GP Espanha F1: Mercedes domina com Hamilton
Acertar no homem que faria a “pole position” para o GP de Espanha era das coisas menos complicadas do fim de semana de Montmelo. Lewis Hamilton rubricou mais uma “pole” ao volante do Mercedes W09 e terá a companhia de Valteri Bottas, seu companheiro de equipa na Mercedes. Numa grelha de partida aos pares, Sebastien Vettel e Kimi Raikkonen deram à Ferrari a segunda fila da grelha, com a terceira a ficar para Max Verstappen e Daniel Ricciardo, ao volante dos RedBull.
A utilização dos pneus macios na segunda qualificação por parte da Mercedes, Ferrari e RedBull deixou claro que o tempo frio que se fez sentir não ajudava muito á utilização dos pneus supermacios. De tal forma que se a Mercedes, numa volta, conseguia andar depressa e colocar temperatura nos pneus, a Ferrari acabou a terceira qualificação com os pneus macios a melhorar os tempos dos supermacios. Aliás, foi estranho ver os Ferrari com os pneus Pirelli P Zero amarelos, mas depois dos erros que tanto Vettel como Raikkonen cometeram no primeiro assalto à “pole position” a Ferrari percebeu que era melhor atacar a segunda linha da grelha e não ser apanhada pela RedBull do que tentar a “pole” e fracassar.
Até porque com os pneus macios, a casa italiana está com bom ritmo de corrida face à RedBull e Mercedes, sendo que os alemães parecem ter uma ótima performances com os pneus médios. Recordamos que na sexta feira, Valteri Bottas andou mais de duas dezenas de voltas com os médios e equivaleu-se a Lewis Hamilton no andamento. Também a Ferrari andou muitas voltas com os pneus supermacios na sexta feira, pelo que teremos, uma vez mais, uma corrida muito tática e onde poderão surgir algumas surpresas. Certo, certo é que as primeiras linhas da grelha de partida vão sair para a corrida com pneus macios.
As cinco primeiras filas da grelha ficaram assim ordenadas: 1º Lewis Hamilton (Mercedes), 1m16,173s; 2º Valteri Bottas (Mercedes), 1m16,213s; 3º Sebastien Vettel (Ferrari), 1m16,305s; 4º Kimi Raikkonen (Ferrari), 1m16,612s; 5º Max Verstappen (RedBull), 1m16,816s; 6º Daniel Ricciardo (RedBull), 1m16,818s; 7º Kevin Magnussen (Naas), 1m17,618s; 8º Roman Grosjean (Haas), 1m17,699s; 9º Fernando Alonso (McLaren), 1m17,721s; 10º Carlos Sainz (Renault), 1m17,790s.
Antes da decisão da “pole position”, a Q1 colocou a Ferrari na frente com Vettel a bater Verstapen e Raikkonen, com os Mercedes longe, pois Hamilton foi apenas 5º atrás de Raikkonen. De fora ficaram, sem surpresa, os dois Williams-Mercedes com Sergey Sirotkin na frente de Lance Stroll, o Toro Rosso – Honda de Brendon Hartley, com o carro destruído depois do acidente no treino livre 3, o Sauber-Ferrari de Marcus Ericsson e o Renault de Nico Hulkenberg.
O domínio da Ferrari acentuou-se na Q2, com Stoffel Vandoorne (McLaren), Pierre Gasly (Toro Rosso) , Esteban ocon (Force India) , Charles Leclerc (Sauber) e Sergio perez (Force India) a ficarem de fora.
Amanhã às 14.10h terá lugar o GP de Espanha, com Lewis Hanilton na “pole position”.
José Manuel Costa
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI