GP Hungria de F1: Oscar Piastri estreia-se a vencer, domínio total da McLaren

Por a 21 Julho 2024 15:50

Oscar Piastri (McLaren MCL38/Mercedes) estreia-se a vencer na fórmula 1 numa corrida totalmente dominada pela McLaren com Lando Norris (McLaren MCL38/Mercedes) a terminar em segundo, depois dos carros papaia a liderarem de fio a pavio. Um erro da equipa a levar às boxes para troca de pneus Lando Norris ao invés de Oscar Piastri, que liderava a corrida, levou a que fosse o inglês a surgir na frente depois de realizadas as duas trocas, o que foi injusto para piloto australiano, com a McLaren a precisar de muito tempo e muitas mensagens rádio para convencer Lando Norris a ceder a posição, o que fez, mas provavelmente a contragosto.

Escreveu-se direito por linhas tortas, porque este sucesso fantástico da McLaren fica ofuscado pela má gestão da equipa.

Desta forma, Oscar Piastri tornou-se o 115º vencedor de um Grande Prémio depois de liderar a maior parte da corrida até ao derradeiro stint.

Lewis Hamilton (Mercedes F1 W15) termina mais uma vez no pódio, depois de grandes lutas com Max Verstappen (Red Bull RB20/Honda), com o neerlandês, na atentativa de passar o piloto da Mercedes e falhar uma travagem e a seguir em frente na primeira curva, sendo ainda tocado pelo Mercedes, com o Red Bull a fazer um ‘cavalinho’ e a cair para quinto, onde terminou, atrás de Charles Leclerc (Ferrari SF-24) que aproveitou para passar o homem da Red Bull.

Desta forma, Verstappen iguala o seu pior resultado do ano, o 5º posto na Áustria, Piastri já tinha sido segundo no Mónaco e na Áustria, vence agora com mérito, mas numa situação perfeitamente escusada, totalmente causada pela equipa, que num momento de pura alegria, ao fim ao cabo não estava numa situação semelhante há uma dúzia de anos, concluiu a corria com um stress imenso que era visível nos homens do pit wall.

Sexto posto para Carlos Sainz (Ferrari SF-24) numa corrida em que, claramente, a Ferrari não teve andamento para mais, Sergio Pérez (Red Bull RB20/Honda) foi sétimo, e redimou-se do acidente na qualificação.

Para George Russell (Mercedes F1 W15), algo semelhante, já que depois dele e da equipa falharem na qualificação, sendo eliminados à primeira, o inglês recuperou até ao oitavo lugar, o que nesta pista é positivo.

Sexto posto para Carlos Sainz (Ferrari SF-24) numa corrida em que, claramente, a Ferrari não teve andamento para mais, Sergio Pérez (Red Bull RB20/Honda) foi sétimo, e redimiu-se do acidente na qualificação.

Para George Russell (Mercedes F1 W15), algo semelhante, já que depois dele e da equipa falharem na qualificação, sendo eliminados à primeira, o inglês recuperou até ao oitavo lugar, o que nesta pista é positivo.

Yuki Tsunoda (RB VCARB 01/Honda) foi nono e pontuou pela sétima vez este ano, naquela que é a sua quarta melhor classificação do ano, voltando a sobrepor-se a Daniel Ricciardo (RB VCARB 01/Honda), que ficou de novo fora dos pontos, devido essencialmente a uma estratégia incompreensível da equipa.

Lance Stroll (Aston Martin AMR24/Mercedes) terminou no derradeiro lugar pontuável, na frente de Fernando Alonso (Aston Martin AMR24/Mercedes) que só pontuou uma vez nas últimas quatro corridas.

Em 12º terminou Daniel Ricciardo, que teve um dia dececionante no RB depois de ter iniciado a corrida em nono na grelha.

Nico Hulkenberg foi13º lugar com a Haas, enquanto Alex Albon levou o seu Williams ao 14º posto na frente de Kevin Magnussen noutro Haas. A ‘seca’ da Kick Sauber por pontos continua, com Valtteri Bottas a terminar o dia em 16º, na frente de Logan Sargeant (Williams) 17º.

