GP Itália F1: Red Bull claramente favorita para a corrida
Os Red Bull não vão arrancar das primeiras linhas da grelha de partida, isso já é certo, e se há uma coisa que a Red Bull sabe que terá de fazer este fim-de-semana em Monza, é ser capaz de ultrapassar, algo que não deve estar a dar quaisquer dores de cabeça aos responsáveis da equipa, já que se há algo que o Red Bull RB 18 tem de bom é a velocidade de ponta. Ultrapassar em reta não tem sido um problema para os líderes do campeonato, mas isso já sabem que precisam de fazer este fim-de-semana devido às penalizações da grelha.
Verstappen tem apenas uma penalização de cinco lugares na grelha, tal como é o caso de tomar um novo motor de combustão interna (ICE) – o seu quinto – mas o companheiro de equipa Sergio Perez enfrenta uma ‘queda’ de 10 posições, uma vez que excedeu a sua atribuição ICE pela primeira vez.
Apesar da Ferrari ter sido a melhor em ambas as sessões, é Verstappen que se espera que seja o carro mais rápido na qualificação, com a sua prestação no TL1 com pneus macios a ser comprometida por Lando Norris no sector final, e depois o neerlandês a sair em frente na primeira chicane no TL2, tendo de abortar e definir a sua melhor volta na tentativa seguinte. Portanto tendo em conta que Verstappen não deve passar o fim de semana a cometer erros a tabela de tempo é enganadora.
Mas é certo que Verstappen não vai partir da pole (exceto se existisse um conjunto incrível de resultados e penalizações), e ambos os pilotos da Red Bull terão de fazer progressos.
O seu ritmo de corrida sugere que têm o carro para o fazer, mas é provável que a sua impressionante velocidade máxima seja a chave. Tendo em conta o que se viu em Spa, não parece restar muitas dúvidas que a Red Bull é claramente a favorita a vencer a corrida. Provavelmente nem que partissem bem mais atrás.