GP Itália F1, Q3: Kimi Raikkonen na pole-position
Loucura em Monza com os dois Ferrari a reservarem para si a primeira linha da grelha de partida do GP de Itália que se realiza amanhã em Monza. Kimi Raikkonen fez a pole, surpreendendo tudo e todos e principalmente… Sebastian Vettel.
Numa sessão em que os melhores registos foram caindo à mesma super-velocidade a que se rodava em pista, está também batido o recorde da pista, que pertencia a Juan Pablo Montoya desde 2004. Do V10 de 2004 para o V6 de 2018.
Kimi Räikkönen esteve em grande plano, assegurou a sua primeira pole desde o GP do Mónaco do ano passado, batendo desta feita Vettel onde o alemão costuma ser melhor, em qualificação, com Lewis Hamilton em terceiro. Valtteri Bottas vai arrancar da quarta posição, ficando claramente abaixo dos três primeiros, a mais de meio segundo da pole.
Max Verstappen foi quinto a quase segundo e meio, com Romain Grosjeam em sexto, na frente de Carlos Sainz, o que deixa antever uma boa luta entre as duas melhores equipas logo a seguir às ‘três grandes’, com Esteban Ocon também não muito longe (foi oitavo). A fechar o top 10, Pierry Gasly e Lance Stroll, com a Williams a assegurar o seu primeiro top 10 do ano.
A luta foi grande, e depois do seu incidente com Fernando Alonso na Q2, Kevin Magnussen ficou sem hipóteses de lutar por uma posição na Q3. Como se percebe, há muito que o espanhol se queixa do dinamarquês, que já lhe fez algumas ‘boas’ em pista, mas desta feita as culpas são em grande escala do espanhol, que queimou a travagem para a primeira curva, ainda na Q2, e ao curvar por fora, manteve Magnussen atrás de si em sem espaço para este reagir. Com o tempo perdido aí, a volta do piloto da Haas e de Alonso ficou de imediato estragada.
Sergey Sirotkin foi 12º com o Williams, ficando claro que esta pista, de menos carga aerodinâmica é menos má para a Williams. Alonso foi 13º, na frente de Nico Hulkenberg e Daniel Ricciardo, que como se sabe vão arrancar do fundo da grelha em virtude das múltiplas trocas de peças das suas unidades motrizes, sendo, claro está, penalizados por isso.
Má qualificação de Sergio Pérez, que foi apenas 16º com o seu Force India. Depois do quarto lugar na passada qualificação de Spa, desta feita as coisas não correram nada bem e o mexicano foi apenas 16º.
Pelo que se viu nesta qualificação, há três pilotos que estão com um ritmo acima dos restantes, Raikkonen, Vettel e Hamilton, devendo ser eles que vão lutar pelo triunfo amanhã, sendo claramente muito importante perceber o que vai fazer a Ferrari tendo dois carros na frente da grelha.
Apesar da Ferrari parecer estar melhor, a Mercedes, leia-se Hamilton, não está muito atrás e por isso qualquer coisa pode acontecer na corrida.
Mais atrás espera-se também uma boa luta entre a Haas, Renault e Force India, e só mesmo o segundo piloto da Haas, Magnussen que se pode chegar à frente, pois Pérez e Hulkenberg partem lá de trás.
A corrida disputa-se amanhã às 14h10 de Portugal continental.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI