GP Hungria de F1: Vettel vence em dobradinha Ferrari
Sebastian Vettel venceu o GP da Hungria de Fórmula 1, com Kimi Raikkonen a terminar no segundo lugar. Valtteri Bottas foi terceiro, depois de ter ’emprestado’ a posição a Lewis Hamilton para este tentar a sua sorte com os Ferrari, mas como o piloto inglês não conseguiu passar nenhum dos carros italianos, o inglês devolveu a posição a Bottas mesmo em cima da meta, num gesto muito digno, mesmo que tenha significado a perda de pontos. O seu a seu dono, foi Bottas tinha a posição desde o início da corrida.
Os Ferrrari partiram bem e a primeira metade da corrida, até às trocas de pneus dominaram claramente, mas depois de todos os homens da frente trocarem de pneus ficaram claras as dificuldades de Sebastian Vettel na frente, algo que se podia perceber através das conversas de rádio entre o piloto e a equipa. Kimi Raikkonen aproximou-se, e depressa começou a avisar para o facto dos Mercedes se estarem a chegar a ele. Entretanto, a Mercedes autorizou Hamilton a passar para a frente de Valtteri Bottas, e encetou uma grande perseguição aos dois Ferrari.
Claramente, Raikkonen estava com um ritmo maior do que Vettel, mas não tentou sequer chegar-se muito, e por isso na entrada das últimas dez voltas, Hamilton estava na sua traseira, mas a verdade é que em Hungaroring só com um erro é possível passar e Raikkonen não permitiu, servindo de tampão, pois ficou claro que, caso Hamilton passasse para a frente de Raikkonen, Vettel poderia passar um mau bocado.
Valtteri Bottas não teve ritmo para mais, deixou passar Hamilton e depressa o perdeu de vista, depois das trocas de pneus, enquanto Max Verstappen, depois de cumprir a penalização de dez segundos que foi alvo devido a ter metido o seu colega de equipa, Daniel Ricciardo, fora de prova ao bater-lhe com violência à saída da curva dois, terminou no quinto lugar.
Grande sexto lugar para Fernando Alonso, que ganhou um grande duelo espanhol com Carlos Sainz, com Stoeffel Vandoorne em décimo. Dois McLaren nos pontos, portanto. Sergio Perez e Esteban Ocon também colocaram os seus Force India no Top 10. Mais informação dentro de momentos. Veja o resumo da corrida AQUI
Classificação
1 | Sebastian Vettel | FERRARI | 1:39:46.713 |
2 | Kimi Räikkönen | FERRARI | +0.908s |
3 | Valtteri Bottas | MERCEDES | +12.462s |
4 | Lewis Hamilton | MERCEDES | +12.885s |
5 | Max Verstappen | RED BULL | +13.276s |
6 | Fernando Alonso | MCLAREN HONDA | +71.223s |
7 | Carlos Sainz | TORO ROSSO | +1 volta |
8 | Sergio Perez | FORCE INDIA MERCEDES | +1 volta |
9 | Esteban Ocon | FORCE INDIA MERCEDES | +1 volta |
10 | Stoffel Vandoorne | MCLAREN HONDA | +1 volta |
11 | Daniil Kvyat | TORO ROSSO | +1 volta |
12 | Jolyon Palmer | RENAULT | +1 volta |
13 | Kevin Magnussen | HAAS FERRARI | +1 volta |
14 | Lance Stroll | WILLIAMS MERCEDES | +1 volta |
15 | Pascal Wehrlein | SAUBER FERRARI | +2 voltas |
16 | Marcus Ericsson | SAUBER FERRARI | +2 voltas |
17 | Nico Hulkenberg | RENAULT | NT |
NC | Paul di Resta | WILLIAMS MERCEDES | NT |
NC | Romain Grosjean | HAAS FERRARI | NT |
NC | Daniel Ricciardo | RED BULL | NT |
[soliloquy id=”324738″]
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Corrida sem interesse algum, que contou com uma boa dobradinha da Ferrari que foi mais tremida do que se previa muito ao devido ao problema com o carro de Vettel. Quanto aos pilotos da Mercedes, uma atitude de louvar de Hamilton depois de Bottas lhe ter dado a oportunidade de lutar pela vitória. Bottas poderia ter disfarçado melhor as ordens da equipa. E por último uma palavra para Verstappen que em minha opinião teve uma penalização injusta e para Alonso também que fez uma excelente corrida
Que grande corrida a que poderíamos ter assistido… se fosse possível ultrapassar nesta pista.
Sendo assim, Vettel aguentou brilhantemente, apesar dos problemas, Kimi fez uma corrida sólida, os pilotos Mercedes mostraram como se comportarem em equipa. Espero que Hamilton não perca o título por três pontos ou menos (se perder…), para que não se diga “se não tivesse devolvido a posição na Hungria…” Mas fez o que devia fazer. “Mad Max” esteve de volta, mas, desta vez, a vítima foi o colega de equipa (do mal, o menos…)
E os McLaren aguentaram a corrida toda e pontuaram os dois!!!!! (Aplausos)
Parabéns Pity! Fico muito contente por a (sua)Mclaren ter agarrado a oportunidade.
O resto? O resto é ridículo! A Ferrari faz jogo de equipa (mais uma vez), e a Mercedes que sempre respeitei, faz jogo de equipa, e depois um dos pilotos desfaz.
Hamilton por uma vez teve uma posição que faz história a seu favor. Parabéns para ele, que mostra que também ele sabe crescer, a quem duvidava.
Parabéns ao Kimi, que mostra mais uma vez que é um dos mais rápidos e também um dos mais profissionais pilotos que já passaram pela F1.
Ninguém desfez o jogo de equipa. Foi audível que o combinado seria o Hamilton devolver a posição, caso não conseguisse passar o Raikkonen, e assim aconteceu. A Ferrari pôde fazer jogo de equipa, porque a pista não permitia ultrapassagens, noutra pista, o kimi teria ganho, porque não iam arriscar perder a corrida. Ainda cheguei a sonhar com uma vitória do Kimi, mas ainda não foi desta.
Obrigada pelos parabéns. O resultado ainda poderia ter sido ligeiramente melhor, caso o Vandoorne tivesse tido um pit stop normal.
Pity, o combinado é ridículo porque é combinado.
A Ferrari sempre pôde e vai poder fazer o seu jogo de equipa seja a pista qual for. Uma vitória do Kimi só é possível se o Vettel desistir nas primeiras voltas,e mesmo assim é difícil porque a estratégia está definida e a Ferrari não consegue alterar as coisas para ser o seu segundo piloto a vencer, apenas porque nunca conseguiu. Doi, doi tanto que nunca vai acontecer.
A vida é assim… Mas as corridas não deviam ser.
Mais uma vez, os meus sinceros parabéns pelo bom resultado da Mclaren.
E se o Bottas for campeão à custa destes 3 pontos que o terceiro lugar dá a mais que o quarto? Muita gente está a esquecer-se dele, incluindo a própria equipa, pelo comentário do Wolff. É que como disse a Pity, e muito bem, nesta pista é muito difícil ultrapassar, mais ainda tendo carros iguais, e o Bottas esteve sempre no terceiro lugar, por isso é justo que fique com ele. Quanto a mim houve uma coisa que me deixou nas nuvens, e outra que merece o meu aplauso. Este resultado, com dobradinha da FERRARI deixou-me felicíssimo, e como tiffoso… Ler mais »
Tem razão quanto ao Bottas, mas não acredito que ele venha a ser campeão este ano. Quanto ao seu desejo de dobradinhas Ferrari, não seja tão garganeiro 🙂 deixe alguma coisa para os outros.
