GP Grã-Bretanha F1, TL2: Carlos Sainz na frente, 4 equipas no top 4
Carlos Sainz (Ferrari F1-75) foi o mais rápido no segundo treino livre numa sessão em que a Red Bull não só rodou pouco, como não esteve particularmente rápida. A surpresa adveio do facto de Lewis Hamilton (Mercedes F1 W13/Mercedes) ter sido segundo, muito perto do Ferrari, a 0.163s, com Lando Norris (McLaren MCL36/Mercedes) na terceira posição, a 0.176s do mais rápido, na frente do melhor Red Bull, o de Max Verstappen (Red Bull RB18) que ficou a 0.207s de Sainz.
Como se percebe, quatro equipas diferentes nos quatro primeiros lugares, Ferrari, Mercedes, McLaren e Red Bull, o que é prometedor para este fim de semana de Silverstone…
Bons sinais por parte da Mercedes e McLaren ao intrometerem-se na frente, sessão abaixo do esperado para a Red Bull. Seja como for, este foi apenas o segundo treino livre, o terceiro, amanhã é muito mais suscetível de dar boas indicações para a qualificação e corrida.
Charles Leclerc (Ferrari F1-75) foi apenas quinto, talvez esperasse algo melhor. Ficou na frente de Fernando Alonso (Alpine A522/Renault), com Sergio Perez (Red Bull RB18) apenas em sétimo.
George Russell (Mercedes F1 W13/Mercedes) ficou bem abaixo do seu colega de equipa, em oitavo, na frente de Daniel Ricciardo (McLaren MCL36/Mercedes) e Lance Stroll (Aston Martin AMR22/Mercedes), que fecharam o top 10.
Valtteri Bottas (Alfa Romeo C42/Ferrari) chegou a rodar bem mais acima mas terminou a sessão em 11º, na frente de Sebastian Vettel (Aston Martin AMR22/Mercedes) e Esteban Ocon (Alpine A522/Renault), que ficaram ambos bem atrás dos seus colegas de equipa.
Alexander Albon (Williams FW44/Mercedes), com a versão B do Williams foi 14º na frente de Guanyu Zhou (Alfa Romeo C42/Ferrari), Yuki Tsunoda (AlphaTauri AT03/Red Bull), Kevin Magnussen (Haas VF-22/Ferrari), Pierre Gasly (AlphaTauri AT03/Red Bull), que se queixou muito de falta de aderência do seu monolugar, com a lista a completar-se com Mick Schumacher (Haas VF-22/Ferrari) e Nicholas Latifi (Williams FW44/Mercedes).
Filme da sessão
Numa segunda sessão de treinos livres já com a pista seca, depressa um bom número de pilotos foram para a pista, o primeiro piloto a registar um crono foi Yuki Tsunoda (Alpha Tauri) com um registo de 1m34.205s.
Os primeiros tempos são naturalmente irrelevantes, depois foi a vez de Fernando Alonso (Apine) passar para a frente com 1m33.066s, logo a seguir Max Verstappen (Red Bull) e Charles Leclerc (Ferrari) a ir para a frente com os pneus médios.
Lando Norris (McLaren) apanhou com uma rajada de vento e saiu em frente em Abbey, com Carlos Sainz (Ferrari) a ir para a frente com 1m29.962s, passados nove minutos do início da sessão.
Charles Leclerc (Ferrari) suplantou o seu colega de equipa e colocou a fasquia nos 1m29.639s, pouco depois baixou para 1m29.462s . Max Verstappen (Red Bull) queixava-se de um som estranho no seu monolugar.
Com 15 minutos de sessão Lewis Hamilton (Mercedes) melhora novamente, agora para o terceiro, a 0.8s de Charles Leclerc, mas é rapidamente relegado novamente para quarto por Verstappen que subiu para segundo.
Com um monolugar basicamente novo, uma versão B do seu Williams FW44/Mercedes, Alexander Albon era sétimo nesta altura.
Sergio Pérez (Red Bull) também melhorou e passou para quarto, na frente de Lewis Hamilton.
A meio da sessão Valtteri Bottas (Alfa Romeo) também melhora e ‘salta’ para a frente de Hamilton.
Pouco depois Lando Norris (McLaren) vai para a primeira posição com 1m29.118s, George Russell marca o seu melhor tempo com pneus macios e sobe para quarto, mas ainda a 0.7s de Lando Norris.
Carlos Sainz (Ferrari) regressa ao primeiro lugar com o seu Ferrari, mas apenas um décimo mais rápido do que Lando Norris. Entretanto, Fernando Alonso (Alpine) passa para quarto com os pneus macios.
A 23 minutos do fim da sessão, Pierre Gasly queixava-se de falta de aderência o que justificava a sua posição na altura, 18º lugar, seis décimos atrás de Yuki Tsunoda.
A 17 minutos do fim da Sessão, Max Verstappen (Red Bull) melhorou para 3º, mesmo queixando-se de um barulho estranho no carro, e fica a 0.2s de Carlos Sainz.
Lewis Hamilton (Mercedes) sobe para segundo com pneus macios a 0.163s de Carlos Sainz, muito ligeiramente na frente de Lando Norris.
Sergio Pérez (Red Bull) só consegue colocar o seu monolugar em sétimo, Max Verstappen caiu para quarto, não estava famoso nesta altura para a Red Bull.
Sebastian Vettel teve que levar o seu Aston Martin para as boxes devido a ter o fundo danificado.
Na fase final da sessão já era claro que havia muitas equipas a adoptar abordagens diferentes à sessão. Os registos caíram imenso.
Nada mudou até à bandeira axadrezada, com uma tabela com alguns registos e situações intrigantes.