GP França F1, Drive Through: Os destaques pela negativa
O emocionante GP de França teve excelentes momentos e boas exibições. Mas também tivemos pilotos e equipas com um fim de semana para esquecer. Escolhemos cinco destaques pela negativa:
Charles Leclerc
Mais uma desistência para Leclerc. Desta vez um erro grave que o fez perder muitos pontos e provavelmente uma vitória, olhando para o ritmo que conseguia impor em pista, após ter sobrevivido à pressão inicial de Max Verstappen. Leclerc sabe que não pode cometer erros destes e, por isso, desculpou-se no final. A distância para Verstappen no campeonato já é demasiado grande e este erro pode ter tirado definitivamente o monegasco da rota do título.
Ferrari
A Ferrari estava a ter um grande fim de semana até ao erro de Leclerc. A partir daí, pareceu perder um pouco o norte. A decisão de chamar Carlos Sainz é lógica e dificilmente o espanhol conseguira fazer aguentar o conjunto de médios até ao final. Mas o timing da chamada não foi o ideal. Não é justo crucificar a Scuderia, como já, vimos por chamar Sainz, pois provavelmente foi a melhor opção, mas houve muita indecisão e a equipa acusou a pressão. Podia ter saído muito caro.
Alfa Romeo
Um fim de semana para esquecer. Com upgrades e uma embraiagem nova para melhorar os arranques, pouco ou nada se viu da Alfa. Valtteri Bottas e Zhou Guanyu perderam muitas posições na largada, isto depois de uma qualificação em que não se evidenciaram e em corrida ainda mostraram menos. Zhou, com um incidente na luta com Schumacher, foi o que mais perdeu, mas Bottas também teve uma tarde difícil. Um fim de semana mau para a Alfa Romeo.
Sergio Pérez
Demasiado longe de Max Verstappen e apanhado desprevenido no recomeço após Virtual Safety Car. Foi um fim de semana que podia ter sido ainda pior para Pérez, não fosse Carlos Sainz ser duplamente penalizado e ter de recuperar. O mexicano nunca encontrou o melhor compromisso com o carro e claramente perdeu o ímpeto que tinha no começo da época. As evoluções têm deixado o Checo menos confortável no carro e isso nota-se cada vez mais. Ficou mal na fotografia na luta com George Russell, mesmo que não tenha 100% da culpa.
Pierre Gasly
O francês afirmou que queria lutar pela pole na qualificação. O ritmo nos treinos era muito bom mas esfumou-se na qualificação. O mau lugar na grelha comprometeu o resto do fim de semana, mas Gasly teve também uma corrida complicada onde não mostrou argumentos que já apresentou no passado. Um fim de semana pouco conseguido, num ano menos regular por parte do francês.