Quanto a mim o problema é se o LH não for campeão por falta destes 3 pontos. Como irá o Wolff explicar isto à administração de Merc?
Sobre o Bottas “ter tido sempre o segundo lugar” é a exactamente o mesmo de Vettel “ter tido sempre o primeiro lugar”. Nesta pista é difícil de ultrapassar e com carros tão xoninhas em ar “sujo” ainda pior, assim que ficam a 1.5 segundos do carro da frente, tinham problemas. Ora assim que soltaram o Hamilton (aka o Bottas deixou passar) nunca mais o viu e na última volta estava a 7 segundos de Hamilton, por essa ordem de ideias, estava mais rápido Hamilton, logo deveria ter ficado ele com o 3º lugar. Mas o prometido é devido e Hamilton… Ler mais »
Grande Lewis, grande atitude. Grande Alonso; o melhor piloto da península ibérica.
Se a Ferrari continuar a sacar estas qualificações ainda temos muito campeonato, estão a evoluir o carro consistentemente.
A Redbull estava muito forte. O Max vai levar nalgadas e vão-lhe retirar a Playstation.
Toda a gente felicita a atitude do Hamilton…e o Bottas? Parece que se esquecem que ele cedeu a posição. Pois se tal não sucedesse…duvido que o Hamilton o conseguisse passar em corrida.
Se o Bottas não cedesse a posição seria um péssimo “team player” e ninguém se está a esquecer do Bottas, apenas ceder um 3º lugar quando o teu mais directo adversário vai ganhar a corrida é bem mais pesado que herdar o 3º lugar quando se está a 25+ da liderança. Mas eu percebo, custa-lhe aceitar que Hamilton foi um senhor com a sua atitude, então vamos lá desviar a conversa.
Agora vê o enredo ao contrário…achas que o Hamilton faria o mesmo que o Bottas? O Hamilton é um grande Piloto…mas tanto ele como o Vettel são muito amuados, e competitivos. Quando o Bottas tentar fazer o mesmo, duvido que o Hamilton ceda a posição.
Mais uma vez o lamentável residente da Sport TV a louvar as ordens de equipa dadas do muro.
Essas ordens só são incompreensíveis se forem dadas do muro de uma equipa que tem um cavalino rampante.
Parabéns ao Hamilton por ter honrado o compromisso assumido.
Costumo estar desconfiado em relação à Ferrari mas hoje percebi perfeitamente porque não deixaram passar o Kimi. Tendo Vettel problemas, era estúpido expô-lo aos Mercedes. E também me recordo quando o Shumi devolveu a corrida ao Rubens. Mas sim, a Ferrari é uma cambada de mafiosos com ligações que vão desde o Vaticano até ao Kremlin. Essa é que é essa.
Completamente em desacordo. No final resultou, mas no momento em que o Hamilton começou a aproximar-se perigosamente. A atitude mais segura para garantir a vitória, era deixar o Kimi ultrapassar o Vettel, para que o alemão servisse de tampão, enquanto o Kimi alargava a distância para o Lewis. O risco de deixar o Kimi a servir de tampão foi muito maior. Porque um qualquer pequeno erro do finlandês que permitisse a ultrapassagem do Hamilton, colocaria em sério risco a vitória. Mas por esta altura a Ferrari já só está a pensar no campeonato de pilotos, mesmo correndo o risco de… Ler mais »
Murray, no meu ponto de vista era melhor ter o Kimi a fazer de tampão, pois tendo o carro bom podia-se defender, aumentando o ritmo. Já o Vettel com problemas, teria mais dificuldade em o fazer.
Pois, mas bastaria um problema qualquer com um retardatário, uma travagem queimada, uma saída mais larga e perdia a posição, e a vitória ficava à mercê do Hamilton. Por ele poder aumentar o ritmo e o Vettel não, é que defendo que o menor risco era deixar o Kimi ultrapassar.