Mais um fim de semana muito difícil para a Alpine, com Esteban Ocon a ficar em 18º, na frente de Zhou Guanyu (Kick Sauber) último classificado. Pierre Gasly foi o único abandono da corrida, suspeita-se que devido a uma fuga hidráulica no seu Alpine.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
25 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
GuiMoreiraMclaren
GuiMoreiraMclaren
1 mês atrás

Palhaçada de corrida e estratégia da Mclaren o bulying psicologico no radio que o engenheiro e a equipa que fez com o Lando para devolver a posição que a equipa teve culpa ao parar primeiro o lando que o piastri e não teve culpa nenhuma e para o campeonato é impossivel levar a mclaren a sério quando podia ter ganho mais 7 pontinhos ao max que cambada de incompetentes por isso nunca chegarão ao nivel da red bull, ferrari e mercedes, nunca na vida estas 3 equipas faziam o que a mclaren fez hoje, isso é certo! Mesmo assim o… Ler mais »

joaolima
joaolima
Reply to  GuiMoreiraMclaren
1 mês atrás

Dizer “red bull, ferrari e mercedes, nunca na vida estas 3 equipas faziam o que a mclaren fez hoje, isso é certo!” é, mais uma vez, revelar um total desconhecimento da história da F1…

canam
canam
1 mês atrás

Apenas tendo visto o inicio da corrida, parece confirmar-se que o Mclaren tem o melhor carro do momento.O Max foi prejudicado pela cedência do 2° lugar, que acho injusto, logo no início.
O campeonato ainda está em aberto , porque ainda falta muita corrida.

Last edited 1 mês atrás by Canam
Phil1971
Phil1971
1 mês atrás

Acho que o que as passou hoje com as comunicações rádio e a decisão final é tudo aquilo que o desporto motorizado não precisa e que destrói a credibilidade do mesmo. Uma palavra para Piastri e Norris que não tem culpa e fizeram uma excelente corrida. Também uma palavra para o Tsunoda e Perez que acabaram por fazer uma excelente prova.

alexname
alexname
1 mês atrás

Texto cheio de erros e repetições de parágrafos. Quem paga uma assinatura não deve estar muito contente com este tipo de ocorrências, frequentes, diga-se de passagem.

Pity
Pity
1 mês atrás

Feliz pela dobradinha da McLaren, mas podiam ter evitado aquele triste espectáculo via rádio se tivessem chamado Piastri à box primeiro.
Hamilton fincou o pé perante Verstappen e pensou “aqui não, meu menino”.
Ma estratégia da RB com Ricciardo.
Boa recuperação de Perez e Russell.
Verstappen fez uma das suas piores corridas dos últimos tempos. Sinal de frustração?

Thor
Thor
Reply to  Pity
1 mês atrás

O Verstappen é mesmo assim. Penso até que irá piorar se o domínio fácil que teve acabar. Até o Lambiase “terminou” as conversas, que nomeou de criançadas. Penso que ouvi bem.

Last edited 1 mês atrás by Thor
Pity
Pity
Reply to  Thor
1 mês atrás

O Lambiase tem uma calma…

#99
#99
Reply to  Pity
1 mês atrás

Don’t Crack Under Pressure !

Thor
Thor
Reply to  Pity
1 mês atrás

Mesmo!

garantia4
garantia4
Reply to  Thor
1 mês atrás

Então imagine- se o que seria o passarinho Bird ( o ‘ eng.’ do Checo) estar no lugar do Lambiase.. lol o coração dele não aguentava

Last edited 1 mês atrás by jo baue
dannyricfanclub
dannyricfanclub
1 mês atrás

Há uma coisa no direito chamada «inoponibilidade a terceiros de boa fé» que se podia aplicar à corrida dos McLaren. O Norris não teve culpa nenhuma que a equipa se tivesse enganado e não merecia ser obrigado a ceder a posição. Por outro lado, para ser justo, o Piastri fez tudo para merecer a vitória e está de parabéns. De resto, e como diria o nosso doente do foro psíquico favorito, mais «atestos» (ou terão sido «aviadelas»?) do Tsunoda e do Lance Stroll aos respectivos companheiros de equipa. O que é incrível é ainda haver quem defenda que o Pérez… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  dannyricfanclub
1 mês atrás

É conveniente saber ver as corridas, estratégias de pit stops incluídas. Isso evitaria alguns pontos negativos.

dannyricfanclub
dannyricfanclub
Reply to  Pity
1 mês atrás

Acha que estou preocupado com os pontos negativos?

Last edited 1 mês atrás by Danny Ric Fan Club
917/30
Reply to  dannyricfanclub
1 mês atrás

As tuas preocupações resumem-se ao facto de mais dia menos dia voltares a viver na Av. do Brasil…e de tão mal que isso parece andar, não te devem deixar sair ao fim-de-semana, não tomes a medicação não…

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  917/30
1 mês atrás

Cucuuuu olá !!!! Andas tão caladinho…. Meteste a cabeça na areia ? 🙂

917/30
Reply to  Daniel Sousa
1 mês atrás

Olá hater fofinho… não tenho esse hábito, é o que fazes quando não comentas aqui??? Sentiste a minha falta???? Vê lá tu que há quem tenha uma vida, e por vezes não pode ver a F1 em directo e só vem comentar depois se ver… Mas diz lá no que te posso ajudar…

Last edited 1 mês atrás by Haters...coisa mais estúpida não há!
Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  917/30
1 mês atrás

Tu não me podes ajudar em nada porque meteste a cabeça debaixo da areia.

917/30
Reply to  Daniel Sousa
1 mês atrás

Sim deve ser isso…(aos malucos diz-se sempre que sim) lol. Nem eu nem ninguém te pose ajudar, para o teu caso já não há ajuda possível…

NOTEAM2.0
NOTEAM2.0
1 mês atrás

Uma bela corrida numa pista que tem a fama e o proveito de ter poucas ultrapassagens, mas nem por isso nos oferece corridas aborrecidas. Há algum tempo atrás aqui se perguntava o que faltava para a Mclaren conseguir ganhar corridas, e o que faltava era mesmo ganhar! O carro é o mais forte na actualidade, e se a Mclaren não venceu mais corridas esta época, isso esteve relacionado com questões de pormenor, mas não exactamente por falta de ritmo. Está de parabéns o Oscar Pistri pela sua primeira vitória na F1, que só foi colocada em causa depois de uma… Ler mais »

Vagueante
Vagueante
Reply to  NOTEAM2.0
1 mês atrás

A McLaren embora assuma e bem que o Norris é o grande piloto e numero um, esquece-se que o Piastri por onde passou sempre correu para ganhar e na minha opinião tem mais estofo sobre pressão que o Norris, digo mesmo mais inteligente, a rapidez é semelhante, o Norris tem mais experiência, mas cada vez mais está-se a esbater e o Norris como pensa que é o maior, já lhe está a custar este afrontamento causado pelo “puto”, que chegou agora à equipa que é “dele”. Viu-se no arranque com quem ele se preocupou, o Piastri, quando o Max é… Ler mais »

NOTEAM2.0
NOTEAM2.0
Reply to  Vagueante
1 mês atrás

Estamos de acordo em relação a quase tudo. Julgo apenas que até ao fim desta época, a Mclaren tem de encontrar uma forma de priorizar o Norris, apenas por é a única hipótese de chegar ao título. Este priorizar não significa necessariamente que o piastri deixe de vencer corriadas ou termine na frente do Norris, mas em determinados contextos, se for possível tirar uma vantagem pontual clara e evidente em relação ao Max, a Mclaren não pode pensar duas vezes antes de beneficiar o Norris, caso seja possível. Em 2025, se o Piastri for o mais capaz dos dois ao… Ler mais »

Vagueante
Vagueante
Reply to  NOTEAM2.0
1 mês atrás

De acordo. Apenas acho que é cedo para a jogada pontual, mas assumo que estou a ser parcial, como não simpatizo particularmente com o Norris não como piloto mas como pessoa, devido aos comentários e queixas que normalmente faz e desde sempre admirei o Piastri, que sem ter o mesmo carisma, me faz lembrar o Kimi, pela frieza e lucidez que habitualmente tem durante as corridas.

4RcNg
4RcNg
1 mês atrás

Um podium como um funeral, por causa de uma vitória oferecida e não vencida! Como se pode gerir uma equipa de F1, que já foi um portento, da forma amadora e indigente como a que foi vista. É uma ‘americanice’ ou apenas fraco sentido de liderança. O resultado não reflecte o que se viu na corrida – com as vantagens, erros, e imprecisões que houve – e fez com que de facto o piloto trunfo da McLaren perdesse gratuitamente 7 pontos no campeonato. Como se admite uma coisa assim. Uma nódoa que fica para sempre na vida da equipa, que… Ler mais »

Homem_do_Leme
Homem_do_Leme
1 mês atrás

Grande corrida da McLaren “estragada” pelas trapalhadas do quem deixa passar quem!
Parece-me que como a equipa esteve muito tempo sem ser uma real candidata aos triunfos, existe uma grande falta de uma liderança forte nas boxes pois claramente isto era uma situação que já devia estar definida á partida: ou tinham uma estratégia já pré-estabelecida ou quem ia a frente decidia quando queria fazer os pit-stop e não havia mais discussões.
Foi pena porque a exibição foi de luxo e nenhum dos pilotos merecia o que se passou no final!

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado