GP Espanha F1: Triunfo de Max Verstappen e Mercedes conquista duplo pódio

Por a 4 Junho 2023 15:32

Max Verstappen esteve bastante sozinho durante as 66 voltas do Grande Prémio de Espanha de Fórmula 1. O piloto da Red Bull dominou por completo a corrida catalã, não tendo nenhum adversário por perto desde que escapou ao pelotão no arranque. Nem com as paragens o neerlandês perdeu a liderança e terminou com uma vantagem de mais de 20 segundos para Lewis Hamilton. Mais uma corrida demolidora do binómio Verstappen/RB19.

A Mercedes foi a segunda equipa mais rápida em pista e não fosse a pressão final de Sergio Pérez – ainda que à distância – a George Russell, os dois pilotos britânicos estariam confortáveis desde que alcançaram os últimos lugares do pódio. Desde que deixaram para trás Carlos Sainz, Hamilton e Russell estiveram sempre por cima na luta pelo pódio, sem que o piloto espanhol da Ferrari nada pudesse fazer para os acompanhar. Depois disso, o foco de Sainz virou-se para a tentativa de manter Pérez atrás de si, também sem sucesso.

No final da corrida, Max Verstappen foi demolidor e não teve nada nem ninguém que o fizesse sair da liderança e ainda somou mais um ponto pela volta mais rápida. Seguiu-se um muito satisfeito Lewis Hamilton a 24s de diferença para o adversário da Red Bull e George Russell fez um bom trabalho de recuperação, arrancando um duplo pódio para a Mercedes e com uma boa volta de arranque da corrida. Sergio Pérez ficou fora do pódio, no quarto lugar, seguido de Carlos Sainz, Lance Stroll e Fernando Alonso. Esteban Ocon, Zhou Guanyu e Pierre Gasly fecharam o top 10, depois de Yuki Tsunoda ter sido penalizado em 5 segundos na discussão com o piloto chinês da Alfa Romeo.

Numa corrida bem entretida e com várias lutas a acontecer em todo o pelotão – exceto pela liderança e depois pelo segundo lugar – a Mercedes mostrou o potencial das suas evoluções do W14, enquanto a Ferrari não conseguiu evoluir. Carlos Sainz arrancou do segundo lugar e perdeu no braço o confronto inicial com Max Verstappen e a partir daí ficou à mercê de Lewis Hamilton, que ainda teve de ultrapassar Lance Stroll. Um bom passo em frente da Mercedes ao contrário da Aston Martin, que hoje tiveram mais dificuldades e não conseguiram acompanhar os carros de Brackley e Carlos Sainz.

Tudo o que se passou na corrida, AQUI.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
24 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Lagaffe
Lagaffe
1 ano atrás

Mais um recital de Max, mais uma seca. Desastre na Mclaren e na Ferrari, subida interessante da Mercedes.

Depois de décadas a destruir companheiros de equipas, hoje temos a San Fernando de Oviedo a pregar contra as injustiças dos canadianos com pasta.

É desta que tento acompanhar a Indy.

4RcNg
4RcNg
1 ano atrás

Como deve andar ás voltas o Commendatore? … Alonso em modo ‘orelha baixa’, olho na conta bancária. Norris desabituado de ter chances. Max a pensar seriamente no título, Perez a esquecer sériamente qualquer título… A Mercedes a sair da UCI reanimada, e os seus boys resucitados. O restante é paisagem. Enfim, o cocktail F1 sempre caro e servido de quando em vez satisfatóriamente.
Vale o impagável Mr. Martin Brundle, com a sua indispensável reportagem.

ummpanda2022_hotmail_com
ummpanda2022_hotmail_com
1 ano atrás

Excelente corrida de F1 para um Domingo á tarde… dá sono!… 24 segundos do 1º para o 2º… a penalização estupida ao Tsunoda… O Senna (paz á sua alma) deve estar a dar cambalhotas no tumulo, ao constatar na PALHAÇADA que se transformou a F1…evitam de ficar chateados é a minha opinião, conforme respeito a vossa, agradeçam que respeitem a minha… , porque sou do tempo em que 2 pilotos se ultrapassavam 2 e 3 vezes na mesma volta.

Pity
Pity
Reply to  ummpanda2022_hotmail_com
1 ano atrás

“… em que 2 pilotos se ultrapassavam 2 e 3 vezes na mesma volta” Dito assim, parece que acontecia em todas as corridas e com diversos pilotos, o que não é verdade. Aconteceu muito poucas vezes.

joaolima
joaolima
Reply to  ummpanda2022_hotmail_com
1 ano atrás

Tendemos a romantizar as recordações em detrimento do presente. Esta é a 52ª época que acompanho a par e passo a F1 e posso afirmar que 2 pilotos ultrapassarem-se 2 a 3 vezes na mesma volta, era raríssimo, como bem afirma a Pity. Há casos como Itália 1967, 1969 e 1971 onde isso sucedia mas devido às particularidades do traçado nesses anos, que permitia jogo de cones de ar. Há outro caso como a célebre luta Villeneuve / Arnoux em França 1979 que ficou nos anais da história por ser algo que não se via em mais algum GP. Domínio duma… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado