GP Espanha F1: Max Verstappen esmaga concorrência e conquista pole position

Por a 3 Junho 2023 16:12

Max Verstappen nem necessitou de terminar a sua última volta para conquistar a pole position para a corrida do Grande Prémio de Espanha de Fórmula 1. Tendo registado uma volta canhão na sua primeira tentativa – e ainda esperava melhorar esse registo quando abortou a volta – deixou a 0.462s o Ferrari de Carlos Sainz, a primeira vez que o espanhol inicia uma corrida na primeira linha nesta temporada. O terceiro piloto mais rápido na sessão de qualificação foi Lando Norris, depois de bons sinais evidenciados na Q1 e Q2.

Pierre Gasly conseguiu um bom resultado no final da Q3, com o quarto tempo mais rápido, mas está numa situação difícil, visto que será investigado por duas situações de possível impedimentos a dois adversários durante a sessão o que poderá resultar numa penalização para o piloto francês.

Lewis Hamilton tinha dado boas indicações na primeira tentativa, mas terminou com o quinto tempo da Q3, batido por Lando Norris, Carlos Sainz e Gasly em pista. Pode, como é óbvio, beneficiar de uma possível penalização ao piloto da Alpine.

Lance Stroll acabou por ser mais rápido do que o seu companheiro de equipa conquistando o sexto tempo da Q3, que não foi além do nono tempo mais rápido, mas Fernando Alonso deverá ter danos no fundo do monolugar devido a uma saída de pista durante a sessão. A seguir ao piloto canadiano, ficou Esteban Ocon e Nico Hülkenberg. Oscar Piastri fechou os dez primeiros lugares da grelha de partida para a corrida de amanhã.

As maiores surpresas aconteceram na Q1 e Q2 com a eliminação de Charles Leclerc, Sergio Pérez e George Russell.

Q1, eliminado Leclerc

Sem saber o que se passou com os pneus traseiros, Charles Leclerc não conseguiu um tempo suficiente para passar à Q2, sendo eliminado apenas com o 19º registo. Juntamente com Leclerc, foram eliminados Valtteri Bottas, Kevin Magnussen, Alexander Albon e Logan Sargeant.

A Q1 começou com a ameaça de chuva para a fase iniciar dos primeiros 18 minutos de qualificação. A pista apresentava uma trajetória ainda seca depois da corrida de Fórmula 2 e por isso os pilotos tinham alguma urgência para sair para o asfalto do traçado. Ficavam na box os dois pilotos da Ferrari e Logan Sargeant.

Yuki Tsunoda assustou a sua equipa quando teve uma saída de pista no terceiro setor, uma situação que foi repetida por Valtteri Bottas, Alexander Albon e Fernando Alonso.

Depois destas situações, a direção de prova decidiu suspender a sessão sem mais explicação. Oscar Piastri, Alexander Albon, Carlos Sainz, Charles Leclerc e Sargeant não têm qualquer tempo registado, enquanto Pierre Gasly foi o piloto que estabeleceu a volta mais rápida até agora com o crono de 1:14.618.

A 14 minutos para o final da Q1 a sessão regressou à condição de bandeira verde. Logo de seguida, Max Verstappen instalou-se na liderança da tabela de tempos com 1:13.660s, seguido de Oscar Piastri a 0.031s.

Pierre Gasly pode estar em apuros depois de ter impedido Carlos Sainz que vinha numa volta rápida. O piloto francês deixou passar primeiro Charles Leclerc, mas colocou-se a meio das últimas duas curvas na frente do piloto espanhol da Ferrari.

Max Verstappen melhorou o seu anterior tempo nos últimos 8 minutos da Q1, passando a liderar a tabela de tempos com 1:13.615s. Por outro lado, estavam em situação de eliminação Sergio Pérez, Charles Leclerc, Yuki Tsunoda, Albon e Sargeant. Numa posição de risco, Leclerc teve de parar na box para trocar de pneus macios para tentar sair das posições de eliminação.

Com os 20 carros em pista para uma última tentativa, Pérez conseguiu respirar de alívio passando para o quarto posto da tabela de tempos, mas era Pierre Gasly e Nico Hülkenberg que passavam para a liderança. O piloto da Haas terminou a volta em 1:13.420s.

Depois disso vários pilotos melhoraram os seus anteriores registos, passando Lewis Hamilton a liderar a Q1 com o tempo de 1:12.937s.

Destaque na Q1 pelas duas situações de impedimento de Pierre Gasly que pode ter o seu fim de semana manchado por estas duas situações que serão investigadas no final da sessão.

