GP Emilia Romagna F1: Charles Leclerc e Ferrari novamente na frente
Charles Leclerc foi o mais rápido em ambos os treinos de sexta-feira para o Grande Prémio de Emilia Romagna de Fórmula 1, liderando um TL2 em que a McLaren se aproximou da Ferrari. O que se manteve oram as dificuldades da Red Bull e de Max Verstappen.
A Ferrari e Charles Leclerc (Ferrari SF-24) voltaram a liderar uma sessão de treinos livres, em que a Red Bull só conseguiu colocar os seus carros na sétima e oitava posições, depois de terem sido quarto e quintos na primeira, deixando claramente a ideia que a equipa de Milton Keynes tem muito trabalho a fazer para amanhã.
Depois dos McLaren terem sido apenas oitavo e nono na primeira sessão, desta feita Oscar Piastri (McLaren MCL38/Mercedes) foi segundo com Yuki Tsunoda (RB VCARB 01/Honda) a melhorar ainda bem mais o sexto lugar conseguido na primeira sessão ao ser terceiros na segunda.
Os Mercedes voltaram a ter uma sessão positiva, com Lewis Hamilton (Mercedes F1 W15) em quarto na frente de George Russell (Mercedes F1 W15).
Carlos Sainz (Ferrari SF-24) foi sexto, mas claramente a Ferrari, que trouxe para este GP um grande pacote de evoluções, para já parecem estar a resultar, sendo que este dia de treinos livres tem sempre de ser encarado com alguma parcimónia, pois os programas das equipas e pilotos são todos muito distintos entre si e olhar somente para os tempos é um erro.
Seja como for, dão sempre uma ideia e o facto de Max Verstappen (Red Bull RB20/Honda), que foi sétimo na frente de Sergio Pérez (Red Bull RB20/Honda) as 0.541s da frente ter voltado a sair de pista é um sinal claro que os homens da Milton Keynes estão com algumas dificuldades, o que não significa que não as possam resolver no terceiro treino livre.
O top 10 ficou separado por menos de um segundo, 0.932s, com Nico Hülkenberg (Haas VF-24/Ferrari) em nono na frente de Fernando Alonso (Aston Martin AMR24/Mercedes). Bom sinal para a HAAS, mau sinal para a Aston Martin, pois Lance Stroll (Aston Martin AMR24/Mercedes) foi 13º.
Daniel Ricciardo (RB VCARB 01/Honda) voltou a ser claramente batido pelo seu colega de equipa, e Lando Norris (McLaren MCL38/Mercedes) ficou longe de Piastri, provavelmente porque terá estado a cumprir um programa bem distinto do seu colega de equipa e a trabalhar já para a corrida o que é muito habitual nesta segunda sessão.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Enquanto isso não há mais Vin(h)o para a ex-bar.
Elliot, D’ambrosio, Serra e agora Vino. Em menos de um ano muita gente de importância a sair desta equipa. Devem querer fazer concorrência com a FIA no volume de saídas.
Não se preocupe, porque talvez ela já esteja a analisar currículos vindos de Milton Keynes. Consta que são aos montes enviados a várias equipas.
É provável. Mas falava-se tanto em razia na Red Bull e afinal as saídas estão a acontecer noutro lado. E, ao que parece, todas com o mesmo destino.
Preocupado não estou, como dizia um falecido amigo meu não desejo nem mal nem bem a essa equipa… não desejo nada.
É sexta-feira, os pilotos de simulador vão ter muito trabalho este fim de tarde e noite, pelo que desvalorizo estes resultados. Contudo não posso deixar de realçar as dificuldades sentidas por quem menos se esperava, Max e Perez. Não é vulgar ver os Red Bull atrás de Ferrari, Mercedes e McLaren e, muito menos da sua outra equipa. Começo a ver umas certas fragilidades na equipa campeã, mas ainda é muito cedo para deitar foguetes.
Vamos ver amanhã e ainda mais domingo se a Red Bull está mesmo em dificuldades ou se é bluff do max, mas se se confirmar este defice amanhã para a Ferrari, Mclaren e Mercedes, podemos ter aqui um relançar de campeonato e um golpe de teatro, ou é apenas uma exceção como singapura no ano passado, acho muito estranho isto ou falharam nos upgrades/afinação, ou então não sei é mesmo sandbagging! Se a Mercedes confirmar esta performance amanhã e fizer a pole ou primeira linha, ou na pior das hipoteses podio domingo, significa que apesar do numero de upgrades da… Ler mais »
e se tivesse de apostar nesta altura mesmo que o max vença domingo e todas as corridas, tenho a certeza que até 2025 ele vai querer sair da red bull, mesmo que não seja a mercedes que talvez seja o mais provavel, mas em 2026 com a incerteza dos regulamentos e do motor red bull powered ford ele não vai arriscar e a saida do newey foi a ultima gota de agua, e não é só por dinheiro que ele vai sair da red bull podem ter a certeza, é tambem em termos desportivos e de etica, e a red… Ler mais »
Duma coisa pode ter a certeza: não foi bluff do Max. Já vimos várias vezes o Max em dificuldades à sexta, para fazer a pole no sábado e vencer no domingo.
Não havendo carrito não há palhaços é caso para se dizer.
Pois, quando o carrito não ajuda não existem super pilotos…
Se amanhã ele fizer a pole alguns já dirão que é um super carro
O Hamilton q o diga…
Até parece a MB…
Eu sei que é um treino, mas gosto de ver este evoluir das equipas o que cria mais magia ao campeonato. E sobretudo ver um Tsunoda a evoluir assim como o Piastri e deixa no ar uma incerteza para amanhã. Hoje alguns dirão que o Verstappen é banal outros que o carro não afinal não é muito acima dos outros, amanhã se ele fizer a pole invertem os discursos.