GP Japão F1: Red Bull parece ter alguma vantagem, apesar de otimismo da Ferrari
A chuva no segundo treino do Grande Prémio do Japão dificultou o trabalho das equipas para recolher dados cruciais para a qualificação e até a corrida, assim como a capacidade de avaliar o impacto das atualizações introduzidas para o fim de semana. No entanto, e apesar das condições difíceis do primeiro dia, a Red Bull emerge como forte concorrente, podendo repetir o seu domínio da corrida do ano passado.
Em 2023, Max Verstappen conquistou a pole position com uma margem impressionante de 0,581s e, subsequentemente, ao garantir uma vitória imponente, cruzando a linha de chegada com quase 20 segundos de vantagem sobre os seus adversários, ao mesmo tempo que estabelecia a volta mais rápida da corrida.
A Red Bull parece manter a vantagem em Suzuka, embora seja importante notar que a avaliação se baseia numa única sessão de treinos e ainda para mais, interrompida por uma bandeira vermelha devido ao acidente de Logan Sargeant.
Verstappen reconheceu que a sua vantagem sobre a concorrência foi reduzida em comparação com o ano passado, indicando uma maior luta na frente. De facto, a análise dos dados corrobora esta afirmação, com a Red Bull a manter uma vantagem estreita de 0,10s sobre a Ferrari nas simulações de qualificação com pneus macios.
O RB20 demonstrou um bom desempenho nas curvas lentas, com ambos os pilotos da Red Bull satisfeitos com o comportamento do carro no traçado nipónico no final do primeiro dia.
Um pouco mais longe da Red Bull e da Ferrari, surgem a McLaren, Mercedes e Aston Martin. Segundos os cálculos da F1, a equipa de Woking mantém uma curta vantagem sobre as suas duas adversárias, mas a 0.46s da Red Bull. A Mercedes terá uma diferença de cerca de 0.52s e a estrutura de Silverstone a 0.57s. No entanto, Lewis Hamilton ficou muito satisfeito com o carro no pouco que conseguiu andar hoje.
Novamente numa espécie de terra de ninguém em ritmo de qualificação, surge a RB. Deverá estar a 1.20s do ritmo da equipa irmã, enquanto Williams, Haas e Sauber deverão estar muito próximas umas das outras. Com cerca de 1.60s para a Red Bull, as três equipas parecem estar numa situação em que pequenos detalhes podem fazer a diferença, uma vez que o seu ritmo dá mostrar de ser muito semelhante. Vamos ter de esperar para ver se na prática alguma delas consegue ter mais argumentos.
No fundo da tabela de tempos, deverá estar a Alpine, continuando o seu penoso rumo à tentativa de melhorar (bastante) o desempenho do A524.
Foto: Clive Mason/Getty Images/Red Bull Content Pool