GP Itália F1: Charles Leclerc e Ferrari vencem em Monza, loucura tifosi…
Charles Leclerc (Ferrari SF-24) vence pela segunda vez em Monza e a levar os tifosi literalmente à loucura com a Ferrari a regressar aos triunfos, depois do Mónaco, num triunfo totalmente alicerçado na estratégia, pois os dois Ferrari ao trocarem apenas uma vez de pneus ganharam uma paragem aos McLaren o que foi suficiente para o monegasco conseguir um avanço suficiente para que Oscar Piastri (McLaren MCL38-Mercedes) já não conseguisse recuperar.
Lando Norris (McLaren MCL38-Mercedes) terminou no pódio, e tal como o seu colega de equipa, não conseguiu fazer durar mais os seus pneus e com isso perderam para o melhor dos Ferrari.
Na volta 16, Charles Leclerc (Ferrari SF-24) estava a questionar porque tinha parado se sofreu um undercut, mas a verdade é que ao contrário do que sucedeu muitas vezes, a Ferrari acertou em cheio na estratégia e venceu apesar de não ter o carro mais rápido, mas um excelente equilíbrio entre rápido e poupador de pneus, pois sem tratar ‘destes’ ninguém ganha corridas.
Leclerc assumiu o terceiro lugar quando os Red Bull que estenderam a sua presença em pista com pneus duros, foram às boxes, na volta 31 Leclerc entrou no DRS de Norris, e assumiu primeiro o segundo lugar e depois a liderança da corrida na volta 33 quando Piastri foi às boxes na volta 39. A 10 voltas do havia dois Ferrari na frente, uma grande estratégia ao fazerem apenas uma paragem e a chegar às últimas voltas na frente da corrida, mas Carlos Sainz susteve os McLaren o suficiente para que já não houvesse tempo para chegarem ao líder e posterior vencedor da corrida.
Oscar Piastri (McLaren MCL38-Mercedes) terminou em segundo, pois ficaram a faltar-lhe voltas para chegar a Leclerc. Desde o princípio que pareceu que os McLaren iriam terminar em primeiro e segundo, mas o desgaste dos pneus foi superior ao que esperavam e com isso ficaram expostos à estratégia dos Ferrari, que como se percebe resultou, não em pleno, porque Sainz caiu para quarto, mas para a Ferrari isso é o que menos interessa, pois venceu a corrida.
Piastri passou Norris na primeira volta, com uma ultrapassagem musculada, quase colocando fora dep ista, Lando Norris, numa manobra ao melhor estilo de Verstappen. Na volta 11 Piastri abriu uma distância sobre Leclerc, não muito grande, mas suficiente para que Leclerc já não tivesse DRS. Os dois McLaren perderam a dianteira quando foram às boxes e os Red Bull ficaram em pista, mas voltaram a 1º e 2º quando os RB20 foram finalmente às boxes. Piastri ficou com um avanço de 1.993s para Norris, mas o que parecia uma batalha intraequipa entre os dois carros papaia, precisaram de uma segunda paragem nas boxes, mas os Ferrari, não. E foi isso que definiu a corrida.
Piastri bem atacou os Ferrari à sua frente, na volta 46 passou Sainz e assumiu 2º lugar a 11.465s de Leclerc, na volta 49 já estava a 8.336s de Leclerc, mas~ficaram a faltar-lhe 2.664s.
Lando Norris (McLaren MCL38-Mercedes) foi terceiro e perdeu uma boa oportunidade de ganhar bem mais pontos a Max Verstappen. O inglês perdeu duas posições após a partida depois de ser passado por Piastri, com Leclerc a aproveitar também para o passar na 1ª volta com Norris a cair para o terceiro lugar. Foi às boxes na volta 14 caiu para 8º, mas ficou na frente de Leclerc fruto de um undercut.
Subiu a segundo quando os Red Bull foram boxes, a 1.993 Piastri, voltou às na volta 33 caindo para sexto atrás Verstappen, só na volta 41 passou Verstappen e assumiu o 4º lugar. Depois foi atrás dos Ferrari, mas já só conseguiu passar Sainz na volta 48, terminando a mais de seis segundos de Piastri.
Carlos Sainz Jr. (Ferrari SF-24) terminou em quarto, tal como o seu colega de equipa manteve-se em pista mais tempo, parou apenas volta 20 para novos pneus duros, chegou ao segundo lugar quando os McLaren fizeram as suas segundas paragens, Norris na 33, Piastri na 39, e a 10 voltas do fim estavam Ferrari na frente com Sainz a 10.829s de Leclerc. Sabendo que não chegaria ao seu colega de equipa, foi um ‘Team Player’ perfeito, susteve os McLaren o mais que pode, duas voltas no caso de Piastri, que ficou a 2.6s de Leclerc no final, sendo clara a ajuda e o contributo que deu para a vitória da Ferrari e do seu colega de equipa.
Lewis Hamilton (Mercedes W15) foi quinto, realizou uma corrida extremamente sossegada, terminando longe do segundo Ferrari, mas muito mais na frente do melhor Red Bull, o de Verstappen. Poucas vezes o vimos em pista, de tão calma que foi a sua corrida.
A Red Bull escolheu uma tática de manter os seus carros em pista o máximo de tempo possível à espera de um Safety Car que lhes pudesse poupar o tempo que os seus carros estão a perder em andamento puro. Mais uma vez ficou provado onde estão atualmente os Red Bull, e nesta pista específica era quase impossível a Max Verstappen (Red Bull RB20 Honda RBPT), que terminou em sexto, fazer melhor.
Na volta 23 liderava com 2,6s de avanço para Perez, com Piastri a mais seis segundos de distância, mas com a ida às boxes caíram para a sua ‘verdadeira’ posição, o que se confirmou com a segunda ida às boxes. Hoje não dava mesmo para mais.
George Russell (Mercedes W15) sofreu danos na asa do seu monolugar nas escaramuças da primeira volta, e a sua corrida ficou aí logo estragada. Seja como for, em condições normais só ficaria, provavelmente junto ou na frente de Hamilton e de Verstappen, o que nem isso conseguiu depois do atraso inicial. Só na volta 39 passou Perez e por aí ficou até final.
Sergio Pérez (Red Bull RB20 Honda RBPT) foi oitavo, exatamente a média do que tem conseguido desde que terminou o domínio Red Bull em Miami, para si, Espanha para Verstappen.
Alexander Albon (Williams FW46 Mercedes) foi nono, já não pontuava desde o GP da Grã-Bretanha. É a terceira vez que pontua este ano, sempre com o nono lugar.
Apesar de penalizado em 10 segundos por colisão com Pierre Gasly, Kevin Magnussen (Haas VF-24 -Ferrari) terminou nos pontos pela terceira vez este ano. Contudo, não o demos ver no Azerbaijão já que vai ser banido depois de ter sofrido o seu 12º ponto de penalização hoje, na colisão com Pierre Gasly.
Após duas corridas seguidas nos pontos, Fernando Alonso (Aston Martin AMR24-Mercedes) voltou a terminar fora desses lugares, o que se compreende, pois a velocidade de ponta não é o melhor trunfo da Aston Martin este ano. O 19º posto de Lance Stroll (Aston Martin AMR24-Mercedes) ajuda a comprová-lo.
Boa estreia de Franco Colapointo (Williams FW46 Mercedes) com um 12º lugar. O melhor que Logan Sargeant conseguiu este ano foi um 14º lugar, o que o jovem argentino melhorou logo na sua primeira corrida.
Daniel Ricciardo (RB VCARB 01 Honda RBPT) terminou em 13º depois de ter sido penalizado por ter forçado Hulkenberg a sair de pista. Esteban Ocon (Alpine A524 Renault) foi 14º na frente de Pierre Gasly (Alpine A524 Renault), o que tem sido mais habitual na Alpine, Valtteri Bottas (Kick Sauber C44 Ferrari) foi 16º na frente de Nico Hülkenberg (Haas VF-24 -Ferrari) que na volta teve de ir às boxes para uma nova asa dianteira depois de sofrer um toque de Ricciardo, com Zhou Guanyu (Kick Sauber C44 Ferrari) a terminar em 18 na frente de Lance Stroll. Yuki Tsunoda (RB VCARB 01 Honda RBPT) abandonou depois de um contacto com Hulkenberg.
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Forza Ferrari, que enorme vitória contra todas as odds e probabilidades nem o melhor otimista e maior tiffosi podia acreditar nisto muito obrigado Leclerc que corrida fenomenal e à equipa toda de estratégia da Ferrari que finalmente acertou em cheio, mas vamos ver porque só no final do dia podemos ter 100% de certeza depois do que aconteceu em Spa e em Austin no ano passado vamos ver se está tudo bem no carro espero e acredito que sim! A Mclaren e a Mercedes a entregarem esta vitória de borla à Ferrari e ao Leclerc, mas pior só a Red… Ler mais »
Não digas que és da Ferrari desde pequenino… A tua McLaren lixou-te bem hoje, pensavas que estava ganho. Se continuam assim ainda é a Ferrari a ganhar os dois títulos, já não restam dúvidas que a Red Bull não passa de 3º nos construtores.
Quem é da Ferrari é mesmo de pequenino, ganhem ou perquem… Nesta casa não se muda só qd se vence….
“perquem”? quero um dicionário igual ao seu 🙂
Argoladas aqui são mais que muitas incluindo as suas tb, mas se quizer enviar um dicionário, força… que não estou disponível…. … Percam, tá bom assim?…
Se existir algum ainda ( não português do Brasil)…
Minhas desse estilo não deve ver muitas.
Eu acreditei plenamente a partir do momento em que a McLaren “foi lá 2x”… Pois a Ferrari sem pressionar estava a controlar o desgaste….
Vitória nada merecida. Apenas incompetência imperdoável dos outros. Dêem já o Mclaren ao Max
Não concordo. A vitória foi merecida, conseguiu fazer a corrida só com uma paragem, enquanto os outros não conseguiram.
Nada merecida?… Já vi que o garfo atravessado é enorme e desde já o ambiente na sua McLaren já começa a não ser bom, pois o Piastri pode fazer a folha ao Norris…. Se fosse essa argolada na Ferrari tido o mundo ou uma boa parte gozava… “Temos pena”… Eu não tenho desde já. Então o piloto do dia é quem é?!… O chorão?… O aniversariante?… Ou o Ocon? Afinal tb vencem em circuitos onde as ultrapassagens são férteis… … Sabemos que custa, mas sabe muito bem, pois é um sítio ímpar como Mónaco e Le Mans ( por 2x… Ler mais »
Nada mesmo, isto foi mesmo uma corrida para aziados.
Bravi ragazzi!!!🏎️✌️
Não tendo o melhor carro, a Ferrari e Leclerc ganham pela estratégia mais acertada.
A Red Bull continua a ver a vantagem diminuir, isto faltando 8 provas.O campeonato está vivo.
Oito provas que, com as sprint, equivalem a nove.
Se alguém merece é o Charles Leclerc, reviver uma vitória em Monza com um Ferrari, tem sido o piloto que mais coração deu pela Ferrari. Espero que para o ano repita o mesmo desempenho que teve contra o múltiplo campeão Vettel e surpreenda os arrogantes comentadores ingleses. A Red Bull com este andar ainda vai acabar em 4º no mundial de construtores, e se os upgrades da Ferrari resultarem nas restantes pistas ainda a Ferrari consegue os dois títulos, parece que a McLaren não sabe ou não quer ganhar corridas, parece que as “Papaia Rules” não vão a lado nenhum,… Ler mais »
Como é que a equipa deixa o colega de equipa atacar na 4a curva da corrida? O único candidato ao título, excetuando o Verstappen?
Bem sublinhado. Como é que se mantêm a confiança de um contendor pelo título – o único além do MV) não tendo uma estratégia de acréscimo e privilégio, a esse PILOTO. Assim não ‘paga’ estar nessa posição única. Gestão de oportunidades precisa-se urgentemente para a McLaren. A ideia da ‘Papaya rules’ é uma tanga, bulshit. E não venham com a treta de que ” estão a pensar ‘proteger’ os interesses do LR no campeonato”. Com amigos assim, quem precisa de inimigos!!!
Priorizavam o Norris e em nada afetavam a pontuação no Mundial de Construtores.
Não sou a favor de ordens de equipa, mas neste “momento” faz sentido.
Afinal erram todos … Não sejamos voltados a dizer mal só para os que não gostamos.
Na muche… Aquela do Piastri vs Norris não pode acontecer numa altura destas… Parabéns 2x ao Sainz que soube ler e dar a ler a estratégia ao colega de equipa… Foi pena não ter ido ao podium.
O Sainz quando arrumar o capacete, pode ir para estratega de equipa, seria bem útil.
Acho que para os dois títulos não dá. Mesmo o Norris está no limite. Para o Leclerc lutar pelo título era preciso que o Verstappen não pontuasse numa corrida, pelo menos. As contas ainda são favoráveis ao holandês.
Mais uma vez, depois de uma corrida quase perfeita, se não mesmo perfeita, o Autosport minimiza uma vitória do Monegasco. “O Sainz susteve os McLaren o suficiente para que não chegassem ao Leclerc…” Não devem ter visto a mesma corrida que eu, o Piastri demorou uma volta e meia a ultrapassar, esperou pelas zonas de DRS, para se chegar e aí vai disto, e o Norris demorou meia volta, mas o herói é o espanhol. Depois dizer que a manobra do Piastri sobre o Norris é musculada e à Verstappen, é mentira, aliás é no mesmo sitio com uma manobra… Ler mais »
AutoSport e sportv… Tudo o mesmo… Custa.
Sim. Tenho que te dar razão- sempre no respeito ao trabalho deles- , nos comentários em cima “do acontecimento ” os comentadores fixos da sportv não conseguem disfarçar as suas preferências . É algo que já vem de longe. Costuma- se dizer que quem vence, festeja , e quem perde justifica. É só ver a postura e o tom de voz a azua com que fizeram o rescaldo no dia em que a vitória para horror de muitos foi mérito da Ferrari ( sagrado dia em que afastaram o Rueda) e comparar com o tom alegre,bem disposto e descontraído no… Ler mais »
A corrida que você viu, a corrida que nós vimos e a corrida que a Ferrari viu e divulgou publicamente no seu press release: “Sainz, who turned 30 today, also had a very strong race, switching to Hards on lap 19 before he too went all the way to the flag with no further stops. However, he was passed in the closing stages by both McLarens, having helped Charles by fending off Piastri for a long two laps, when the McLaren couldn’t run at its true pace.” Se chegavam ou não sem Sainz à frente, ninguém vai saber, mas que… Ler mais »
Caro José Luis Abreu, como é óbvio e você deveria saber melhor que eu, claro que a Ferrari defende a corrida do Sainz (por muito que lhe reconheça qualidades de segundo piloto e só, mas lá está é a minha opinião), não fez nada para ser motivo de destaque ou para justificar a vitória de um piloto que esteve perfeito (mas que não está nas suas preferências), exemplo do que tenta fazer com essa afirmação, seria o Sainz ter feito, pelo menos metade, do que fez o Alonso na Hungria ao segurar o Hamilton para permitir a vitória do Ocon.… Ler mais »
Grande vitória da Ferrari e do Charles que quando está para aí virado é um piloto fantástico. A Ferrari venceu por aquilo que foi no passado (e bem) criticado… a estratégia. A McLaren está em autogestão com uma dupla de indecisos quanto á decisão a tomar. Esta aparente proteção do Zak ao Piastri não é entendivel. O Max agradece. Gestão condenável e irrealista. A RB a não CNN o seguir perceber o problema e a saída do Newey mais as horas do túnel de vento a se fazerem cobrar. Campeonato interessantíssimo até ao fim provavelmente
Primeiro que tudo, parabéns à Ferrari e ao Leclerc. Estratégia perfeita, coisa pouco vista nos tempos mais recentes na escuderia. Não correu tão bem para o Sainz, mas com dois “leões” esfomeados atrás, sera difícel. A McLaren ainda é o melhor carro, mas algo tem de mudar na abordagem às corridas. O Norris, hoje, até largou bem, mas manter a posição, nesta pista, é difícil, como se viu nas outras fórmulas. Errarem na estratégia até se desculpa, outras equipas também erraram, ou foram obrigadas a errar, mas deixarem o Piastri à solta não beneficia a equipa em nada e, em… Ler mais »
“seria difícil” e não sera dificel. Não sei como é que o corrector ortográfico deixou passar…
Pois… eu ‘tou farto do corrector! (Alguém aqui pode explicar a um Britânico de 61 anos se/como é possível desligar-lo?) Já agora Parabéns á Ferrari e Leclerc – apesar de praticamente só ligar aos ralis…
Grande, grande vitória de Leclerc!
Parabéns ao Leclerc pela excelente corrida que fez e parabéns á Ferrari por ter acertado na estratégia.
Foi uma excelente corrida.
Piastri também a fazer, na minha opinião, uma boa corrida em que faltou mais duas ou três voltas para conseguir vencer. Não posso criticar um piloto por querer correr para vencer.
Verstappen consegue, ainda assim, minimizar os estragos. Tendo em conta a vantagem dos McLaren, podia ter sido muito pior…
Cumprimentos
Afinal o Alonso tinha razão ontem ….