os nossos olhos e que estamos a ver Verstappen em modo deus, e quiçá a versão mais forte de um piloto de fórmula1 e digo isto como adepto de Hamilton ou Schumacher e não do holandês

Pity
Pity
Reply to  jo22101626
23 dias atrás

Foi da pintura do carro e da cor do fato 😀😀😀. Max já disse que quer continuar com estas cores até final da época 😀😀😀.
Surpreendente, de facto, mas ainda falta a corrida.

jacinto-18
23 dias atrás

Começo a pensar que a contratação de Hamilton não funcionou. Oxalá esteja errado. Para ser campeã tem que ser um piloto com chancela Vesrtappen.

dannyricfanclub
dannyricfanclub
23 dias atrás

Irónico: o Liam Lawson à frente do Yuki Tsunoda.
Se calhar o problema da Red Bull não é o segundo piloto.
O Hadjar a fazer um tempo sensacional, e o Antonelli a apenas 2 décimas do Russell. Mas OK, o Borboleto é que é o melhor rookie…

Last edited 23 dias atrás by Danny Ric Fan Club
Pity
Pity
Reply to  dannyricfanclub
23 dias atrás

Não podemos comparar os rookies só pelo desempenho, temos de contabilizar também o carro que conduzem e a diferença para o colega de equipa. Pela sua bitola, o Bortoleto é melhor do que o Antonelli, já que ficou só a 52 milésimos do Hulkenberg, mas o melhor é o Hadjar, que ficou sete lugares na frente do Lawson…
Na minha bitola, os três são muito bons, mas quem me está a surpreender positivamente, é mesmo o Hadjar.

dannyricfanclub
dannyricfanclub
Reply to  Pity
23 dias atrás

Não, não podemos compará-los só pelo desempenho: temos de os comparar pela proximidade afectiva e idiomática. Poupe-me!

Pity
Pity
Reply to  dannyricfanclub
23 dias atrás

Também não podemos “desprezá-los” pela nacionalidade.

dannyricfanclub
dannyricfanclub
Reply to  Pity
23 dias atrás

O Gabriel Bortoleto é apenas um pay driver que chegou à Europa com dinheiro para comprar lugares nas melhores equipas das fórmulas de promoção. Tal e qual o Felipe Drugovich. Houve sempre grandes pilotos brasileiros – a começar pelo Emerson Fittipaldi e a acabar no Felipe Massa, passando pelo Ayrton Senna – mas houve outros tantos que não mostraram valor na F1 – Chico Serra, Raul Boesel, Bruno Senna, Felipe Nasr, entre muitos outros. Houve pilotos brasileiros que eu gostava de conhecer pessoalmente, e depois houve escroques como o Nélson Piquet, criatura odiosa que era venerada aqui por ter a… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  dannyricfanclub
23 dias atrás

Está bem, fique lá com a taça.

dannyricfanclub
dannyricfanclub
Reply to  Pity
23 dias atrás

E bem a mereço.

Cágado1
Reply to  dannyricfanclub
23 dias atrás

Será anormal adorar um tri-campeão como o Piquet, que entre outras coisas bateu o Grande Lauda logo no início da carreira? Um underdog que conseguiu vencer a F3 inglesa sem um tostão?… Não me parece. Pessoalmente, vivia no Brasil no início da sua carreira local e na Europa; comecei a irritar-me com ele na forma como ameaçou o Jones no Canadá, no final de 1980; ainda vibrei com o campeonato de 1981; risquei-o de vez com os murros no Eliseo Salazar, mas compreendo perfeitamente que quem admira um piloto apenas pelos seus resultados o admire.

garantia4
garantia4
Reply to  Cágado1
23 dias atrás

Cágado1, o Piquet conseguiu 2 patrocínios em Inglaterra, um da Champions e outro da BP, e deles foi recebendo valores avultados que lhe permitiram por exemplo comprar um carro para testes ou levar os seus motores a Itália para a a revisão. Certo que foi seu mérito, porque o contrato pressupunha que só lhe pagavam se vencesse corridas, mas não corria propriamente em condições inferiores.

Cágado1
Reply to  garantia4
23 dias atrás

Eu tinha um poster do Ralt do Piquet no meu quarto e tinha apenas os patrocínios da Arno (fabricante brasileiro de pequenos electrodomésticos) e da Brastemp (que o apoiou no Brasil na Fórmula VW 1600, como forma de agradecimento, mas sem receber um tostão). Não fazia ideia que tivesse conseguido apoios ingleses. Mérito dele. Mas nunca foi um piloto rico, como os seus adversários no Brasil.

Last edited 23 dias atrás by Cágado1
917/30
Reply to  Pity
23 dias atrás

Esse tipo “despreza” Bortoleto não pela nacionalidade mas sim pelo facto de ser protegido de Alonso, um hater será sempre um hater…

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  Pity
23 dias atrás

O Hadjar é o sucessor do Pérez.
O Tsunoda e O lawson só estão a queimar-se

917/30
Reply to  Pity
23 dias atrás

100% de acordo com o que diz, também os acho muito bons. Também achava que o Hadjar ia disparatar, mas tem estado muito bem.

Cágado1
Reply to  dannyricfanclub
23 dias atrás

E o Bearman não entra nessa lista porquê?…

dannyricfanclub
dannyricfanclub
Reply to  Cágado1
23 dias atrás

Porque tecnicamente já não é um caloiro. Ou «rookie», se preferir.

Cágado1
Reply to  dannyricfanclub
23 dias atrás

Ah não?… Provavelmente tem menos Kms num F1 que o Antonelli.

917/30
Reply to  Cágado1
23 dias atrás

Obviamente porque já fez muitas corridas…5 corridas são muiiiiitas corridas lol O Hadjar e o Antonelli por ex., quando fizerem 5 corridas deixam de ser rookies também, eu é que julgava (e pelos vistos tu também) que deixavam de ser rookies apenas quando tivessem completado uma época de F1 (ou perto disso), é por isso que venho aqui, pois aqui estou sempre a “aprender”…

Pity
Pity
23 dias atrás

Pole surpreendente, sem dúvida, mas 44 milésimos entre primeiro e terceiro, faz antever uma corrida animada, independentemente da possibilidade de chuva.
Boa qualificação de Leclerc, a superar os Mercedes. Muito bem Hadjar, a superar Hamilton. Albon continua a bater Sainz e Bearman a bater claramente Ocon.
Entre os que não chegaram à Q3, destaque para Lawson, à frente de Tsunoda e para a péssima qualificação de Stroll.
A chuva será bem vinda, para ver se acabam os fogos na relva, mas que surja na madrugada ou manhã, deixando a corrida em seco.

garantia4
garantia4
Reply to  Pity
23 dias atrás

Acha mesmo que o Max não vai deixar fugir os McL se a pista estiver seca ?

Pity
Pity
Reply to  garantia4
23 dias atrás

A ver vamos.

canam
canam
23 dias atrás

Não tendo(ainda) visto, é realmente impressionante o que o Vestappen consegue tirar deste carro. Só para os grandes. A Mclaren ainda é favorita para ganhar a corrida mas com o Max nunca se sabe.

Cágado1
23 dias atrás

Impressionante a pole do Verstappen. Impressionante 3 rookies nos 10 primeiros (2 deles à frente de companheiros mais experientes).

garantia4
garantia4
23 dias atrás

Quando todo o paddock esperava a pole dos McL após os 3 TL, no momento que contava eis que aparece o Verstappen a lembrar-nos o que é um fora-de -série. À semelhança do que fazia o Schumacher, ( outro antipático, além de muito detestado por aqui ) em 1998, sempre contra a McL. Foi a sua 4ªa pole em Suzuka, uma pista que parece ter sido desenhada para exaltar a sua pilotagem feroz e cirúrgica. Quanto ao que conta, o amanhã, dá ideia que há uma menor degradação dos Pirelli, por isso talvez 1 a melhor estratégia seja 1 só… Ler mais »

driver-on-track
driver-on-track
23 dias atrás

O Rei está de volta…. não restam dúvidas que com material igual , em 20 corridas o Max as ganhava todas… não adianta nada o ódio e artigos feitos a pedido nas revistas e mass media a denegrir e a tentar diminuir as suas conquistas o homem é mesmo bom…. e para completar o ramalhete o Landinho começa a sentir a pressão do Piastri .. a breve prazo os jornaleiros terão outro alvo….

chicanalysis
23 dias atrás

Saltando diretamente do óbvio aplauso ao Verstappen, cabe enaltecer o feito do Hadjar, que mesmo sob enorme pressão (nos tintins) consegue chegar onde chegou.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado