GP Hungria F1, Q3: Primeira linha Ferrari
Os dois Ferrari reservaram para si a primeira linha da grelha de partida, com Sebastian Vettel a assegurar a pole position, com Kimi Raikkonen, a ficar a 0.168s do seu colega de equipa, mas contribuindo para uma importante primeira linha da Ferrari.
Valtteri Bottas foi terceiro, a 0.254s de Vettel, com o seu colega de equipa Lewis Hamilton a confirmar que não está ao nível dos Ferrari nesta pista. As três primeiras linhas da grelha ficaram reservadas para três equipas, com os homens da Red Bull a ficar com a terceira. Max Verstappen ficou na frente de Daniel Ricciardo.
Depressa se percebeu na Q3 que dificilmente a Mercedes conseguiria desafiar a Ferrari na luta pela pole, e acabaram mesmo por ser os dois carros italianos a reservar a primeira linha. Valtteri Bottas foi quem se chegou mais perto, enquanto Hamilton se viu em dificuldades com os pneus, quando disse à equipa para se certificar que o segundo ‘jogo’ estivesse mais equilibrado. Cometeu um erro na curva quatro, deixando-o mais pressionado para a última tentativa, não conseguindo melhor que o quarto lugar.
Apesar do resultado de Nico Hulkenberg, que se qualificou em sétimo, atrás dos dois Red bull, a quarta linha vai pertencer por completo à McLaren em virtude da penalização de cinco posições por troca de caixa de velocidades do alemão da Renault. Carlos Sainz, encerra o top 10.
Desta feita, Jolyon Palmer não esteve mal e ficou perto de entrar na Q3, arranca de 10º, logo à frente do seu colega de equipa que vai receber mais cinco posições de ‘castigo’. Esteban Ocon foi 12º , batendo novamente o seu colega de equipa, Sergio Perez que foi apenas 14º Entre eles ficou Daniil Kvyat.
Q2: Dois McLaren ‘apurados’
De fora na segunda fase da qualificação ficaram Jolyon Palmer, Esteban Ocon, Danill Kvyat, Sergio Perez e Romain Grosjean. Passam à Q3, Lewis Hamilton, Sebastian Vettel, Max Verstappen, Kimi Raikkonen, Valtteri Bottas, Nico Hulkenberg, Daniel Ricciardo, Fernando Alonso, Stoffel Vandoorne e Carlos Sainz, numa parte da qualificação que devolveu dados bem interessantes, como o facto de Hamilton ter ficando na frente pela primeira vez este fim de semana e os dois McLaren-Honda terem chegado ambos à Q3.
Q1: ‘Enorme’ Paul di Resta
Grande prestação de Paul di Resta, que substitui Felipe Massa, cujo estado físico não lhe permitiu marcar presença nesta qualificação, com o piloto escocês a terminar na 19ª posição, deixando atrás de si o Sauber de Marcus Ericsson. Sem tempo de pista, quase sem preparação, e não foi último, o que diz bem da classe do piloto de reserva da Williams. foi melhorando os seus registos, e ficou apenas a sete décimos de Lance Stroll, que também foi eliminado. Portanto, de fora ficaram os dois Williams, o de Stroll por uma nesga, um Haas, de Kevin Magnussen, e os dois Sauber de Pascal Wehrlein e Marcus Ericsson.
Pos. | Piloto | Carro | Q1 | Q2 | Q3 | Vts |
1 | Sebastian Vettel | FERRARI | 1:17.244 | 1:16.802 | 1:16.276 | 14 |
2 | Kimi Räikkönen | FERRARI | 1:17.364 | 1:17.207 | 1:16.444 | 14 |
3 | Valtteri Bottas | MERCEDES | 1:18.058 | 1:17.362 | 1:16.530 | 18 |
4 | Lewis Hamilton | MERCEDES | 1:17.492 | 1:16.693 | 1:16.707 | 17 |
5 | Max Verstappen | RED BULL RACING TAG HEUER | 1:17.266 | 1:17.028 | 1:16.797 | 14 |
6 | Daniel Ricciardo | RED BULL RACING TAG HEUER | 1:17.702 | 1:17.698 | 1:16.818 | 14 |
7 | Nico Hulkenberg | RENAULT | 1:18.137 | 1:17.655 | 1:17.468 | 14 |
8 | Fernando Alonso | MCLAREN HONDA | 1:18.395 | 1:17.919 | 1:17.549 | 17 |
9 | Stoffel Vandoorne | MCLAREN HONDA | 1:18.479 | 1:18.000 | 1:17.894 | 17 |
10 | Carlos Sainz | TORO ROSSO | 1:18.948 | 1:18.311 | 1:18.912 | 19 |
11 | Jolyon Palmer | RENAULT | 1:18.699 | 1:18.415 | 14 | |
12 | Esteban Ocon | FORCE INDIA MERCEDES | 1:18.843 | 1:18.495 | 16 | |
13 | Daniil Kvyat | TORO ROSSO | 1:18.702 | 1:18.538 | 15 | |
14 | Sergio Perez | FORCE INDIA MERCEDES | 1:19.095 | 1:18.639 | 15 | |
15 | Romain Grosjean | HAAS FERRARI | 1:19.085 | 1:18.771 | 15 | |
16 | Kevin Magnussen | HAAS FERRARI | 1:19.095 | 9 | ||
17 | Lance Stroll | WILLIAMS MERCEDES | 1:19.102 | 9 | ||
18 | Pascal Wehrlein | SAUBER FERRARI | 1:19.839 | 9 | ||
19 | Paul di Resta | WILLIAMS MERCEDES | 1:19.868 | 11 | ||
20 | Marcus Ericsson | SAUBER FERRARI | 1:19.972 | 8 |
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Uma qualificação em que os seis primeiros couberam em pouco mais de meio segundo, teve que ser uma grande qualificação. Excelente resultado da McLaren. Ocon voltou a bater Perez. Nunca fui apreciadora do di Resta, mas tenho de elogiá-lo pela prestação. Dadas as circunstâncias, não ter sido último, foi muito bom. Afinal, a Ferrari não ficou para trás, nem a Mercedes deu um grande passo em frente, como muitos diziam, esquecendo-se de que a Mercedes se tem dado mal, sempre que as temperaturas estão muito altas e, pelo contrário, se dá muito bem com temperaturas baixas, como aconteceu em Silverstone.… Ler mais »
Uiuiui…o Lewis que deixe espaço ao Max, que o gajo nas primeiras curvas entrar à lambão. A Ferrari que aproveite este circuito para amealhar alguns pontos…e já agora…que não abusem numa estratégia que estenda demais o stint.
Não acredito que o Max vá exagerar, afinal de contas, está muito atrás do Ricciardo em termos de pontos e não quererá arriscar em demasia, mas concordo, o melhor é o Hamilton dar-lhe (muito) espaço.
A Ferrari ao dominar neste circuito, comprova que com uma Unidade Motriz um pouco mais potente, poderia dominar noutros restantes circuitos. A Mercedes neste circuito esteve menos competitiva na qualificação. Mas em corrida será outra conversa. O Di Resta, ainda ia batendo o Stroll…ou a dupla da Williams é fraca, ou foi o Di Resta que se adaptou bem.
O Palmer como de costume ficou em 11º, eu acho que aquele já deve é ser o número que ele tem na testa, ou seja uma vez mais ficou com uns grandes “c….s” por não ter entrado nos dez primeiros e por ter sido um segundo mais lento que o Hulkenberg. Mas afinal teve sorte com a penalização do Hulk e parte de 10º.
e comentários?… nada? foi tudo para férias … de certeza!
PS – mas acho que se o Hamilton tem feito a pole, esse pessoal tinha adiado as férias para poder comentar…
Comentários? Fantástico Giovinazzi que ainda foi a tempo para o simulador em maranello para confrontar os dados de 6.ª na pista e assim possibilitar aos 2 titulares tirarem hoje todo o proveito das inovações apresentadas e que tantas dores de cabeça lhes deram ontem. Bonito gesto da Ferrari ao divulgar isso hoje.
De resto, continuam a rezar para que as temperaturas em cima e em baixo continuem a subir.
Quando a Ferrari está em alta…lá vêm os ressabiados com teorias da treta, para minimizar os feitos da dupla de Pilotos.
Passa-me completamente ao lado essa discussão do Benfica-Sporting, na pista o Vettel de manhã e o Kimi de tarde estavam perdidos com os upgrades e o novo fundo plano, e foi fundamental para a pole o trabalho no simulador a partir dos dados recolhidos na pista, de tal forma que o próprio Arrivabene, de forma inédita, o tornou público. Se isto é minimizar os pilotos que estão na pista….
sim… e depois?… qual é o mal? deves ter dificuldades em distinguir um chocolate dum cócó… toma cuidado (muito) quando comeres um…
E quando a ferrari perde, é ver os outros a fugir para a toca ou a acusar a mercedes de ser batoteira. 😉
São ciclos.
Já agora, é sábado à noite, há quem tenha vidas e vá sair. lol
oh “Afonso”… não me lixes… alguém veio aqui acusar a Mercedes de batoteira na última corrida quando deu “uma volta” aos Ferrari? Não…
O que eu disse na ultima corrida foi que a Ferrari andava à sombra da bananeira com a vantagem das 1ª corridas… e desenvolvimento ao longo da época… nada…
PS – os treinos são sempre ao sábado… nos outros sábados, em que a Mercedes domina os treinos (e que são quase todos!), não saem com as suas “vidas”? é?
Que dirão agora os jornais italianos? Que já não há crise? Que a ferrari afinal teve azar em silverstone? Que a Mercedes teve foi sorte? lol Como esperava, num circuito onde conta fazer os pneus funcionar e o chassi conta mais que o motor, a Ferrari está melhor, parece uma espécie de Mónaco mas sem paredes. Já veremos como será a corrida, mas acredito que o Vettel vai fugir e o Raikkonen vai ser usado como escudo, provavelmente vão deixá-lo a queimar pneu sempre que tiver algum mercedes atrás dele. (note-se que na qualificação, coincidência ou não, na última tentativa… Ler mais »
Ena tanta choradeira…ainda não percebeste que o traçado e as altas temperaturas é que favoreceram o resultado da Ferrari. Acalma-te que só depois da paragem após esta corrida, é que saberemos quem fez os melhores progressos.
Parabéns a Ferrari e ao Vettel, eu já tinha dito que Vettel é principal candidato ao título pois tem sido mais regular. Hamilton sempre reclama algo, ontem foi ar nos pneus e amanhã aderência epa…já até enjoa um pouco essas reclamações. As vezes é preciso perceber que o adversário está melhor e preparar melhor outra estratégia. Assim sendo temos corrida hoje, com certeza a vitoria será para Vettel.
Saudações
E às vezes, são os adeptos que têm de perceber que os pilotos se se queixam, alguma razão terão…