GP Estíria F1: Vitória fácil de Lewis Hamilton
Lewis Hamilton vence pela primeira vez em 2020 depois de dominar o GP da Estíria. Valtteri Bottas foi segundo depois de ultrapassar Max Verstappen perto do fim da corrida. Alex Albon foi quarto depois de passar Sergio Pérez não muito longe do fim, e com um toque à mistura.
Lando Norris foi quinto com a McLaren. O Safety Car entrou logo na primeira volta depois de Charles Leclerc colidir com o companheiro de equipa na Ferrari, Sébastian Vettel.
Lewis Hamilton (Mercedes F1 W11) mostrou-se perfeitamente imbatível neste ‘novo’ GP da Estíria de Fórmula 1. Depois de ter realizado à chuva uma volta “do outro mundo, segundo Toto Wolff, o piloto inglês dominou a seu bel prazer a segunda corrida do A1 Ring, nunca permitindo aos seus adversários qualquer veleidade.
Por isso, atrás de si, Max Verstappen (Red Bull RB16/Honda) e Valtteri Bottas (Mercedes F1 W11) limitaram-se a persegui-lo à distância ao mesmo tempo que lutavam pelo segundo lugar.
O pódio ficou resolvido a quatro voltas do fim, depois de Bottas passar Verstappen à segunda. Na volta 66, Bottas conseguiu, mas Verstappen reagiu de imediato, recuperando a posição, mas na volta seguinte o finlandês fez-lhe exatamente o mesmo, no mesmo sítio, com uma diferença: tapou o buraco que deixara aberto na volta anterior.
Alexander Albon (Red Bull RB16/Honda) chegou ao quarto lugar na oitava volta, depois de arrancar de sexto, mas daí para a frente nada mais conseguiu.
Grande quinto lugar de Lando Norris (McLaren MCL35/Renault) que passou dois Racing Point na última volta. Na fase decisiva da corrida, Sergio Pérez (Racing Point RP20/Mercedes) que era quinto sofreu danos na asa do seu monolugar e apesar da diferença, perdeu muito andamento e foi passado em cima da meta por Lando Norris, com o mexicano a bater o seu companheiro de equipa, Lance Stroll (Racing Point RP20/Mercedes) em ‘photo finish’, na ‘luta’ pelo sexto lugar, o o jovem canadiano a terminar em sétimo. Seja como for, uma bela corrida dos dois Racing Point, que, recorde-se partiram de 12º (Stroll) e 17º Perez.
Daniel Ricciardo (Renault R.S.20) foi oitavo mas está sob investigação devido a um incidente em pista.
A terminar o top 10 ficaram classificados Carlos Sainz Jr. (McLaren MCL35/Renault) e Daniil Kvyat (AlphaTauri AT01/Honda)
Sebastian Vettel (Ferrari SF1000) e Charles Leclerc Ferrari (F1000) desistiram na fase inicial da corrida depois de ter colidido um no outro. A culpa foi de Laclerc, qu8e foi demasiado otimista: “Peço desculpa”, começou por dizer Leclerc. “As desculpas não são suficientes em tempos como este e eu estou desiludido comigo próprio. Fiz um trabalho muito mau hoje. Desiludi a equipa. Só posso lamentar, apesar de saber que não é suficiente. Espero aprender com isto e voltarei mais forte para as próximas corridas. É um momento difícil para a equipa. Não precisamos mesmo nada disto. A equipa não precisa disto. Coloquei todos os esforços da equipa no lixo. Lamento muito, sei que é suficiente, mas lamento. fui demasiado optimista”, disse Leclerc à Sky F1, depois de abandonar a corrida, claro. Ficou em pista mais algum tempo, mas desistiu pouco depois.
Sebastian Vettel deu também o seu veredicto sobre o ‘confronto’ com Charles Leclerc na primeira volta, que resultou no seu abandono: “Eu estava a lutar muito com outros pilotos, éramos três carros na curva três lado a lado, e fiquei muito surpreendido quando senti o toque. Não estava à espera que o Charles tentasse alguma coisa. Não creio que houvesse espaço. É uma grande pena e é também algo que devíamos evitar, mas eu não podia ter feito nada de muito de diferente. Estava a rodar com calma, a ser conservador porque já estava muito apertado. Não havia espaço, por isso colidimos”, disse Vettel à Sky F1.
Kimi Räikkönen (Alfa Romeo C39/Ferrari) foi 11º depois duam corrida morna, mas terminou na frente dos dois Haas, com Kevin Magnussen na frente de Romain Grosjean.
Apesar de ter partido bem posicionado, George Russell (Williams FW43/Mercedes) não ocnseguiu chegar aos pontos e foi apenas 16º na frente do seu colega de equipa Nicholas Latifi (Williams FW43/Mercedes).
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Sem sombra de dúvida os destaques da corrida são: o Charles “carrinho de choque” Leclerc e a épica batalha entre Max “Pepe o rápido” Verstappen e o Valteri “coiote 3.0” Bottas com isto nem prestei atenção a quem ganhou mas ouvi dizer que foi o velhinho, cansado e desmotivado “Bep Bep”
Hoje tenho de meter a viola no saco! Excelente corrida de Lewis Hamilton em termos de gestão de ritmo e de pneus, com o mercedes W11 é mais fácil mas nada tira o mérito ao britânico melhor da atualidade! Versttapen fez o que pode a dar mais que o RBR16 dava numa pista tão favorável aos mercedes ou RP em reta e curvas rápidas, no próximo fim de semana o Versttapen deve esmagar os mercedes na hungria por 4 decimas, o Red Bull é o carro mais rápido nas curvas lentas e Versttapen ganha tempo nas travagens também! Mclaren parecia… Ler mais »
Gui mas também fica mais fácil quando se dispõem dum carro com suspensão e motor ilegais, certo?
Eu levantei essa suspeita não porque o hamilton fez a pole pois tem o melhor carro da atualidade com mais motor e chassis eficaz, mas nunca para dar 1.2 segundos ao Max e 1.4 ao seu colega de equipa! Não faz sentido numa pista tão curta como esta! Foi por isso que fiquei espantado e irritado e disparei em todas as direçoes! Mas também quando é a Ferrari é tudo ilegal e anti ferrari, já têm a vossa recompensa a Ferrari fez cagada no chassis e motor e agora está na mó de baixo e gozada por todos, parabéns haters… Ler mais »
Gui estás enganado a Ferrari já é motivo de chacota a muito tempo.
A explicação para a diferença do Hamilton para o Max e para o Bottas é simples. Não sei se costuma ver pela Eleven, mas o Nuno Pinto explicou bem a diferença para o Max: uma zona da pista em que fazem trajectórias diferentes, que é onde Hamilton ganha mais, o resto, deveu-se a um pequeno erro do Max. Quanto ao Bottas, teve um problema num dos travões. Às vezes é bom ouvirmos quem sabe, para aprendermos alguma coisa.
Concordo mas o LH a chuva é sempre muito bom como era o MS e o Senna.
Sem dúvida.
Gui, dizes que ontem ficaste irritado e disparaste em todas as direções, mas não foste tu que afirmaste “Sou psicologicamente inquebravel e frio”? Sofres dum problema que é teres uma percepção de ti que é diametralmente oposta ao que na realidade és. Na verdade, és alguém que dispara logo, de qualquer maneira e sem pensar. Mudas de opinião, diria que em cada treino livre. Chegas a acusar um piloto de fraco e que tem que ser despedido já, para esse mesmo vencer o GP seguinte e considerares que é o maior de todos. Olha se ele tivesse sido despedido como… Ler mais »
O Gui diz-me uma coisa, já que tu gostas de dar prognósticos e sempre tão acertados diz-me uma coisa, como é possível dizeres que está pista é favorável aos Mercedes? Vai lá ver as posições dos Mercedes nos últimos anos na Áustria! Lá está acontece uma coisa e tu dizes outra.
Mas o carro deste ano da Mercedes está mais vocacionado para circuitos de alta velocidade inoferreira! Muito rápido em velocidade de ponta e nas curvas rápidas, o RBR Honda do Max é mais eficaz nas curvas lentas, secalhar o Versttapen vai vencer o GP da Hungria adapta-se melhor ao carro da RBR este ano ao contrário do ano passado o carro da mercedes era fortissimo nas curvas lentas!
Os gráficos novos da f1 e os comentadores da eleven já confirmaram isso!
Andas é a brincar com o W11 e Cia.
Corrida mais aborrecida que na semana passada. A Ferrari para além de andarem de carroça, querem transformar a carroça em carrinhos de choque. Desta vez culpa para Leclerc com uma manobra a fazer lembrar Verstappen, estes miúdos pensam que a corrida acaba nas primeiras voltas. Hamilton com corrida imaculada e Bottas a minimizar perdas. Verstappen fez o que pode e Perez no final a estragar uma corrida fantástica
Esse Norris esperemos ir longe.
Mercedes rosa uma vigarice tremenda e todo o mundo finge e olha para o lado.
Se dúvidas houvesse, a Mercedes manda na F1.
Com a Ferrari a afundar, esperemos que RB consiga contornar esta vigarice. O problema é a Honda, porque pilotos a RB tem e muito bons.
Chama-se a isso coerencia por parte da fia, se a haas pode os outros tambem podem, o ano passado disse exactamente que isto podia acontecer, e nao acontece mais porque não ha mais marcas vencedoras regularmente, se houvesse ent nao ia ser a racing point e a haas apenas, iam ser muito mais equipas!
O AlphaTauri não é um carro idêntico ao RB do ano passado?????
Tem semelhanças mas acho que nao e tanto como o haas e o racing point… mas tambem nao tenho a certeza
A red bull tem um grande piloto Max Versttapen que tira tudo o que o carro tem e não tem, à semelhança que Alonso fez na Scuderia à uns bons anos! Agora Albon muito fraco, tem de comer muita sopa para chegar ao nivel e classe do Max! Até é comido de cebolada pelos Mclaren e RP com um carro 1 segundo por volta mais rápido em ritmo de corrida, dá que pensar…
Que tamanha estupidez do menino prodígio.
Ferrari precisava tanto mas tanto destas voltas para entender o carro, principalmente apos este update. Agora estas voltas que precisavam para entender melhor o carro ficam para o próximo GP…
Esta uma vergonha esta Ferrari!!!!
Quanto ao resto Verstappen a tirar tudo e mais alguma coisa que carro tem…
Grande Perez e grande Norris. Gostava de ver o Perez num carro mais competitivo. De resto, muito Mercedes, está com muita superioridade. Boa gestão do Bottas, a dominar a situação com o Max com muita calma e controlo. Melhor ultrapassagem da corrida – Perez. Ferrari anda perdida, continuo convicto que o Binotto tem mesmo que sair. Vamos ter muito boas corridas, principalmente no meio do pelotão. Long live F1!!
Mais uma excelente corrida do Hamilton, acaba em grande o fim de semana o NORRIS mais uma vez, os Racing POINT muito bem em corrida, os Renault melhoraram apesar do abandono do Ocon e a grande derrotada deste fim de semana é a Ferrari.
Para quem quer saber o que é companheirismo e colocar os objectivos da equipa em primeiro lugar (presta atenção Charles), ponham os olhos nesta dupla da McLaren.
O Carlos puxou o Norris com o DRS e depois deixou-o passar para o inglês ir buscar o 5° lugar, fenomenal trabalho de equipa. É uma pena perder esta maravilhosa parceria.
Parabéns aos vencedores.
Esperemos que para o ano o RICCIARDO dê se bem com o NORRIS
Infelizmente o histórico do australiano não é o melhor. Este fim de semana, ainda a corrida tinha mal começado e já estava a dizer pelo rádio para o Ocon o deixar passar. Já o fez no passado, faz no presente e vai fazer no futuro.
