GP Espanha F1: sétima vitória do ano para Max Verstappen

Por a 23 Junho 2024 15:41

Max Verstappen (Red Bull RB20/Honda) assegurou em Espanha – onde venceu pela primeira vez na sua carreira, em 2016 – a sua sétima vitória do ano, em 11 corridas. Depois de passar Lando Norris na primeira volta, embora surpreendidos por George Russell, Verstappen depressa foi para a frente e a partir daí geriu muito bem a sua corrida, fazendo tudo de forma perfeita, sendo que hoje em dia já não tem a enorme vantagem que tinha na fase inicial da época e por isso teve de ‘dar ao pedal’ pois a McLaren esteve igualmente muito forte.

Lando Norris (McLaren MCL38/Mercedes) terminou em segundo, a 2.219s de Verstapen. Nas últimas seis corridas, é o 4º segundo lugar (e um 1º) para o jovem inglês da McLaren. Perdeu a posição para Verstappen na primeira curva, e isso foi fundamental para não conseguir melhor nesta corrida.

Lewis Hamilton (Mercedes F1 W15) terminou no pódio, o seu primeiro desde o GP do México de 2023. Boa corrida do inglês que aproveitou bem o facto da Mercedes continuar a crescer de competitividade.

Depois do terceiro lugar no Canadá, quarto posto para George Russell (Mercedes F1 W15), depois de uma corrida em que partiu muito bem, passou Norris e Verstappen, mas depois não conseguiu manter a dianteira. Mais tarde, tendo em conta as diversas estratégias, acabou fora do pódio, mas concretizou mais um bom resultado para a Mercedes.

Charles Leclerc (Ferrari SF-24) foi quinto em mais um dia pobre da Ferrari. Carlos Sainz (Ferrari SF-24) foi sexto e este é o pior resultado de conjunto do ano, para lá do duplo abandono do Canadá. Os Ferrari nunca estiveram competitivos, embora no final da corrida, tendo em conta as estratégias, Leclerc se tenha aproximado muito do quarto posto de George Russell, o que seria uma magra recompensa, mas ainda assim terminou a 0.389s do piloto da Mercedes.

Sétimo posto de Oscar Piastri (McLaren MCL38/Mercedes), depois de uma corrida em que seria difícil conseguir muito mais. Ainda assim, terminou duas posições acima de onde começou.

Sétimo posto de Sergio Pérez (Red Bull RB20), depois de uma corrida em que seria difícil conseguir muito mais. Ainda assim, terminou duas posições acima de onde começou. Partiu de 11º, chegou em oitavo, mas a quase 26 segundos de Oscar Piastri.

Começa a haver boas notícias para a Alpine, que voltou a ter os seus dois pilotos no top10. Pierre Gasly (Alpine A524/Renault) foi nono na frente de Esteban Ocon (Alpine A524/Renault), perderam posições mais acima devido à investida final de Sergio Pérez, mas ainda assim capitalizaram o facto de se terem qualificado bem, em sétimo (Gasly) e oitavo (Ocon). Agora sim, começam a estar nas posições mais coincidentes com o seu potencial.

Nico Hülkenberg (Haas VF-24/Ferrari) foi 11º na frente de Fernando Alonso (Aston Martin AMR24/Mercedes) com Lance Stroll (Aston Martin AMR24/Mercedes) em 14º, o que deixa bem perceber os atuais problemas da Aston Martin. Alonso ainda vai disfarçando a falta de competitividade do carro, mas depois de no Mónaco ter ficado fora do top 10 voltou a suceder-lhe em Espanha e logo numa pista que mostra bem o andamento dos carros.

Depois de uma péssima qualificação, a RB terminou com Daniel Ricciardo (RB VCARB 01/Honda) em 15º e Yuki Tsunoda (RB VCARB 01/Honda) em 19º. Com o meio do pelotão tão equilibrado, de repente, caíram bem para trás e tiveram aqui o pior resultado de conjunto do ano. Isto apesar de terem levado um grande pacote de atualizações para Espanha.

Valtteri Bottas terminou em 16º, à frente de Kevin Magnussen, da Haas, que sofreu uma penalização de cinco segundos no início da corrida devido a uma falsa partida.

A Williams teve dificuldades em manter o ritmo do Canadá em Espanha, com Alex Albon a sair da pista terminando em 18º com Logan Sargeant, como sempre, muito longe na cauda do pelotão.

Filme da corrida

Lando Norris (McLaren MCL38/Mercedes) não conseguiu suster Max Verstappen (Red Bull RB20/Honda), as foi George Russell (Mercedes F1 W15) que surpreendeu ambos e foi para a frente da corrida.

Não durou lá muito tempo porque Verstappen passou-o na volta seguinte, começado desde logo a afastar-se na frente.

Na volta 15 a margem já tinha subido para os 4.9s, enquanto atrás do inglês um grupo compacto composto por Lewis Hamilton (Mercedes F1 W15), Carlos Sainz (Ferrari SF-24) que passou Charles Leclerc (Ferrari SF-24) na volta 3, com os Ferrari a tocarem-se.

Na fase inicial da corrida o grupo atrás de Verstappen cabia em cinco segundos, mas depois das primeiras idas às boxes quem perdeu mais foi Russell, que teve um problema na troca, perdeu 5.3s. Já depois das primeiras idas às boxes, Hamilton passou Sainz

Quando Leclerc foi às boxes regressou à pista no meio dos dois Alpine, em sétimo.

Depois de todos os homens da frente irem às boxes pela primeira vez, Verstappen ficou com um avanço de 5.9s para Russell, com Hamilton a cerca de um segundo. Dois segundos mais atrás rodava Sainz, com Norris a cair para quarto, mas a ter ficado em pista mais tempo do que o inicialmente previsto, ficando, no entanto, com margem estratégica para algo diferente no fim da corrida, conforme lhe foi explicado pelo engenheiro.

Na volta 28 os dois Mercedes rodavam 6.5s atrás de Verstappen, separados os Flechas Prateadas por 1.5s com Russell na frente de Hamilton.

Sergio Perez não conseguia sair dos confins do top 10, atrás dos dois Alpine e de Piastri, numa altura em que o australiano estava em plena recuperação, na volta 29.

Na volta 32, Norris passa Hamilton, lá na frente, Verstappen abriu o avanço para 8.160s.

Estávamos no meio da corrida.

Na volta 36, grande luta entre Norris e Russell, com ultrapassagens mútuas até definitivamente o piloto da McLaren ir para a frente e assumindo o segundo lugar a oito segundos de Verstappen.

Nesta altura, Verstappen liderava com 7.6s para Norris, Hamilton segia em terceiro a 3.5s do McLaren, Leclerc era quarto a mais 4.4s. Seguia-se Piastri porque Russell foi pela segunda vez às boxes, o primeiro dos homens da frente a fazê-lo.

Na volta 41, Verstappen lidera agora apenas por 5,9s, com Norris a começar a reduzir a sua vantagem. E com o Red Bull a rodar com pneus muito usados, com a margem a cair para quatro segundos, o neerlandês foi às boxes, deixando Norris na frente, mas havia jogo estratégico porque com o McLaren a adiar a sua ida às boxes, de modo a poder ter melhores pneus no fim da corrida e ir à luta com Verstappen.

Na volta 49, Pérez era quem mais posições ganhou durante esta corrida, mas a rodar apenas em sétimo. Nesta altura Verstappen alargava a margem para Norris, os foi Mercedes rodavam juntos três segundos mais atrás o mesmo se passado com os dois Ferrari a mais quatro segundos.

Piastri era sétimo na frente de Gasly e Ocon depois de Perez ir de novo às boxes, caindo para 10º.

Nico Hülkenberg (Haas VF-24/Ferrari) e Zhou Guanyu (Kick Sauber C44/Ferrari) eram 11º e 12º com o chinês três posições acima de onde começou a corrida.

Fernando Alonso (Aston Martin AMR24/Mercedes) e Lance Stroll (Aston Martin AMR24/Mercedes) em 13º e 14º confirmavam o péssimo momento de forma dos Aston Martin.

Lá na frente, Norris aproximava-se de Verstappen, colocando-se a 5.5s.

Depois dos dois Mercedes em 3º e 4º rodavam os dois Ferrari com Leclerc na frente de Sainz seguindo-se Piastri na frente de Gasly com Perez no meio dos dois Alpine, pois Ocon rodava atrás, isto a 10 voltas do final.

Verstappen manteve a margem em 4.5s, e levou esse avanço até ao fim.

As posições estavam mais ou menos definidas, por esta altura da corrida. Somente Leclerc se aproximava rapidamente de Russell, segundo e meio a volta a meia do fim.

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GuiMoreiraMclaren
GuiMoreiraMclaren
14 dias atrás

Boa corrida no geral, com algumas boas lutas e duelos, Max hoje a provar que continua a ser o favorito para o tetra e em ritmo de corrida o RB20 ainda tem algo no pocket no bolso, o Mclaren parece ser o carro mais equilibrado e all round que funciona em todo o tipo de pistas e condições, acho que o norris hoje escapou uma enorme oportunidade de vencer esta corrida com decisões estratégicas no minimo questionáveis e duvidosas, mas não hajam duvidas que a Red Bull e a Mclaren são os carros mais rapidos do pelotão apesar de a… Ler mais »

Phil1971
Phil1971
14 dias atrás

Excelente corrida. Belo arranque do Russell desta vez sai penalizado por uma paragem nas boxes será que também vão dizer que está a ser sabotado? Relativamente à luta Sainz Hamilton face a decisões recentes de penalizações fica a dúvida se fosse o contrário se a decisão seria a mesma. Por fim parabéns ao Verstappen pela vitória e a McLaren está a tornar a competição interessante e a Alpin depois de um início desastroso está a surpreender

Last edited 14 dias atrás by Luis Filipe
dannyricfanclub
dannyricfanclub
14 dias atrás

Este artigo foi escrito um bocadinho em cima do joelho, como se costuma dizer. Os pilotos da Alpine não terminaram ambos no pódio, nem Oscar Piastri ficou a quase 26 segundos de Oscar Piastri! Mas perdoa-se, pela boa vontade de trabalhar a um Domingo a cobrir um GP, quando quase toda a gente está a relaxar – ou a gozar o fim-de-semana prolongado e as festas populares. Dito isto, foi um bom GP num circuito que tem reputação de dar corridas aborrecidas. Destaco as boas prestações do Max Verstappen, do Lewis Hamilton e – evidentemente – do Lando Norris, que… Ler mais »

2020
2020
14 dias atrás

O estranho de tudo isto é a Ferrari… Qd está ou a começar a ter resultados e a fazer sombra aos adversários, cai… Boicote?
Espero um carro ganhador para 2025 com Charles e o inglês.
Este ano a F1, interesse, pouco ou nenhum.
Mais logo, mudemos para Laguna Seca … Bem melhor.

2020
2020
Reply to  2020
14 dias atrás

Eheheheheh… Este ano já estou satisfeito ( não radiante óbvio) vitoria no Mónaco e … Le Mans. Mais logo vamos para Laguna Seca…

Last edited 14 dias atrás by simiao jms
Pity
Pity
14 dias atrás

Temos campeonato. O vencedor ainda é o habitual mas, agora, temos corridas mais animadas e com resultado imprevisível até quase ao final. A grande novidade foram os pneus macios, que deixaram de ser, apenas, pneus de qualificação. Norris não fez um bom arranque, ao contrário de Russell, que parecia um foguete. Mas Verstappen é Verstappen e mostrou que ele é o dono do primeiro lugar. Com duas paragens para (quase) toda a gente e sem uma bandeira amarela sequer, terminar com apenas 2,2 segundos de vantagem sobre Norris, mostra que o domínio da Red Bull está a esfumar-se. A McLaren… Ler mais »

jacinto-18
jacinto-18
14 dias atrás

Com um carro não superior aos outros consegue quase sempre tirar um coelho da cartola. Grande vitória de Max, está um mestre. Já o disse aqui pode tornar-se um caso sério na atual F1. Quanto á Ferrari bem gostava de ver mais a frente, mas os pilotos são inconstantes e pouco agressivos no bom sentido. A batalha verificada entre Norris e Russell só se verificou porque não são pilotos perdedores. Sainz vai embora e Leclerc pode ir também.

Last edited 14 dias atrás by [email protected]
Scb
Scb
14 dias atrás

Não concordo com os comentários que dizem que o Red Bull não é o melhor carro. Continua a ser o melhor carro, deixou de ser dominador vendo a sua vantagem largamente diminuída e em determinadas circunstâncias, aqui e acolá não é o melhor carro, mas na maior parte dos casos ainda continua a ser a referência, claro que nas mãos de Max pois foi desenhado para o seu estilo particular. Sobre a corrida, depois de terminada penso que Norris não tinha hipóteses nenhumas de vencer a corridas, pois mesmo com bom arranque, mesmo sem uma tão tardia ida às boxes,… Ler mais »

canam
canam
13 dias atrás

A Red Bull perdeu a dominância que teve nos últimos anos. Contudo a estratégia e as mãos do Vestappen continuam, por agora, a fazer a diferença. Mas a Mclaren e a AMG parece terem o melhor conjunto. Falta-lhes o resto. O Max vai ter que lutar bastante este ano, isso é mais que evidente.

Last edited 13 dias atrás by Canam
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