GP França F1, FIA mantém-se firme: “as linhas brancas definem os limites da pista”

Por a 22 Julho 2022 15:00

Por Eduardo Moreira

Apesar de toda a polémica que envolveu os limites de pista no último Grande Prémio, na Áustria, a FIA vai continuar a ser rigorosa este fim-de-semana, em Paul Ricard.

No último GP da Áustria, foram anotados 43 incidentes relativos aos limites de pista, e Lando Norris, um dos pilotos mais afetados, qualificou-os como “um pouco estúpidos”.

“Não se consegue ver as linhas brancas, é apenas adivinhar [onde estão as linhas] e eu obviamente não sou bom a adivinhar”.

Já Max Verstappen, disse que os limites de pista eram uma “piada”, enquanto Christian Horner avisava que o pior estava por vir em Paul Ricard, devido à natureza do circuito.

No entanto, a FIA reiterou a sua posição e esclareceu os pilotos antes do Grande Prémio de França que as “linhas brancas definem os limites da pista”.

As notas do Diretor de Prova, Eduardo Freitas, clarificam tudo, como pode ver a seguir. Os pilotos que não seguirem as instruções serão eventualmente sancionados pelos comissários de corrida.

Limites de pista

Curvas 1 e 2

Qualquer piloto que não consiga ‘negociar’ a curva 2 utilizando a pista, e que passe completamente para a direita do primeiro pino amarelo fluorescente no ‘apex’ da curva, deve manter-se completamente à direita do pino amarelo fluorescente e voltar a entrar na pista conduzindo através das duas matrizes de blocos, passando pela a direita do primeiro e pela a esquerda do segundo.

Curvas 3 a 5

Qualquer piloto que não consiga negociar a Curva 4 utilizando a pista, e que passe completamente pela esquerda do pino amarelo fluorescente no ‘apex’ da curva, deve manter-se completamente à esquerda do pino amarelo fluorescente e voltar a entrar na pista conduzindo à esquerda do bloco da escapatória antes da curva 5.

Curvas 8 e 9

Qualquer piloto que siga em frente na Curva 8 deve voltar a entrar na pista, conduzindo através das quatro matrizes de blocos na escapatória, à esquerda da primeira, à direita da segunda, à esquerda da terceira e à direita da quarta.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
6 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Não me chateies
Não me chateies
2 anos atrás

Já começo a ficar enjoado destes pilotos, não querem limites de pista vão correr para a indycar ou DTM (foi onde inventaram as faixas de betão pintado a verde para além dos correctores). Eu aprendi a gostar da F1 nos anos 80 do tempo da relva, areia e gravilha. A FIA já está ser permissiva demais, para mim os limites deviam ser o corrector (dos antigos altos e estreitos) e nem uma roda fora do corrector e não as 4 rodas fora linha branca o que torna legal ter 3 rodas fora da pista e a 4ª com 1 cm… Ler mais »

Last edited 2 anos atrás by Não me chateies
Não me chateies
Não me chateies
Reply to  Não me chateies
2 anos atrás

A FIA só tem de colocar sensores nas linhas e carros e penalizar todas as saídas com 1 s em vez de anular tempos. Se saírem 30 ou 60 vezes como na Áustria apanham 30 ou 60s de penalização. A tecnologia existe o que estão à espera, se não servem para a F1 vão buscar o Mansell, o Emerson, o Mário Andretti, o Prost, o Jean Alesi, o Gerhard Berger, o Martin Brundle, o Hakkinen, o Coulthard, o Damon Hill o Barrichello e muitos outros que conseguiam manter os carros dentro da pista para ocupar o lugar dos meninos.

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  Não me chateies
2 anos atrás

No teu tempo é que eram bons não era?! A CML tem de fazer uns banquinhos maiores no Restelo para a quantidade de velhotes que por aqui passam…

MP67
MP67
Reply to  Não me chateies
2 anos atrás

Comentário completamente despropositado já que os pilotos preferem que voltem a colocar gravilha e relva em vez de asfalto para além dos limites de pista. Os herois de que fala tinham como limite de pista a gravilha, areia, relva, rails e cimento armado pelo que não era possível andar fora das linhas.

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
Reply to  Não me chateies
2 anos atrás

Os nossos comentadores do canal televisivo dizem que os vorrectores a antiga danificam os carros w nao podem voltar por causa disso. Ha umas epoca era o que diziam.

Para mim esta aí a solucao.

917/30
2 anos atrás

Pois, as “linhas brancas” podem causar problemas…lol

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado