GP França F1, FIA mantém-se firme: “as linhas brancas definem os limites da pista”
Por Eduardo Moreira
Apesar de toda a polémica que envolveu os limites de pista no último Grande Prémio, na Áustria, a FIA vai continuar a ser rigorosa este fim-de-semana, em Paul Ricard.
No último GP da Áustria, foram anotados 43 incidentes relativos aos limites de pista, e Lando Norris, um dos pilotos mais afetados, qualificou-os como “um pouco estúpidos”.
“Não se consegue ver as linhas brancas, é apenas adivinhar [onde estão as linhas] e eu obviamente não sou bom a adivinhar”.
Já Max Verstappen, disse que os limites de pista eram uma “piada”, enquanto Christian Horner avisava que o pior estava por vir em Paul Ricard, devido à natureza do circuito.
No entanto, a FIA reiterou a sua posição e esclareceu os pilotos antes do Grande Prémio de França que as “linhas brancas definem os limites da pista”.
As notas do Diretor de Prova, Eduardo Freitas, clarificam tudo, como pode ver a seguir. Os pilotos que não seguirem as instruções serão eventualmente sancionados pelos comissários de corrida.
Limites de pista
Curvas 1 e 2
Qualquer piloto que não consiga ‘negociar’ a curva 2 utilizando a pista, e que passe completamente para a direita do primeiro pino amarelo fluorescente no ‘apex’ da curva, deve manter-se completamente à direita do pino amarelo fluorescente e voltar a entrar na pista conduzindo através das duas matrizes de blocos, passando pela a direita do primeiro e pela a esquerda do segundo.
Curvas 3 a 5
Qualquer piloto que não consiga negociar a Curva 4 utilizando a pista, e que passe completamente pela esquerda do pino amarelo fluorescente no ‘apex’ da curva, deve manter-se completamente à esquerda do pino amarelo fluorescente e voltar a entrar na pista conduzindo à esquerda do bloco da escapatória antes da curva 5.
Curvas 8 e 9
Qualquer piloto que siga em frente na Curva 8 deve voltar a entrar na pista, conduzindo através das quatro matrizes de blocos na escapatória, à esquerda da primeira, à direita da segunda, à esquerda da terceira e à direita da quarta.
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Já começo a ficar enjoado destes pilotos, não querem limites de pista vão correr para a indycar ou DTM (foi onde inventaram as faixas de betão pintado a verde para além dos correctores). Eu aprendi a gostar da F1 nos anos 80 do tempo da relva, areia e gravilha. A FIA já está ser permissiva demais, para mim os limites deviam ser o corrector (dos antigos altos e estreitos) e nem uma roda fora do corrector e não as 4 rodas fora linha branca o que torna legal ter 3 rodas fora da pista e a 4ª com 1 cm… Ler mais »
A FIA só tem de colocar sensores nas linhas e carros e penalizar todas as saídas com 1 s em vez de anular tempos. Se saírem 30 ou 60 vezes como na Áustria apanham 30 ou 60s de penalização. A tecnologia existe o que estão à espera, se não servem para a F1 vão buscar o Mansell, o Emerson, o Mário Andretti, o Prost, o Jean Alesi, o Gerhard Berger, o Martin Brundle, o Hakkinen, o Coulthard, o Damon Hill o Barrichello e muitos outros que conseguiam manter os carros dentro da pista para ocupar o lugar dos meninos.
No teu tempo é que eram bons não era?! A CML tem de fazer uns banquinhos maiores no Restelo para a quantidade de velhotes que por aqui passam…
Comentário completamente despropositado já que os pilotos preferem que voltem a colocar gravilha e relva em vez de asfalto para além dos limites de pista. Os herois de que fala tinham como limite de pista a gravilha, areia, relva, rails e cimento armado pelo que não era possível andar fora das linhas.
Os nossos comentadores do canal televisivo dizem que os vorrectores a antiga danificam os carros w nao podem voltar por causa disso. Ha umas epoca era o que diziam.
Para mim esta aí a solucao.
Pois, as “linhas brancas” podem causar problemas…lol