GP Hungria F1/Q3: Norris na pole, primeira linha McLaren

Por a 20 Julho 2024 16:29

Lando Norris (McLaren MCL38/Mercedes) assegura a sua terceira pole-position com Oscar Piastri (McLaren MCL38/Mercedes) logo atrás a 0.022s naquela que é a primeira vez em 12 anos que a McLaren tem dois carros na primeira linha da grelha.

Max Verstappen (Red Bull RB20/Honda) é terceiro a 0.046s na frente de Carlos Sainz (Ferrari SF-24), Lewis Hamilton (Mercedes F1 W15), Charles Leclerc (Ferrari SF-24), Fernando Alonso (Aston Martin AMR24/Mercedes), Lance Stroll (Aston Martin AMR24/Mercedes), Yuki Tsunoda (RB VCARB 01/Honda) e Daniel Ricciardo (RB VCARB 01/Honda).

Foi uma qualificação abalada por surpresas e interrupções, com George Russell a ser eliminado na Q1, e Sergio Pérez a bater, sendo eliminado também na Q1.

Na Q2 não houve surpresas, Q3, a fase decisiva da qualificação, a 7m40s do fim da Q3, Lando Norris fazia um magnífico tempo, 1m15.277s, depois de um grande segundo setor, que colocava o McLaren, 0.328s na frente de Max Verstappen com Oscar Piastri em terceiro a 0.636s na frente de Charles Leclerc, Lewis Hamilton, Fernando Alonso, Carlos Sainz, Lance Stroll, Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo.

Com a ameaça de chuva as equipas foram rapidamente para a pista, visando mais tentativas, Oscar Piastri foi o primeiro a lançar a segunda série de voltas, faz o melhor segundo setor absoluto, com o australiano a colocar-se no 2º lugar, na frente de Verstappen, com o piloto da Red Bull a melhorar o seu tempo, mas não a posição. Logo a seguir Yuki Tsunoda despistou na saída da curva 5, batendo forte, levando à interrupção da sessão a 2m13s do seu final.

A sessão ainda recomeçou, já sem Verstappen e Alonso, mas ninguém conseguiu melhorar registo, ficando tudo como já estava.

Q1: George Russell eliminado…

Numa fase de qualificação marcada pelo despiste de Sergio Pérez, a ‘fava’ da pista ‘incerta’ devido à chuva saiu a George Russell, que foi eliminado na confusão que foram os últimos minutos de pista.

A sessão recomeçou como a pista ainda a secar, mas não foi logo possível melhorar os tempos que já se registavam, mas sim já muito perto do momento em que o cronómetro regressivo chegou a 0:00 e aí foi Russell a tramar-se, juntamente com Sergio Perez (Red Bull), Guanyu Zhou (Sauber), Esteban Ocon (Alpine) e Pierre Gasly (Alpine).

Foi declarada pista molhada, pneus intermédios para começar, mas a chuva parou e a pista secou rapidamente, pelo que mesmo antes de começar a sessão já não existia a obrigatoriedade.

Assim que a sessão começou, aviso de chuva para daí a muito pouco, pelo que os pilotos tiveram de fazerem rapidamente um tempo, antes que a chuva impedisse melhores registos.

O radar indicava que estava iminente mais chuva. Por isso, os tempos das primeiras voltas foram importantes. Toda a gente passou a tentar fazer voltas melhores, mas não o estavam a conseguir.

A 10 minutos do fim da Q1, a chuva continuava fraca, insuficiente para molhar a linha de corrida, mas o suficiente para tornar muito mais complicadas quaisquer outras áreas da pista.

Isto levou a que a na zona de eliminação estivessem pilotos ‘lógicos’ com a exceção de Stroll, que até costumava andar bem.

A 6m45s do final da sessão, bandeira vermelha com uma saída de pista de Sergio Pérez, que fica fora da sessão devido aos danos, visíveis do carro. Estava longe da zona de eliminação pelo que se passase à Q2, tinha o 15º lugar da grelha ‘garantido’, pois não iria ter carro pronto a tempo da Q2. Contudo, acabou por ser eliminado.

O mexicano perdeu a traseira nas bermas escorregadias e bateu nas barreiras. O relógio parou a 6m45s do final, (o relógio para na qualificação quando as bandeiras vermelhas surgem).

A sessão recomeçou e a questão nos últimos minutos era se alguém conseguiria melhorar dos que estavam na zona de eliminação, Daniel Ricciardo, Lance Stroll, Kevin Magnuseen, Guanyu Zhou e Nico Hulkenberg.

A pista melhorou e Lance Stroll passou para 4º! Daniel Ricciardo foi para primeiro, Nico Hulkenberg passou para sexto, antes dos tempos voltarem a mexer e no final a ‘fava’ saiu a George Russell (Mercedes). Eliminados foram ainda Sergio Perez (Red Bull), Guanyu Zhou (Sauber), Esteban Ocon (Alpine) e Pierre Gasly (Alpine).

Q2 sem surpresas

Nico Hülkenberg (Haas VF-24/Ferrari), Valtteri Bottas (Kick Sauber C44/Ferrari), Alexander Albon (Williams FW46/Mercedes), Logan Sargeant (Williams FW46/Mercedes) e Kevin Magnussen (Haas VF-24/Ferrari) foram os cinco eliminados, com Lewis Hamilton (Mercedes F1 W15) a ‘safar-se’ por muito pouco (0.010s).

A seis minutos do final, Bottas, Sargeant, Albon, Hulkenberg e Ricciardo estavam na zona de eliminação, Tsunoda era o piloto em risco, mas com uma boa margem para o 11º.

Lá na frente, Max Verstappen, com pneus usados, tinha o melhor tempo 0,015s na frente de Oscar Piastri, e a vantagem de ritmo da McLaren estava a voltar à tona à medida que a pista secava. Norris não conseguiu igualar uma boa volta e era quarto, atrás de Alonso, que fez o seu tempo com pneus novos, mas nesta altura isso contava pouco, embora dê sinais para a Q3.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
10 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
GuiMoreiraMclaren
GuiMoreiraMclaren
1 mês atrás

Que grande qualificação mesmo assim a chuva e a temperatura veio baralhar as contas e esconder a real hierarquia da f1, Ferrari e Aston Martin muito melhor que o esperado grandes voltas dos espanhóis recentes campeões europeus de futebol , mclaren e red bull muito bem, Pérez rua com ele em spa ou na pausa de verão metam lá o lawson ou Yuki, Mercedes pior que o mínimo esperado veremos amanhã

2020
2020
Reply to  GuiMoreiraMclaren
1 mês atrás

Não percebi os pontos negativos… “Antis qualquer coisa”…

Patucho10
Patucho10
1 mês atrás

Confirmou-se o que era esperado depois dos treinos de sexta-feira, primeira linha para a McLaren. Com piso sempre seco acho que ambos os carros da McLaren ainda baixavam mais o tempo da pole para 1:14
Acredito em uma dobradinha da McLaren amanhã!

malhaxuxas
malhaxuxas
Reply to  Patucho10
1 mês atrás

Assim seja, com ordem trocada. Ou assim mesmo.

2020
2020
Reply to  Patucho10
1 mês atrás

Os treinos de 6f “nunca dizem nada”… desta vez “disseram”.

Pity
Pity
1 mês atrás

Excelente McLaren. Amanhã podem terminar assim, mas acompanhados por alguém diferente do que tivemos hoje, para animar ainda mais as hostes.
Erro da Mercedes tramou Russell. Numa pista estreita vai ser difícil recuperar.
Tsunoda resolveu imitar Perez mas fé-lo com mais estilo 😀
Boa qualificação dos Aston Martin e da RB, chegando ao Q3.

alvesba22020_gmail_com
alvesba22020_gmail_com
1 mês atrás

Ora o que dizer da Ferrari nesta quali… 🤔… 🙄… 😕… 😒… 🤦
Nadinha!
A Ferrari é cada vez mais um caso de estudo.

alvesba22020_gmail_com
alvesba22020_gmail_com
Reply to  alvesba22020_gmail_com
1 mês atrás

Apenas um aspeto a referir. Sou tiffosi Ferrarista desde sempre. Fã incondicional do Schumacher.
2025 é que vamos ver quem é realmente o goat. Se ele se o Hamilton. Se ele conseguir 1 título na Ferrari será de facto o 8o e ele será o goat definitivamente.
Se o consegue?
Por esta hora já deve tar mais do que arrependido de ter assinado com a Ferrari

2020
2020
Reply to  alvesba22020_gmail_com
1 mês atrás

Porquê?… Arrependido?…
Gostaríamos de saber é das “dúvidas técnicas” que RB, ML e M andam a esconder e ninguém se chega á frente…
A seu tempo, calma.
Eu tbm sou ferrarista 500%, é claro que custa um pouco mas há-de chegar o dia… Descubram é as ” aldrabices” dos outros Qt antes…pq o futuro promete.

Last edited 1 mês atrás by simiao jms
2020
2020
Reply to  alvesba22020_gmail_com
1 mês atrás

Hão-de aparecer, mas depois não digam que estão ilegais, com tanta coisa que anda a acontecer com RB, M e ML onde só são “dúvidas técnicas” mas ninguém se chega á frente…
A seu tempo.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado