GP Japão F1: Chuva condicionou e Oscar Piastri foi o mais rápido do pouco se viu em pista

Por a 5 Abril 2024 08:10

Pouca ação no segundo treino livre do Grande Prémio do Japão, marcado pela chuva que manteve afastados os carros de pista durante quase toda a sessão. Conclusões são difíceis de retirar, uma vez que as voltas rápidas só foram concluídas com pneus de piso seco nos últimos 5 minutos, com o tempo mais rápido a pertencer a Oscar Piastri, com a marca de 1:34.725s. No entanto, apenas 13 pilotos estiveram em pista, a maioria nos últimos instantes do treino.

Com apenas 19 carros preparados para sair para a pista no segundo treino livre, à semelhança da mesma sessão do GP da Austrália, e depois de treino inaugural com piso seco, confirmou-se a previsão de chuva. Apesar da pista não parecer muito molhada, as equipas preferiram manter os carros nas boxes e esperar por melhores condições. Assim sendo, passaram vários minutos sem qualquer ação no traçado de Suzuka, a não ser o entusiasmo dos espectadores. 

Lewis Hamilton foi o primeiro piloto a sair para a pista com pneus médios, já depois de terem passado quinze minutos da sessão, seguindo-se Daniel Ricciardo, que não esteve presente na sessão de abertura do GP do Japão e precisava do máximo de tempo no traçado. No entanto, os dois pilotos regressaram rapidamente às suas boxes, uma vez que o piso estava escorregadio para experimentar pneus slicks naquelas condições. 

As condições deterioraram-se ao ponto de os pneus intermédios se tornarem viáveis para uma saída para a pista. Assim sendo, Oscar Piastri saiu com este composto à passagem da meia hora de treino, mas o piloto australiano regressou ao pitlane após a volta de saída, afirmando que não o traçado não estava suficientemente molhado para aqueles pneus.

Pouco depois, mais pilotos entraram em ação. Zhou Guanyu, Valtteri Bottas e Alexander Albon juntaram-se a Daniel Ricciardo e Yuki Tsunoda, com os três primeiros a deixaram a pista pouco depois. O piloto japonês da RB registou o primeiro tempo da sessão, com 1:42,304s, enquanto Ricciardo ficou em segundo com um tempo 4,1s mais lento. Tsunoda melhorou o seu anterior registo para 1:40,946s com o seu companheiro de equipa a 0.967s, depois de também realizar uma volta mais rápida. 

A Sauber decidiu enviar de novo os seus pilotos para a pista, numa altura em que a RB tinha mandado parar Tsunoda e Ricciardo, ambos com 5 voltas realizadas no curto ‘stint’. Mas foi por pouco tempo que Bottas e Zhou estiveram a rodar em Suzuka.

Nos últimos minutos do treino, a McLaren montou pneus macios no MCl38 de Oscar Piastri, enquanto a Mercedes fez o mesmo com Lewis Hamilton e a Haas com ambos os pilotos. O australiano da equipa de Woking bateu o tempo mais rápido até aquele momento, que pertencia a Yuki Tsunoda, passando a liderar o treino – com menos de 1 minuto para o seu final – com 1:36.682s. Piastri ainda melhorou o seu registo, para 1:34.725s, seguido de Hamilton a 0.501s.Mais pilotos saíram para a pista nos momentos finais e por isso, Charles Leclerc ainda conseguiu registar a marca de 1:38.760s, alcançando o terceiro registo mais rápido do treino.

No final, apenas 13 pilotos rodaram em pista, enquanto os dois pilotos da Red Bull e da Aston Martin ficaram na garagem durante os 60 minutos do treino, assim como George Russell, Pierre Gasly e Logan Sargeant, que já não iria estar em ação depois do acidente sofrido no treino livre 1.

Daniel Ricciardo foi o piloto com mais voltas completadas: apenas 9.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
garantia4
garantia4
7 meses atrás

Gui, onde andas?

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado