GP Emilia Romagna F1: Max Verstappen venceu, mas suou como nunca!

Por a 19 Maio 2024 15:33

Max Verstappen (Red Bull RB20/Honda) vence, mas apenas com 0.725s de avanço para Lando Norris (McLaren MCL38/Mercedes).

Grande susto para a Red Bull e para Max Verstappen, grande corrida de Lando Norris e da McLaren. Quinta vitória do ano para o piloto neerlandês na sétima corrida do ano, repetindo a receita anterior, foi para a frente após a partida, foi ganhando uma margem significativa e depois controlou-a até que Lando Norris, com melhores pneus, lhe começou a ganhar bastante tempo, terminando nos escapes do Red Bull. Não deu para mais, a Red Bull venceu, mas suou as estopinhas para o conseguir, tendo claramente maior luta do ano, numa corrida que ganhou.

Isto num fim de semana em que parecia que a Red Bull poderia estar ao alcance dos seus adversários, mas os homens de Milton Keynes reagiram a deram um bom carro a Verstappen para a corrida, mas ficou claro que a McLaren está agora muito perto de levar a luta até ao fim com o melhor Red Bull.

Foi um final de corrida extremamente animado e uma segunda metade de corrida muito equilibrada.

Os melhores predicados de cada piloto e carro veio ao cimo na fase final da corrida, o que levou a um desfecho totalmente incerto. A luta que a McLaren deu à Red Bull deixa claro que os homens de Milton Keynes estão a começar a ter alguma vulnerabilidade que não lhes era vista há muito o que deve tornar as próximas corridas muito mais interessantes de seguir.

Charles Leclerc (Ferrari SF-24) terminou no pódio, na frente de Oscar Piastri (McLaren MCL38/Mercedes), com Carlos Sainz (Ferrari SF-24) em quinto.

Seguiram-se os dois Mercedes com Lewis Hamilton (Mercedes F1 W15) na frente de

George Russell (Mercedes F1 W15).

Oitavo posto para o segundo Red Bull, de Sergio Pérez (Red Bull RB20/Honda) e a fechar o top 10 Lance Stroll (Aston Martin AMR24/Mercedes) e Yuki Tsunoda (RB VCARB 01/Honda).

Max Verstappen (Red Bull RB20/Honda) destacou-se logo nas primeiras volta, na 5ª volta já tinha 1.820s de avanço, 4.8 segundos para Lando Norris na volta 15. Pouco depois começou a ter avisos de para o excesso dos limites pista, o que significava que estava a andar forte. Foi às boxes na volta 25 reentrou em pista no quarto posto, à frente de Norris, Pérez e Piastri. Na Volta 30 voltou à liderança, com 6.4 segundos para Lando Norris, mas na volta 50 as coisas começavam a mudar e a margem caiu para 5.7s. Na volta 57 já eram 2.008s, na 58 Norris arriscava tudo nas primeiras duas chicanes, ficando a 1.7s do neerlandês, na volta 60 a margem estabilizou em 1.5s , mas na 62, Norris arriscava tudo e estava claramente na disputa pelo triunfo com Verstappen, que se conseguiu manter na frente, triunfando pela quinta vez este ano.

Grande corrida de Lando Norris (McLaren MCL38/Mercedes) que deixou claro que a McLaren começa a estar em cima da Red Bull, talvez não em todas as pistas, mas nesta corrida a Red Bull teve uma oposição que ainda não tinha tido. Em Miami, terá sido o facto de Verstappen ter passado por cima de um corretor que lhe danificou um pouco o carro e o Safety Car que contribuiu para colocar a McLaren na rota do triunfo, que confirmou, mas aqui nada de anormal se passou, foi performance pura e a McLaren ficou muito perto de repetir o feito de Miami.

Charles Leclerc (Ferrari SF-24) terminou no pódio, mas teve forte oposição do segundo McLaren, o de Oscar Piastri. Nunca esteve muito perto de Norris, até que na volta 43, Norris ficou ao alcance do DRS, mas pouco depois, quando tentava manter-se perto do McLaren, na volta 48, Leclerc cortou a chicane da Variante Alta, perdendo terreno para Norris que nunca mais recuperou, terminando a sete segundos do seu adversário.

Oscar Piastri (McLaren MCL38/Mercedes) foi quarto, a mais de 6s de Leclerc. Tinha-se qualificado em segundo, mas teve de arrancar em quinto devido ao facto dos comissários o terem penalizado por impedimento de Kevin Magnussen na Q1, chegou mesmo a pressionar Charles Leclerc até que teve de passar a gerir o desgaste dos pneus. Andou na luta com Carlos Sainz, mas terminou bem na frente deste.

