GP Itália F1, Lewis Hamilton bate recorde de pole-positions: 69

Por a 2 Setembro 2017 18:20

Lewis Hamilton assegurou a sua 69ª pole position com um registo de 1m35.554s e é o novo recordista, ultrapassando Michael Schumacher. Um grande dia para o piloto inglês da Mercedes, ‘ajudado’ pelo facto de Kimi Raikkonen e Sebastian Vettel terem sido apenas oitavo e nono, ainda que subam mais duas posições em virtude das penalizações que Max Verstappen e Daniel Ricciardo têm que cumprir, respetivamente 20 e 25 posições na grelha.

Os dois pilotos da Red Bull foram segundo e terceiro, mas ao lado de Hamilton vai estar o jovem Lance Stroll, que com o quarto posto hoje conseguido, regista a sua primeira… primeira linha da sua ‘jovem’ carreira na F1. Outra boa surpresa é o facto de Esteban Ocon partir da terceira posição, depois de ter sido quinto na Q3. Apesar da muita água na pista, serão quatro unidades motrizes da Mercedes nas duas primeiras linhas da grelha, o que é um mau sinal para os Ferrari, que arrancarão de quinto e sexto. Uma má posição para os Ferrari e logo em ‘casa’.

Recorde-se que a qualificação foi interrompida pouco depois do seu início devido à chuva e a um despiste de Romain Grosjean, terminando apenas quase quatro horas depois. Valtteri Bottas foi o mais rápido na Q1, mas não conseguiu melhor que sexto na Q3. O segundo Williams de Felipe Massa e o McLaren de Stoffel Vandoorne encerraram o top 10.

1 Lewis Hamilton MERCEDES 1:36.009 1:34.660 1:35.554
2 Max Verstappen RED BULL RACING TAG HEUER 1:37.344 1:36.113 1:36.702
3 Daniel Ricciardo RED BULL RACING TAG HEUER 1:38.304 1:37.313 1:36.841
4 Lance Stroll WILLIAMS MERCEDES 1:37.653 1:37.002 1:37.032
5 Esteban Ocon FORCE INDIA MERCEDES 1:38.775 1:37.580 1:37.719
6 Valtteri Bottas MERCEDES 1:35.716 1:35.396 1:37.833
7 Kimi Räikkönen FERRARI 1:38.235 1:37.031 1:37.987
8 Sebastian Vettel FERRARI 1:37.198 1:36.223 1:38.064
9 Felipe Massa WILLIAMS MERCEDES 1:38.338 1:37.456 1:38.251
10 Stoffel Vandoorne MCLAREN HONDA 1:38.767 1:37.471 1:39.157
11 Sergio Perez FORCE INDIA MERCEDES 1:38.511 1:37.582
12 Nico Hulkenberg RENAULT 1:39.242 1:38.059
13 Fernando Alonso MCLAREN HONDA 1:39.134 1:38.202
14 Daniil Kvyat TORO ROSSO 1:39.183 1:38.245
15 Carlos Sainz TORO ROSSO 1:39.788 1:38.526
16 Kevin Magnussen HAAS FERRARI 1:40.489
17 Jolyon Palmer RENAULT 1:40.646
18 Marcus Ericsson SAUBER FERRARI 1:41.732
19 Pascal Wehrlein SAUBER FERRARI 1:41.875
20 Romain Grosjean HAAS FERRARI 1:43.355

Tabela antes das penalizações…

Tempos Q3

1 Hamilton 1m34.660s

2 Verstappen 1m36.113s

3 Ricciardo 1m36.841s

4 Stroll 1m37.002s

5 Ocon 1m37.580s

6 Bottas 1m35.396s

7 Raikkonen 1m37.031s

8 Vettel 1m36.223s

9 Massa 1m37.456s

10 Vandoorne 1m37.471s

Q2:  Pela terceira vez em quatro Grandes Prémios, Stoffel Vandoorne chega à Q3, desta vez em nono, o que mostra um McLaren muito razoável em situações em que a potência do motor não é tão importante. Nesta segunda fase da qualificação ficaram pelo caminho Sergio Perez, Nico Hulkenberg, Fernando Alonso, Dannil Kvyat e Carlos Sainz. O mais rápido em pista foi desta feita Lewis Hamilton, com Valtteri Bottas logo atrás o que mostra que os Ferrari não estão sequer perto dos Mercedes nestas condições.

Tempos

1 Hamilton 1m34.660s

2 Bottas 1m35.369s

3 Verstappen 1m36.113s

4 Vettel 1m36.223s

5 Stroll 1m37.002s

6 Raikkonen 1m37.031s

7 Ricciardo 1m37.313s

8 Massa 1m37.456s

9 Vandoorne 1m37.471s

10 Ocon 1m37.580s

11 Perez 1m37.582s

12 Hulkenberg 1m38.059s

13 Alonso 1m38.202s

14 Kvyat 1m38.245s

15 Sainz 1m38.526s

Q1: Numa sessão que se iniciou às 13h00 e só agora terminou a Q1 – a qualificação foi interrompida devido à muita chuva e água na pista – Kevin Magnussen, Jolyon Palmer, Marcus Ericsson, Pascal Wehrlein e Romain Grosjean (que ficou de fora devido ao acidente no início da sessão) foram eliminados, com Valtteri Bottas a ser o mais rápido em pista na frente de Lewis Hamilton. Ambos os McLaren passaram, de fora ficaram os dois Haas, Sauber e um Renault.

Tempos

1 Bottas 1m35.716s

2 Hamilton 1m36.009s

3 Vettel 1m37.198s

4 Verstappen 1m37.344s

5 Stroll 1m37.653s

6 Raikkonen 1m38.235s

7 Ricciardo 1m38.304s

8 Massa 1m38.338s

9 Perez 1m38.511s

10 Vandoorne 1m38.767s

11 Ocon 1m38.775s

12 Alonso 1m39.134s

13 Kvyat 1m39.183s

14 Hulkenberg 1m39.242s

15 Sainz 1m39.788s

16 Magnussen 1m40.489s

17 Palmer 1m40.646s

18 Ericsson 1m41.732s

19 Wehrlein 1m41.875s

20 Grosjean 1m43.355s

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
17 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
7 anos atrás

Valeu a pena esperar, para ver uma qualificação deveras emocionante. Dizer que era de esperar que o Hamilton fizesse a pole e batesse o recorde do Schumacher, seria ousadia. Com estas condições, tudo poderia acontecer e… aconteceu. Quem é que, antes da qualificação, iria apostar num Vettel apenas 8º e um Stroll em 4º? Eu não, de certeza. Pela primeira vez em vários anos, a Williams deu-se bem com a chuva e o jovem canadiano soube estar à altura. Acho que hoje mostrou aos mais cépticos que tem lugar nesta F1. Pode nunca vir a ser um Verstappen, mas merece… Ler mais »

hellrun
hellrun
Reply to  Pity
7 anos atrás

O nivel de comentarios por aqui aproxima-se a passos largos do mesmo nivel dos comentaristas no mundo da bola: o nivel da sarjeta. A sensação de impunidade dada pelo anonimato, e claro a falta de educação, dá nisto. Vou-lhe dando uns pontos a si, para acentuar o contraste. Mas acho que eles nem vão entender…

Pity
Pity
Reply to  hellrun
7 anos atrás

Espero que não cheguemos a esse nível, que é, simplesmente, repugnante.

MVM
MVM
7 anos atrás

O Hamilton provou que é o melhor ‘qualifier’ e a surpresa desta qualificação foi, evidentemente, o Lance Stroll. Talvez ele não seja tão mau como muitos apregoam. Não sei o que aconteceu com os Ferrari, mas esperava melhor dos seus pilotos. Talvez má escolha de pneus, ou mau ‘timing’, ou afinações para seco, não faço ideia. Boa qualificação dos Red Bull – se amanhã chover vamos ter show do Verstappen – e fantástico o Esteban Ocon, que pode muito bem ser uma suspresa amanhã (seria muito interessante ver os seus duelos na F3 com o Max reproduzidos na Fórmula 1).… Ler mais »

*RPMS*™
Reply to  MVM
7 anos atrás

“…não tardou assim tanto até que o Stoffel Vandoorne começasse a bater o seu conceituado companheiro de equipa…”
Na 13ª corrida da temporada este individuo consegue escrever isto…realmente este seu anti-alonsismo até mete nojo, isto já demonstra ser um problema grave a nível mental.
Trate-se e deixe de ser ridículo. Cumprimentos

MVM
MVM
Reply to  *RPMS*™
7 anos atrás

´Opá, você vai-me fazer esgotar os GIF’s, mas pegue lá mais um que bem merece.
http://p.fod4.com/p/media/877ebc4f55/j0AWzQyaQ2qIIzNLd4RC_Conan%20Obrien%20Driving.gif

*RPMS*™
Reply to  MVM
7 anos atrás

MalVeiras, já te tinha dito que não é bonito andares a mostrar a toda a gente o que está a faltar ai em casa…
Fica-te pelos comentários nos sites de bola que parece que fazem mais o teu estilo.
Cumprimentos

Pity
Pity
Reply to  MVM
7 anos atrás

Embora ache piada à comparação do Alonso aos sindicalistas, discordo quanto ao brio e profissionalismo, até porque tenho visto algo que nunca vira antes: o trabalho em prol da equipa, ajudando, ou tentando ajudar o colega de equipa, para depois, ser ele o ajudado. Fê-lo na qualificação na Bélgica e testou-o ontem: rebocou o Vandoorne, para que ganhasse mais uns décimos. Hoje, devido às condições atmosféricas, não o pôde fazer. Portanto, ele tem espírito de equipa, apesar de barafustar contra a Honda.

chicanalysis
Reply to  Pity
7 anos atrás

Tal como já tinha previsto aqui, o max à chuva não tem concorrência. Esperava mais do Alô Alô, embora esteja com uma especificação de motor inferior ao Vandoorne tem mãozinhas para mais do que aquilo que fez, por isso não sei se o aceitavam na autoeuropa.
E sim, também aqui o disse ontem (e o MVM vem-me dar razão) em relaçao à subida do Van face ao Alô. Será que já se está a caga*?

Pity
Pity
Reply to  chicanalysis
7 anos atrás

O Vandoorne é um bom piloto, não será um génio, mas é bom piloto, só que com aquela charrete, é difícil mostrar serviço e, sendo estreante, mais difícil se torna. Ao fim de 12 corridas, já tem mais experiência e, acredito, também já aprendeu qualquer coisa com o colega. O Stroll também bateu o Massa e isso não significa que o brasileiro esteja desmotivado.

chicanalysis
Reply to  Pity
7 anos atrás

Já entendi melhor a situação. Li algures que ele alegou não ter querido fazer um tempo melhor que o Van para não o atirar para fora da Q3. Seria louvável mas não é bonito vir logo trazer isso a público. Parece que está a diminuir o colega.

Pity
Pity
Reply to  chicanalysis
7 anos atrás

Sabendo ele que, com as penalizações, ia sair da última fila da grelha, aceito essa explicação, acho até que isso mostra espírito de equipa.
Toda a gente sabe que eu não simpatizo com o Alonso, mas não o diabolizo sem razão.

detrooit
detrooit
7 anos atrás

LH no seu melhor..69 poles..a conseguir em plena chuva..foi brilhante.. É um pena que a corrida de amanhã será uma seca.. SRT e OCO vão servir de tampão e LH vai abrir uma vantagem esmagadora para o 2º classificado.. Infelizmente, tenho uma hiper..mega..super pena que o perez não ira partir ao lado do OCON.:)) seria divertido ver os dois na primeira curva… f1 com chuva é igual ao MotoGP.. indica incertezas e muita emoção..

RogerM
RogerM
7 anos atrás

A imprevisibilidade pela pole devido ao piso molhado, demonstra que a F1 precisa de carros mais semelhantes a nível de performance, de maneira a que tenhamos mais emoção e disputas de posição. Hoje o Hamilton não deu chances a ninguém. Surpreendente o Stroll e a dupla da Red Bull. O que faria o Verstappen se tivesse um carro mais competitivo? Agora só para 2019 para vermos ele na Mercedes ou Ferrari…a não ser que ainda vejamos alguma contratação astronómica no final da temporada ao estilo do Futebol.

jo22101626
jo22101626
7 anos atrás

Agora é esperar que o Stroll e o Ocon entrem à Verstappen na chicane para a corrida ter interesse na luta pela vitória e mesmo assim será complicado. Este Ocon vai ser um caso sério, o Max que se prepare para o duelo daqui a uns anitos pois agora estão em divisões diferentes dentro da mesma categoria

chicanalysis
7 anos atrás

Muito discutível, na minha opinião, foi a decisão de tanto adiamento por uma situação de pista molhada que nem sequer pareceu muito grave. Basearem-se numa perda de controlo dum piloto mediano para declarar o estado de emergência ainda acaba por levar à suspensão de provas sempre que haja água, com óbvios prejuízos para o espetáculo. Afinal já é talvez a última possibilidade que os pilotos têm de diluir o peso ta tecnologia. Segurança, sim naturalmente, mas não exageremos na avaliação dos riscos, para que servem os pneus de chuva então? Afinal acabaram por fazer a qualificação em piores condições que… Ler mais »

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
7 anos atrás

Grande Hamilton, grande Verstappen, grande Ricciardo, grande Stroll, grande Ocon. Ferrari muito má, será que é porque fizeram afinação de seco a pensar na corrida de amanhã? Já veremos. Acabam por ter sorte que os dois RB têm penalizações, senão na corrida teriam de tentar passar dois monolugares “chatos” de ultrapassar e perderiam muito tempo. De qualquer maneira vão ter de conseguir passar depressa outros porque vão ter pelo menos 2 monolugares rápidos em linha recta, mas acho que não vão conseguir dar tanta luta como dariam os RB. Resumo da qualificação de Grojean: queixar-se quando foi para a pista,… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado