GP Japão F1: Comissários não penalizam Russell

Por a 7 Abril 2024 10:45

George Russell tentou ultrapassar Oscar Piastri na chicane do traçado de Suzuka, na fase final do Grande Prémio do Japão, resultando num contacto entre os dois pilotos e na análise por parte do Colégio de Comissários Desportivos da FIA para perceber se o piloto australiano tinha sido empurrado para fora de pista nessa situação. No entanto, foi decidido que o piloto britânico não deveria ser penalizado. 

No documento da FIA, os comissários fazem saber que não houve qualquer decisão no sentido de penalizar Russell, dando como certo que o britânico da Mercedes “não ‘mergulhou’ e estava em controlo à entrada da curva 16”, com o “o eixo dianteiro” à frente dos espelhos retrovisores McLaren MCl38 de Piastri e de “acordo com as normas de condução”, tinha direito a ter espaço para tentar a manobra. No entanto, “o carro 63 [Mercedes] bateu no corretor interior e colidiu com o carro 81 [Oscar Piastri]. Ainda segundo o mesmo documento, ficou comprovado que, quando o piloto da McLaren sentiu o impacto, “tomou medidas evasivas, conduzindo para fora da pista, em vez de se arriscar a outra colisão com consequências talvez mais graves”. 

Os comissários esclareceram que Russell deixou “espaço suficiente à saída da curva 16 para que o carro 81 pudesse fazer a curva mantendo-se em pista” e também que Piastri “cortou a chicane e regressou em segurança à pista à frente do carro 63”. Sendo as normas “omissas quanto à ação exigida a um piloto que sai da pista para evitar uma colisão ou é forçado a sair, regressa em segurança à pista e mantém a sua posição”. Os comissários da FIA sublinham que esse não é “um ponto determinante” para a sua decisão, mas fazem notar “que tanto os pilotos como os representantes das equipas concordaram que este incidente não justificava a imposição de qualquer penalização”. 

Assim, não há qualquer consequência na classificação do Grande Prémio do Japão, mantendo Russell o sétimo posto, que conseguiu obter depois deste episódio, enquanto Piastri confirma o oitavo posto.

Foto: LAT Images

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
10 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
leandro.marques
7 meses atrás

Que surpresa

Thor
Thor
7 meses atrás

Empurrou o Piastri, mas estava em controlo???

driver-on-track
driver-on-track
7 meses atrás

faz isso com o Alonso e vês o que te espera….

2020
2020
Reply to  driver-on-track
7 meses atrás

Com o Alonso, Max, ou o companheiro ingles?… Levavam os 2 uma reprimenda!
Agora se fosse pilotos da Ferrari, Hass, Alpine ou até mesmo da McLaren, estes é que seriam penalizados nem que o toto “se metesse”

Last edited 7 meses atrás by simiao jms
Vespamax
Vespamax
7 meses atrás

Este é sempre levado ao colo, 2 pesos e 3 medidas, uma vergonha…

Thor
Thor
Reply to  Vespamax
7 meses atrás

Sempre não será, mas frequentemente.

2020
2020
Reply to  Thor
7 meses atrás

Qd dá jeito.

2020
2020
7 meses atrás

Assim é uma maravilha… “É tão bom e sabe tão bem”! Ou seja
Para uns empurrando ou não os adversários a penalização é imediata… Zus, ocons, sainzs, strols, e afins.
Para os do costume vêm com as “entrelinhas” do eixo dianteiro á frente do retrovisor, que não houve mergulho, surgiu primeiro o corrector, medidas evasivas…
… Continua muita gente de mãos dadas naquele padock (circo).
Assim é difícil. Depois dizem que são teorias da conspiração, perseguição aos “coitadinhos”, etc.ja sei quais vão ser os comentários mas estou de sofá.

Rhodas
Rhodas
7 meses atrás

Não recebeu nenhuma penalização porque o Piastri não ficou com o carro de pernas para o ar no meio da pista… É isso de certeza…

Patucho10
Patucho10
7 meses atrás

Bom começa a ser mais que visível que o Russell não é piloto para assumir o lugar de numero 1 da Mercedes, caso a Mercedes opte por colocar o Antonelli. São muitos erros e sempre nas partes finais das corridas. O Russell tinha que ser punido porque ele atira claramente o Piastri para fora da pista. Este foi o tal que falava em “abrir lata de vermes para o resto da época”. Este momento do Russell com alguns erros também pode ser o factor novo piloto, querer mostrar serviço que pode ser o líder de equipa, e preocupação em chegar… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado