GP Japão F1: Nico Rosberg vence depois de má partida de Lewis Hamilton

Por a 9 Outubro 2016 07:37

Uma vez mais Nico Rosberg teve a possibilidade de realizar a corrida que tanto gosta, partir na frente e não ser incomodado durante toda a corrida, vencendo novamente, aproveitando para dilatar a margem para Lewis Hamilton, colocando-a em 33 pontos. O inglês da Mercedes desaproveitou por completo o seu segundo lugar da grelha a caiu para oitavo nos primeiros metros da corrida, no que parece claramente ter sido mais uma partida falhada (há que confirmar se não foi novamente a já célebre embraiagem da Mercedes a ‘patinar’). Hamilton recuperou durante a corrida de oitavo para terceiro, e ainda lutou com Max Verstappen nas últimas voltas pelo segundo lugar, mas o já ‘célebre’ mudar de direção de Verstappen em travagem permitiu ao holandês suster Hamilton atrás de si e terminar em segundos. Lá na frente Rosberg teve sempre a corrida completamente controlada, limitando-se a gerir a margem para os pilotos atrás de si, não precisando de se defender nem atacar ninguém (só nas dobragens) durante toda a corrida. Com estes resultados, Hamilton perdeu mais uma oportunidade de recuperar terreno a Rosberg e vê a renovação do título fugir-lhe cada vez mais para Rosberg. A Mercedes assegurou o seu terceiro título Mundial de Construtores seguido. Os Ferrari de Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen terminaram em quarto e quinto, com o vencedor do GP da Malásia a realziar em Suzuka uma corrida completamente apagada, terminando em sexto.

Sergio Perez e Nico Hulkenberg colocaram os seus Force India-Mercedes novamente na frente dos Williams de Felipe Massa e Valtteri Bottas, que encerraram o top 10, abrindo ainda mais a margem que os separa no campeonato que está cada vez mais ‘sorridente’ para a Force India. Apesar de partir de sétimo, Romain Grosjean não conseguiu pontuar com o seu Haas-Ferrari, terminando em 11º na frente de Jolyon Palmer, que voltou a colocar o seu Renault na frente de Kevin Magnussen que foi apenas 14º. Entre ambos ficou Daniil Kvyat, em mais uma corrida apagada dos dois Toro Rosso. Marcus Ericsson foi 15º com o Sauber, batendo os McLaren de Fernando Alonso e Jenson Button, que desiludiram por completo em Suzuka, provando-se que “santos da casa não fazem milagres”. Bem pior que Grosjean esteve o seu coelga de equipa, Esteban Gutierrez, que foi apenas 20º. Mais uma vez, Esteban Ocon bateu o Manor-Mercedes do seu companheiro de equipa, Pascal Wehrlein.

Nico Rosberg deu um enorme passo rumo ao título, pois se antes desta corrida Hamilton só dependia de si para ser campeão, isso mudou e a partir daqui, Rosberg já pode ficar sempre imediatamente atrás de Hamilton (nem sequer precisa do fazer em todas as corridas) e ainda assim ser campeão. Está tudo alinhado para Rosberg obter o seu primeiro título, pois a partir daqui só uma perfeita hecatombe tira o título a Rosberg. A partir daqui, tal como Toto Wolff disse à Sky F1, só se algum desistir e o outro somar 25 pontos as coisas voltam a ficar incertas.

Nico Rosberg assegurou em Suzuka a nona vitória da época e até hoje na história da F1 nenhum piloto deixou de ser campeão depois de vencer nove vezes na mesma temporada. No campeonato, o piloto da Mercedes soma agora 313 pontos, mais 33 que Lewis Hamilton. O triunfo de Rosberg começou a ser construído na partida, quando arrancou perfeitamente bem ao contrário do seu colega de equipa, que voltou a ter problemas, resta saber se semelhante a Monza, onde a ‘tal’ ‘incongruência’ da embraiagem e do sistema de arranques da Mercedes terá voltado a fazer das suas. Contudo, tendo em conta que Hamilton pediu desculpa à sua boxe via rádio ao invés de ‘barafustar’ com o sistema, isso pode indiciar que foi erro seu. De qualquer fora, curiosamente, Rosberg já perdeu este ano 29 posições na partida enquanto Hamilton ‘só’ perdeu 23 (a maior parte dos perdidos por Rosberg foi em Sepang, depois do toque de Vettel). Portanto, não é por aí que se justifica toda a diferença de Rosberg para Hamilton.

