GP Itália F1: Mais uma grande corrida em perspetiva
Depois do que se viu em Spa, espera-se este fim de semana em Monza mais do mesmo, se bem que devido à qualidade da sua unidade motriz é de crer que a Mercedes poderá estar melhor, mas também Spa era uma pista em que se esperava uma Mercedes mais ‘enérgica’ que a Ferrari e o que se viu foi equilíbrio, puro equilíbrio.
Os pneus que a Pirelli leva para esta corrida são Médios, Super-Macios e Macios, para uma pista em que os pilotos passam 79% do tempo com o acelerador a fundo para uma média de 257 Km/h.
Sem olhar para o momento das equipas, Sébastian Vettel já venceu em Monza três vezes, a primeira delas com a Toro Rosso, Lewis Hamilton também ali triunfou três vezes, o melhor resultado de Valtteri Bottas foi um quarto lugar, Daniel Ricciardo ‘fez’ quinto duas vezes, Kimi Raikkonen tem um segundo lugar como melhor marca em Monza e por fim Max Verstappen, não fez melhor que um sétimo lugar. A história diz que a Ferrari já ali venceu 18 vezes, contra 10 da McLaren , seis da Williams, cinco da Mercedes e da Lotus, mas isso é apenas história…
Depois do que se viu em Spa, espera-se mais do mesmo, ficando por saber o que conseguem fazer Raikkonen e Bottas, e se a Ferrari tem novamente ‘pedalada’ para a Mercedes. O terceiro treino livre dará uma ideia, pois os dois primeiros são, normalmente, quase nada ‘informativos’.
Mais atrás a Red Bull pouco poderá fazer com uma unidade motriz da Renault, é bem possível que os Force India e pelo menos um Williams possam andar à sua frente, mas por outro lado esta é uma boa pista para ver o que vale atualmente a unidade motriz da Renault, por isso há que ter atenção também na Renault.
Nas lutas do campeonato, Hamilton tem uma excelente oportunidade para, pelo menos ir buscar mais sete pontos a Vettel, Raikkonen deverá bater com clareza os Red Bull, e por isso pode passar Ricciardo. Por outro lado, Sergio Pérez está apenas a 11 pontos de Verstappen. A McLaren nada poderá fazer em Monza, e provavelmente nesta pista até a Sauber os deverá bater.
Sexta, 1 de Setembro
Treinos Livres 1 09h00
Treinos Livres 2 13h00
Sábado, 2 de Setembro
Treinos Livres 3 10h00
Qualificação 13h00
Domingo, 3 de Setembro
Corrida 13h00
Horário de Portugal Continental
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Vai ser um passeio para a Mercedes a qualificação. Aquilo na Q3 ainda roda mais meio parafuso para a direita para dar mais potencia.
É possível, mas a corrida pode ser outra história, a Ferrari quer ganhar esta corrida, assim que na qualificação vão afinar os monolugares para estarem melhores na corrida, a Mercedes quer a primeira fila à força toda, porque sabem a vantagem que é ter ar limpo. A Ferrari quer ganhar a corrida à força toda e já se viu em Spa que podem andar toda uma corrida bem perto atrás do Mercedes sem sofrerem demasiadas consequências (sobreaquecimento do motor, travões, pneus e perder eficiência aerodinâmica).
Como aqui o apoio aerodinâmico é muito menos importante que a velocidade pura e dura é natural que a ferrari abdique de alguma “colagem” nas curvas para tirar todo o partido da potência do motor em reta.
Vamos ver se o motor está realmente próximo dos mercedes ou se a boa época tem sido mais fruto de um bom chassis.