GP Estíria F1: Vitória fácil de Lewis Hamilton

Por a 12 Julho 2020 15:41

Lewis Hamilton vence pela primeira vez em 2020 depois de dominar o GP da Estíria. Valtteri Bottas foi segundo depois de ultrapassar Max Verstappen perto do fim da corrida. Alex Albon foi quarto depois de passar Sergio Pérez não muito longe do fim, e com um toque à mistura.

Lando Norris foi quinto com a McLaren. O Safety Car entrou logo na primeira volta depois de Charles Leclerc colidir com o companheiro de equipa na Ferrari, Sébastian Vettel.

Lewis Hamilton (Mercedes F1 W11) mostrou-se perfeitamente imbatível neste ‘novo’ GP da Estíria de Fórmula 1. Depois de ter realizado à chuva uma volta “do outro mundo, segundo Toto Wolff, o piloto inglês dominou a seu bel prazer a segunda corrida do A1 Ring, nunca permitindo aos seus adversários qualquer veleidade.

Por isso, atrás de si, Max Verstappen (Red Bull RB16/Honda) e Valtteri Bottas (Mercedes F1 W11) limitaram-se a persegui-lo à distância ao mesmo tempo que lutavam pelo segundo lugar.

O pódio ficou resolvido a quatro voltas do fim, depois de Bottas passar Verstappen à segunda. Na volta 66, Bottas conseguiu, mas Verstappen reagiu de imediato, recuperando a posição, mas na volta seguinte o finlandês fez-lhe exatamente o mesmo, no mesmo sítio, com uma diferença: tapou o buraco que deixara aberto na volta anterior.

Alexander Albon (Red Bull RB16/Honda) chegou ao quarto lugar na oitava volta, depois de arrancar de sexto, mas daí para a frente nada mais conseguiu.

Grande quinto lugar de Lando Norris (McLaren MCL35/Renault) que passou dois Racing Point na última volta. Na fase decisiva da corrida, Sergio Pérez (Racing Point RP20/Mercedes) que era quinto sofreu danos na asa do seu monolugar e apesar da diferença, perdeu muito andamento e foi passado em cima da meta por Lando Norris, com o mexicano a bater o seu companheiro de equipa, Lance Stroll (Racing Point RP20/Mercedes) em ‘photo finish’, na ‘luta’ pelo sexto lugar, o o jovem canadiano a terminar em sétimo. Seja como for, uma bela corrida dos dois Racing Point, que, recorde-se partiram de 12º (Stroll) e 17º Perez.

Daniel Ricciardo (Renault R.S.20) foi oitavo mas está sob investigação devido a um incidente em pista.

A terminar o top 10 ficaram classificados Carlos Sainz Jr. (McLaren MCL35/Renault) e Daniil Kvyat (AlphaTauri AT01/Honda)

Sebastian Vettel (Ferrari SF1000) e Charles Leclerc Ferrari (F1000) desistiram na fase inicial da corrida depois de ter colidido um no outro. A culpa foi de Laclerc, qu8e foi demasiado otimista: “Peço desculpa”, começou por dizer Leclerc. “As desculpas não são suficientes em tempos como este e eu estou desiludido comigo próprio. Fiz um trabalho muito mau hoje. Desiludi a equipa. Só posso lamentar, apesar de saber que não é suficiente. Espero aprender com isto e voltarei mais forte para as próximas corridas. É um momento difícil para a equipa. Não precisamos mesmo nada disto. A equipa não precisa disto. Coloquei todos os esforços da equipa no lixo. Lamento muito, sei que é suficiente, mas lamento. fui demasiado optimista”, disse Leclerc à Sky F1, depois de abandonar a corrida, claro. Ficou em pista mais algum tempo, mas desistiu pouco depois.

Sebastian Vettel deu também o seu veredicto sobre o ‘confronto’ com Charles Leclerc na primeira volta, que resultou no seu abandono: “Eu estava a lutar muito com outros pilotos, éramos três carros na curva três lado a lado, e fiquei muito surpreendido quando senti o toque. Não estava à espera que o Charles tentasse alguma coisa. Não creio que houvesse espaço. É uma grande pena e é também algo que devíamos evitar, mas eu não podia ter feito nada de muito de diferente. Estava a rodar com calma, a ser conservador porque já estava muito apertado. Não havia espaço, por isso colidimos”, disse Vettel à Sky F1.

Kimi Räikkönen (Alfa Romeo C39/Ferrari) foi 11º depois duam corrida morna, mas terminou na frente dos dois Haas, com Kevin Magnussen na frente de Romain Grosjean.

Apesar de ter partido bem posicionado, George Russell (Williams FW43/Mercedes) não ocnseguiu chegar aos pontos e foi apenas 16º na frente do seu colega de equipa Nicholas Latifi (Williams FW43/Mercedes).

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
102 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
vitor-m-luz
vitor-m-luz
4 anos atrás

Acho inadmissivel o Colégio de Comissários não penalizar, mais uma vez, o Hamilton, talvez por ele ter arrancado à frente, por ter trocado de pneus quando trocou, por ter ganho a corrida ou outra coisa qualquer. Assim não pode ser…

Pity
Pity
Reply to  vitor-m-luz
4 anos atrás

🙂

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  vitor-m-luz
4 anos atrás

Ele devia ser desqualificado do campeonato por ser de outro mundo! (Pela percepção política que tem deste, eu acredito que seja.)

no-team
4 anos atrás

O Hamilton teve um fim de semana perfeito. Uma volta épica na qualificação, uma corrida tranquila e a primeira vitória da temporada a surgir com toda a naturalidade. O Bottas lá conseguiu chegar ao segundo lugar, mas ás custas de um problema na asa dianteira do Max, que tem feito os possíveis para oferecer alguma animação lá na frente, mas a superioridade da Mercedes é evidente em circunstâncias normais, ou pelo menos assim foi no circuito austríaco. A Racing point teve um ritmo de corrida impressionante, é mesmo um Mercedes cor de rosa. Aqui existem duas dimensões diferentes, Perez a… Ler mais »

GuiMoreiraMclaren
GuiMoreiraMclaren
4 anos atrás

Quanto à Scuderia mau demais, não há nada que se aproveite naquela equipa, é pior que uma casa a arder, não há união, não há espirito de equipa entre Vettel e Leclerc, 2 mimados e irresponsaveis, engenheiros do mais incompetentes e fracos que a f1 tem, um lider de equipa que é tudo menos um lider Binotto tem dignidade e demita-se do cargo, onde está a chefia da Ferrari do grupo Fiat para despedir tanta gente a mais incluindo os 2 pilotos, tudo vai mal na Ferrari, tem de haver consequencias e duras para todos! Apesar da crise italiana, do… Ler mais »

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  GuiMoreiraMclaren
4 anos atrás

Nada pode manchar a imagem da Ferrari! Lol.

Pity
Pity
Reply to  GuiMoreiraMclaren
4 anos atrás

O que se passou com a Ferrari nos outros anos, legal ou ilegal, passou, os campeonatos estão homologados, assunto encerrado. Quanto a ser banida… tenha juízo, mesmo que tenham feito muita batota, não é motivo para banimento. Os casos mais graves de que tenho conhecimento, spygate e crashgate não levaram a banimento das equipas, apenas desclassificação e multa para uma e banimento de dois elementos da outra.

MurrayWalker
Reply to  Pity
4 anos atrás

É bom não esquecer um dos casos que refere. Que para mim ainda hoje, não passou de uma caça às bruxas. Deu lugar a uma multa de 100 milhões de dólares e à perda total dos pontos no campeonato de contrutores. Esse valor ajustado à realidade actual, daria algo como a perda total de um orçamento anual da Ferrari.

Pity
Pity
Reply to  MurrayWalker
4 anos atrás

Sim, e há um “pequeno” pormenor que ainda não consegui perceber: como é que uma empresa da dimensão da McLaren, não tinha uma fotocopiadora e teve de ir à “papelaria da esquina” fazer as fotocópias. Mesmo que fosse uma daquelas especiais, para folhas muito grandes, não teria sido mais seguro investir numa? Os responsáveis da McLaren eram assim tão ingénuos?
Não questiono a existência da espionagem, mas que a história está mal contada, está.

MurrayWalker
Reply to  Pity
4 anos atrás

Nunca ninguém conseguiu provar que os documentos entraram na McLaren. E para além da fotocopiadora da esquina, a prova maior é que Alonso trocava emails com Caughlan, quando este já estava suspenso da McLaren, para obter informações e colocá-las no simulador. Se os documentos tivessem entrado na McLaren, quando o Alonso chegasse ao simulador, já lá estaria tudo, colocado pelos engenheiros da própria McLaren, não seria necessário estar a pedir a informação por email. Para além disso, já se sabe hoje que quando Nigel Stepney rouba os documentos da Ferrari e faz a parceria com o Caughlan, a primeira porta… Ler mais »

tnfsfcpgmail-com
tnfsfcpgmail-com
Reply to  MurrayWalker
4 anos atrás

“GoebbelsWalker” ataca de novo…

tnfsfcpgmail-com
tnfsfcpgmail-com
Reply to  MurrayWalker
4 anos atrás

“GoebbelsWalker” cá está ele…

webcat
webcat
Reply to  GuiMoreiraMclaren
4 anos atrás

Quando alguém assina como McLaren está mostrado o fel. Portanto, tudo na Ferrari é mau. Até o Leclerc que hoje fez uma asneira. Hoje.
Enfim, que tragam de volta o ron dennis para os laranjinhas.

MurrayWalker
Reply to  webcat
4 anos atrás

Isso é verdade para todos os foristas do planeta excepto o Gui. O Gui é o único forista conhecido do planeta que é adepto da McLaren e da Ferrari em simultâneo. Que face à história da Formula 1, é o mesmo que ser adepto em simultâneo de Benfica e FCPorto.

tnfsfcpgmail-com
tnfsfcpgmail-com
Reply to  MurrayWalker
4 anos atrás

“…GoebbelsWalker…”

bemvindo
bemvindo
4 anos atrás

Não sou adepto da Ferrari mas…fonix…custa ver uma equipe de topo assim.tirando o vencedor da corrida,(parabéns ao campeão) o que mais me impressionou foi a corrida do norris.o miúdo é bom.essa formula1 esta recheado de putos com muito talento.!.

Pity
Pity
4 anos atrás

Uma corrida só com um safety car, e logo no início, deu uma corrida mais dentro do normal. Também começa a ser normal os toques entre os dois pilotos da Ferrari, mas atendendo a que a corrida poderia ser um calvário, se calhar, até foi melhor desistirem os dois. Leclerc tem de se acalmar, já não está no virtual. No sentido inverso, que fantástica corrida de Perez, que merece por inteiro o prémio de piloto do dia, apesar do ligeiro toque com Albon, mas Stroll também não esteve nada mal. Muito boas corridas também dos McLaren, enquanto a Renault volta… Ler mais »

necax007
necax007
4 anos atrás

O Hamilton e a Mercedes no seu normal… O mesmo para o Verstappen. Ninguém lhe pode pedir mais do que ele fez… tirar o máximo do carro. Os Racing Points (legais, ilegais ou moralmente dúbios) são mesmo muito rápidos! Excelente corrida do Perez. Uma nota só. Teve um contacto muito semelhante ao do Hamilton com o Albon na mesma parte da pista. Sim, desta vez é o Albon a defender e o toque é do piloto que ataca por dentro, mas o toque em si é muito semelhante ao da semana passada. Não deveria haver uma penalização de 5 segundos… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  necax007
4 anos atrás

Não, porque foi ele o único prejudicado.

necax007
necax007
Reply to  Pity
4 anos atrás

Mas isso não é coerente Pity. Castiga-se pelo erro, não pela consequência. Se for pela consequência o Leclerc tem de ser castigado por meter o Vettel fora da corrida e o Stroll por meter o Ricciardo fora de pista tempo suficiente para perder posições para o Norris e para o próprio Stroll.
O mesmo acontece com bandeiras amarelas ou passar os limites da pista.

Pity
Pity
Reply to  necax007
4 anos atrás

Então qual era o castigo que dava ao Leclerc? Ele pôs o vettel fora, mas também abandonou, na primeira volta, com muitos carros muito juntos, é incidente de corrida.

inoferreira
Reply to  Pity
4 anos atrás

Acho que não é preciso puxar muito pela cabeça, perda de 3 posições na grelha de partida do próximo grande prémio.

Pity
Pity
Reply to  inoferreira
4 anos atrás

Numa situação como a do Brasil, sim, mas hoje, na primeira volta, com muitos carros ainda muito juntos, considero incidente de corrida. Muito optimismo do Leclerc, sim, muita ânsia em ganhar posições, também, mas não mais do que isso.

necax007
necax007
Reply to  Pity
4 anos atrás

Cara Pity, eu também considero incidente de corrida. Também considerei o da semana passada entre o Hamilton e o Albon incidente de corrida (não que os comissários tenham a minha opinião em conta eheheh). O meu comentário refere-se à dualidade de critérios dos comissários em situações semelhantes. Além que, na minha opinião, o incidente de hoje e da semana passada são completamente diferentes do acidente no Brasil. No Brasil o Hamilton ataca por dentro quando o Albon já fechou a curva (e na trajectória de corrida) e “atropela” o rapaz. Na Austria o Hamilton está na trajectória de corrida o… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  necax007
4 anos atrás

O incidente do Brasil que eu referi, foi entre os Ferrari. E é Albon, sem i.
Dualidade de critérios haverá sempre, pois os comissários variam. Quer-se dizer… com estas regras de confinamento, não sei.

MLS_OLD
Reply to  Pity
4 anos atrás

No minimo a perda de pontos da sua carta de piloto

Pity
Pity
Reply to  MLS_OLD
4 anos atrás

Acho que você queria dizer acrescentar pontos, não perder, mas eu percebi e não discordo.

can-am
can-am
4 anos atrás

Os Mercedes, apesar de agora andarem de preto, parecem conservar o domînio, para mais com uma Ferrari fraca e a dar tiros nos pés.Inaceitavel Leclerc.Falta-lhe muito para ser…o que a Ferrari e muita gente julga que ele é !
O Max bem tenta, mas continua a faltar qualquer coisa debaixo do pė direito !
E o Lewis a fazer mais um passeio-sesta !

webcat
webcat
Reply to  can-am
4 anos atrás

lolada da grossa. O Leclerc não tem de provar nada. Já o irresponsável do Max, que hoje tb ia fazendo uma, é o maior. Está bem.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
4 anos atrás

A Mercedes mais uma vez a dar a volta por cima. Grandes corridas dos RP e Mclaren. Perez a fazer um corridão, Norris a fazer outro. Os Renault a mostrarem a espaços que se podem intrometer mas a fiabilidade a ser de novo um problema.
Ferrari, what else? Desta vez Leclerc a rebentar com tudo! Binotto é fraco, muito fraco como líder.

dxico
dxico
4 anos atrás

Nao é o meu piloto preferido mas há que tirar o chapéu ao homem. Qdo um fim de semana corre mal, no outro GP seguinte ninguém o apanha. É o melhor piloto da actualidade e vai deixar a sua marca por muitos anos. A pobre Ferrari até da só. As qualificações sao do piorio e depois os seus pilotos. Vettel super desmotivado, não dá para mais e é compreensivel. O puto CL que pensa q está no virtual e o binoitas que é uma nódoa. Continuam a afundar-se. Isto nem com novos regulamentos no futuro vai la. Para o ano… Ler mais »

*RPMS*™
4 anos atrás

Excelente fim de semana de Hamilton! Uma das melhores poles da sua carreira e hoje a vencer sem contestação. Bottas hoje melhor do que na qualificação a conseguir um importante 2º lugar. A Mercedes no geral está de parabéns! Verstappen a fazer o que pode, que actualmente só dá para o 3º lugar não havendo problemas na Mercedes. Albon também a cumprir com o que é pedido. Mais uma excelente corrida de Norris, parece que ele gosta mesmo deste circuito. McLaren, Racing Point e Renault muito equilibrados. É de prever boas lutas entre estas equipas nas próximas corridas. Ferrari mal… Ler mais »

Reply to  *RPMS*™
4 anos atrás

Muito bem escrito, cara Fernanda! Só não digo muitíssimo porque se nota a tradicional aziazita a propósito do Hamilton quando tenta por o ênfase da vitória mais para o lado da Mercedes!… Mas no geral a Fernandita está no rumo certo! Deve ter a ver com o assumir dessa sua “opção”, não?

Cumprimentos

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado