GP Espanha F1: Charles Leclerc eliminado na Q1
Sem saber o que se passou com os pneus traseiros, Charles Leclerc não conseguiu um tempo suficiente para passar à Q2, sendo eliminado apenas com o 19º registo. Juntamente com Leclerc, foram eliminados Valtteri Bottas, Kevin Magnussen, Alexander Albon e Logan Sargeant.
A Q1 começou com a ameaça de chuva para a fase iniciar dos primeiros 18 minutos de qualificação. A pista apresentava uma trajetória ainda seca depois da corrida de Fórmula 2 e por isso os pilotos tinham alguma urgência para sair para o asfalto do traçado. Ficavam na box os dois pilotos da Ferrari e Logan Sargeant.
Yuki Tsunoda assustou a sua equipa quando teve uma saída de pista no terceiro setor, uma situação que foi repetida por Valtteri Bottas, Alexander Albon e Fernando Alonso.
Depois destas situações, a direção de prova decidiu suspender a sessão sem mais explicação. Oscar Piastri, Alexander Albon, Carlos Sainz, Charles Leclerc e Sargeant não têm qualquer tempo registado, enquanto Pierre Gasly foi o piloto que estabeleceu a volta mais rápida até agora com o crono de 1:14.618.
A 14 minutos para o final da Q1 a sessão regressou à condição de bandeira verde. Logo de seguida, Max Verstappen instalou-se na liderança da tabela de tempos com 1:13.660s, seguido de Oscar Piastri a 0.031s.
Pierre Gasly pode estar em apuros depois de ter impedido Carlos Sainz que vinha numa volta rápida. O piloto francês deixou passar primeiro Charles Leclerc, mas colocou-se a meio das últimas duas curvas na frente do piloto espanhol da Ferrari.
Max Verstappen melhorou o seu anterior tempo nos últimos 8 minutos da Q1, passando a liderar a tabela de tempos com 1:13.615s. Por outro lado, estavam em situação de eliminação Sergio Pérez, Charles Leclerc, Yuki Tsunoda, Albon e Sargeant. Numa posição de risco, Leclerc teve de parar na box para trocar de pneus macios para tentar sair das posições de eliminação.
Com os 20 carros em pista para uma última tentativa, Pérez conseguiu respirar de alívio passando para o quarto posto da tabela de tempos, mas era Pierre Gasly e Nico Hülkenberg que passavam para a liderança. O piloto da Haas terminou a volta em 1:13.420s.
Depois disso vários pilotos melhoraram os seus anteriores registos, passando Lewis Hamilton a liderar a Q1 com o tempo de 1:12.937s.
Destaque na Q1 pelas duas situações de impedimento de Pierre Gasly que pode ter o seu fim de semana manchado por estas duas situações que serão investigadas no final da sessão.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Leclerc eliminado é a grande surpresa, mas Perez em 15°, também surpreendeu,
Um aspirante a campeão do mundo devia entender melhor os pneus. Já é crónico no Charles Leclerc não saber gerir os pneus, e o mais preocupante é que, apesar de ir na quinta época na equipa mais importante da F1, não aprendeu nada nesta matéria. Fico com a sensação de que é muito fraco nos aspectos técnicos.