GP Itália F1: Carlos Sainz mais rápido 0.01s do que Lando Norris no TL2
Carlos Sainz deu a primeira (pequena) alegria aos tifosi em Monza, ao ser o piloto mais rápido no segundo treino livre, batendo Lando Norris por escassos 0.019s, numa sessão mais animada do que a inaugural.
Já com uma utilização maciça dos pneus macios durante as voltas rápidas, em simulação de qualificação, Sergio Pérez foi o piloto da Red Bull mais rápido, ficando no terceiro lugar da tabela de tempos, mas terminou mais cedo o treino, depois de ter ficado preso na caixa de gravilha numa saída de pista. Max Verstappen foi o quinto mais rápido em Monza, terminando a 0.276s do tempo de Sainz, atrás de Oscar Piastri na tabela de tempos.
O piloto mais rápido do treino com outro composto que não fosse o macio foi Alexander Albon, que terminou no sétimo posto da tabela de tempos com pneus médios (+0.624s), tendo à sua frente Charles Leclerc e sendo seguido de Fernando Alonso, George Russell e Nico Hülkenberg, que fechou os dez mais rápidos.
Sem sorte e quase nenhum tempo de pista, Lance Stroll ficou parado em pista no início do treino e forçado a seguir a sessão da box, depois de não ter estado ao volante do AMR23 no treino 1.
O mais importante no treino livre 2:
Apenas Zhou Guanyu tinha registado o primeiro tempo da sessão, 1:24.755s, antes de Lance Stroll ficar parado ao lado da pista, com o piloto canadiano a queixar-se de ficar sem potência no AMR23. No treino inaugural Stroll não esteve em pista, uma vez que Felipe Drugovich completou a sessão no carro do canadiano e por isso, a equipa ainda tentou fazer um reset aos sistemas e regressar à pista com o carro para ter tempo antes do derradeiro treino de amanhã, mas depois de alguns minutos informaram o piloto que isso não seria possível.
A sessão foi interrompida sob bandeira vermelha, recomeçando quando faltavam 50 minutos para o final do treino.
Max Verstappen saltou para o topo da tabela de tempos, com 1:22.259s com pneus médios, enquanto Alexander Albon com macios ficou a 0.069s.
Com mais tempo em pista com pneus macios e médios e menos com pneus duros, as equipas começaram a simular a qualificação e por isso os tempos foram baixando. Verstappen melhorou o seu anterior registo, mas Carlos Sainz e Charles Leclerc passaram para a sua frente, com o espanhol a liderar a dupla da Ferrari com a sua volta completada em 1:21.656s e o monegasco 0.273s mais lento.
Sergio Pérez passou pela liderança da tabela de tempos (1:21.540s) e quando Max Verstappen tentou melhorar o seu anterior tempo, apanhou bastante tráfego no rápido circuito de Monza, terminando a sua volta a 0.091s do seu companheiro de equipa.
Lando Norris ensaiou a volta de qualificação e passou para o topo, com 1:21.374s, enquanto Oscar Piastri foi o terceiro mais rápido naquela altura do treino. No entanto, Sainz estava ‘endiabrado’ e voltou a completar uma nova volta rápida, deixando o seu antigo companheiro de equipa na McLaren a 0.019s, com o tempo de 1:21.355s.
Após as simulações de qualificação, as equipas e pilotos voltaram a rodar em ritmo de corrida, sendo Nico Hülkenberg e Kevin Magnussen os únicos a montarem pneus macios nos seus monolugares e regressando à pista numa opção diferente da maioria dos seus adversários.
Faltavam cerca de 10 minutos para o final do segundo treino livre quando Sergio Pérez saiu de pista na ‘Parabolica’, durante a sua simulação. Evitou um toque forte nas proteções do traçado de Monza, mas ao tentar reentrar em pista ficou encalhado na caixa de gravilha. Foi necessária a interrupção para a retirada do RB19 do piloto mexicano, recomeçando com menos de 5 minutos para o final do último treino do dia.
Nos minutos finais do treino, Fernando Alonso ascendeu ao oitavo posto da tabela de tempos, com pneus macios, na mesma altura em que a maioria dos seus adversários regressaram à pista com pneus médios.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Pode ser que a Ferrari faça o tão desejado milagre para Domingo…
Não duvido.
Os dois TL de ontem foram dos mais esquisitos de toda a temporada, o que acaba por ser normal em Monza. As equipas ainda estão a afinar os carros e a testar o tipo de pneus (ainda por cima têm de os gerir bem neste fim de semana) e só hoje se deverá conseguir ver o real estado de cada uma.
A qualificação poderá dar uma ordem diferente do normal devido ao uso obrigatório das três cores das borrachas em cada fase.