GP França F1: Ferrari esclarece confusão sobre a mensagem do pedal de Leclerc
A Ferrari rejeitou qualquer sugestão de que o acidente de Charles Leclerc, no Grande Prémio de França, estivesse relacionado com problemas no pedal, na sequência da confusão desencadeada por uma mensagem de rádio do piloto.
Charles Leclerc perdeu o controle do carro na volta 18, enquanto liderava o Grande Prémio, e exclamou, depois do acidente: “Não consigo acelerar!”.
A sua referência ao pedal, quinze dias depois de ter tido problemas de acelerador, nas fases finais do GP da Áustria, suscitou várias teorias de que a causa do acidente de Leclerc fora um problema semelhante. Essas teorias foram ainda mais alimentadas quando o diretor técnico da Red Bull, Pierre Wache, foi apanhado pelas câmaras, na sala de descanso dos pilotos que sobem ao pódio, a dizer que tinha ouvido no rádio que tinha sido um problema no pedal de Leclerc.
No entanto, mal terminou a corrida, Leclerc admitira que o acidente tinha sido inteiramente culpa sua.
“Não mereço ganhar o campeonato com estes erros”, disse o monegasco.
Por outro lado, o chefe de equipa da Ferrari, Mattia Binotto, confirma que o comentário de Leclerc no rádio estava totalmente relacionado com as suas tentativas de tirar o carro da barreira, depois do acidente, e nada teve a ver com a causa do acidente em si.
“Primeiro, não houve qualquer problema com o pedal, [não teve] nada a ver com a Áustria”, explicou Binotto. “O que aconteceu é um erro genuíno de Charles [Leclerc], coisas que podem acontecer, e penso que elas não retiram o valor dele como piloto. Mas foi um erro genuíno”.
Binotto explicou ainda que as causas dos problemas do pedal na Áustria tinham sido completamente resolvidas:
“Normalmente não discutimos muito os detalhes sobre o que acontece, mas o que sucedeu na Áustria é muito simples. Uma mola que ficou ligeiramente presa. Não mais do que isso. E já pusemos em prática algumas ações para o evitar no futuro”.
Por Eduardo Moreira
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O que se retira de tudo isto é uma grande verdade, quem comete erros destes não merece ganhar o campeonato.
Leclerc a mostrar que tem espírito de campeão, erra e assume. Sem tretas nem choradeira no twitter a fazer-se de vítima de que foi para o hospital ou a pedir “race bans” para os outros. Muito bem Charles!
A verdade é que para se sagrar campeão é preciso errar pouco, e o Leclerc já tem a sua dose de erros este ano, vamos ver como ele recupera para a próxima semana na Hungria, ele tem de ganhar para poder ainda sonhar com o titulo, e na minha opinião acho que a Ferrari pode fazer uma dobradinha na Hungria, agora com erros dos pilotos ou da equipa fica difícil.
