GP Itália F1: Carlos Sainz mais rápido 0.01s do que Lando Norris no TL2

Por a 1 Setembro 2023 17:14

Carlos Sainz deu a primeira (pequena) alegria aos tifosi em Monza, ao ser o piloto mais rápido no segundo treino livre, batendo Lando Norris por escassos 0.019s, numa sessão mais animada do que a inaugural.

Já com uma utilização maciça dos pneus macios durante as voltas rápidas, em simulação de qualificação, Sergio Pérez foi o piloto da Red Bull mais rápido, ficando no terceiro lugar da tabela de tempos, mas terminou mais cedo o treino, depois de ter ficado preso na caixa de gravilha numa saída de pista. Max Verstappen foi o quinto mais rápido em Monza, terminando a 0.276s do tempo de Sainz, atrás de Oscar Piastri na tabela de tempos.

O piloto mais rápido do treino com outro composto que não fosse o macio foi Alexander Albon, que terminou no sétimo posto da tabela de tempos com pneus médios (+0.624s), tendo à sua frente Charles Leclerc e sendo seguido de Fernando Alonso, George Russell e Nico Hülkenberg, que fechou os dez mais rápidos.

Sem sorte e quase nenhum tempo de pista, Lance Stroll ficou parado em pista no início do treino e forçado a seguir a sessão da box, depois de não ter estado ao volante do AMR23 no treino 1.

O mais importante no treino livre 2:

Apenas Zhou Guanyu tinha registado o primeiro tempo da sessão, 1:24.755s, antes de Lance Stroll ficar parado ao lado da pista, com o piloto canadiano a queixar-se de ficar sem potência no AMR23. No treino inaugural Stroll não esteve em pista, uma vez que Felipe Drugovich completou a sessão no carro do canadiano e por isso, a equipa ainda tentou fazer um reset aos sistemas e regressar à pista com o carro para ter tempo antes do derradeiro treino de amanhã, mas depois de alguns minutos informaram o piloto que isso não seria possível. 

A sessão foi interrompida sob bandeira vermelha, recomeçando quando faltavam 50 minutos para o final do treino.

Max Verstappen saltou para o topo da tabela de tempos, com 1:22.259s com pneus médios, enquanto Alexander Albon com macios ficou a 0.069s.

Com mais tempo em pista com pneus macios e médios e menos com pneus duros, as equipas começaram a simular a qualificação e por isso os tempos foram baixando. Verstappen melhorou o seu anterior registo, mas Carlos Sainz e Charles Leclerc passaram para a sua frente, com o espanhol a liderar a dupla da Ferrari com a sua volta completada em 1:21.656s e o monegasco 0.273s mais lento.

Sergio Pérez passou pela liderança da tabela de tempos (1:21.540s) e quando Max Verstappen tentou melhorar o seu anterior tempo, apanhou bastante tráfego no rápido circuito de Monza, terminando a sua volta a 0.091s do seu companheiro de equipa. 

Lando Norris ensaiou a volta de qualificação e passou para o topo, com 1:21.374s, enquanto Oscar Piastri foi o terceiro mais rápido naquela altura do treino. No entanto, Sainz estava ‘endiabrado’ e voltou a completar uma nova volta rápida, deixando o seu antigo companheiro de equipa na McLaren a 0.019s, com o tempo de 1:21.355s. 

Após as simulações de qualificação, as equipas e pilotos voltaram a rodar em ritmo de corrida, sendo Nico Hülkenberg e Kevin Magnussen os únicos a montarem pneus macios nos seus monolugares e regressando à pista numa opção diferente da maioria dos seus adversários. 

Faltavam cerca de 10 minutos para o final do segundo treino livre quando Sergio Pérez saiu de pista na ‘Parabolica’, durante a sua simulação. Evitou um toque forte nas proteções do traçado de Monza, mas ao tentar reentrar em pista ficou encalhado na caixa de gravilha.  Foi necessária a interrupção para a retirada do RB19 do piloto mexicano, recomeçando com menos de 5 minutos para o final do último treino do dia.

Nos minutos finais do treino, Fernando Alonso ascendeu ao oitavo posto da tabela de tempos, com pneus macios, na mesma altura em que a maioria dos seus adversários regressaram à pista com pneus médios.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Scirocco
Scirocco
1 ano atrás

Pode ser que a Ferrari faça o tão desejado milagre para Domingo…

nunofernandesp12023_gmail_com
nunofernandesp12023_gmail_com
Reply to  Scirocco
1 ano atrás

Não duvido.

leandro.marques
1 ano atrás

Os dois TL de ontem foram dos mais esquisitos de toda a temporada, o que acaba por ser normal em Monza. As equipas ainda estão a afinar os carros e a testar o tipo de pneus (ainda por cima têm de os gerir bem neste fim de semana) e só hoje se deverá conseguir ver o real estado de cada uma.
A qualificação poderá dar uma ordem diferente do normal devido ao uso obrigatório das três cores das borrachas em cada fase.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado