GP Japão F1: Nico Rosberg vence depois de má partida de Lewis Hamilton

Por a 9 Outubro 2016 07:37

Uma vez mais Nico Rosberg teve a possibilidade de realizar a corrida que tanto gosta, partir na frente e não ser incomodado durante toda a corrida, vencendo novamente, aproveitando para dilatar a margem para Lewis Hamilton, colocando-a em 33 pontos. O inglês da Mercedes desaproveitou por completo o seu segundo lugar da grelha a caiu para oitavo nos primeiros metros da corrida, no que parece claramente ter sido mais uma partida falhada (há que confirmar se não foi novamente a já célebre embraiagem da Mercedes a ‘patinar’). Hamilton recuperou durante a corrida de oitavo para terceiro, e ainda lutou com Max Verstappen nas últimas voltas pelo segundo lugar, mas o já ‘célebre’ mudar de direção de Verstappen em travagem permitiu ao holandês suster Hamilton atrás de si e terminar em segundos. Lá na frente Rosberg teve sempre a corrida completamente controlada, limitando-se a gerir a margem para os pilotos atrás de si, não precisando de se defender nem atacar ninguém (só nas dobragens) durante toda a corrida. Com estes resultados, Hamilton perdeu mais uma oportunidade de recuperar terreno a Rosberg e vê a renovação do título fugir-lhe cada vez mais para Rosberg. A Mercedes assegurou o seu terceiro título Mundial de Construtores seguido. Os Ferrari de Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen terminaram em quarto e quinto, com o vencedor do GP da Malásia a realziar em Suzuka uma corrida completamente apagada, terminando em sexto.

Sergio Perez e Nico Hulkenberg colocaram os seus Force India-Mercedes novamente na frente dos Williams de Felipe Massa e Valtteri Bottas, que encerraram o top 10, abrindo ainda mais a margem que os separa no campeonato que está cada vez mais ‘sorridente’ para a Force India. Apesar de partir de sétimo, Romain Grosjean não conseguiu pontuar com o seu Haas-Ferrari, terminando em 11º na frente de Jolyon Palmer, que voltou a colocar o seu Renault na frente de Kevin Magnussen que foi apenas 14º. Entre ambos ficou Daniil Kvyat, em mais uma corrida apagada dos dois Toro Rosso. Marcus Ericsson foi 15º com o Sauber, batendo os McLaren de Fernando Alonso e Jenson Button, que desiludiram por completo em Suzuka, provando-se que “santos da casa não fazem milagres”. Bem pior que Grosjean esteve o seu coelga de equipa, Esteban Gutierrez, que foi apenas 20º. Mais uma vez, Esteban Ocon bateu o Manor-Mercedes do seu companheiro de equipa, Pascal Wehrlein.

Nico Rosberg deu um enorme passo rumo ao título, pois se antes desta corrida Hamilton só dependia de si para ser campeão, isso mudou e a partir daqui, Rosberg já pode ficar sempre imediatamente atrás de Hamilton (nem sequer precisa do fazer em todas as corridas) e ainda assim ser campeão. Está tudo alinhado para Rosberg obter o seu primeiro título, pois a partir daqui só uma perfeita hecatombe tira o título a Rosberg. A partir daqui, tal como Toto Wolff disse à Sky F1, só se algum desistir e o outro somar 25 pontos as coisas voltam a ficar incertas.

Nico Rosberg assegurou em Suzuka a nona vitória da época e até hoje na história da F1 nenhum piloto deixou de ser campeão depois de vencer nove vezes na mesma temporada. No campeonato, o piloto da Mercedes soma agora 313 pontos, mais 33 que Lewis Hamilton. O triunfo de Rosberg começou a ser construído na partida, quando arrancou perfeitamente bem ao contrário do seu colega de equipa, que voltou a ter problemas, resta saber se semelhante a Monza, onde a ‘tal’ ‘incongruência’ da embraiagem e do sistema de arranques da Mercedes terá voltado a fazer das suas. Contudo, tendo em conta que Hamilton pediu desculpa à sua boxe via rádio ao invés de ‘barafustar’ com o sistema, isso pode indiciar que foi erro seu. De qualquer fora, curiosamente, Rosberg já perdeu este ano 29 posições na partida enquanto Hamilton ‘só’ perdeu 23 (a maior parte dos perdidos por Rosberg foi em Sepang, depois do toque de Vettel). Portanto, não é por aí que se justifica toda a diferença de Rosberg para Hamilton.

Resumo da corrida

Rosberg arrancou bem e Hamilton caiu de segundo para oitavo, atrás do líder Rosberg, colocaram-se Max Verstappen e Sergio Pérez, que partiu muito bem da quinta posição. Ricciardo, Vettel, Hülkenberg e Räikkönen seguiram-se, Vettel passou um apagado Ricciardo na travagem da 130R, e a partir daí tudo ficou muito ‘quieto’ durante algum tempo. Pouco depois, Rosberg começou a abrir vantagem na frente, que depressa colocou em 7.5s face a Vettel depois dos Red Bull terem ido cedo às boxes, trocando para pneus duros, misturando as estratégias de pneus face aos adversários. Mas não resultou. Hamilton recuperava muito devagar nesta fase da corrida, e só quando permaneceu mais tempo em pista pode passar dois adversários duma assentada nas boxes, chegando ao quarto lugar.

Na luta entre a Force India e a Williams, Sergio Pérez e Nico Hulkenberg suplantaram claramente Valtteri Bottas e Felipe Massa, e nem a diferente estratégia dos homens de Grove lhes valeu. Simplesmente os Force India andam mais.

Lá na frente Rosberg distanciou-se um pouco de Verstappen, Vettel rodava seis segundos mais atrás mas quase 15s à frente de Hamilton, que já passara Ricciardo. Nesta altura, Hülkenberg surpreendeu Bottas na travagem da chicane e colocou os dois Force India na frente dos dois Williams. Definitivamente! Lá na frente, Rosberg entrava em modo gestão, sem uma grande distância, poupando tudo, Vettel aproximava-se de Verstappen, agora já mais pressionado por Hamilton.

Depois das segundas paragens nas boxes, Rosberg tinha 6.3s de avanço para Verstappen, que por sua vez estava sete segundos na frente de Hamilton, que trazia Vettel colado depois do passar nas boxes. Raikkönen continuava em quinto à frente de Ricciardo, Pérez, Hülkenberg, Massa e Bottas. A 10 voltas do fim, Rosberg estava confortável, Verstappen tentava suster Hamilton, que se aproximou até o pressionar fortemente durante várias voltas, acabando mesmo o inglês por falhar uma travagem para a chicane quando Verstappen mudou de direção em travagem para a chicane antes da reta da meta. Acabaram aí as tentativas de Hamilton chegar ao 2º lugar, pois faltavam apenas duas voltas. Os Ferrari terminaram logo atrás, com Vettel à frente de Räikkönen. Ricciardo, Pérez, Hülkenberg, Massa e Bottas completaram os dez primeiros, com os dois Williams a jogarem numa estratégia de apenas uma paragem que não resultou para o seu grande objetivo, ficar à frente dos Force India.

1 Nico Rosberg Mercedes Mercedes 1:26’43.333

2 Max Verstappen Red Bull TAG 4.978

3 Lewis Hamilton Mercedes Mercedes 5.776

4 Sebastian Vettel Ferrari Ferrari 20.269

5 Kimi Raikkonen Ferrari Ferrari 28.370

6 Daniel Ricciardo Red Bull TAG 33.941

7 Sergio Perez Force India Mercedes 57.495

8 Nico Hulkenberg Force India Mercedes 59.177

9 Felipe Massa Williams Mercedes 1’37.763

10 Valtteri Bottas Williams Mercedes 1’38.323

11 Romain Grosjean Haas Ferrari 1’39.254

12 Jolyon Palmer Renault Renault 1 volta

13 Daniil Kvyat Toro Rosso Ferrari 1 volta

14 Kevin Magnussen Renault Renault 1 volta

15 Marcus Ericsson Sauber Ferrari 1 volta

16 Fernando Alonso McLaren Honda 1 volta

17 Carlos Sainz Jr. Toro Rosso Ferrari 1 volta

18 Jenson Button McLaren Honda 1 volta

19 Felipe Nasr Sauber Ferrari 1 volta

20 Esteban Gutierrez Haas Ferrari 1 volta

21 Esteban Ocon Manor Mercedes 1 volta

22 Pascal Wehrlein

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
26 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
noteam
noteam
8 anos atrás

Mais um título para a Mercedes, é justo e estão de parabéns, o trabalho que têm feito tem sido incrível. O Rosberg voltou a vencer uma corrida com o Hamilton na pista e sem problemas, este é o tipo de corridas que vão dar credibilidade ao eventual titulo do Rosberg, teve um fim de semana perfeito, o mesmo não se pode dizer do seu colega de equipa. O grande do dia foi mesmo o Max, se é verdade que o Ricciardo venceu na Malásia e com justiça, também é verdade que em ritmo puro pareceu mais forte que o australiano,… Ler mais »

gillesi
gillesi
Reply to  noteam
8 anos atrás

O AS publicou há dias uma comparação entre o Ricciardo e o Verstappen onde, tirando a vitória de Espanha o puto não tinha feito mais nada. Na altura, olhando só a estatística era verdade em não faltou quem cascasse, agora já devem estar arrependidos.

noteam
noteam
Reply to  gillesi
8 anos atrás

Um dos problemas para muita gente é não perceber que o Ricciardo é um enorme piloto, para o Max (19 anos), chegar a uma nova equipa já com a época a decorrer e ainda ter um super companheiro de equipa, é um desafio a sério e não uma brincadeira. Não sei se vai ou não bater o Ricciardo em 2017 ou se vai algum dia ser campeão mundial, o que sei é que a Ferrari já lá vai em 3a do campeonato e o Vettel já está no bolso, 1a vitória e 6 pódios desde que se juntou á equipa,… Ler mais »

*RPMS*™
Reply to  noteam
8 anos atrás

Muitíssimo bem escrito! Cumprimentos

danicardoso
danicardoso
8 anos atrás

Só um comentário ao sr. Aguia25: logo pelo nickname dá logo para perceber, esta sua conversa parece a da bola: quando um certo clube de Lisboa não ganha, são os árbitros e o sistema. Agora há 3 anos que a arbitragem anda espectacular! Aqui parece a mesma coisa, sempre a arranjarem desculpas e complots para desculpar um ano menos bom do menino mimado… ganhem juízo, o desporto automóvel é mesmo assim. Não se ganha nada sem sorte! Boa tarde a todos!

aguia25
aguia25
Reply to  danicardoso
8 anos atrás

Olha olha por aqui um tal sr. Dani incomodado pelo meu nickname. Para si sou tricampeão quer na bola quer na F1. E você, será que se pode dar a esse luxo? Duvido…!!! Diga 35!

danicardoso
danicardoso
Reply to  aguia25
8 anos atrás

Para si na bola sou penta campeão, algo que você nunca foi (talvez um dia venha a ser…) e na Fórmula 1 também sou tri-campeão pois tomaram este meninos mimados e milionários de agora chegarem aos pés de um Nélson Piquet. Mas se está tão incomodado com os ‘azares’ do seu Hamilton, lembre-se da quantidade de ‘chega para lás’ que ele já deu ao Rosberg nos anos anteriores e das avarias que o Rosberg já teve nos últimos anos…
E admita lá: as arbitragens agora já são boas, não são?…lol

aguia25
aguia25
Reply to  danicardoso
8 anos atrás

Meu caro anti,

Pena que tenha que recorrer ao canal História para dizer o que diz. Já agora aconselho-o a ir a umas aulas de Português, de modo a aprender a conjugar o verbo SER no passado. Fazê-lo no presente do indicativo é no mínimo abusivo. Eu felizmente posso fazê-lo. SOU tricampeão!!! Chegas para lá? Deve estar a falar qd o Rosberg esqueceu-se de curvar e bateu no Hamilton e foi penalizado.

Sobre arbitragens, meu caro anti, será que o Apito Dourado diz-lhe alguma coisa?

End of story!

danicardoso
danicardoso
Reply to  aguia25
8 anos atrás

Acho piada chamar-me anti. Anti quê? O meu nickname é basicamente o meu nome. E se acha que eu falo mal português é porque não costuma ler muito do que aqui se escreve. Mas esteja descansado que até o seu adorado Hamilton ser campeão outra vez eu vou ter mais umas aulas de bom português. Fim de história… em bom português.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
8 anos atrás

A culpa é do Verstappen, lol!
#jesuisrosberg

gillesi
gillesi
8 anos atrás

Sem adversários depois da primeira curva, Rosberg fez a sua obrigação e o título ficou mais perto. Verstappen é o driver of the day, até há bem pouco tempo não tinha mostrado grande coisa, agora tenho dúvidas que Ricciardo goste do que vê. Hamilton é naturalmente mais rápido que Rosberg, mas o facto do título estar mais difícil, apesar de todos os problemas, também deriva deste género de partida. Finalmente a Ferrari tentou uma táctica, mas pneus macios em Suzuka? Para meia dúzia de voltas ainda vá que não vá, mas para vinte e tal? Raikkonen é um espectáculo, super… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado