GP França F1, Q3: Charles Leclerc e Ferrari na pole-position
Charles Leclerc (Ferrari F1-75) obteve a pole-position para o GP de França de Fórmula 1, batendo
Max Verstappen (Red Bull RB18), que na sua derradeira tentativa não fez um bom 1º setor, por 0.304s. O neerlandês falhou, mas ainda assim parte da primeira linha da grelha ao lado do monegasco. Já Leclerc, melhorou o seu registo, que já lhe permitia estar na frente, não dando por isso hipóteses aos adversários. É a 16ª pole para o piloto da Ferrari.
Sergio Perez (Red Bull RB18) é terceiro a 0.463s e terá a seu lado Lewis Hamilton (Mercedes F1 W13/Mercedes) que ficou a 0.893, muito longe do que se antevia antes do começo deste fim de semana. Os Mercedes ficaram separados por Lando Norris (McLaren MCL36/Mercedes) que suplantou George Russell (Mercedes F1 W13/Mercedes) na sua derradeira volta.
Seguiram-se Fernando Alonso (Alpine A522/Renault), Yuki Tsunoda (Alpha Tauri AT03/Red Bull), com Carlos Sainz (Ferrari F1-75) e Kevin Magnussen (Haas VF-22/Ferrari) a ficarem para trás eles que vão ter de cumprir penalizações na grelha.
Nas primeiras tentativas, Charles Leclerc (Ferrari F1-75) aproveitou a boleia de Sainz e colocou-se na frente, 0.008s na frente de Max Verstappen (Red Bull RB18) com Sergio Perez (Red Bull RB18) em terceiro a 0.431s. Seguiram-se os dois Mercedes de George Russell (Mercedes F1 W13/Mercedes) a 1.207s na frente de Lewis Hamilton (Mercedes F1 W13/Mercedes) que ficou a 1.231s. Lando Norris (McLaren MCL36/Mercedes) era sexto a 1.460s, na frente de Fernando Alonso (Alpine A522/Renault) a 2.238s, com Yuki Tsunoda (Alpha Tauri AT03/Red Bull), Carlos Sainz (Ferrari F1-75) e Kevin Magnussen (Haas VF-22/Ferrari) a fechar a lista.
Pela Q2 ficaram Daniel Ricciardo (McLaren MCL36/Mercedes), Esteban Ocon (Alpine A522/Renault), Valtteri Bottas (Alfa Romeo C42/Ferrari), Sebastian Vettel (Aston Martin AMR22/Mercedes) e Alexander Albon (Williams FW44/Mercedes).
Bom esforço de Albon é a quarta vez este ano que passa à Q2.
Surpresa com a eliminação de Pierre Gasly (Alpha Tauri AT03/Red Bull) logo na Q1. As novas evoluções do AT03 deixavam no ar a possibilidade de sensíveis melhorias, mas não passar da Q1 não estava mesmo nos planos. Mais info assim que possível.
Nada de novo na frente. Na McLaren parece que as actualizações funcionaram. Latifi, mesmo com o carro actualizado, continuou a ser último. Falando agora sobre os penalizados: compreendo que o Sainz, numa lógica de ajudar o colega de equipa, tenha feito toda a qualificação, mas o Magnussen? Para quê? ele não tinha ninguém para ajudar, porque é que fez o Q2? Isto não tem a ver com qualificação, mas é algo que me intriga há já muito tempo. Por vezes quando focam o piloto de frente e em grande plano, hoje foi o Alonso, no volante aparecem duas faixas brancas… Ler mais »
Não tendo a certeza absoluta, julgo que é o código de homologação do volante
Obrigada.