Dar-se bem é para meninos que não lutam por nada. Para se lutar por títulos, tanto McLaren como os seus pilotos têm deixar de ser meninos.
MurrayWalker eu compreendo o que queres dizer mas se não houver respeito pelo companheiro de equipa, podem acabar por estragar a corrida de ambos.
Respeito tem de existir sempre, mas o companheiro de equipa é o adversário nº1. E isso choca quase sempre com o companheirismo
já percebi que agora o Leclerc é o saco de pancada de alguns foristas, que passaram tanto tempo a engolir sapos, agora tiveram uma oportunidade e saíram logo do armário para onde vão regressar muito em breve. O Sainz não cedeu o seu lugar por livre e espontânea vontade, cedeu porque a Mclaren tem uma estratégia definida, provavelmente falada e debatida com os próprios pilotos e é tudo feito às claras. É sabido que o Binotto e quem o rodeia têm sido trapalhões a gerir os seus pilotos, para não lhe chamar outra coisa. Não há comunicação clara na Ferrari… Ler mais »
Esta semana saiu uma notícia no Autosport.com, em que o LÍDER da equipa, o Seidl, disse, “lutas agressivas entre os meus pilotos em pista, é como um ataque directo à minha pessoa”.
O Sainz cedeu a posição, porque é um funcionário assalariado da McLaren e tem de fazer o que a hierarquia decide.
Esta é a diferença entre um LÍDER e um indivíduo que esta à frente de uma estrutura apenas porque fala italiano.
Corrida normal de um fim de semana normal,com o artista normal a ganhar, la diz o outro ” limpinho limpinho “. o albon la ia fazendo o mesmo de facto como ele bem disse 🤣🤣. Mas de resto nada a realçar a nao ser a boa performance do perez! Agora pa semana mudem de pista, 3 vezes aqui não por favor! E troquem o ponto da volta mais rapida por 2 ou 3 na qualificação, se calhar trara mais emoção à mesma, a volta mais rapida e sempre a mesma lenga-lenga quem tem um free pit-stop para e la faz… Ler mais »
Essa de dar pontos na qualificação ia ser muito bom, mas com o seu nickname, compreendo perfeitamente esse ponto de vista
Ahah ok pode ser suspeito mas falo mesmo a sério acho que o ponto da volta mais rapida foi um tiro ao lado. Ate podia ser 3 para a pole 2 para o segundo e 1 para o terceiro… acho que ficava mais interessante!
Só não foi, nem será implementado. Porque existe um piloto que nos últimos 6 anos tem 50% das poles.
Mas tem deixado de ser o pole man ao longo dos anos eu acho… claro que isso e natural no hamilton mas acho que neste momento e mais forte em corrida e gestao aue em quali.
Mas essa medida serve pra anos fufuros e nao so para agora, deviam pensar nisso seriamente!
A Formula 1 está muito diferente do que era há 14 anos quando ele se estreou e o Hamilton também. Hoje é a Formula 1 de gestão e ele teve de se adapatar a algo que era a antítese dos seus primeiros anos de condução. Hoje se o Lewis tivesse de repetir Silverstone 2008 nas mesmas condições, em vez de dar 1 minuto e 8 segundos a toda a gente. Dava apenas os 8 segundos. Baixaria o ritmo o suficiente para gerir a distância para a concorrência e poupar a mecânica e ainda perguntava à equipa pela rádio, que é… Ler mais »
Algo “aborrecida” na frente, mas não deixa de ser uma bela corrida. LH esteve como um relógio suíço, a controlar de início ao fim. Red Bull Racing com um dia difícil. Podia no entanto ter sido pior se o Peréz tivesse ultrapassado o Albon na fase final da corrida. O Lando é um puro espetáculo! Mais uma grande performance. A discutir com o Peréz o “título” de Driver of the Day. Pena o resultado para a Renault. Começaram muito bem. Depois Ocon teve de abandonar e Ricciardo a não ter carro para segurar a posição no final da corrida. Fantástica… Ler mais »