Fala-se muito no erro do Leclerc e ignora-se a fabulosa corrida do Sainz. A Ferrari foi ridícula este fim-de-semana. Especialmente o engenheiro do Sainz: além de não perceber a diferença entre uma penalização stop-and-go e uma penalização de 5 segundos – foi o Sainz que teve de lhe explicar que foi esta última a aplicada! – ainda teve este disparate de ordenar a entrada nas boxes do Sainz quando este já tinha passado a via das boxes e estava a ultrapassar o Pérez. Além de que essa entrada nas boxes correspondia a uma estratégia errada, que custou alguns lugares ao… Ler mais »
LOL
A referência ao acelerador foi quando tentou sair em marcha-atrás, o que nunca conseguiria, conforme o DT explicou. Não foi o piloto do dia ( o Charlesroi ) mas sim o homem do dia * pois assumiu a culpa numa situação tão difícil, não abrindo o Grande Livro das Desculpas. Como o antipático Schumacher que após a pole estratosférica no Mónaco ´96 bateu na 1ª volta da corrida, mas não fugiu e foi a seguir apresentar-se aos jornalistas assumindo na totalidade e sem reservas a responsabilidade do sucedido , visando defender a equipa de qualquer suspeita, como sempre, e ao… Ler mais »
O meu caro precisa de entender que esse «forista» que fala num erro do Schumacher em 1999 é um idólatra do Senna que começou a odiar o Schumacher quando este se superiorizou ao seu ídolo. A partir daí tudo lhe serviu de pretexto para manifestar a sua raivinha. Depois veio o Alonso e bateu o Schumacher, e essa nova paixão ficou até agora. É mais que paixão: esse «forista» é o polícia do Alonso aqui na caixa de comentários do autosport.pt. Ninguém pode ter o ousadia de criticar o Alonso, que ele intervém imediatamente, em regra com chorrilhos de insultos… Ler mais »
Muito bem escrito, e sem pruridos. Infelizmente não temos outro espaço, outra escolha para falar de automobilismo em Portugal, onde a imprensa especializada, sem concorrência, nem disfarça o seu fervor clubístico, chamemos assim, pelos seus preferidos. E não é de hoje, já vem de longe. Mas é melhor não tocar nessas memórias. Quanto ao resto, é passar a ignorar.
Este é outro tonto de serviço. O tipo que odeia Ricciardo apenas porque o australiano bateu Vettel em 2014, que belo exemplo!
O Schumacher superiorizou-se a Senna quando? Em Imola? E isso foi antes ou depois do brasileiro estar dentro de um caixão…?
A si não lhe peço para ter vergonha porque sei que é pedir-lhe muito. Peço-lhe apenas um pouco de decência.
E se o “debate” é entre mim, você e o garantia4, evite chamar para aqui outros foristas…apenas revela pequenez! Mas isso também já é o seu registo normal…
Cumprimentos
Eu nunca me retirei deste fórum por vergonha e nunca irá acontecer. No dia em que não for mais possível contribuir, será porque já não dá mais. Alguns ainda se lembram da sua ausência prolongada do fórum algures em 2018, apenas para regressar uns tempos mais tarde com outro nickname. Pois a quantidade de disparates que disse e humilhações que sofreu na pele foram de tal forma penosas, que a única solução que encontrou foi fugir como um rato. O melhor que aconteceu no fórum desde passou a ser pago (eu não sou assinante) foi não ter de levar tantas… Ler mais »
“…do Senna que começou a odiar o Schumacher quando este se superiorizou ao seu ídolo…” Ora bem, pequeno exercício aqui. Se compararmos o tempo em que ambos os pilotos corrreram juntos (dois anos e alguns meses) obtemos os seguintes resultados: Pole positions: Senna: 8 Schumacher: 0 Vitórias: Senna: 10 Schumacher: 4 ( embora alguns idiotas afirmem que se deve incluir a vitória de Imola 94 – correr contra uma pessoa falecida NÃO É competição, por muito que alguns não o gostem de admitir). O Ayrton têm mais vitórias (e poles!) durante a época de 93 apenas comparando com o alemão… Ler mais »
O forista garantia4 já sonha comigo e com os meus comentários!
E o mais engraçado é que, sendo ele uma espécie de cão de Pavlov quando lê o nome do Alonso (lá vou obrigar o forista garantia4 a ir a internet), ele não tem vergonha em chamar-me a mim anti-Schumacher ou anti quem quer que seja.
Bem pregava Frei Tomás…
Cumprimentos
Leclerc tem a simpatia da Ferrari e dos adeptos não ressabiados.
Fez um erro, mas a Ferrari este ano já o fez perder mais pontos com erros grosseiros da equipa! E é aí que está a grande diferença para 2018…
Cumprimentos
Muito bem dito! Deve haver foristas que não viram (entre outros) os GP´s de Espanha, do Mónaco e de Inglaterra deste ano.