Carlos Sainz (Ferrari SF-24) foi quinto mas fez uma corrida quase anónima, terminando muito longe do seu colega de equipa e também longe de Oscar Piastri.

Os dois Mercedes terminaram em sexto Lewis Hamilton (Mercedes F1 W15) e sétimo George Russell (Mercedes F1 W15). A Mercedes chegou a parecer nos treinos poder dar muito mais luta às McLaren e Ferrari, mas nem de perto o conseguiu, foi claramente a quarta melhor, mas bem longe destas duas. .

Lewis Hamilton teve uma saída de pista na Acque Minerali que lhe custou vários segundos, quando se estava a aproximar de George Russell, mas este foi às boxes meter pneus para conseguir a volta mais rápida e ficou atrás de Hamilton, com ambos a ficar bem na frente do segundo Red Bull, o de Sergio Perez.

Sergio Pérez (Red Bull RB20/Honda) foi oitavo e está a voltar às prestações que o colocaram em risco na equipa o ano passado. Curiosamente, teve no início uma boa prestação ao começar a corrida com pneus duros, foi subindo posições, mas depois ficou claramente a marcar passo e a perder imenso tempo e depressa perdeu tudo o que ganhou quando os pilotos que foram às boxes o voltaram a suplantar um após outro, mas mais tarde essa estratégia acabou por funcionar, já que com pneus pneus médios frescos na segunda metade da corrida, voltou a ganhar posições, mas a verdade é que partindo de 11º só conseguiu terminar em oitavo, o que para um Red Bull…

Lance Stroll (Aston Martin AMR24/Mercedes) e Yuki Tsunoda (RB VCARB 01/Honda) fecharam o top 10. O canadiano foi o único a pontuar na Aston Martin, pois Fernando Alonso (Aston Martin AMR24/Mercedes) saiu das boxes e nunca esteve melhor que 19º até desistir.

A dupla da Haas, Nico Hulkenberg e Kevin Magnussen, seguiu-se em 11º e 12º, respetivamente, apesar de o primeiro ter rodado no top 10 mais cedo e de o segundo se ter envolvido em algumas batalhas para abrir caminho no pelotão.

Daniel Ricciardo, da RB, cruzou a linha de meta em 13º, saindo de 9º na grelha, em mais uma corrida a andar para trás, com o Alpine de Esteban Ocon a seguir em 14º, à frente de Zhou Guanyu, da Kick Sauber, em 15º.

Pierre Gasly terminou o dia em 16º lugar para a Alpine, tendo sido um dos dois pilotos a iniciar a corrida com o pneu macio. Logan Sargeant, da Williams, ficou logo atrás, em 17º, enquanto Valtteri Bottas completou o pódio na 18ª posição. O único outro abandono foi Alex Albon, que foi forçado a retirar o seu Williams logo pouco depois do início do Grande Prémio.

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GuiMoreiraMclaren
GuiMoreiraMclaren
6 meses atrás

Mais uma vitória para o Max que parecia que ia ser um passeio no parque e estava a ser uma corrida secante para ser sincero, mas as ultimas voltas com a recuperação do Lando e do seu Mclaren quase dava para ultrapassar o red bull e conseguir a segunda vitória consecutiva na f1, foi uma corrida interessante com uma hierarquia bem definida, numa pista onde é dificil ultrapassar, tivemos algumas boas lutas na pista! Max que depois de uma sexta feira muito dificil para a red bull, consegue extrair o maximo do carro e afinar na perfeição o RB20 para… Ler mais »

canam
canam
6 meses atrás

Que este Red Bull está longe do dominio incrivel do carro do ano passado é liquido.Neste momento a Mclaren ,a Ferrari e a Red Bull estão senão paralelas, muito próximas. O Max não terá um passeio . A Mclaren com o mesmo motor dá uma chapada à equipa oficial da marca.

2020
2020
Reply to  canam
6 meses atrás

Lambada de luva branca…

2020
2020
Reply to  2020
6 meses atrás

-2 ?… Porquê ?… Toquei na ferida…

Pity
Pity
6 meses atrás

Há esperança para este campeonato! Max venceu, como habitualmente, mas tivemos incerteza até ao fim, o que é um bom sinal para o futuro. Nem me importo que vença sempre o mesmo, desde que haja algo que nos mantenha com os olhos pregados ao écran até final. Há um ponto que eu tenho reparado nas últimas corridas: a Red Bull sofre com os pneus duros, mas não os usa nos treinos. Quando só há um treino, compreende-se, mas com três… A McLaren muito bem, a Ferrari ligeiramente atrás, a Mercedes continua a ser a 4ª equipa, embora mais perto. Boa… Ler mais »

2020
2020
Reply to  Pity
6 meses atrás

Nuno Pinto, o único “sportv” interessante de se ouvir, explicar e … conhecedor puro, pois ele está “lá dentro”.
Qt aos comentários das penalizações, totalmente reais e verdadeiros, pois nitidamente existem interesses por detrás de tudo isto.

Last edited 6 meses atrás by simiao jms
Pity
Pity
Reply to  2020
6 meses atrás

Eu não sei se existem interesses ou não, isso é domínio da especulação, incoerências, sim, isso é nítido mas, lá está, a forma como tudo aquilo está escrito leva a interpretações subjectivas.

Cavaleiro do Asfalto
Cavaleiro do Asfalto
Reply to  Pity
6 meses atrás

Por falar em especulações, sabe-se que uma das principais diferenças entre o carro de Verstappen e o de Pérez é o volante.
O volante do mexicano tem um écran, tecnologia francesa. O volante do Verstappen tem um ecrã, tecnologia portuguesa.
Queria ver o Verstappen a pilotar com um ecrã em preto e branco, com um filtro azul de acetato que a minha bisavó punha por causa dos olhos…

2020
2020
Reply to  Cavaleiro do Asfalto
6 meses atrás

Eu tirava-lhe a direção assistida.

Pity
Pity
Reply to  Cavaleiro do Asfalto
6 meses atrás

‘Tá boa. 🙂

jacinto-18
6 meses atrás

Mais uma vez confirmo, o grande problema da Ferrari está nos pilotos e a Maclaren está mais bem servida. Para não falar em Vestappen um caso á parte.

Kampux
Kampux
Reply to  jacinto-18
6 meses atrás

Pilotos? E estratégia? O Ferrari pelo menos do CL estava a ser o mais rápido que o LN até aquela saída. Se tivessem parado uma volta antes do LN teriam ficado à frente e tinham ido atrás do MV.
Acontece o mesmo de sempre à Ferrari bom carro e começa a falhar na estratégia.

Cágado1
Reply to  jacinto-18
6 meses atrás

Gostava de saber onde vai buscar essa conclusão?

2020
2020
Reply to  Cágado1
6 meses atrás

Não é conclusão pq não deu para ver… mas havia essa possibilidade até o Charles ter tido aquela saída…

2020
2020
Reply to  2020
6 meses atrás

Isto é que vai uma embirração !!! :)…. Siga dança

Last edited 6 meses atrás by simiao jms
jacinto-18
Reply to  Cágado1
6 meses atrás

A conclusão é simples Leclerc tem aquilo que se chama velocidade pura para uma volta neste momento é o piloto com mais poles sem concretizar em vitória. Sainz longe de ser um prodígio neste momento prefiro a sua consistência em detrimento de Leclerc . Esta opinião vale o que vale mas já a menciono aqui há bastante tempo.

Cágado1
Reply to  jacinto-18
6 meses atrás

Portanto é uma opinião, não uma conclusão aparentemente lógica. Não a ponhas como um confirmação.

2020
2020
Reply to  Cágado1
6 meses atrás

Tudo o que se coloca aqui são opiniões… Conclusões nunca se podem confirmar, só depois da prova…

2020
2020
Reply to  jacinto-18
6 meses atrás

Oh jacinto!… O problema da Ferrari os pilotos?… “Leclerc não presta, Sainz embora diferente tb já não presta”… Então e da Mercedes qual é?!… Max á parte? … Dêem -lhes um Mercedes…Mclaren? Ainda é cedo mas ainda bem que assim é…
Em todas as equipas ambos os pilotos anda mais ou menos ao mesmo nível… McLaren, Ferrari, Mercedes, Alpine, Hass, etc… Excepto na RB…. Será mesmo só o max que fez a diferença com uma margem de 20 segundos face ao mexicano?!… Custa-me a acreditar.

Cágado1
6 meses atrás

Vencer tendo começado o fim de semana com um carro fraco não é para todos. Parabéns ao piloto e equipa. Parabéns tb há McLaren, parece que ainda vamos ter mais umas boas corridas.

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  Cágado1
6 meses atrás

Lol um carro fraco

Cágado1
Reply to  Daniel Sousa
6 meses atrás

Sim, é só olhar para os treinos livres e ver que o carro estava fraco. Foi preciso trabalhar no carro e no estilo de pilotagem para conseguir tirar partido dele. Não é para todos!

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  Cágado1
6 meses atrás

E isso é ter um carro fraco? Um carro que no primeiro stint abriu totalmente a fim de dar para gerir a clara inferioridade nos duros e na qualificação deu uma pole?
Como é que pode ser um carro fraco?!?

Cágado1
Reply to  Daniel Sousa
6 meses atrás

Não queres mesmo perceber! Não digo que o caro na corrida era fraco, digo que era quando chegou. Parte do trabalho do piloto é tornar em forte um carro fraco, seja por se adaptar ao carro, seja por afiná-lo.

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  Cágado1
6 meses atrás

Então o papel de qualquer piloto bonzinho para cima é afinar o carro devidamente com os seus engenheiros. Qual é o escândalo e qual é o carro fraco?

2020
2020
Reply to  Daniel Sousa
6 meses atrás

São as tais conclusões, mas só para alguns!… Para outros “conclusões” são teorias da conspiração.

2020
2020
Reply to  Cágado1
6 meses atrás

Carro fraco não é para todos…. O desgraçado do mexicano é a cobaia tal como foi o bottas na Mercedes…
E depois desejam que as equipas não tenham primeiro piloto para haver mais luta… E dá nisto.

917/30
Reply to  2020
6 meses atrás

Cobaia? Ok, então foi por isso que se despistou na corrida? Foi a equipa que o mandou despistar-se para ver se o Max também se podia despistar alisem perder muito tempo? lol

2020
2020
Reply to  917/30
6 meses atrás

Vê-se mesmo que nunca viram F1… Despistou-se tal como o max aconteceu o mesmo nos treinos… E então?… Que o holandês tem todo o staff por conta dele, isso tem… O mexicano vai comecar a andar agora que os rivais andam a fazer sombra ao holandês… A ver vamos.
É sempre assim …

Cágado1
Reply to  2020
6 meses atrás

Eu nunca apreciei o Verstappen e sempre gostei do Pérez, mas jamais me lembraria de levantar essas terorias. Podem ter seguid caminhos diferentes. Um conseguiu, o outro não. Chapeau para o Max!

Phil1971
Phil1971
6 meses atrás

Nitidamente a McLaren está mais próximo e Red Bull não tem a vantagem do ano passado, no entanto gostemos ou não Verstappen vai fazendo a diferença. Não fosse a penalização ao Piastri e talvez a McLaren pudesse ter feito outro jogo de equipa e pressão. Perez está em negociações com a equipa será isso que o está a destabilizar? Quanto a Mercedes sinceramente não percebi o que é que ganhou em Parar o Russell para apenas um ponto extra. Da Ferrari esperava mais este fim de semana. Uma palavra final para o Tsunoda que volta a pontuar e mostra regularidade

2020
2020
Reply to  Phil1971
6 meses atrás

Qt ao Piastri em vez de 3 lugares devia ser penalizado 10… Aquilo não se faz!

917/30
Reply to  2020
6 meses atrás

???????? Até parece que foi propositado…

2020
2020
Reply to  917/30
6 meses atrás

Não!

Cavaleiro do Asfalto
Cavaleiro do Asfalto
6 meses atrás

Verstappen a provar que, mesmo não tendo o carro à altura, fez a diferença. Não vacilou: nem na pole, nem na corrida. Não será difícil reconhecermos que esteve bem e, de certa forma, controlou a situação. Nalguns momentos pareceu-me ter deixado Lando Norris acreditar que podia lá chegar, quase provocando o erro deste… Para os amantes dos factos, aqui fica um que não me recordo do perito em estatística e «golfinhamento» abordar: com esta vitória, Max ultrapassou Hamilton, tendo maior percentagem de vitórias relativamente ao número de grande prémios disputados. Outro dado interessante é que João Carlos Costa faz quase… Ler mais »

Vagueante
Vagueante
Reply to  Cavaleiro do Asfalto
6 meses atrás

O Max só cometeu os erros dos limites de pista, quando aparentemente não precisava, quando precisava de ter essa pequena vantagem para o fim, não o teve… só colocou presssão nele mesmo.

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