GP Itália F1: Lewis Hamilton ‘mete’ a quinta…
Quinta vitória de Lewis Hamilton em Monza, e pelo segundo ano consecutivo “Scuza Ferrari”. Depois do pião de Sebastian Vettel na primeira volta, a Scuderia teve durante muito tempo esperanças que Kimi Raikkonen regressasse aos triunfos, mas o finlandês depois de liderar a maior parte da corrida, não resistiu ao ataque final de Lewis Hamilton, que venceu, convenceu e distanciou-se bem mais de Vettel no campeonato. Falta ainda muito, mas a cometer tantos erros, Vettel dificilmente impedirá Hamilton de se tornar o próximo pentacampeão…
Grande corrida de Kimi Raikkonen, mas ficou claro o porquê das últimas 13 vitórias da Ferrari terem pertencido todas a Vettel. O finlandês continua a ser um grande piloto, mas já lhe falta ‘qualquer coisa’. Desta feita, a sua derrota veio da forma como ‘torrou’ os pneus de forma mais acentuada que Hamilton, e isso fez a diferença. Ainda assim, um bom segundo lugar. Não era o que os tifosi queriam, mas é o que se arranjou…
Terceiro lugar para Valtteri Bottas, que apesar de ter terminado a corrida atrás de Max Verstappen, este foi penalizado em cinco segundos, e caiu desta forma para o quinto lugar, com Sebastian Vettel a ser promovido ao quarto posto.
Com a penalização de Max Verstappen, que foi penalizado devido a um incidente com Bottas na primeira curva, quando o finlandês o tentava ultrapassar, Vettel ainda minimizou as suas perdas ao terminar em quarto. É certo que perder a posição na primeira volta para Hamilton era um problema, mas como quase sempre, faltou-lhe cabeça e paciência. Foi pena, porque poderia ter sido uma luta a três pelo triunfo. Fica para a próxima. Faltam sete corridas, estão muito pontos em jogo, há ainda muito para se jogar, mas são erros demais para quem quer ser campeão. Está agora a 30 pontos de Hamilton no campeonato.
Max Verstappen é outro caso em que pode quebrar, mas não verga. Arriscou o que acabou por ter, uma penalização. Lutou muito pelo terceiro lugar, mas como se sabe, prefere arriscar tudo o que pode. Às vezes corre mal.
Sexto lugar para Romain Grosjean, que bateu os dois Force India, que terminaram ‘colados’ ao Haas. Uma grande luta em pista, e um merecido sexto lugar de um piloto que tem mostrado mais cabeça nas últimas corridas.
Pontuou cinco vezes nas últimas seis corridas, a maior parte das vezes ‘bons’ pontos.
Nova boa corrida dos dois Force India, especialmente a de Sergio Pérez que partiu muito atrás, em 16º. Carlos Sainz e Lance Stroll fecharam o top 10, com o canadiano a pontuar pela segunda vez este ano.
Filme da corrida
Tudo começou com um Ferrari à frente e outro Ferrari atrás. Um pião de Sebastian Vettel que se envolveu com Lewis Hamilton na segunda chicane do circuito de Monza levou a que o alemão da Scuderia caísse para último na primeira volta, e fosse depois à boxe para mudar a asa da frente do seu Ferrari. Antes, Brendon Hartley saiu de pista após a partida o que levou à entrada do Safety Car em pista.
Depois, Kimi Raikkonen e Lewis Hamilton envolveram-se numa excelente luta pela liderança do GP de Itália de F1, já que depois do Safety Car ter saído, Lewis Hamilton aproveitou o ‘slipstream’ na reta da meta e passou Kimi Raikkonen antes da primeira curva, com o finlandês a responder na travagem para a segunda chicane. A Ferrari estava novamente na frente e perspetivava-se uma grande corrida, o que aconteceu.
Com cerca de 25 por cento de corrida, Kimi Raikkonen e Lewis Hamilton continuavam numa luta intensa pela liderança com o piloto da Mercedes a manter-se com o finlandês à vista e dentro da utilização do DRS, já que rodava a menos de um segundo do finlandês da Ferrari.
Até aí, a corrida tinha sido marcada pelo pião de Sebastian Vettel, que caiu de segundo para último, depois de um incidente na segunda chicane com Hamilton, em que o alemão fez um pião depois de um contacto com o Mercedes. Nesta altura, Vettel já tinha recuperado para 10º.
Fernando Alonso e Brendon Hartley ficaram pelo caminho, o McLaren com um aparente problema no motor enquanto o piloto da Toro Rosso bateu depois de ter sido apertado na partida por Stoffel Vandoorne e Marcus Ericsson.
Mais à frente na corrida a Mercedes adiou a vinda de Valtteri Bottas às boxes para trocar pneus, de modo a que este pudesse suster Kimi Raikkonen atrás de si. Isso permitiu que Hamilton, depois de fazer a sua troca de pneus, recuperasse de uma margem de quatro segundos, para menos de um, tal como sucedia na primeira metade da corrida.
A diferença entre ambos foi-se mantendo a menos de um segundo, a 10 voltas do fim desceu para meio segundo.
Valtteri Bottas, depois de ter ido às boxes, caiu para quarto, atrás de Max Verstappen, e numa das tentativas do passar cometeu um erro na travagem para a primeira curva, e ficou a mais de quatro segundo do holandês da Red Bull.
Nesta altura, Vettel já era quinto, mas ainda longe de Bottas.
Na volta 45, e depois de estudar muito Kimi Raikkonen, Lewis Hamilton passou o finlandês na travagem para a primeira curva, e depressa construiu uma margem de dois segundos, para o finlandês, que passou para seis algumas voltas depois, ficando logo ali claro quem iria vencer a corrida.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI