GP Itália F1: 5 coisas que podemos esperar de Monza
Depois de um fim-de-semana que produziu muitos momentos que não vamos esquecer tão depressa, o ‘circo’ da Fórmula 1 dirige-se para Itália, e para o histórico circuito de Monza. Estas são cinco coisas que podemos esperar deste fim-de-semana que se avizinha.
Domínio da Ferrari (pelo menos na qualificação)
A Ferrari é sem dúvida a equipa mais rápida em linha reta. Em Spa foi esta característica que lhes garantiu a primeira vitória de 2019. Em Monza a velocidade em linha reta é tão importante, que a velocidade em que se faz as curvas contribui menos para o resultado final. Para melhorar a situação para a Ferrari, a equipa instalará a nova unidade motriz em Monza, a mesma que Antonio Giovinazzi usou em Spa e que lhe garantia o oitavo lugar antes do acidente.
O resultado final do Grande Prémio é impossível de adivinhar, mas é fácil de prever que a velocidade da Ferrari lhes dá o favoritismo em Itália.
De qualquer forma, não convém esquecer que os Mercedes terminaram muito perto do Ferrari que venceu…
Alfa Romeo atrás das três grandes
A diferença entre Monza e Spa é que as curvas se fazem a alta velocidade, e isso ajuda a Ferrari, e as equipas que têm motores da marca. Assim sendo, a Alfa Romeo tem também uma vantagem teórica em Monza.
Em Spa, o azar bateu à porta da equipa, com Räikkönen envolvido num acidente, e Giovinazzi a rodar para fora da pista e contra as barreiras, mas caso isso não volte a acontecer, a Alfa Romeo pode até conseguir um bom resultado em Itália.
A Haas, embora tenha unidades motrizes da Ferrari, terá mais dificuldades, pois, devido à aerodinâmica do monolugar. Contudo, esta, em Monza não faz tanta diferença…
Red Bull em ‘terra de ninguém’
A Red Bull tem passado grande parte da época desta forma. Atrás da Mercedes e da Ferrari, e muito à frente das restantes equipas. Tirando os Grandes Prémios do final da primeira metade da época, esta foi a caracterização da Red Bull. E isto é o que se espera deles em Monza.
Verstappen já disse que será um fim-de-semana em que não se espera um melhor resultado do que aquele obtido em Spa.
Albon terá espaço para se mostrar, mas se tudo correr dentro daquilo que é esperado, veremos os RB15 a ocupar a quinta e a sexta posição.
Um detalhe. Verstappen parte do fim da grelha, devido a troca de motor, pelo que vai ser interessante saber o que é capaz a nova versão do motor nipónico…
Charles Leclerc na pole position, mas com Sebastian Vettel na luta
Não é surpresa nenhuma. Charles Leclerc tem sido mais rápido que Sebastian Vettel, e, para virá motivado depois da sua primeira vitória na F1. Já Vettel tem tido um desempenho ‘flutuante’: começou o ano a bater Charles Leclerc, mas depois do GP do Canadá ‘desleixou-se’, e o jovem tem sido mais rápido que o experiente alemão.
No entanto, a experiência de Sebastian Vettel pode levar a melhor, e juntamente com a necessidade de ganhar (sabendo que esta pode ser a última grande oportunidade deste ano para tal), pode levar Vettel a dar algo mais para conseguir a vitória.
Veremos se a Mercedes pode obrigar, tal como em Spa, a ordens de equipa’ para a Ferrari conseguir a vitória. Mattia Binotto já disse que sempre que for bom para a equipa, haverá ordens…
McLaren no meio da grelha
Esta será uma das poucas corridas em que a McLaren não será a melhor equipa do ‘segundo pelotão’. Embora em Spa estivesse no quinto lugar a uma volta do fim, a McLaren teve que lutar na qualificação, e não conseguiu colocar nenhum dos pilotos na Q3.
Assim, Alfa Romeo, Racing Point e Renault
podem conseguir ultrapassar a equipa britânica, que já (quase) garantiu o
quarto lugar no campeonato de construtores.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI