GP Hungria F1, Charles Leclerc: “ foi um desastre para mim…”
Por Eduardo Moreira
O Grande Prémio da Hungria foi, uma vez mais, um autêntico desastre para os homens da Ferrari, com Carlos Sainz a fechar em 4º e Charles Leclerc, que até estava na luta pela vitória, terminando em 6º.
A Ferrari optou por parar Leclerc pela segunda vez à volta 40, colocando-lhe pneus duros que demonstraram ser uma péssima escolha na corrida de hoje. Mais tarde, à volta 55, voltaram a parar o monegasco para substituir os pneus duros por macios.
Ou seja, os pneus duros nunca entraram na janela de tempos esperada, só permaneceram 15 voltas em pista e demonstraram ser uma enorme aposta falhada pela equipa italiana.
Charles Leclerc não estava nada feliz com a estratégia da equipa, dizendo que não estavam reunidas as condições para usar o composto de pneus duros.
“O carro estava bom. Os pneus médios estavam bons na corrida, os macios também eram bastante bons, os pneus duros foram os piores pneus com que alguma vez já corri, provavelmente. Não estavam as condições certas para colocar esses pneus”, refere Leclerc, muito ciente da péssima estratégia da equipa.
“Senti que houve bastantes equipas que não tentaram os pneus duros, e não optaram por eles porque não havia o sentimento geral no carro de que estavam reunidas as condições para colocar os pneus duros. Precisamos mesmo de saber qual foi o pensamento por detrás [da escolha da Ferrari]”, acrescenta Leclerc.
Leclerc lamenta a troca de pneus e diz que a quebra de ritmo é culpa dos compostos de pneus duros:
“Honestamente, o ritmo estava do meu lado, eu estava bastante feliz, a única coisa que é a que todos se irão lembrar foia última parte da corrida, que foi um desastre para mim, especialmente os duros, foi por isso que perdi basicamente a corrida: perdi 20 segundos com a paragem, outros talvez seis segundos em cinco voltas com dificuldades nos pneus. Sim, foi aí que perdemos a corrida”.
“Eu fui bastante expressivo no radio para manter os pneus médios, eu estava feliz com eles, mas lamentavelmente optámos pelos duros pelo que precisamos de falar com a equipa para perceber qual foi a razão por detrás disso”, diz Leclerc, criticando a própria equipa.
“Agora é tempo para reiniciar, mas também de melhorar”, completa o piloto monegasco.
Charles Leclerc concluiu dizendo que tinha ritmo para vencer a corrida se a equipa tivesse optado por outra estratégia:
“Se ganhávamos ou não é outra história, mas definitivamente tínhamos ritmo para vencer”.
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Era só manter os médios mais umas voltas, até à 49,50, e podia, tinha os pneus mais novos dos da frente, e metia softs para o final, qq um via isto, o Leclerc tem que se impor mais dentro do carro, pois na box parece que anda tudo contra ele. Como disse noutro post, Leclerc, sim, grande piloto, Ferrari não dá para perceber, parece que fazem de propósito….já sabiam desde sexta-feira que os duros não funcionavam, e com baixas temperaturas ainda pior.
É isso mesmo. Esticavam os stints medium-medium “ganhando ” os 21 segundos da ida às boxes o que permitiria ainda os soft no fim.
No entanto, Pitão, a diferença de temperatura da 6a f para hoje foi de 20 graus, portanto havia incerteza na estratégia independentemente dos erros crassos atendendo ao visto com a Alpine. Como se viu também em Imola, o F1 75 parecia hoje outro carro, não se dá mesmo com o frio. E lá está, o sainz que partiu em 2º foi passado pelo Gigi que iniciou do 7.ª e com a mesma estratégia…
Se o piloto diz que os pneus estão bons e não quer duros porque raio o mandam parar para meter os duros?
A incerteza existia antes do início da corrida. Depois com o visto nos Alpine e na troca de msg entre o Leclerc e o muro, era claro que os H jamais deviam ser opção como dizes com toda a razão. E o próprio muro sabia antes da paragem que os H não iam bem
Volta Montezemolo. Até conseguiram que ficasse indisposto a ver a corrida. Nunca critiquei a Ferrari, mas hoje a incompetência roçou o ridículo. Como é possível a meio da corrida ter os dois carros P1 e P3 e depois ser o descalabro mais uma vez? Este ano parece bem pior que 2017 e 2018. Erros tácticos, pilotos, direcção, estratégia, azares também. Desespero total…
O Arrivabene deve-se estar a rir.
Não o atiraram a baixo?!…
Lembras bem. Foi precisamente uma situação destas, isto é, uma escolha erradíssima dos pneus no Japão em 2018, que lhe custou o posto após criticar publicamente alguns membros da equipa.
Peço desculpa pela repetição, mas aqui vai. É da frustração. Esta Ferrari continua uma vergonha! Com carro para ganhar a corrida (o Leclerc demonstrou-o claramente), ficam em 4º e 6º. Este Mattia Binotto não tem estofo para liderar a Scuderia. Eu até acho, que o grande culpado nem sequer é o Binotto, é quem o colocou lá. Esse ainda não entendeu que o Mattia “não os tem no sítio” para liderar uma equipa com tanta história e paixão pelas corridas como é a Ferrari, será que esse homem não percebe nada de nada! Voltando ao assunto Binotto, já é mais… Ler mais »
Esta equipa com k Ross Brawn?.. Onde já estava isso Max e companhia limitada….
