GP Japão F1: Hamilton vence e tem campeonato na ‘mão’

Por a 8 Outubro 2017 07:36

Lewis Hamilton venceu o Grande Prémio do Japão com alguma facilidade – a 61ª vitória da sua carreira na F1 – apesar de um forcing final de Max Verstappen, controlando sempre a margem para o Red Bull do holandês, que na fase final da corrida se aproximou, mas já não teve tempo para mais. Verstappen chegou ao segundo lugar depois duma bela ultrapassagem no arranque da corrida ao seu colega de equipa, fruto da sua já habitual agressividade em pista…

O facto de Sebastian Vettel ter tido problemas ainda na pré-grelha, vindo depois a abandonar nas primeiras voltas da corrida, deixaram o inglês bem mais relaxado, e apesar da tentativa pressão da Red Bull, Hamilton nunca deu grandes hipóteses de reação, últimas duas voltas à parte, conseguindo uma margem que foi crescendo a pouco e pouco, podendo dessa forma poupar pneus quando mais jeito lhe dava, nunca vendo a sua estratégia ‘contestada’. Um triunfo fácil – com frisson final – do piloto inglês, que aliado ao abandono de Vettel o coloca com 59 pontos de diferença, a quatro corridas do fim do campeonato.

Neste contexto, o piloto inglês está perfeitamente alinhado para conseguir o seu quarto título, e daqui para a frente nem sequer precisa de vencer, bastando-lhe ir controlando os resultados. A completar o pódio ficou Daniel Ricciardo, oito segundos atrás do seu colega de equipa. Valtteri Bottas foi quarto na frente de Kimi Raikkonen, que recuperou depois de ter caído para 15º na primeira volta, depois de ter sido ’empurrado’ por Hulkenberg na curva ‘Spoon’.

Acabou por ser uma corrida bem mais descansada do que o esperado para a Mercedes. Primeiro pelo facto de Vettel ter abandonado, e depois quando se percebeu que em Suzuka os Red Bull não conseguiram estar ao nível do Mercedes de Hamilton, que controlou a corrida facilmente, tendo só alguma pressão de Verstappen nas duas últimas voltas, devido a já ter pneus muito desgastados, notou-se alguma dificuldade, mas nunca sequer teve que arriscar muito, pois Verstappen também nunca esteve verdadeiramente em posição do ultrapassar. Curiosamente, foi o próprio Bottas, que se manteve mais tempo em pista que atrasou um pouco Hamilton e permitiu que Verstappen se chegasse um pouco mais ao piloto inglês. já perto do final da corrida este apanhou Alonso pela frente, e Verstappen chegou a estar a 0.8s, quando faltava apenas uma volta…

Corrida morna

A corrida não foi muito intensa na frente e logo após a partida, nas duas primeiras voltas, Max Verstappen ainda andou por perto, mas depressa o inglês se distanciou e cedo se percebeu que dificilmente o Mercedes de Hamilton seria contestado, o que aconteceu, pois só mesmo na parte final Verstappen se aproximou, mas sempre controlado por Hamilton.

O Safety Car entrou cedo em pista, devido ao despiste de Carlos Sainz, Vettel abandonou, depois foi a vez de Marcus Ericsson sair de pista. Pouco depois, Ocon perdeu posições para Ricciardo e Bottas enquanto um pouco mais atrás, Raikkonen recuperava posições. Hamilton construiu uma margem de cinco segundos, parou na volta 23 e continuou na frente depois de todas as trocas. A margem de Hamilton para Verstappen estabilizou em 2.5s, Ricciardo era um solitário terceiro classificado, e assim ficou até ao fim.

Bom sexto lugar de Esteban Ocon (chegou a rodar muito tempo em terceiro), que voltou a bater Sergio Pérez, que foi sétimo. A fechar o top 10 ficaram os dois Haas de Kevin Magnussen e Romain Grosjean, algo muito pouco habitual, que só aconteceu no Mónaco. Em décimo ficou Felipe Massa, precisamente depois de um ataque ‘musculado’ de Magnussen, que Grosjean aproveitou. É nestas situações que se percebe que a combatividade do brasileiro já não é a mesma. Fernando Alonso colocou o McLaren-Honda à beira do top 10, na frente do Renault de Jolyon Palmer e do Toro Rosso de Pierre Gasly.

Stoffel Vandoorne foi 14º depois de cair para último na primeira volta. Pascal Wehrlein foi o único Sauber a terminar, em 15º, Lance Stroll desistiu perto do fim quando algo se partiu no Williams, livrando-se de um forte acidente.

Agora, com 100 pontos pela frente, correspondentes a quatro corridas, Hamilton tem 59 pontos de avanço para Vettel, e a questão já é mais quando Hamilton vai confirmar o título e se Bottas, que está apenas 13 pontos atrás de Vettel, aguenta o segundo lugar. Com ‘esta’ fiabilidade é difícil…

Classificação

1 Lewis Hamilton MERCEDES 53 1:27:31.194
2 Max Verstappen RED BULL RACING TAG HEUER 53 +1.211s
3 Daniel Ricciardo RED BULL RACING TAG HEUER 53 +9.679s
4 Valtteri Bottas MERCEDES 53 +10.580s
5 Kimi Räikkönen FERRARI 53 +32.622s
6 Esteban Ocon FORCE INDIA MERCEDES 53 +67.788s
7 Sergio Perez FORCE INDIA MERCEDES 53 +71.424s
8 Kevin Magnussen HAAS FERRARI 53 +88.953s
9 Romain Grosjean HAAS FERRARI 53 +89.883s
10 Felipe Massa WILLIAMS MERCEDES 52 +1 volta
11 Fernando Alonso MCLAREN HONDA 52 +1 volta
12 Jolyon Palmer RENAULT 52 +1 volta
13 Pierre Gasly TORO ROSSO 52 +1 volta
14 Stoffel Vandoorne MCLAREN HONDA 52 +1 volta
15 Pascal Wehrlein SAUBER FERRARI 51 +2 voltas
NC Lance Stroll WILLIAMS MERCEDES 45 NT
NC Nico Hulkenberg RENAULT 40 NT
NC Marcus Ericsson SAUBER FERRARI 7 NT
NC Sebastian Vettel FERRARI 4 NT
NC Carlos Sainz TORO ROSSO 0 NT

Pilotos

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 Pts
AUS CHN BHR RUS ESP MCO CAN AZE AUT GBR HUN BEL ITA SGP MYS JPN USA MEX BRA ABD
1. L. HAMILTON 18 25 18 12 25 6 25 10 12 25 12 25 25 25 18 25 306
2. S. VETTEL 25 18 25 18 18 25 12 12 18 6 25 18 15 12 247
3. V. BOTTAS 15 8 15 25 12 18 18 25 18 15 10 18 15 10 12 234
4. D. RICCIARDO 12 10 15 15 15 25 15 10 15 12 18 15 15 192
5. K. RAIKKONEN 12 10 12 15 18 6 10 15 18 12 10 10 148
6. M. VERSTAPPEN 10 15 10 10 12 10 1 25 18 111
7. S. PEREZ 6 2 6 8 12 10 6 2 4 2 10 8 6 82
8. E. OCON 1 1 1 6 10 8 8 4 4 2 2 8 1 1 8 65
9. C. SAINZ 4 6 1 6 8 4 6 1 12 48
10. N. HULKENBERG 2 4 8 4 8 8 34
11. F. MASSA 8 8 2 2 2 1 4 4 2 1 34
12. L. STROLL 2 15 1 6 4 4 32
13. R. GROSJEAN 4 1 4 1 8 6 2 2 28
14. K. MAGNUSSEN 4 1 6 4 15
15. S. VANDOORNE 1 6 6 13
16. F. ALONSO 2 8 10
17. J. PALMER 8 8
18. P. WEHRLEIN 4 1 5
19. D. KVYAT 2 2 4
20. M. ERICSSON 0
21. A. GIOVINAZZI 0
22. P. GASLY 0

Construtores

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 Pts
AUS CHN BHR RUS ESP MCO CAN AZE AUT GBR HUN BEL ITA SGP MYS JPN USA MEX BRA ABD
1. Mercedes 33 33 33 37 25 18 43 28 37 43 27 35 43 40 28 37 540
2. Ferrari 37 28 37 33 18 43 18 12 28 21 43 30 25 12 10 395
3. Red Bull TAG Heuer 10 27 10 10 15 25 15 25 15 22 10 15 13 18 40 33 303
4. Force India Mercedes 7 3 7 14 22 18 8 10 6 6 2 10 11 9 14 147
5. Williams Mercedes 8 8 2 2 2 15 3 1 4 10 4 6 1 66
6. Toro Rosso Renault 6 6 1 8 8 4 6 1 12 52
7. Haas Ferrari 4 4 1 5 1 6 8 6 2 6 43
8. Renault 2 4 8 4 8 8 8 42
9. McLaren Honda 2 9 6 6 23
10. Sauber Ferrari 4 1 5
Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
80 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
pda009
pda009
7 anos atrás

Ishhh muito ódio nos comentários. Eu acho que apenas preciso de escrever o português básico desde que seja compreensivel para um bom debate. Desde ja sou fan do Hamilton, porém chego a conclusão de que o campeonato esta a perder ou perdeu a sua piada. Infelizmente a Ferrari com os seus problemas de fiabilidade esta a facilitar o titulo a Mercedes. Gostaria mesmo de ver uma luta até ao final do campeonato bastante competitiva. Bottas sim comportou-se como um escudeiro, mas todos sabemos que todas as equipas o fazem, isso chama-se trabalho de equipa. Quanto a corrida, era de esperar… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado