GP Itália F1: Christian Horner propõe solução para confusão com penalizações
Depois da alteração na configuração da grelha de partida em relação aos resultados na qualificação do Grande Prémio da Bélgica, o mesmo voltou a acontecer em Itália, gerando ainda mais confusão dentro da FIA. A grelha de partida provisória demorou a ser publicada, o que levou às críticas de pilotos e chefes de equipa. Este é um assunto recorrente na Fórmula 1 e a maior redução de componentes alocados a cada pilotos e permitidos durante o ano, resulta num maior número de penalizações e confusão na organização das grelhas de partida.
Christian Horner propôs em Monza uma solução de fácil implementação, mas que não deverá ser considerada, tendo em conta a direção que FIA e F1 têm vindo a tomar.
O responsável pela Red Bull admitiu que “é sempre difícil encontrar uma solução”, mas se as equipas necessitam de usar um quarto e quinto motores durante uma época, esse número poderia ser permitido pelo regulamento. “Talvez três motores sejam poucos, mas de qualquer forma estamos a utilizar o quarto e quinto motores durante a época, porque não usá-los? São talvez poucos [unidades motrizes] para o que lhes é exigido”, explicou Horner.
Em Monza, um total de nove pilotos foram penalizados com lugares na grelha, sendo que a única exceção à penalização por troca de componentes é Yuki Tsunoda.
Resumindo, Horner acha que deviam usar a quantidade de motores que quisessem…
Três unidades motrizes é manifestamente pouco face ao número de corridas, pelo que aumentar numa unidade seria o ideal.