Resumo da corrida

Rosberg arrancou bem e Hamilton caiu de segundo para oitavo, atrás do líder Rosberg, colocaram-se Max Verstappen e Sergio Pérez, que partiu muito bem da quinta posição. Ricciardo, Vettel, Hülkenberg e Räikkönen seguiram-se, Vettel passou um apagado Ricciardo na travagem da 130R, e a partir daí tudo ficou muito ‘quieto’ durante algum tempo. Pouco depois, Rosberg começou a abrir vantagem na frente, que depressa colocou em 7.5s face a Vettel depois dos Red Bull terem ido cedo às boxes, trocando para pneus duros, misturando as estratégias de pneus face aos adversários. Mas não resultou. Hamilton recuperava muito devagar nesta fase da corrida, e só quando permaneceu mais tempo em pista pode passar dois adversários duma assentada nas boxes, chegando ao quarto lugar.

Na luta entre a Force India e a Williams, Sergio Pérez e Nico Hulkenberg suplantaram claramente Valtteri Bottas e Felipe Massa, e nem a diferente estratégia dos homens de Grove lhes valeu. Simplesmente os Force India andam mais.

Lá na frente Rosberg distanciou-se um pouco de Verstappen, Vettel rodava seis segundos mais atrás mas quase 15s à frente de Hamilton, que já passara Ricciardo. Nesta altura, Hülkenberg surpreendeu Bottas na travagem da chicane e colocou os dois Force India na frente dos dois Williams. Definitivamente! Lá na frente, Rosberg entrava em modo gestão, sem uma grande distância, poupando tudo, Vettel aproximava-se de Verstappen, agora já mais pressionado por Hamilton.

Depois das segundas paragens nas boxes, Rosberg tinha 6.3s de avanço para Verstappen, que por sua vez estava sete segundos na frente de Hamilton, que trazia Vettel colado depois do passar nas boxes. Raikkönen continuava em quinto à frente de Ricciardo, Pérez, Hülkenberg, Massa e Bottas. A 10 voltas do fim, Rosberg estava confortável, Verstappen tentava suster Hamilton, que se aproximou até o pressionar fortemente durante várias voltas, acabando mesmo o inglês por falhar uma travagem para a chicane quando Verstappen mudou de direção em travagem para a chicane antes da reta da meta. Acabaram aí as tentativas de Hamilton chegar ao 2º lugar, pois faltavam apenas duas voltas. Os Ferrari terminaram logo atrás, com Vettel à frente de Räikkönen. Ricciardo, Pérez, Hülkenberg, Massa e Bottas completaram os dez primeiros, com os dois Williams a jogarem numa estratégia de apenas uma paragem que não resultou para o seu grande objetivo, ficar à frente dos Force India.

1 Nico Rosberg Mercedes Mercedes 1:26’43.333

2 Max Verstappen Red Bull TAG 4.978

3 Lewis Hamilton Mercedes Mercedes 5.776

4 Sebastian Vettel Ferrari Ferrari 20.269

5 Kimi Raikkonen Ferrari Ferrari 28.370

6 Daniel Ricciardo Red Bull TAG 33.941

7 Sergio Perez Force India Mercedes 57.495

8 Nico Hulkenberg Force India Mercedes 59.177

9 Felipe Massa Williams Mercedes 1’37.763

10 Valtteri Bottas Williams Mercedes 1’38.323

11 Romain Grosjean Haas Ferrari 1’39.254

12 Jolyon Palmer Renault Renault 1 volta

13 Daniil Kvyat Toro Rosso Ferrari 1 volta

14 Kevin Magnussen Renault Renault 1 volta

15 Marcus Ericsson Sauber Ferrari 1 volta

16 Fernando Alonso McLaren Honda 1 volta

17 Carlos Sainz Jr. Toro Rosso Ferrari 1 volta

18 Jenson Button McLaren Honda 1 volta

19 Felipe Nasr Sauber Ferrari 1 volta

20 Esteban Gutierrez Haas Ferrari 1 volta

21 Esteban Ocon Manor Mercedes 1 volta

22 Pascal Wehrlein

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
26 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
8 anos atrás

Brilhante defesa de Max. A diferença aqui para a Bélgica foi a velocidade, sendo que aqui não pôs a integridade física de ninguém em risco, tornando o gesto legitimo. Ferrari a voltar a desiludir. Espero que a as transmissões do Vettel sejam cortadas (já não posso ouvir o homem). Williams idem! Com Massa a impor-se de novo a Bottas. A Williams é por demais conservadora, assim não têm futuro nenhum. McLaren a tropeçar de novo, jogando na sua segunda casa. Force India é aquela base. Grande corrida de Hamilton, com excepção do arranque. Campeonato entregue à Mercedes e Rosberg a… Ler mais »

RogerM
RogerM
8 anos atrás

Foi uma corrida interessante com bastantes ultrapassagens. A Ferrari novamente falhou na estratégia, levando o Vettel quase à beira de uma ataque de nervos. O Max foi incrível na corrida, e a sua defesa de posição demonstra como é destemido. No final da corrida ficou patente o “mau” ambiente entre Hamilton e o Rosberg, isolando-se a um canto sem falar ao menos com o membro da equipa técnica. Se há uma coisa que fará bem ao Hamilton em o Rosberg ser campeão…é o respeito. O Hamilton desde o episódio de atirar o boné ao Rosberg, demonstrou como é vil com… Ler mais »

gillesi
gillesi
Reply to  RogerM
8 anos atrás

Esta não é a primeira (nem a segunds) vez quese mostra destemido, para mim até foi o driver of the day , o problema é que o que ele fez não é permitido pelos regulamentos. Foi por isso que a Mercedes entregou um protesto, que entretanto retirou.

can-am
can-am
8 anos atrás

Com arranques falhados recorrentemente não há campeonato que resista. Há alguém que ensine o Hamilton como é que se arranca na F1! É que já nem têm conta ! .O Rosberg ganhou o titulo “prometido ” hoje.

waco
waco
8 anos atrás

Um tal be08101628 apelou à calma…que ainda se ia rir se o Hamilton fosse campeão. E ele já é…campeão da aselhice…é o aselha dos arranques. Deve ser a tinta das tatuagens que lhe afetou o cerebelo e agora é um pouco mais lento na reação. E por falar em reação imagino-o quando o Verstappen mudou de direção e ele caiu que nem um patinho…solução…ir em frente. Prevê-se que os adeptos das teorias de conspiração venham com uma outra ideia peregrina para justificar os maus resultados. Aguarda-se.

magiclonso
magiclonso
8 anos atrás

Corrida sem grandes motivos de interesse, muito por culpa do Hamilton, que mais uma vez faz um péssimo arranque! O Rosberg apenas limitou se a gerir o combustível, pneus e o seu carro! Muito fácil mesmo, pois o Lewis era o único que lhe podia fazer pressão! Ainda assim fez uma boa recuperação! Destacar também o vettel que precisava de uma boa corrida, e só não foi melhor pois a estratégia foi demasiado agressiva! Destacar também o facto de o max bater facilmente o ricciardo e uma palavra para a force india! Que bela equipa esta, um verdadeiro exemplo de… Ler mais »

aguia25
aguia25
8 anos atrás

Os anti-Hamilton acordaram cedo. Nos últimos anos não tinham aparecido muito por aqui. Porque será?

Retrato do campeonato:

Malásia – Hamilton confortável na frente: rebenta-lhe o motor;
Japão – Rosberg confortável na frente: nada acontece.

Sorte ? Talvez, mas esta a diferença que decidiu o campeonato!!! Venham os votos negativos dos anti!!!

Pity
Pity
8 anos atrás

Hamilton falhou o arranque e Rosberg correu “sozinho”, assim é fácil ganhar corridas e campeonatos. Má estratégia da Ferrari, ou será que o carro não dá mais? Ricciardo, tudo diferente da Malásia. Verstappen a continuar assim ainda se vai tramar, pois haverá uma altura em que o perseguidor não desiste e ficam lá os dois. Antigamente os novatos, mesmo de segundo ano, respeitavam os campeões, agora esse respeito acabou. Bem, a verdade é que já não é de agora. A McLaren muito mal, as últimas corridas indicavam uma grande evolução, mas hoje parecia que estavam a correr com o carro… Ler mais »

*RPMS*™
8 anos atrás

Rosberg, o melhor piloto alemão da actualidade, a obter uma importante vitória. Ele não tem culpa que o seu companheiro de equipa tenha falhado no arranque, por isso, foi uma vitória justa e com mérito!
Dai para trás, apenas convém lembrar que faltam apenas quatro corridas para o final da época, sendo que quem ainda quer ganhar alguma corrida este ano começa a faltar tempo… Cumprimentos

gillesi
gillesi
Reply to  *RPMS*™
8 anos atrás

Só? Esperava uma análise mais exaustiva. É chato uma pessoa querer falar de monstros e quintas equipas e para o ano é que é e que a Ferrari se anda a desmontar às peças e de repente, nem o sr. Diaz, aquele piloto que faz não sei o quê com carros não sei quanto faz o que dizem. Uma pessoa até perde a vontade de escrever. Precisavas de ouvir uma trompete para animar. Comprimentos.

*RPMS*™
Reply to  gillesi
8 anos atrás

Não haja duvida, você está sempre a pensar no Alonso! Já não sei se é facciosismo anti, ou se é admiração pelo espanhol, tal o numero de vezes que você o refere.
Já você, para o animar do ZERÃO que está a ser esta época, basta-lhe ouvir o chocalho que por norma traz ao pescoço… Cumpr(i)mentos

gillesi
gillesi
Reply to  *RPMS*™
8 anos atrás

E continua curto nas palavras, será do peso da testa? Eu penso que a atenção que eu presto ao Nando é equivalente àquela que o meu bovino amigo dispensa à Ferrari ou ao meu piloto favorito, seja directamente, seja cinicamente. Este fim de semana também achei o Ricciardo simpático, ser papado pelo Vettel sem DRS agradou-me. O problema é que uma pessoa que lê um artigo onde se explica que um carro está pensado para um piloto, como não lhe agrada, tenta vender a ideia de que isso beneficia os dois, algo que ainda não provou. A Ferrari até pode… Ler mais »

*RPMS*™
Reply to  gillesi
8 anos atrás

Não preciso falar muito pra ficares enervado…como aqui se vê! O mais importante era desmascarar-te para demonstrar que não passavas dum falso “especialista” e dum faccioso. Vendo o descrédito a que chegaste por já ninguém ligar nada aos teus comentários, parece que o objectivo foi conseguido. Agora é divertir-me, lembrar-te que o teu “heroizinho” está a ZERO, BOLA e que faltam apenas quatro corridas para terminar a época…depois farei o devido “balanço” destas duas épocas. Facto negativo: assim já não poderei dizer que houve FESTA RIJA, repito, FESTA RIJA na casa do forista do i… Cumpr(i)mentos

V8_scars
V8_scars
8 anos atrás

Corrida animada e bem disputada, com a diferença entre as três equipas principais mais curta da época. A Mercedes mostrou que podia ganhar calmamente e se Hamilton não falha-se o arranque deveríamos ter mais uma dobradinha, mas assim tivemos direito a recuperação co alguma emoção a mistura. Afinal a Ferrari podia ter batido o pé a Red Bull, cado acertassem na estratégia. Max muito bem a mostrar grande rapidez, e menos bem na mudança tardia em travagem (forte) a seguara Hamilton. Vettel de faca nos dentes a querer chegar ao pódio, mas ni fim acaba por descer no campeonato. Force… Ler mais »

rc
rc
8 anos atrás

Eu acho anedótico falarem dos males do Hamilton, quando em corrida, e friso, EM CORRIDA, o Rosberg já teve azares como motor partido (monza15), motor sem parte híbrida (logo na corrida dos 50 pontos…), líquido estranho na coluna da direcção (singapura15), e até uma porcaria dum pedal que se partiu ao fim da primeira volta na rússia15!!! Isso sim, avarias estranhas… parabéns ao desportivismo!

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado