GP Japão F1, o herói esquecido: Isack Hadjar

Por a 7 Abril 2025 10:13

Roçou a perfeição a prestação de Isack Hadjar em Suzuka, no seu contexto, claro. O argelino-francês teve um fim de semana fantástico: sétimo na qualificação, oitavo na corrida, com muitos bons pilotos e bons carros atrás de si. Foi um enorme feito naquela que é apenas a sua terceira corrida de Fórmula 1, e logo numa pista tão difícil.

Hadjar confirmou que tem talento – e isso vê-se numa pista como Suzuka. Teve uma corrida sem falhas e obteve os seus primeiros pontos na F1. Neste momento, Hadjar é o piloto da Red Bull mais pontuado a seguir a Verstappen, portanto, à frente de Yuki Tsunoda e Liam Lawson. Hadjar tem potencial e este foi claramente um fim de semana importante, pois mostrou o que pode fazer: “Foi uma corrida longa e cansativa, mas fizemos o máximo que podíamos fazer e, honestamente, sinto que fizemos uma corrida perfeita. Alcançar o P8 era o nosso objetivo hoje, uma vez que o Lewis estava fora do nosso alcance. Fizemos tudo para maximizar o nosso desempenho e, por isso, conseguimos alcançar este resultado por mérito, sem beneficiar de quaisquer problemas dos outros. Não podia estar mais feliz por ser recompensado com os meus primeiros pontos na F1 aqui em Suzuka, depois de um fim de semana como este. Senti-me confortável no carro e acho que me adaptei muito bem. Hoje não havia quase nenhuma degradação na pista, por isso estive sempre a fundo e não deixei nada em cima da mesa.”

FOTO: Getty Images/Red Bull Content Pool

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
11 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
4 dias atrás

O Hadjar está a surpreender-me positivamente. Não gostei dele na F2, achei-o muito imaturo e rezingão, apesar de ter sido vice-campeão, mas na F1 parece outro.
Houve alguém que não gostou, quando eu disse que o choro na Austrália lhe fez bem, mas eu acho que esse foi o clique que mudou “a chavinha”. As palavras de conforto que recebeu, não só do pai do Hamilton, terão sido benéficas e ele chegou à China diferente, pista que, tal como Suzuka, não conhecia. A continuar assim, temos piloto para o futuro.

917/30
4 dias atrás

As minhas expectativas em relação a Hadjar eram baixas, não porque não fosse rápido, mas sim pelo facto de ser demasiado emotivo/nervoso, mas (tirando o compreensível erro de rookie na 1º corrida) tem sido uma agradável surpresa.

Leandro Marques
4 dias atrás

Não fosse a crise de choro na primeira corrida e se calhar era ele quem estaria no segundo carro da Red Bull.
Não me está a surpreender nada, mete as rodinhas no sítio certo, sabendo ser menos emotivo e mais calculista, tem um futuro brilhante.

Pity
Pity
Reply to  Leandro Marques
4 dias atrás

Ir directo para a Red Bull não seria bom para ele, porque estamos a falar da Red Bull. É melhor deixá-lo um ano a “maturar” na segunda equipa e, no próximo ano, então sim, promovê-lo.

917/30
Reply to  Pity
4 dias atrás

E mesmo assim…Checo já estava “maturado” e foi o que se viu. Enquanto a RBR fizer o carro para o Max ninguém vai conseguir andar no 2º carro.

Leandro Marques
Reply to  Pity
4 dias atrás

É o piloto, em termos de estilo de pilotagem, mais parecido com Max. Falta a experiência que Max já tem que lhe permite conseguir guiar um carro complicado, que não é do seu agrado, mas que ele ainda consegue gerir. Mas que seria uma grande escola para Hadjar antes da entrada do novo regulamento seria. Ter quebrado após o erro que cometeu no 1º grande GP não o favoreceu muito.

Pity
Pity
Reply to  Leandro Marques
4 dias atrás

Não consigo dizer qual é o estilo de um piloto, seja ele qual for.
Neste momento ele ainda não tem estofo para aguentar a pressão duma Red Bull. Ir para lá agora seria destruí-lo. Ainda há alguns meses (F2) ele mostrava-se demasiado nervoso ao mais pequeno problema.

Leandro Marques
Reply to  Pity
4 dias atrás

Resposta a si que serve também ao outeo colega. Acho que vocês subestimam demasiado Hadjar. Para mim a surpresa nele foi mesmo o que aconteceu após bater no primeiro GP. As trajetórias limpas que ele faz e a capacidade de reflexo dele é o que mais entusiasma neste piloto e o que me faz dizer que é muito parecido na condução com Max. Não vejo assim tão evidente que ele não se daria bem na Red Bull, acho até que se daria muito bem.

917/30
Reply to  Leandro Marques
4 dias atrás

Se fosse para a o 2º RBR estava feito…

Last edited 4 dias atrás by ...
NOTEAM2.0
NOTEAM2.0
4 dias atrás

Gosto muito do Hadjar, numa das sondagens aqui feitas pelo autosport, disse que o francês seria o melhor dos pilotos da Vcarb.
Se calhar isso foi um pouco exagerado, mas francamente parece-me o piloto com maior margem de evolução que chegou á F1 via Red Bull, depois do Pierre Gasly.
Se continuar a evoluir ao longo da temporada, tem a porta aberta para subir um novo degrau e tornar-se piloto oficial da RB

Leandro Marques
Reply to  NOTEAM2.0
4 dias atrás

Eu sou suspeito para falar de Hadjar, desde o ano passado eu parecia ir contra a corrente generalizada dos comentários que via, por aqui, serem feitos relativamente a ele. Já me entusiasmava o que via na TV, o que vi ao vivo em Spa conquistou-me de forma definitiva. Só alguém muito especial fazia as curvas de Les Combes da forma como ele fazia. Há quase uma década que nenhum piloto me entusiasmava tanto para ver o que dava como Hadjar.

Ativar notificações? Sim Não, obrigado