GP Espanha F1: Vitória fácil de Lewis Hamilton

Por a 16 Agosto 2020 15:47

Lewis Hamilton (Mercedes F1 W11) obteve em Espanha das vitórias mais fáceis da sua carreira, já que depois de arrancar na frente, geriu a sua corrida de forma perfeita. Apesar de, na fase inicial, Max Verstappen (Red Bull RB16/Honda) ter parecido estar a conseguir aguentar-se perto do inglês a verdade é que isso só sucedeu porque Hamilton não estava sequer a forçar o andamento, gerindo de forma perfeita os pneus. E assim foi até ao fim da corrida, terminando-a com mais de 20s de avanço para o holandês da Red Bull.

Max Verstappen foi segundo sem nunca conseguir chegar-se a Hamilton, embora tenha logrado manter Valtteri Bottas (Mercedes F1 W11) atrás de si, e nem mesmo quando o finlandês colocou pneus novos ainda com tempo para ir ‘buscar’ Verstappen, não o conseguiu, pois o holandês não permitiu a aproximação.

Grande resultado de conjunto para os dois Racing Point, com Lance Stroll e Sergio Perez (Racing Point RP20/Mercedes) em quarto e quinto, ‘vencendo’ claramente o segundo pelotão, sendo que com uma penalização de cinco segundos por ignorar bandeiras azuis, o mexicano perdeu a posição para o seu colega embora tenha terminado na sua frente.

Lewis Hamilton realizou uma corrida perfeita, numa nível perfeitamente acima dos restantes 19 pilotos. Sendo verdade que a meio da corrida, tinha uma avanço de 3.9 para verstappen, que foi aumentando devagar, isso sucedeu porque simplesmente não precisava de aumentar o ritmo.

O 44 assegurou a 88ª vitória na Fórmula 1.

Max Verstappen (Red Bull RB16/Honda) foi segundo, mas desta feita e ao contrário das duas corridas de Silverstone nada pode fazer face a Hamilton e o destaque tem de ser dado pelo facto de ter ‘dividido’ os dois Mercedes. Ficar na frente de um W11 é um feito muito significativo.

5ª volta 1.146s, 7.5 21v

No início estava perto de Hamilton, mas ficou sempre a sensação que o inglês não precisava de dar tudo. Max Verstappen começou a ter cedo problemas com os pneus, ao ponto de se zangar com a equipa, mas apesar da sua frustração, nada havia a fazer, hoje.

Quando Bottas foi às boxes a 16 voltas do fim, regressando a seis segundos de Verstappen, julgou-se que poderia ainda apanhá-lo, mas Verstappen não permitiu. Na verdade, o Red Bull aumentou a sua vantagem para mais de sete segundos nas últimas voltas, apesar da vantagem dos pneus dos Bottas.

Valtteri Bottas (Mercedes F1 W11) hoje dificilmente venceria, se Hamilton partisse bem, como partiu. Pior, o finlandês caiu duas posições na partida, deixou rapidamente fugir Lewis Hamilton e Max Verstappen e apesar de ter passado Lance Stroll (Racing Point) na volta 5, já tinha perdido contacto que não mais recuperou.

Chegou a andar significativamente mais rápido que Verstappen, este o Red Bull na mira, mas não foi capaz. Nem mesmo quando tinha seis segundos para recuperar e 17 voltas pela frente. Preferiu ir à boxe para meter pneus e fazer (novamente) a melhor volta.

Sergio Perez (Racing Point RP20/Mercedes) terminou na frente de Lance Stroll em pista, mas na classificação não foi assim, devido, como já referimos, aos cinco segundos com que o mexicano foi penalizado por não ter deixado passar Hamilton, que o dobrava, rapidamente.

Geriu bem os seus pneus, e parecia que iria ser um fácil quarto classificado, mesmo com pneus velhos, mas a penalização tramou-o. Seja como for, uma boa corrida do mexicano, que já estava farto de ver F1 pela TV…

Lance Stroll (Racing Point RP20/Mercedes) foi um bom quarto classificado. Depois de dois sextos lugares em Silverstone, mais um bom resultado para o canadiano. Subiu para 3º na partida depois duma fabulosa manobra sobre Bottas, travou uma boa ‘luta’ com Stroll, que se afastaram de

Alexander Albon (Red Bull RB16/Honda) 4º e 5º é o melhor resultado conjunto do ano até aqui para a Racing Point.

Carlos Sainz (McLaren MCL35/Renault) foi sexto e regressou aos bons resultados depois duma má passagem por Silverstone onde não foi além de dois 13º lugares. Desta vez teve uma tarde bastante boa com o seu McLaren, ainda que o Red Bull de Alex Albon lhe tenha dado muito trabalho durante a corrida. Conquistou um lugar face a onde arrancou na grelha.

Tal como Sergio Pérez, Sebastian Vettel também foi para uma paragem única, e foi premiado com o quinto lugar devido a esse facto. Trocou para pneus macios antes da volta 30 e viu-se em 5º, tentando muito cedo levar o carro até ao fim com aqueles pneus, dizendo via rádio nada ter a perder. É esse o espírito. É este o ‘velho’ Vettel. Teve dificuldades com os pneus macios perto do fim, mas isso era natural. Obteve o seu segundo melhor resultado do ano até aqui, resistindo a Alex Albon, Pierre Gasly, Lando Norris, Daniel Ricciardo e Daniil Kvyat para ficar em sétimo lugar.

O outro Ferrari, de Charles Leclerc teria estado nesse grupo se não tivesse desistido após uma passagem sob os corretores que redundou num corte no motor e num imediato pião. O monegasco abandonou pouco depois.

Alex Albon (Red Bull) perseguiu os Racing Point na fase inicial da corrida, antes duma paragem antecipada para colocar pneus duros, o que o deixou atrás do meio do pelotão, numa estranha estratégia da Red Bull. Pensava-se que ia só para uma paragem, mas ainda voltou às boxes para trocar novamente de pneus, lutando para recuperar terreno. Terminou em oitavo. Há quatro corridas que, ou é 5º ou…oitavo. Quarto foi o melhor que conseguiu, na Estíria.

Daniel Ricciardo foi outro dos pilotos que optou apenas por uma paragem, ganhou inicialmente posições com isso, mas a estratégia revelou-se errada já que terminou fora dos lugares pontuáveis.

Grosjean terminou em último depois de ter sofrido danos no carro num toque confronto tardio com o Alfa Romeo de Antonio Giovinazzi, que terminou em 16º. O seu colega de equipa na Alfa Romeo, Kimi Raikkonen foi 14º depois de também ter tido ‘problemas’ com Grosjean, o que enfureceu o habitualmente sorumbático finlandês. O piloto da Haas fez um meio pião na chicane das curvas sete e oito, e caiu para o 19º lugar.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
121 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Piquet81
Piquet81
4 anos atrás

Isto de dar pontos negativos ou positivos é uma tanga, é como atirar pedras e esconder a mão, fica na consciência de cada um e na treta criada pelo Autosport. Grandepremio dá uma coça…..

RogerM
RogerM
Reply to  Piquet81
4 anos atrás

É o “pateta da aldeia” e os seus comparsas com contas fake. Só o pateta mor cá do burgo, o frenando_afondo tem umas quantas.

inoferreira
Reply to  RogerM
4 anos atrás

Finge que foste comer um melão e saí de fininho que pode ser que ninguém se aperceba.

speedy68
speedy68
Reply to  Piquet81
4 anos atrás

Também não entendo a necessidade desse artifício, isto não é facebook, mas a doença da atualidade é “curtir, descurtir e agredir” 🥴🥴🥴

chicanalysis
Reply to  speedy68
4 anos atrás

Se acabassem com os votos nunca mais cá punha os dedos.

Piquet81
Piquet81
Reply to  speedy68
4 anos atrás

Curti 👍voto positivo meu caro. Só para ficar a saber quem foi….

chicanalysis
Reply to  Piquet81
4 anos atrás

Mas você rala-se com isso?
Andei eu anos a fio a tentar bater o record de pontos negativos…

forcemoi
forcemoi
4 anos atrás

Está explicado o mistério do acordo FIA/Ferrari que tento intriga tanta gente.
Sendo o motor Ferrari de 2019 incomparavelmente melhor que toda a concorrência, sacrilégio, incluindo a cândida Mercedes, e, não sendo esta, claro, nunca alvo de qualquer desconfiança, pois todos os engenheiros talentosos, e sérios, foram para lá, o tal acordo estabeleceu que:
“Para que a Mercedes tenha o seu lugar, de melhor de todos, indiscutível e incontestado, deve a Ferrari ceder os seus motores de 2019 à concorrente alemã, desculpem, Inglesa, no ano de 2020 e 2021, usando a marca italiana motores de 2017”
Afinal é simples!

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  forcemoi
4 anos atrás

E ligar-se à realidade?

forcemoi
forcemoi
Reply to  Daniel Sousa
4 anos atrás

ok, percebem agora as barbaridades que aqui escrevem com a vossa desmedida defesa por causas que o não merecem e com o vosso conhecimento absolutista de gloriosos treinadores de bancada ?

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  forcemoi
4 anos atrás

Percebo, claro, mas as pessoas adoram comentar e dizer o que lhes vai na cabeça não é?

speedy68
speedy68
Reply to  forcemoi
4 anos atrás

Jngeriu algo estragado, só pode 🤪🤪🥴🥴🤪🤪

forcemoi
forcemoi
Reply to  speedy68
4 anos atrás

a mesma receita prescrita ao anterior !

RogerM
RogerM
4 anos atrás

Não fosse o talento do Verstappen, era cá um passeio Mercedes. O qual conseguiu até dar 40 segundos! Durante a corrida ao colega de equipa. O Bottas nem com um carro que dá quase 1 segundo na qualificação aos Red Bull conseguiu bater o Verstappen. Afinal o regresso aos compostos “normais” para esta temporada beneficiou a Mercedes, como muitos anteviam. Siga a próxima, e veremos o que acontece sem o uso dos “party modes” a bufar fumo de queima de óleo na qualificação.

Last edited 4 anos atrás by Roger M
aguia25
aguia25
Reply to  RogerM
4 anos atrás

A bufar andas tu à anos Rmelão. Qd ganham uma corrida parece que ganham o campeonato. Mais arroz e do bom! Toma embrulha mais uma vez!

simr
simr
Reply to  aguia25
4 anos atrás

Mas isto é futebol? ai meu deus.

inoferreira
Reply to  aguia25
4 anos atrás

O que mais mete nojo nesse Rmelão é que não passa de um mentiroso que passa a vida a espalhar fake news, vê lá que o Hamilton espetou 40 segundos ao Bottas, o que o aldrabãozinho cá do burgo se esqueceu foi de dizer que um fez 2 paragens e o outro 3, é isto que dá ser intelectualmente aldrabão.

RogerM
RogerM
Reply to  inoferreira
4 anos atrás

deves ter problemas de compreensão. O “pateta da aldeia” com tanto tempo livre, em vez de sujar os lençóis devia aprender a interpretar. Os 40 segundos que falei foi o que deu o Verstappen ao Albon. Arranja um namorado, que andas a dar em maluquinho. Tens o Gui e o Aguia25 disponíveis.

inoferreira
Reply to  RogerM
4 anos atrás

Mas não foste comer o melão?

Mas podes ir que ninguém se importa, hoje 3 ou 4 comentários a semana passada uns 20 és sem dúvida o mais frustradito cá do burgo, até chego a ter pena de ti, mas depois penso…………….afinal não tenho e não sabes o prazer que me dá saber que vais andar frustrado 2020 e 2021 pelo menos, não deve ser nada fácil seres tu neste momento.

RogerM
RogerM
Reply to  inoferreira
4 anos atrás

O pato que anda para aqui a fazer “quá quá” como não tivesse outro passatempo…és tu. Sugiro a sair mais vezes do quarto.

speedy68
speedy68
Reply to  RogerM
4 anos atrás

O problema deve ser mesmo esse …. FUMO … demais na cabeça 🤪🥴🤪🥴

driver-on-track
driver-on-track
4 anos atrás

Grande corrida com altos niveis de emotividade…. vencedor conhecido apenas na ultima volta… emoção a rodos… sim senhor cada vez mais a F-1 a aumentar o numero de admiradores e espectadores etc….a excitação nos media Ingleses ao rubro…. assim vai a F-1 Troféu Mercedes versão carros a pilhas em vento de popa… cada vez mais dificil saber quem o vencedor … que nivel …categoria….

aguia25
aguia25
Reply to  driver-on-track
4 anos atrás

Incha! Temos pena. A Ferrari já saiu da F1? Nem os vejo.

Last edited 4 anos atrás by aguia25
MurrayWalker
Reply to  driver-on-track
4 anos atrás

A evolução da Formula 1 neste século.

2004 – Um piloto ganha 13 das 18 corridas.
A Formula 1 está ao rubro. Excelente, mesmo sem se ver uma única ultrapassagem em pista (excepto nas boxes).

2013 – Um piloto ganha 13 das 19 corridas (9 das quais consecutivas).
A Formula 1 está mais ou menos. Podia estar melhor. Uma pena o Alonso.

2014 em diante – Um piloto ganha 10 a 11 corridas por época.
A Formula 1 está morta. Já só vejo os arranques.

A clubite é f*****.

Last edited 4 anos atrás by Murray Walker
garantia4
garantia4
Reply to  MurrayWalker
4 anos atrás

A seguir a 2004 foi o ano de 2005. O piloto que vencera 13 em 18 venceu 1 em 19 (e o colega zero.) O que terá acontecido??
E comprarar 2005 e seguintes com 2015 e seguintes, que tal?

MurrayWalker
Reply to  garantia4
4 anos atrás

Não se comparam alhos com bugalhos. Estamos apenas a comparar épocas de total domínio de um determinado piloto, em que dependendo da clubite de cada um. Foram de excecionais a enfadadas.

Last edited 4 anos atrás by Murray Walker
ricfil
ricfil
Reply to  MurrayWalker
4 anos atrás

Em 2004 aquelas vitórias foram todas oriundas do mago Shuey. O carro não contava para nada. 😉 Já no caso do LH é o carro que faz tudo. Até desconfio que o Mercedes tem para ali um botão, onde na eventualidade deste ser pressionado, o carro faz o traçado da pista sozinho! Esqueceram foi de montar o mesmo botão no volante do carro do Bottas, vejam lá! Não tarda e a maioria dos recordes do alemão (que tanto usavam como justificativa última e absoluta para a confirmação deste como o “the best of the best”) vão cair, e então aí… Ler mais »

Last edited 4 anos atrás by Ricfil
FormulaTwo+1
Reply to  MurrayWalker
4 anos atrás

Disse tudo! Contra factos não há argumentos.

speedy68
speedy68
Reply to  driver-on-track
4 anos atrás

Já foi assim em várias oportunidades, com McLaren, Williams, Ferrari e agora Mercedes 🤷‍♂️ os frustrados estão a rasgar-se de raiva porque a “gloriosa” está digna de pena, hoje nem o “poderoso” Lecueca controlou a enceradeira vermelha 🤪🤪🥴🥴🤪🤪

MLS_OLD
4 anos atrás

Vitória mais que esperada, Bottas nem cheira.
Verstappen mais uma vez com com trabalho fantástico.

Não percebo a Ferrari, mais uma vez mete Vettel a fazer mais voltas de pneus macios do que com os mais duros. Faz 29 de médios, e 37 de soft. Nao consigo ver uma razao para o mandar entrar juntamente com Leclerc.

garantia4
garantia4
Reply to  MLS_OLD
4 anos atrás

Isso ainda foi o menos.

speedy68
speedy68
Reply to  MLS_OLD
4 anos atrás

De acordo com o mister _partner do satanás_, a Ferrari não faz nada pra atrasar o Vettel, nadinha, nadinha, até lhe deu um chassis “novinho”, recém chegado do walmart 🤪🥴🤪
Obs: ainda escrevo Ferrari (com F maiúsculo) em respeito à história dessa, que já foi uma grande equipe 🤮🤮🤮

chicanalysis
Reply to  MLS_OLD
4 anos atrás

Fez mais voltas com o segundo jogo de pneus porque foi opção sua.

pedro_speed
pedro_speed
4 anos atrás

Grande vitória do Hamilton.
Grande resultado do Max. É pena o carro não dar para mais.
Grande resultado do Stroll, a fazer jogo igual com o colega de equipa. Já está em 5º no campeonato. Isto só abona a favor do Português Nuno Pinto que está a fazer um excelente trabalho com o piloto Canadiano!