Concordo em absoluto com a sua análise, no entanto parece-me que o Seb tinha a corrida controlada e a equipa sabia disso, também por isso não fizeram a troca. Foi notório que quando o Kimi apertava um bocadinho mais, rapidamente o Seb se distanciava porque tinha mais ritmo para o fazer.
Isso não faz qualquer sentido. Se o Seb tivesse mais andamento (o Kimi sabemos que tinha) nunca colocaria a vitória, ou o segundo lugar do Kimi em risco, tal como aconteceu. O próprio Seb, referiu na entrevista do pódio as dificuldades, e que nas últimas voltas o problema amenizou um pouco e ainda conseguiu fazer algumas voltas que lhe permitiram um pouco de conforto. Mas isto foi a 2 ou 3 voltas do final. A decisão a ser tomada, teria de ter sido a 10 ou 12 volta do fim. A Ferrari sabe o que quer e tem as fichas… Ler mais »
Se reparar, o Kimi nunca esteve verdadeiramente perto de ultrapassar, não só porque com estes carros e neste circuito é complicado de o fazer, mas também porque me pareceu que o Vettel se limitou a jogar pelo seguro, caso fosse necessário voltar a abrir margem acho que não teria problemas para o fazer. Por sua vez, o Hamilton também nunca esteve em condições de atacar verdadeiramente o Kimi, sempre que este se aproximava um pouco mais, o Seb lá esticava a corda um bocadinho outra vez e consigo levava o Kimi. Acho que a Ferrari esteve calma e geriu muito… Ler mais »
É claro que o Kimi estava descontente porque estava a ver os Mercedes cada vez mais perto, mas acho que também ele percebeu no final que tudo estava bem controlado, eu percebi isso quando a equipa lhe disse ” Seb´s been told to push”, e foi precisamente isso que ele fez, abrindo imediatamente uma pequena margem.
Vá lá. O Kimi tinha ordens para não ultrapassar, isso ficou claro como água. A estratégia era manter as posições. Sim, o Hamilton nunca esteve verdadeiramente em condições de ultrapassar, a não ser que o Kimi cometesse algum erro, ou ficasse preso no tráfego. Mas isso sabemos agora após a corrida. O que temos de fazer é um exercício do que sabíamos entre a volta 46 e a volta 48. Nessas 3 voltas o Hamilton ganhou 2 segundos ao Kimi e colou-se na traseira do Ferrari. A decisão teria de ser tomada nessa altura. Nesse momento quantos de nós não… Ler mais »
Certo, o Kimi disse também via rádio que tinha pneus para continuar em pista logo após a sua 1a paragem, ou seja, é claro que a Ferrari nunca esteve interessada em permitir sequer que a luta existisse. Mas sinceramente, acho que o Vettel tinha mais ritmo no carro, simplesmente jogou pelo seguro sabendo que estava “protegido”, limitando-se a controlar a corrida a partir da frente.
« …rapidamente o Seb se distanciava porque tinha mais ritmo para o fazer…»
De acordo. Diria antes que o Vettel, perante a pequena contrariedade do «volante descentrado», não estaria por esse facto na sua zona de conforto por excelência… Mas é verdade que tinha reservas no pé direito para responder a qualquer ataque, viesse ele de onde viesse! De resto, o Kimi não é adversário dele, não por acordo tácito, mas pela lógica que advém da classificação.
Faço minhas as suas palavras! Aliás cheguei a pensar que só eu é que “via” as diferenças quando esse tal residente fala sobre a Mercedes / Hamilton e quando fala sobre Ferrari / Vettel… Cumprimentos.
Digam-me…mas com sinceridade e sem clubices…o que ganhava o Vettel e a Ferrari ao deixarem o Kimi passar, se o mesmo nem conseguia chegar-se à traseira do Vettel e o ultrapassar?…ainda por cima longe da luta pelo campeonato. Quanto à Mercedes…não se esqueçam que a diferença pontual entre Bottas e Hamilton não é muito grande, dai que por enquanto não beneficiem um dos Pilotos.
O Kimi nem tentou chegar à traseira do Seb, porque se o fizesse desgastava os seus pneus, por isso para quê tentar sabendo que o Seb não iria facilitar?
As ordens de equipa não são ilegais, por isso a ferrari sempre vai fazer isto, está no DNA deles, não conseguem ganhar com justiça, têm sempre de entregar o campeonato a um piloto pré-definido. É triste, mas é verdade. Só espero que a Mercedes responda, quando Lewis precisar, que ordenem que Bottas deixe passar e assim a Ferrari veja o título por um canudo. Não gosto de ordens de equipa e fico muito contente de nos anos de domínio mercedes, sempre deixaram os seus pilotos lutar entre si, sem joguinhos e contratos pré-definidos. Mas agora espero um olho-por-olho na altura… Ler mais »
Que ressabiado…se fosse uma vitória da Mercedes, andavas caladinho. Custa-te assim tanto ver a Ferrari na frente, e o Hamilton a ser batido pelo Bottas, pois dificilmente o ultrapassava em pista?
Se as ordens de equipa não são ilegais,como é que a FERRARI não ganha com justiça? Se não gosta de ordens de equipa, então porque é que as está a pedir para a Mercedes? E não se esqueça que a Mercedes também já deu ordens de equipa, caro frenando_afondo.
Corrida que foi tendo algum interesse, graças a falta de andamento da Ferrari com os pneus Soft! Andaram muito bem com super Soft, mas depois, com o composto mais duro, permitiram a Mercedes e ao Max aproximarem se, algo que foi sendo visível nos treinos livres! Destaque também para o Max, arruinou a corrida a equipa com mais uma manobra para lá dos limites! E para quem dizia que a McLaren não anda, que dizer da melhor volta da corrida do Alonso hein? Abc
Hungarian GP @ Ridiculoring GP @ Budapest!
Estava na altura da Ferrari dar o troco á Mercedes, tal como a Mercedes reagiu muito bem após a derrocada no Mónaco, foi a vez da Ferrari demonstrar que o campeonato vai mesmo ser super disputado até ao fim. É possível que em Spa tenhamos novamente a Mercedes com uma ligeira vantagem, mas no Hungaroring, um circuito onde a potência não é o fundamental, só deu Ferrari. Não fosse o estranho problema que afectou o Vettel, o domínio seria certamente avassalador, assim acabamos por ter uma falsa ilusão relativamente á vitória na corrida. O figurão dia é o Magnussen “suck… Ler mais »
Sr. José Luis Abreu, onde é que aconteceu: «Raikkonen não permitiu, servindo de tampão,…»? Eu não vi nada disso. Vi sim a impossibilidade de alguém sequer se aproximar dos Ferrari, e a diferença final demonstra-a à evidência, a não ser que ‘estratégias de equipa’ só sejam consideradas em relação a determinadas equipas…!
Antes de dizeres bacoradas vai ver a corrida. A diferença final só foi assim proque Hamilton desacelerou para cortar os 7 segundos que o separavam de Bottas. Andou 30 voltas a 1 segundo sempre a pressionar Raikkonen, até à última volta onde depois cedeu o lugar a Bottas como tinha sido combinado.
Por isso antes de ver só estatísticas (que lhe interessam muito porque parece que a Ferrari andou toda a corrida a 10 segundos dos outros todos), veja a corrida mas é.
Também não te esqueças, que dificilmente o Bottas era ultrapassado em pista.
