GP Hungria F1, Charles Leclerc: “ foi um desastre para mim…”
Por Eduardo Moreira
O Grande Prémio da Hungria foi, uma vez mais, um autêntico desastre para os homens da Ferrari, com Carlos Sainz a fechar em 4º e Charles Leclerc, que até estava na luta pela vitória, terminando em 6º.
A Ferrari optou por parar Leclerc pela segunda vez à volta 40, colocando-lhe pneus duros que demonstraram ser uma péssima escolha na corrida de hoje. Mais tarde, à volta 55, voltaram a parar o monegasco para substituir os pneus duros por macios.
Ou seja, os pneus duros nunca entraram na janela de tempos esperada, só permaneceram 15 voltas em pista e demonstraram ser uma enorme aposta falhada pela equipa italiana.
Charles Leclerc não estava nada feliz com a estratégia da equipa, dizendo que não estavam reunidas as condições para usar o composto de pneus duros.
“O carro estava bom. Os pneus médios estavam bons na corrida, os macios também eram bastante bons, os pneus duros foram os piores pneus com que alguma vez já corri, provavelmente. Não estavam as condições certas para colocar esses pneus”, refere Leclerc, muito ciente da péssima estratégia da equipa.
“Senti que houve bastantes equipas que não tentaram os pneus duros, e não optaram por eles porque não havia o sentimento geral no carro de que estavam reunidas as condições para colocar os pneus duros. Precisamos mesmo de saber qual foi o pensamento por detrás [da escolha da Ferrari]”, acrescenta Leclerc.
Leclerc lamenta a troca de pneus e diz que a quebra de ritmo é culpa dos compostos de pneus duros:
“Honestamente, o ritmo estava do meu lado, eu estava bastante feliz, a única coisa que é a que todos se irão lembrar foia última parte da corrida, que foi um desastre para mim, especialmente os duros, foi por isso que perdi basicamente a corrida: perdi 20 segundos com a paragem, outros talvez seis segundos em cinco voltas com dificuldades nos pneus. Sim, foi aí que perdemos a corrida”.
“Eu fui bastante expressivo no radio para manter os pneus médios, eu estava feliz com eles, mas lamentavelmente optámos pelos duros pelo que precisamos de falar com a equipa para perceber qual foi a razão por detrás disso”, diz Leclerc, criticando a própria equipa.
“Agora é tempo para reiniciar, mas também de melhorar”, completa o piloto monegasco.
Charles Leclerc concluiu dizendo que tinha ritmo para vencer a corrida se a equipa tivesse optado por outra estratégia:
“Se ganhávamos ou não é outra história, mas definitivamente tínhamos ritmo para vencer”.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Mais uma “oferta” que o Binotto faz aos seus fans… este resultado é mesmo para eles… os fans do Binotto…
Já venho a dizer que o Binotto é uma anedota desde 2019 e agora é que os “fans” começam a ver a “coisa#? agora já é tarde… a Ferrari tem carro e pilotos para ser campeã e não vai ser… nem consegue estar na luta…
Nunca a Ferrari foi chefiada por uma nulidade como o Binotto… o pior dos piores…
Depois das declarações do Leclerc a tensão na Ferrari vai ser muito difícil! Agora é que vamos ver os líderes de equipa se têm estofo para a competição ou não, porque depois de tantos erros num curto espaço de tempo, fica difícil haver harmonia no trabalho.
Tenho a sensação que a Ferrari vai continuar a cometer erros destes até ao fim da temporada.
O Leclerc tem feito tudo o que está ao seu alcance para pelo menos lutar pelo campeonato.
Falta de velocidade e consistência não estão em causa, quando assim é, pode dormir descansado.
Em resumo: Os maiores adversários do Leclerc têm sido o Verstappen e a Ferrari!
Ferrari e LEC tinham aqui uma chance de diminuir a distância nos respectivos campeonatos, já que VER partia de 10 lugar. Mas consegui no final da corrida ficar atrás com erros de palmatória na estratégia. Fica LEC impedido de lutar pelo campeonato, e já sabemos que iria dar mta luta, pq é um grande piloto.