GP Japão F1: “A corrida adivinha-se emocionante, condições climatéricas são incertas”

Hoje, em Suzuka, Max Verstappen conquistou aquela que é certamente uma das melhores das suas 41 pole positions até à data, com uma fantástica volta final para estabelecer um melhor tempo de 1m26.983s, um recorde para este circuito de Suzuka. É a primeira pole do neerlandês desde o Grande Prémio da Áustria do ano passado e a quarta consecutiva em Suzuka, o que significa que tem sido sempre o mais rápido desde a introdução da atual geração de carros. É a nona pole da Red Bull no Grande Prémio do Japão, a 104ª no total.
Verstappen foi apenas uma fração mais rápido do que a dupla da McLaren: Lando Norris foi segundo, 12 milésimos de segundo mais lento, com Oscar Piastri em terceiro, a uma distância de 44 milésimos.
Todos os três compostos foram utilizados na terceira sessão de treinos livres. Os cinco pilotos que não usaram o Hard ontem – Verstappen, Tsunoda, Norris, Ocon e Bearman – fizeram-no hoje, embora o piloto da McLaren só tenha feito uma única volta de ‘lavagem’.
Na qualificação, a única mancha amarela num quadro totalmente vermelho no contexto da utilização de pneus foi a de Hamilton, que optou pelos médios na sua primeira corrida na Q1. O tempo da pole de hoje é 1.214 mais rápido do que o estabelecido por Verstappen no ano passado.

Para Mario Isola – Diretor De Automobilismo da Pirelli: “Mais uma vez, assistimos a uma sessão de qualificação que foi emocionante desde o início, até à bandeira axadrezada e mais além, com a pole position a mudar de mãos três vezes no minuto final, terminando com os três primeiros classificados a 44 milésimos de segundo.
A corrida de amanhã também se adivinha emocionante, porque as condições climatéricas são incertas, com a previsão de chuva para a manhã e a possibilidade de cair também a partir das 14 horas, mas se estiver seco, são possíveis várias estratégias. Em primeiro lugar, vale a pena sublinhar que os três compostos podem ter um papel a desempenhar. O macio, que até ofereceu um bom nível de desempenho para além de uma volta de teste, pode, no papel, ser utilizado por aqueles que pretendem fazer uma paragem única e por aqueles que optam por uma paragem dupla.
Os dados do fim de semana fizeram pender a balança ligeiramente para uma estratégia de uma paragem, com a opção mais rápida a ser um conjunto de médios e um de duros. A simulação sugere que a estratégia de duas paragens não está assim tão longe, com todas as combinações possíveis, quer se utilizem dois ou os três compostos. A chuva pode desempenhar um papel importante, mesmo que não caia durante a corrida. De facto, dependendo da sua força, as condições da pista podem voltar às observadas ontem de manhã, antes de os carros começarem a correr. Isso poderia tornar a granulação mais provável e, portanto, a escolha poderia voltar a ser feita com duas paragens. Como se pode ver, há muitas variáveis em jogo, garantindo imprevisibilidade e um grande espetáculo”.
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