GP França F1: FIA explica o que aconteceu com o Virtual Safety Car
Sergio Pérez queixou-se no final da corrida de que a informação que recebeu no final do Virtual Safety Car provocou confusão e, por conseguinte, permitiu o ataque de George Russell que aproveitou melhor a situação.
O piloto mexicano disse que recebeu a informação no carro que o VSC terminaria na curva 9, mas tal só aconteceu na curva 12. Isso terá complicado a vida ao piloto da Red Bull que preparara o recomeço para uma curva, o que não aconteceu, deixando-o à mercê de Russell.
A FIA explicou o sucedido num breve comunicado. Um problema de hardware terá provocado a troca para um sistema de apoio, o que significou que o VSC demorou mais a ser retirado, o que pode ter causado a confusão de Pérez:
“Foi enviada uma segunda mensagem de fim de VSC devido a um problema de hardware”, disse a FIA, “o que levou a uma mudança automática para sistemas de apoio que funcionaram exatamente como deveriam nesse cenário. A mesma informação é fornecida a todas as equipas em simultâneo. O tempo final da contagem decrescente do VSC para a luz verde exibida nos painéis laterais da pista é sempre aleatório”.
Russell por seu lado disse que o recomeço após VSC:
“Eu sabia que isso seria uma enorme oportunidade para mim”, disse ele. “Sabia que se o cronometrasse na perfeição o recomeço, poderia ter uma oportunidade. Acho que ele deveria estar a travar para garantir que ainda estava acima do tempo delta enquanto eu acelerava e isso permitiu que eu passasse por ele. Acabei de ver a oportunidade e fui em busca dela. Fiquei um pouco desapontado por não manter a posição quando fiz a minha primeira ultrapassagem”.