Esta equipa com o Jean Todt e o Ross Brawn estaria a liderar confortavelmente os 2 campeonatos. Essa dupla de líderes, por exemplo, nunca iria permitir o que foi feito no GP da Grã-Bretanha, em que Leclerc se esforçou para liderar a corrida e depois é prejudicado pela equipa, como se viu claramente!
Fizeram os dois parte do dream team da Ferrari. Que (finalmente)venceu os 2 campeonatos no ano de 2000. O que há tendência para esquecer ( não significa q seja o teu caso) é que o Todt entrou na Ferrari em maio de 1993 e o 1º GP em que liderou a equipa foi em Magny-Cours no 1º de julho do mesmo ano (repetindo:1993). O Brawn entrou em funções no início de 1996. Portanto, passaram os anos de 1993/94/95/96/97/98/99 antes de conseguir vencer o título mais importante. Algum outro TP gozou do mesmo privilégio, pois é disso que se trata, na… Ler mais »
Isto ☝️
Bem assim. ☝️
Plenamente de acordo com meter o Bin8 no lugar em que é competente.
Mas o CEO? Esse não tem poderes na área desportiva. Teria que ser o Presidente/acionista , mas alguém sabe onde anda? E o que pensa, além da tristemente célebre” Ao menos este fds tivemos a VMR no GP” ? Já recebe 38% dos $ da F1, provavelmente é o que importa para ele.
Volta Jean Todt que estás perdoado…
Isso de um italiano não tem estofo para liderar, só porque é italiano, é um argumento tão pobre que nem merece ser discutido.
E tiveste sorte deles não terem lá uns pneus de trator senão eram esses que eles te metiam…
É que parece mesmo isso! Inacreditável
O Leclerc tem de começar a sobrepôr-se ás decisões estratégicas da equipa que ele veja que são erradas, senão assim não tem hipóteses de ser campeão. E já agora a Ferrari é melhor mudar de estrategas, últimamente têm sido um desastre nas decisões.
Já percebemos que o problema não está nos pilotos Charles e Carlos. Em relação ao Charles tem os mecânicos do lado dele e fazem-lhe as trocas de pneus em 2,4-2,8s, já ao Carlos fazem sempre de mais de 4,5-4,8s. Por outro lado os estrategos tanto de um como do outro são realmente muito pouco eficientes e o Charles sofre mais porque ainda acredita neles, já o Carlos passou ele a dizer como é que quer e pergunta depois porque é que estavam a delinear outra estratégia de pneus. O Charles está mais rápido, se aceitar a estratégia do Carlos, em… Ler mais »
No comentário onde está “noz” é para estar “box”. Esperemos que o Charles e o Carlos percebam que se não forem eles juntos a por ordem na Ferrari nem um nem o outro lá vão.
Espanta-me isso facto de Leclerc estar mais rápido que Sainz em determinada altura e demorarem a decidir o que fazer… A RB não perde tempo nessas coisas!… É para o Max de ponto!…. O restante que dá que pensar é, como o Leclerc teve cerca de 50 pontos de avanço sobre o holandês e neste momento está a 80….. 130 pontos perdidos em meio campeonato, algo não está mesmo bem!… Com ninguém vê isso e continuam a dar tiros nos pés!… Coitados dos pilotos com um cartão destes!… Assim os rivais agradecem claro pois acabam em não ter mérito próprio… Ler mais »
O Leclerc também já perdeu bastantes pontos por culpa própria, como ele próprio admitiu a semana passada.
Leclerc perdeu 32 pontos por erros próprios. E mesmo assim 25 deles, eu concordo parcialmente, pq nasce de um despiste depois de o terem mantido na pista a esticar um stint sem necessidade nenhuma. Portanto 130 pontos perdidos descontando os erros dele ainda o deixavam na frente do campeonato. À data os dois campeonatos são uma miragem e mesmo o 2o lugar de construtores não o vão manter a menos que algo aconteça na estrutura. Afinal de contas a Mercedes já está ali mesmo… A 30 pontos. O problema da Ferrari não está no Binoto. Está na estrutura, na equipa,… Ler mais »
Espanta-me o facto de Leclerc estar mais rápido que Sainz em determinada altura e demorarem a decidir o que fazer… A RB não perde tempo nessas coisas!… É para o Max de ponto!…. O restante que dá que pensar é, como o Leclerc teve cerca de 50 pontos de avanço sobre o holandês e neste momento está a 80….. 130 pontos perdidos em meio campeonato, algo não está mesmo bem!… Como ninguém vê isso e continuam a dar tiros nos pés!… Coitados dos pilotos com um carro destes!… Assim os rivais agradecem claro pois acabam em não ter mérito próprio… Ler mais »
A Ferrari não gosta nada de ganhar pelos vistos. Tem uma oportunidade de ouro para fazer dobradinha, com a RB fora da frente e decide meter duros que já se tinham visto no Haas e nos Alpine que não funcionavam.
Lá vão ter as viúvas choronas ter de fingir que este campeonato está a ser renhido e que o título do Max e RB estão a ser super difíceis. hahahaha