Quando são os outros a jogarem em equipa tudo bem, quando é a Squadra cai o carmo e a trindade. O residente da sport tv parece um rapazinho quando toca ao Hamilton, nos treinos, na luta pela pole. são sempre voltas inacreditáveis. quando os outros conseguem o mesmo “ah e tal, boa volta”. è por isso que vejo as corridas online à borla. Quanto á corrida vitoria limpinha do Vettel. Bem Arrivabene a deixar o Raikkonen no seu lugar pois o Vettel estava com problemas e o tempo do Kimi de lutar pelas vitorias em corridas e campeonato já passou.… Ler mais »
Experimenta a ver pela Skysports…quando o Hamilton vence andam todos sorridentes…quando vence o rival ficam logo aziados, e nas zonas de entrevistas fazem quase perguntas enfadonhas à equipa para tentar perceber o porque do resultado. O ano passado o alvo da azia era o Rosberg…este ano é o Vettel.
Quer ver que se fosse na RTP e tivessemos um piloto português tri-campeão a lutar pelo quarto ceptro seria diferente da Sky.
Não é só na Skysports… também por cá há e descarados, de microfone na mão… e com salários pagos por quem não tem outra alternativa senão ouvir as xaropadas !
é isso mesmo. quando ganha o Hamilton a partir da pole e lidera toda a corrida “incrível trabalho do Lewis”, quando é o Vettel “corrida normal e habitual do alemão”, num tom quase a chorar desse gorducho do Pedro Nascimento. O ano passado com o João Carlos Costa era insuportável.
Tem toda a razão, eu vejo sempre as transmissões da Sky Sports F1 e adoro-as, pela qualidade dos comentários feitos por verdadeiros especialistas na matéria e das análises que fazem aos vários momentos da corrida e da informação técnica que especialmente este ano o Pat Simmons dá. Mas são muito proteccionistas em relação aos pilotos ingleses, não só do Hamilton mas também do Palmer que é um piloto que já toda a genta percebeu que não vale grande coisa e é atacado por muita gente incluíndo eu próprio e outros foristas aqui no Autosport, e no entanto os comentadores da… Ler mais »
Este ano reparo muito mais na azia dos comentadores da Sky Sports para com o Vettel ou com as “ordens de equipa da Ferrari que beneficiam o Vettel”. No Mónaco foi insuportável a azia deles. No Canadá lá disseram que o Vettel teve sorte com o problema repentino dos travões no carro do Raikkonen. Hoje foi o que foi. A azia é tanta que até inventam supostas frases que o Kimi disse na comunicação via rádio durante o GP. E vê-se logo pelo tipo de perguntas dos comentadores que estão sempre a tocar na “ferida” das ordens de equipa, enquanto… Ler mais »
Pois espero que o Vettel perca o título por 1 ponto, só para ver o melão lá para os lados de maranello. E espero que a Mercedes assim que puder beneficie o Hamilton e diga ao Bottas para o deixar passar, em todas as corridas, só para ver a azia a aumentar. E há uma diferença entre a sua squadra e a Mercedes (e daí ficar tudo indignado) na Mercedes deixam-nos lutar livremente e até obrigam o piloto melhor colocado a deixar passar o que está em 3º no campeonato. Isso sim é uma equipa de senhores, não como na… Ler mais »
Com um melão andas tu frenando_afondo…o ano passado o alvo do teu ódio era o Rosberg, este ano é o Vettel. Tivesse ainda lá o Rosberg, não perdias tempo a dizer que as contrariedades que teve o Hamilton, eram uma elaborada conspiração da equipa para favorecer o Rosberg.
Infelizmente foi a corrida possível numa competição onde os carros têm “alergia” a andar próximos uns dos outros… uma espécie de magnetismo repelente. É o ar quente, é a turbulência, é os pneus,… só há desvantagens em tentar andar perto ou lutar ali durante umas voltas com passagens mútuas. Ou se passa quando se tem pneus diferentes, ou então quando se usa o DRS para vir disparado vindo lá de trás do fundo da avenida. Tirando isso, parece que só dá para uma tentativa e se não resultar então fica-se para trás que já disparou o termostato. Não fosse isso… Ler mais »