garantia4
garantia4
Reply to  pedro_speed
4 anos atrás

O Nuno Pinto, que falou na eleven, é ele o coach do Stroll?

garantia4
garantia4
Reply to  garantia4
4 anos atrás

Obrigado pelas respostas, mas já deu para consultar o sabe-tudo e confirma-se que sim , é o coach.

pedro_speed
pedro_speed
Reply to  garantia4
4 anos atrás

Efetivamente, o Nuno Pinto que falou na Eleven é o coach do Stroll. Aliás o Nuno Pinto tem falado na Eleven em todas as corridas deste ano e também o fez nos testes de inverno. É um grande profissional. Também já fez trabalho similar na Prema, salvo erro na F3, em anos anteriores, tendo trabalhado com alguns pilotos que militam hoje na F1, salvo erro, com o Ocon e o Leclerc e também com o filho do Schumacher (Mick Schumacher) na Prema.
Ver links:

Last edited 4 anos atrás by pedro-prates44gmail-com
Getintherelewis!!!
Reply to  pedro_speed
4 anos atrás

Verdade…ele tinha outro piloto antes do stroll agora nao me lembro do nome e tb fez um bom trabalho…aquele trabalho escondido que ninguem da assim muito valor mas e essencial hj em dia num piloto.

bravojohny
bravojohny
4 anos atrás

Percebo que é muito giro e me digam que isto é tal e mais não sei quê, mas já chega de tanto domínio. Mudem as regras, baralhem, acabem com esta monotonia na frente.

jem
jem
4 anos atrás

Como é habitual, não falta quem fale em domínio. Parece que um recordes do MS que ainda está em vigor, o das vitórias, foi conseguido em 14 épocas (entre a primeira vitória e a última). É possível que o LH consiga bater esse record este ano, o que significa que o conseguiria também em 14 épocas. E antes havia assim tanta gente a reclamar?

*RPMS*™
4 anos atrás

Grande corrida de Hamilton a culminar um fim de semana onde foi sempre o mais rápido. Também grande corrida de Verstappen onde só não deu para bater o Mercedes com o nº44. Bottas a ser novamente um piloto banal. A única coisa que fez foi impedir o seu companheiro de equipa de fazer a volta mais rápida. Racing Point em bom plano. Se não fosse Verstappen teríamos 4 Mercedes nas 4 primeiras posições. Uma palavra positiva também para mais uma excelente corrida de Sainz. De negativo Albon, muito distante do seu companheiro de equipa e quase novamente batido por Gasly.… Ler mais »

js1970
js1970
Reply to  *RPMS*™
4 anos atrás

De negativo o Albon!? Essa é para rir só pode. O Albon a servir de cobaia para os pneus duros para ver o que dava… mais uma vez foi prejudicado e pior do que isso a RB nem sequer quis saber de fazer mais pontos…e leva-se com este tipo de comentários do tipo “distante do seu companheiro” só pode ser anedota!!!

*RPMS*™
Reply to  js1970
4 anos atrás

O Albon podia ter feito a corrida toda com pneus macios que ficava sempre a léguas do seu companheiro de equipa…

Cumprimentos

Reply to  *RPMS*™
4 anos atrás

Só para complementar o comentário do meu discípulo, gostava de referir que o Leclerc foi batido pelo seu colega de equipa Vettel depois do fantástico pião que deixou o meu clone com os cabelos em pé!..Tirando este “esquecimento”, de resto, felicito- o pelo seu comentário, onde reconhece sem sombra para dúvidas a “ grande corrida do Hamilton”! Não ha dúvida que as lições aqui do mestre têm conduzido a comentários com muita melhor qualidade!!!… A coisa vai devagar, mas vai lá…

Cumprimentos

Last edited 4 anos atrás by *RPMS*
an19071747
an19071747
4 anos atrás

So mesmo o Max que e um piloto de outro mundo para nao deixar ser uma dobradinha da Mercedes

RogerM
RogerM
Reply to  an19071747
4 anos atrás

Veja lá que os tipos que só falam em melões por aqui, foram lhe carregar em pontos negativos. Continuam na ilusão de negar o talento do Verstappen.

aguia25
aguia25
Reply to  RogerM
4 anos atrás

🍈🍈🍈🍈

Ativar notificações? Sim Não, obrigado