GP Emilia Romagna F1: Conseguirá a McLaren manter o ímpeto?
Lando Norris conquistou a sua primeira vitória na Fórmula 1 em grande estilo em Miami, demonstrando que a McLaren pode ter um carro capaz de competir com os melhores. A atualização recente da equipa mostrou um salto significativo de desempenho, com Lando Norris a aproximar-se dos líderes e depois dominando a corrida, mesmo com pneus gastos.
A McLaren bem tentou minimizar a melhoria de desempenho que poderia ser vista na sua atualização em Miami antes do fim de semana da corrida, mas as expectativas eram elevadas após o grande salto em frente que deram a meio da época na Áustria no ano passado.
Mas agora fazem bem em não elevar demasiado a fasquia…
A primeira vitória de Lando Norris na Fórmula 1 já foi suficientemente especial por si só, mas para a McLaren foi o facto de o jovem de 24 anos ter demonstrado que tinha o carro mais rápido do dia, aproximando-se rapidamente dos primeiros classificados com pneus médios velhos quando foi liberto do tráfego e depois afastando-se confortavelmente com o composto duro após o período de Safety Car.
Oscar Piastri teve cerca de 50% da atualização no seu carro e também esteve na frente – geralmente mantendo o ritmo de Max Verstappen – até ser apanhado em incidentes com Carlos Sainz, e terá agora o pacote completo disponível em Imola.
Miami não foi um local particularmente forte para a McLaren no ano passado, mas poucos lugares o foram antes da atualização da Áustria. Um conjunto pequeno de amostras é sempre perigoso para fazer previsões bem baseadas, mas Imola fornecerá uma resposta ainda mais clara sobre se a McLaren é agora verdadeira adversária da Red Bull na maioria das pistas.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
A Mclaren ganha em Miami devido a um conjunto de circunstâncias particulares. Em corridas normais está por demonstrar que sejam melhores que uma Ferrari ou uma Red Bull. O Norris foi posto em 1º pelo safety car e a partir daí aguentou-se e aumentou a vantagem muito por via dos danos que o caro do Max sofreu na asa e do chão. Se a Mclaren voltar a ganhar em Imola então aí sim a conversa será outra.
É verdade que o Norris foi colado em 1º através do SC, mas também é inegável que o piloto inglês estava com um ritmo de corrida fortíssimo, assim como já tinha demonstrado a espaços durante o fim de semana (às vezes as sessões de treinos podem ser relevantes) que estava muito confortável ao volante do MCL38, e nunca houve dúvidas em relação ao impacto positivo deste bloco de actualizações utilizado em Miami.
Acho que reduzir a vitória do Norris a sorte, é uma leitura errada relativamente ao que se passa hoje em dia na F1.
Embora fosse finalmente diferente com as circunstâncias que aconteceram, o que é certo é que o holandês não o apanhou… e a distância começa, em princípio a encurtar para os rivais.
Sim não seria nada fácil ultrapassar o Max se ele tivesse em primeiro mesmo com os problemas no carro Max. Mas também á aí um ponto importante se os danos faziam o Max perder tanto tempo por volta porque é que o Leclerc não o atacou?
Ainda não está no “ponto”
Seria óptimo ter uma Mclaren capaz de dar seguimento ao bom desempenho demonstrado em Miami. Ao que tudo indica, os upgrades introduzidos no carro devem funcionar ainda melhor na pista italiana, já que é suposto ter mais impacto em curvas de média/alta velocidade, características opostas ao circuito de Miami. Por isso, não seria chocante se a Mclaren voltasse a “apertar” a Red Bull. Contudo, a própria Red Bull trará este fim de semana actualizações, e por isso é de esperar que também eles consigam melhorar, e já agora, também a Ferrari, uma vez que também eles vão trazer novidades para… Ler mais »
o Max já anda no psicólogo com o medo da Mclaren…. apesar do mérito próprio a corrida de Miami foi um bónus oferecido pelo SC … em Imola vai levar mais um atesto para acalmar a excitação do lobby Inglês , vamos ver a que distância vai ficar do Max o Lando no Domingo… menos de 55 s é derrota….
Cuidado com essa moral toda pode ser uma grande desilusão o GP de Emilia Romagna.
Toda a gente sabe que a RB tem o melhor carro do pelotão, mas também é verdade que a margem é cada vez menor, e mesmo com a RB a colocar atualizações no RB20. Em Emilia Romagna vai ser a segunda atualização em 7 corridas.