Russell e Pérez eliminados na Q2

Depois de se envolver num toque com o seu companheiro de equipa antes da sua última tentativa de volta rápida na Q2, George Russell terminou esta fase de qualificação eliminado atrás de Sergio Pérez. Os dois pilotos surpreendem pela negativa, no caso do mexicano da Red Bull depois de uma Q1 já a arriscar a eliminação. Com o piloto da Red Bull e o da Mercedes, Zhou Guanyu, Nyck de Vries e Yuki Tsunoda foram também eliminados.

Max Verstappen foi o primeiro piloto a registar um tempo na Q2, passando o crono 1:12.760s a ser a referência para quem ia começar as suas voltas rápidas.

A cerca de 5 minutos para o final da Q2, Lewis Hamilton era o segundo mais rápido, a 0.239s de Verstappen enquanto Lando Norris, Oscar Piastri, Nyck de Vries, Yuki Tsunoda e Nico Hülkenberg estavam em zona de eliminação.

Algumas equipas decidiram montar pneus macios usados para as últimas tentativas na Q2, podendo estar em cima da mesa a possibilidade deste composto poder ser necessário durante a corrida de amanhã, isto se as condições meteorológicas estiverem como hoje.

Lewis Hamilton nem saiu na mesma altura dos restantes pilotos para a pista para os últimos minutos da Q2 e Sergio Pérez teve uma grande saída de pista, felizmente sem bater nos muros, mas podendo estar em risco a sua continuidade.

Dando novamente bons sinais, Lando Norris saltou para o segundo posto da tabela de tempos a 0.016s do registo de Max Verstappen. A novidade foi eliminação de Sergio Pérez e George Russell, este depois de um toque estranho com Lewis Hamilton, que saiu para a pista para uma volta com pneus novos macios, na reta da meta.

Volta canhão de Verstappen na Q3

Começando da mesma forma como aconteceu na Q2, Max Verstappen saltou imediatamente para a frente da tabela de tempos na Q3 com o registo de 1:12.272s, enquanto Lewis Hamilton terminou com o segundo melhor tempo, mas a 0.924s do neerlandês. Uma diferença enorme na Fórmula 1.

Com os mecânicos a trabalharem durante muito tempo no seu carro, Fernando Alonso não esteve em pista com os restantes pilotos para as primeiras voltas rápidas. Enquanto todos os pilotos estavam nas boxes, Nico Hülkenberg esteve sozinho no traçado catalão, conseguindo na altura, alcançar o terceiro registo. Max Verstappen e Lewis Hamilton foram os últimos dois pilotos a regressar à pista para os últimos momentos da Q3.

Possivelmente com alguns danos no fundo do monolugar da Aston Martin, Alonso comprometeu a sua última tentativa, alcançando o quarto posto – na altura – nem chegando ao registo de Hülkenberg. Quem melhorava os seus registos anteriores foi Carlos Sainz e Lando Norris batendo o tempo de Lewis Hamilton.

Foto: David Ramos/Getty Images/Red Bull Content Pool

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
16 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
MLS
MLS
1 ano atrás

Com Peréz a fazer isto como querem que a Red Bull desenvolva a carro mais ao seu gosto?
Bom trabalho de Lando.
Leclerc, nem sei o que dizer…….

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  MLS
1 ano atrás

4WD, com suspensões levantadas.

garantia4
garantia4
1 ano atrás

Max / Red Bull num planeta à parte, parece que anda em carris. O ídolo local a exceder-se hoje, o Carletto monegasco, imagina– se como vai ser o debriefing,o Junior Stoll continua a dar voltinhas, e por aí fora….

Last edited 1 ano atrás by jo baue
garantia4
garantia4
Reply to  garantia4
1 ano atrás

Elogio ao Max e ao RB. Elogio ao Sainz . Constatação da divergência entre a Ferrari e o Leclerc, o que pelos vistos nem foi aflorado na tv portuguesa. Crítica ao piloto filho do patrão que se deixou bater pelos inferiores McL, Renault e MB, e…
já vai em 5 belos negativos ! É único este fórum tuga !

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  garantia4
1 ano atrás

Os votos negativos não são culpa do fórum tuga. São mesmo da sua falta de bom senso, com todo o respeito.
Cumprimentos

787B
787B
1 ano atrás

Interessante qualificação.
6 equipas diferentes nos 6 primeiros lugares.
Norris e Gasly na segunda linha de partida.
Red Bull, Ferrari e Mercedes com apenas 1 piloto no Q3.
Aston Martin, Alpine e Mclaren com 2 pilotos na Q3.

Pity
Pity
1 ano atrás

Verstappen à parte, a qualificação até que foi interessante, com uma diferença inferior a um décimo entre 2º e 5º. Sainz e Norris muito bem. Stroll voltou aos bons (para ele) resultados.
Perez voltou a estar mal, Leclerc mal também, mas talvez o carro tivesse algum problema, pelas repetidas queixas do piloto..
Parece que os pilotos confiam mais nos engenheiros do que nos espelhos para não prejudicarem quem vem atrás. No Mónaco, foi o Leclerc, hoje foram Gasly e Russell, que deverão ser penalizados.

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  Pity
1 ano atrás

A única coisa que vi à parte foi um carro que dominou mas que teve uma concepção perversa no que diz respeito ao orçamento que lhe foi atribuído. De resto fizeram realmente todos parte do mesmo jogo, ficaram todos próximos entre si e foi muito emocionante.
Lamento as asneiras do Pérez e do Gasly e o aparente azar do Leclerc.

Pity
Pity
Reply to  Daniel Sousa
1 ano atrás

Até se saberem as contas referentes a 2022, não se pode fazer esse tipo de comentário. A Red Bull excedeu em 2021, mas nada se sabe de 2022. Além do mais, reduzir a performance do Max a uma questão de excesso de gastos, é um argumento muito pobre. Podemos não gostar do piloto, mas não podemos ignorar o seu talento.

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  Pity
1 ano atrás

Eu não gosto da Red Bull, são batoteiros.
Além do mais, o desenvolvimento do carro nao foi feito apenas em 2022, pelo que a sua análise não faz muito sentido. A Red Bull não cumpriu o regulamento durante o processo. Se foi em mais que um ano é pouco relevante.

Last edited 1 ano atrás by Daniel Sousa
canam
canam
1 ano atrás

O Leclerc parece fazer cada vez mais uma cama para se deitar…fora da Ferrari ! O Perez igualmente, como quer ser campeão com perfomances destas ?
Os Mercedes parecem estar melhores ( Hamilton). O Max é de outro planeta…pelo menos nos treinos e ainda ia a tirar mais tempo se fosse preciso.
E o melhor de tudo…é a estupenda pista sem a chicane. Nada como o original.

GuiMoreiraMclaren
GuiMoreiraMclaren
Reply to  canam
1 ano atrás

Não foi de todo positivo para os Mercedes, foram batidos pelo Ferrari, mas pior pela Mclaren e pela Alpine em pista sem ser a penalização muito bem dada ao gasly, e em condições de pista extremamente favoraveis ao Mercedes, e numa das pistas mais fortes de condução preferidas para o hamilton a par de silverstone e da Hungria! Ficaram mais perto do red bull e do Max verdade, ficaram proximos do ferrari mclaren e alpine verdade, e bateram os astons e o alonso, e estão bem posicionados para ficarem em 2º nos construtores e o hamilton ganhar alguns pontos importantes… Ler mais »

jo22101626
jo22101626
1 ano atrás

E será mais um passeio domingueiro para o Holandês que logo na primeira tentativa rebentou com a concorrência e que ainda tinha mais na segunda volta. Perez não pode ter deslizes destes em qualificação pois Verstappen amanhã estando em primeiro após a primeira curva facilmente vai dar 10 a 15 seg a Sainz em 15-18 voltas, o que quando acontece ao contrário não se verifica. Chega a ser penoso pensar que Perez poderá lutar pelo título.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  jo22101626
1 ano atrás

Verstappen com este carro é assustador! O ritmo é incrível, a descontração é incrível.
Se dúvidas houvesse de quem é o melhor piloto de todos os tempos que se desfaçam pois continua a ser Juan Pablo Montoya.

GuiMoreiraMclaren
GuiMoreiraMclaren
1 ano atrás

Que surpresa!!!! Grande qualificação do Sainz a conseguir a primeira fila e a pôr o Ferrari na linha da frente, vamos ver em corrida se o Ferrari pode manter a posição na corrida! Vai ser super divertido ver as recuperações amanhã do Alonso para minimizar os pontos perdidos para o Hamilton e ganhar ao Perez, hoje muito desapontante a qualificação do ALonso e dos Astons mesmo assim grande volta do Stroll, excelente a qualificação dos Mclarens e do Lando Norris que pilotaço é este menino inglês a colocar finalmente o Mclaren no top 3 esta temporada numa quali ou corrida,… Ler mais »

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
1 ano atrás

Stroll a bater Alonso! E bem que precisava depois da desgraça do Mónaco. O carro do Alonso devia estar mesmo todo escavacado mas mérito a quem o merece e este sábado foi do Stroll.
E grande Hulk. Este gajo é muito rápido, não haja dúvidas.
Sainz, Norris e Hamilton, com este último a parecer voltar ao que nos habituou.
Aqui para os meus lados dá tempestade…
E de repente, com uma simples mudança, este circuito tornou-se bem mais interessante. Vamos ver em corrida…

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado