GP Emilia Romagna F1: Ferrari lidera primeiro treino livre
Charles Leclerc (Ferrari SF-24) foi o mais rápido na sessão de abertura de Treinos Livres do GP de Emilia Romagna de F1, ao bater George Russell (Mercedes F1 W15) por 0.104s, com Carlos Sainz (Ferrari SF-24) em terceiro a 0.130s. Os dois Red Bull surgiram logo a seguir com Sergio Pérez (Red Bull RB20/Honda) na frente de Max Verstappen (Red Bull RB20/Honda).
A sessão ficou marcada por uma bandeira vermelha devido a uma paragem em pista de Alexander Albon (Williams FW46/Mercedes), depois de ter batido mais forte num corretor, dia em que a Mercedes deu um ar da sua graça, com Max Verstappen a ter uma sessão complicada com duas saídas de pista, com a sua equipa a mostrar-se, novamente, algo vulnerável. Algo a confirmar na sessão de mais logo, que arranca às 16h00. De relevo o facto dos Red Bull terem ficado fora dos três primeiros, a Ferrari e a Mercedes ficaram na frente, algo nada habitual este ano, Lewis Hamilton teve uma sessão complicada e Yuki Tsunoda voltou a chamar a atenção, com um sexto posto.
Depois dos eventos Sprint das duas últimas vezes em Miami e na China, o formato tradicional regressou a Imola, o que significa que os pilotos chegaram ao circuito para a primeira das três sessões de treinos do fim de semana na tarde de sexta-feira.
Foi um início de hora atarefado, com vários carros a surgirem no Autodromo Internazionale Enzo e Dino Ferrari, com a maioria das equipas – exceto a RB – a trazerem pacotes de melhoramentos para a sétima ronda da época.
Entre os primeiros a entrar em pista esteve Oliver Bearman, a competir na primeira das suas seis participações no TL1 programadas para 2024. O jovem de 19 anos voltou à ação no Haas de Kevin Magnussen, dois meses depois do seu impressionante desempenho como substituto da Ferrari na Arábia Saudita.
Enquanto George Russell liderava a tabela após as voltas iniciais, a sessão foi interrompida brevemente aos 20 minutos quando Alex Albon – cuja nova extensão de contrato de vários anos com a Williams foi anunciada esta semana – saiu da pista devido a um problema mecânico.
Depois do recomeço da ação, Leclerc foi o mais rápido a meio da sessão, com um tempo de 1m 17,438s.
Vários pilotos passaram por momentos difíceis devido ao vento, enquanto Lewis Hamilton sofreu um despiste, embora tenha conseguido regressar à pista.
No final da hora, Leclerc estava na liderança com uma volta de 1m 16,990s no Ferrari atualizado, seguido por Russell no Mercedes, mais 0,104s atrás, com Sainz no outro carro da Scuderia em terceiro.
Sergio Perez foi o líder da Red Bull em P4, enquanto Max Verstappen – que se queixou de falta de aderência e teve mais de uma excursão pela relva nas últimas voltas – foi P5.
Yuki Tsunoda, da RB, seguiu em P6, à frente de Hamilton em P7 e do vencedor de Miami, Lando Norris, em P8, pela McLaren.
O companheiro de equipa de Norris, Oscar Piastri, ficou em P9, enquanto Fernando Alonso completou o top 10, com um Aston Martin de nova especificação. Pierre Gasly foi o 11º mais rápido no Alpine, à frente de Lance Stroll, da Aston Martin, em 12º, e de Daniel Ricciardo, da RB, em 13º.
Depois de relatar problemas de subviragem durante a sessão, Esteban Ocon, da Alpine, ficou em P14, enquanto Bearman foi P15 na Haas. A dupla da Kick Sauber, Valtteri Bottas e Zhou Guanyu, seguiu-se em P16 e P17, respetivamente.
Logan Sargeant registou o 18º tempo no Williams, com Albon a ficar em 19º depois de não ter conseguido voltar à ação após a sua paragem no início da hora. Nico Hulkenberg, por sua vez, terminou a sessão em 20º para a Haas.
Os pilotos e as equipas terão agora a oportunidade de analisar os dados do TL1 antes de regressarem à pista para a segunda sessão de treinos livres, que terá início às 16h00.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI